Com os avanços tecnológicos, usar recursos de vídeo é uma realidade para diversos profissionais, o que torna comum participar de videoconferências, falar em frente às câmeras ou se autopromover por esse meio. Desta forma, é fundamental que todos se adequem aos novos tempos da comunicação.
Todavia, gravar vídeos pode ser um enorme desafio para algumas pessoas. Mesmo assim, é um excelente instrumento profissional para treinar a Oratória, pois ao olharmos um vídeo que gravamos, é possível avaliar alguns vícios de linguagem e expressões não favoráveis.
Com isso, conseguimos evoluir em questões que são fundamentais para o nosso dia a dia de trabalho. A Oratória não se faz necessária somente quando estamos perto das pessoas; quando temos que falar em frente às câmeras, existe a mesma necessidade de saber como se comunicar com eficácia.
Por isso, para que você tire o melhor proveito e consiga falar bem em frente às câmeras, confira abaixo algumas técnicas que facilitarão as suas gravações e o seu desempenho. O resultado será uma comunicação mais assertiva e envolvente, capaz de gerar uma ótima imagem. Acompanhe.
Como falar em frente às câmeras? Tudo o que você precisa saber
Destacamos aqui as melhores indicações para que você seja capaz de gravar vídeos de maneira satisfatória, se posicionando bem e se comunicando de forma que as pessoas entendam a sua mensagem. Tome nota de todas as orientações e procure praticar bastante.
1 – Escreva as ideias em um papel (para treinar antes)
É fundamental adotar técnicas que ajudem a melhorar a desenvoltura em frente às câmeras, e isso pode fazer toda a diferença na hora de gravar vídeos. A primeira prática importante é o registro das ideias; afinal, você precisa de um roteiro para não se perder ao longo da sua comunicação.
Sendo assim, escrever no papel o que será falado é primordial para organizar o pensamento e criar um sentido e uma cronologia de fala. É importante separar o conteúdo por temas e buscar palavras-chave sobre cada parte. Com isso, seu discurso terá início, meio e fim.
Para isso, comece com um esboço e vá aperfeiçoando até criar um texto abrangente sobre o que será falado. Procure imaginar a maneira como a sua história ficará mais interessante e de fácil entendimento. Considere o tempo que deseja para o vídeo e finalize o texto.
2 – Cuide da aparência
É importante que você cuide da aparência e escolha as roupas de acordo com a imagem que deseja passar. Não é necessário que sejam peças de marca, mas sim que estejam limpas e bem-passadas, com ótimo caimento e que dialoguem com o conteúdo do seu vídeo.
A vestimenta faz parte de um conjunto de comunicação não verbal e não deve contradizer o conteúdo da sua fala. Esteja confortável e com um visual que deixe você à vontade. Evite também o uso de acessórios muito extravagantes e maquiagem pesada.
Além disso, a barba deve estar feita ou aparada e os cabelos penteados. Por fim, é essencial lembrar que um vídeo na Internet pode ser visto por muitos anos, e essa imagem pode afetar, positiva ou negativamente, sua reputação. Ou seja, seu projeto de como falar em frente às câmeras é de longo prazo.
3 – Escolha seu melhor perfil
Outra parte importante é cuidar da própria imagem. Falar em frente às câmeras exige uma boa apresentação pessoal. Você pode testar por meio de selfies os seus melhores ângulos e explorá-los na hora de aparecer. Algumas pessoas se sentem bem com a imagem do lado esquerdo ou direito. Qual o seu melhor?
O corte de cabelo e o penteado também podem entrar nessa prática; procure adaptá-los ao seu público. Por exemplo, um vídeo de humor aceita roupas espalhafatosas e aparência cômica. Já um voltado a negócios ou divulgação exige roupas neutras, maquiagem leve e penteados discretos.
4 – Atente-se à postura
Independentemente de optar por gravar o vídeo em pé ou sentado, preste atenção na postura. Os ombros devem estar alinhados e, a coluna, ereta. A cabeça não pode ficar voltada nem para trás, nem para frente. Estes são detalhes simples e fundamentais para a sua comunicação não verbal.
Dessa forma, as pessoas que estão assistindo ao seu vídeo terão impressões a seu respeito, de acordo com a linguagem corporal; por isso, atente-se aos detalhes. Evite gesticular muito, mexer nos cabelos e balançar demais a cabeça.
Isso tudo faz parte da apresentação corporal que pode: ou ajudar na compreensão do conteúdo, ou desviar a atenção de quem assiste. A postura, ainda, vai auxiliar na comunicação e contribuir com a identidade para sua empresa.
5 – Melhore o seu enquadramento
O foco também é muito importante na filmagem. Afinal de contas, ninguém gosta de assistir a um vídeo com a câmera totalmente torta ou desalinhada. Você pode testar com pequenos vídeos ou fotografias para estabelecer o melhor posicionamento.
Ainda há a possibilidade de dividir a imagem com algum recurso ou cenário importante. Nas situações em que você usa um flipchart para explicar algo ou um ambiente que passe alguma informação, o posicionamento correto da câmera é o lateralizado, para que essas informações também sejam notadas.
6 – Capriche na iluminação
Um vídeo escuro pode ser extremamente prejudicial para a conexão com o público. Por isso, você deve priorizar bastante as técnicas de iluminação da imagem, tendo em vista que a pouca iluminação causará incômodo e pouco interesse por parte de quem te assistirá.
Mas, calma! Se você ainda não tem recursos financeiros para esse tipo de investimento, é possível resolver este problema buscando locais com mais iluminação na sua empresa, como um ponto próximo a uma janela em que bata sol.
Por outro lado, o investimento em equipamentos especiais e em salas com boa iluminação contribui bastante para a qualidade do vídeo. Isso tudo coopera para que a experiência de quem está assistindo seja muito mais agradável e, a audiência, seja maior e mais qualificada.
7 – Não olhe para baixo
Este tópico e o próximo são fundamentais para a conexão mental com o espectador. Tenha em mente que de nada adianta excelentes recursos de som e de imagem se você não consegue estabelecer uma comunicação eficaz com o seu público.
Sendo assim, procure não olhar para baixo ou para os lados, pois estas são ações extremamente prejudiciais para a conexão com o seu público. Quando você faz isso, são grandes as chances de perder a confiança das pessoas naquilo que você está tentando comunicar.
Além disso, atitudes assim podem passar uma imagem de timidez exagerada ou falta de domínio sobre o assunto, o que pode prejudicar a credibilidade do vídeo diante do espectador. E a tendência é que ele não assista o seu vídeo até o final, procurando outro que aborde o mesmo tema.
8 – Fixe o olhar
Agora sobre o que fazer: fixe o olhar diretamente para a lente da câmera; este é o ponto ideal e que te dará uma perfeita referência para o desenvolvimento do seu vídeo. Nesse caso, a impressão é de que você se comunica olhando no olho do espectador.
Esse tipo de interação é considerada a mais eficaz para criar a conexão ideal com o cliente. Você somente desviará o olhar para explicar assuntos em um quadro ou para utilizar recursos como mouse e teclado a fim de simular um vídeo de passo a passo, por exemplo.
Porém, sempre que precisar chamar a atenção sobre determinado assunto, você novamente deverá fixar o olhar na lente da câmera para se conectar de novo. Ressaltamos: o olhar deve ser para a lente, e nunca para a tela. Não se esqueça disso.
9 – Adeque o tom da sua voz
Não crie uma voz especial para impressionar nos vídeos. Fale da maneira como você conversa normalmente. É importante adequar o tom de voz em um volume não muito alto nem muito baixo. Caso não atente para este detalhe, ficará facilmente perceptível que você não está falando com naturalidade.
As palavras devem ser ditas de forma clara e é preciso haver pausas entre as frases. Não tente falar com pressa ou agitação. Procure ter clareza, objetividade e ir direto ao ponto, mas fale em uma velocidade que permita a compreensão do conteúdo.
Além disso, não mantenha o mesmo tom de voz durante todo o vídeo. Isso vai deixar o público entediado, podendo até mesmo desistir de continuar vendo. Fale com energia e dê ênfase em pontos importantes da sua fala. Essa dinâmica é fundamental quando buscamos falar em frente às câmeras.
10 – Use a linguagem adequada
Mais um fator fundamental para o sucesso do seu vídeo é a comunicação ideal com o seu público-alvo. Na verdade, um conjunto de ações deve ser feito para que essa parte saia de acordo com a estratégia. É preciso falar de maneira que gere conexão com as pessoas, e a linguagem tem papel preponderante nisso.
O primeiro passo é identificar o perfil ideal do seu público-alvo. A faixa de idade é um dos fatores que influenciam a sua linguagem. Por exemplo, é claro que falar para um idoso é completamente diferente do que falar para um jovem de 18 anos.
Sendo assim, o uso de gírias, jargões, termos muito técnicos ou formais deve ser equilibrado de acordo com o seu público. Uma fala mais técnica pode ser extremamente difícil para leigos; por outro lado, uma muito simplista pode afastar espectadores mais avançados.
11 – Seja o mais natural possível
Outra estratégia essencial é a naturalidade que deve ser passada ao falar em frente às câmeras. Falas “robóticas” ou simples leituras de roteiros não são recomendadas nesse caso, pois dão um tom de monotonia e artificialidade. O ideal é que as pessoas sintam intimidade com você e fiquem à vontade.
E lembre-se: ser natural é ser você mesmo. Você pode até ter inspiração em outros profissionais, mas deve passar o conteúdo de acordo com a sua visão e forma de falar. As referências são importantes para nortear o nosso trabalho, mas não devem ser copiadas em sua totalidade.
Além disso, não decore as suas falas; o ideal é memorizar a cronologia do vídeo e as palavras-chave sobre o assunto. Dessa forma, você precisa discorrer sobre cada tema conforme o que foi pesquisado e estudado com suas próprias palavras.
12 – Fale em frente às câmeras
Como tudo na vida, ficar confortável em aparecer em um vídeo é também questão de treino. Por isso, quanto mais você praticar, mais seguro ficará. Grave, assista, reflita sobre a forma como você fala e veja no que pode melhorar.
Tenha em mente que você está falando com uma pessoa. Por isso, olhe para a câmera e converse, tentando agir naturalmente. Retire todo e qualquer aspecto de sua fisionomia, postura ou voz que possa indicar nervosismo ou que esteja robotizado.
E mais: equipamentos simples como tripé e microfone de lapela vão deixar o seu vídeo mais profissional. É importante se atentar à iluminação; se não tiver equipamentos de luz, grave durante o dia com as cortinas abertas. Vídeos escuros desmotivam totalmente as pessoas.
13 – Busque inspirações em outros profissionais de sucesso
Há basicamente duas formas de falar em frente às câmeras para compartilhar um conteúdo: ou você simplesmente o apresenta ou pode ensiná-lo para outras pessoas. Estas são as opções para a maneira como você produzirá o seu conteúdo.
No primeiro caso, não há a exigência de conhecimento profundo, mas um breve entendimento sobre como repassar aquela ideia. Então, você pode se inspirar em pessoas que apresentam os assuntos: como elas gesticulam, como imprimem o tom de voz adequado e outros atos recomendados.
Já quando você deseja passar a imagem de autoridade no assunto, o ideal é pesquisar e estudar a fundo o tema e buscar insights em outros profissionais. Lembre-se sempre de que você não deve imitá-los, mas se inspirar em ações bem-sucedidas para conquistar o público-alvo.
Invista em você! Acredite que é capaz e aperfeiçoe a sua fala em público. O domínio da Oratória alavanca sua carreira e abre muitas portas. Descubra as maravilhas que a arte de falar em público pode fazer para lhe ajudar a se comunicar bem em frente às câmeras ou em qualquer outro local.
É hora de prosseguir o caminho da excelência na Oratória. Falar em frente às câmeras é só mais um passo para a sua apresentação pessoal. E o Clube da Fala é uma ótima opção para você se desenvolver de maneira correta na gravação dos seus vídeos. Clique aqui e conheça o nosso trabalho!