A comunicação é essencial em todos os segmentos. É através dela que evoluímos, conhecemos pessoas, criamos laços e avançamos. Quando há interferências neste processo, há perdas irreparáveis. É por isso que é essencial aprendermos como evitar uma falha na comunicação.
Neste contexto, você já deve ter passado por situações em que interrupções prejudicaram a sua mensagem ou te impediram de interpretar da forma correta algo que alguém compartilhou com você. E por isso, você teve problemas e constrangimentos lamentáveis.
Sim, isso é muito comum, em especial quando não damos a devida atenção para o canal de transmissão, seja ele o ambiente em que você se encontra, a transmissão digital, a ligação telefônica, entre tantas outras opções. E quando pensamos na vida profissional, essa questão se torna ainda mais urgente.
É por este motivo que é muito importante que você pare um pouco para acompanhar esse conteúdo, pois ele vai ser fundamental para evitar falhas na sua comunicação e, com isso, você tenha condições sempre favoráveis para comunicar e interpretar da melhor maneira. Continue aqui com a gente.
O que são ruídos na comunicação?
A melhor metáfora para falarmos sobre os ruídos na comunicação é aquela brincadeira de criança: o telefone sem fio. Certamente você já brincou e sabe que a frase inicialmente falada vai se perdendo conforme vai sendo passada para os participantes do jogo.
E o ruído (ou falha) na comunicação ocorre da mesma forma. Por isso, vamos entender este tópico como toda e qualquer interferência que impeça a transmissão fidedigna de uma mensagem. Daí surgem os problemas de compreensão e, com isso, as interpretações equivocadas.
Sendo assim, quando levamos este conceito para o meio profissional, facilmente identificamos um dos problemas mais comuns e que geram tantos prejuízos no dia a dia do nosso trabalho. Somente quando gestores e colaboradores tomam ciência da importância disso é que as coisas melhoram.
E para exemplificar as falhas de comunicação, temos: um ambiente barulhento, problemas com a conexão nas reuniões virtuais, linguagem não adequada ao público, mensagens de texto enviadas, onde o destinatário não tem acesso ao tom da mensagem e a interpreta de maneira equivocada, entre outros.
Como evitar falha na comunicação?
É fato que muitos problemas que acontecem nas empresas seriam evitados se todos dessem a devida importância para a comunicação e para a qualidade dos canais de transmissão. Mas, que bom que você está acompanhando aqui com a gente e vai ter acesso a dicas fundamentais. Vamos a elas!
DICA 1. O Vocabulário
É um equívoco pensar que você será respeitado e ganhará credibilidade a partir do uso de vocabulário complexo. Usar “palavras difíceis”, pelo contrário, prejudica o entendimento e te distancia do seu público. Por isso, seja o mais simples e objetivo possível.
O uso equivocado do vocabulário é um dos mais comuns ruídos da comunicação e por isso, precisa ser evitado. Para isso, falar “a mesma língua” dos seus companheiros de trabalho é um passo importante para o sucesso da sua comunicação.
DICA 2. Comunicação Personalizada
Essa dica é um complemento da primeira, pois cada pessoa (ou grupo) tem características e formações específicas. Sendo assim, o grau de entendimento varia e precisa ser personalizado para que o entendimento seja razoavelmente satisfatório.
DICA 3. A Escolha do Canal
A escolha do canal é uma das melhores maneiras de evitar problemas quando estamos em busca do entendimento de como evitar falha na comunicação. O canal dá o suporte para que aquilo que você comunica chegue até o destinatário.
Ou seja, se o canal está “poluído” você tende a encontrar problemas na comunicação. Para exemplificar, imagine o nosso cenário atual, onde as reuniões online se tornaram diárias. É preciso checar se a conexão entre todos os envolvidos é satisfatória; caso contrário, você terá falhas na comunicação.
DICA 4. Aprenda a Ouvir
Outro problema muito comum é que as pessoas, geralmente, estão mais preocupadas em falar do que ouvir. É preciso analisar com calma as questões, ouvir as considerações das pessoas, se mostrar (e ser) atento à opinião dos outros, mesmo que sejam considerações que você não concordará.
Além disso, quando você se acostuma a parar e ouvir o que as pessoas têm a dizer, cria ao seu redor um ambiente saudável de empatia e proximidade, que são duas qualidades que favorecem a comunicação. Tenha sempre em mente: quanto mais ouvir as pessoas, mais atenção elas darão para sua comunicação.
DICA 5. O Follow-up
Por mais que nos preocupemos com a qualidade da nossa comunicação, é bem comum haver uma interpretação equivocada sobre o teor da mensagem. Por isso, é fundamental que você realize o Follow-up, que nada mais é do que checar com o destinatário se a sua mensagem foi realmente entendida.
DICA 6. Valorize o Poder da Tecnologia
Se nós estamos buscando como evitar a falha na comunicação, não poderíamos deixar de mencionar a tecnologia que, se bem utilizada, favorece a nossa vida em todos os sentidos. Em especial na comunicação, a tecnologia está cada dia mais evoluída e completa no sentido da qualidade dos canais.
Por isso, não abra mão de utilizar a tecnologia na comunicação da sua empresa. É certo que você encontrará uma opção que atenda plenamente à necessidade do seu grupo e o perfil da sua equipe. Com isso, você conseguirá diminuir sensivelmente a quantidade de problemas com ruídos.
DICA 7. Valorize a Inteligência Emocional
Por fim, a Inteligência Emocional não poderia ficar fora da nossa lista de dicas de como evitar falha na comunicação. E você sabe por quê? Se levarmos em consideração que pessoas não são máquinas, facilmente perceberemos que o nosso destinatário pode estar num dia ruim, estar cansado, estressado, etc.
E isso influência diretamente na qualidade da nossa comunicação, pois ainda que o canal esteja de acordo com a necessidade, o receptor pode não estar apto para uma correta interpretação. Dessa forma, precisamos ter empatia, sensibilidade e jogo de cintura para contornar estas questões.
Ou seja, a Inteligência Emocional é uma das armas mais poderosas quando estamos tratando de comunicação. Pessoas são sensíveis, oscilam no seu humor, se estressam, têm temperamentos diferentes; e nós precisamos estar preparados para lidar com todos esses perfis. A comunicação agradece!
Quer evitar falhas na sua comunicação e aperfeiçoar a sua oratória? Fale conosco!