Falar ao telefone, para a maioria das pessoas, é uma atividade normal do dia a dia. Para outras, porém, pode ser uma tarefa bem difícil, pois é vista como um desafio a ser encarado todas as vezes em que se veem diante de um celular ou telefone fixo. Isso é chamado de fobia de falar no telefone.
Sim, a fobia de falar no telefone, também conhecida como telefonofobia é muito mais comum do que se imagina. Existem muitas pessoas que apresentam esse medo, ou seja, passam a demonstrar reações como náuseas, angústias, boca seca, entre outros sintomas.
E apesar de estar associada à fobia social, a telefonofobia se caracteriza, essencialmente, pela timidez e pelo receio ao falar com as pessoas por telefone, situação que pode interferir bastante nas relações pessoais e profissionais.
No entanto, existem algumas dicas para ajudar a superar essa situação. E é exatamente sobre isso que vamos conversar hoje, pois a comunicação por telefone faz parte da vida de todas as pessoas, e não tem como fugir disso. Por isso, continue a leitura e saiba mais sobre este assunto.
O que é telefonofobia?
A fobia de falar no telefone ou Telefonofobia trata-se de um distúrbio que pertence ao transtorno de ansiedade e está presente em algumas pessoas. Caracteriza-se, basicamente, por uma sensação de medo e insegurança no contato telefônico.
Essa condição é percebida facilmente quando a pessoa precisa atender ou realizar uma chamada pessoal ou profissional. Nestes momentos, ela se vê envolvida pela timidez ou pelo pavor, passando por uma situação em que perde totalmente o equilíbrio.
Na verdade, o problema pode causar um desconforto muito grande, em especial nos ambientes de trabalho, nos quais essas pessoas são obrigadas a usar o telefone diversas vezes para realizar os contatos e compromissos habituais.
Quem já tem consciência dessa fobia busca trabalhos e atividades em que as ligações não sejam tão necessárias, sendo possível a resolução de questões profissionais de outras formas. É uma maneira comum de evitar esse desconforto, mas o ideal é que este entrave seja tratado e resolvido.
O que pode causar a fobia de falar no telefone?
As fobias, de uma maneira geral, têm um agente motivador, ou seja, algo que dispare um gatilho e faça as reações começarem a acontecer repetidamente. Geralmente, algum fato marcante pode provocar o transtorno. Confira alguns deles:
· Demissão por telefone;
. Medo da rejeição;
. Falta de prática de comunicação (saber dialogar);
· Aviso de falecimento feito por uma ligação;
· Desastre de automóvel no momento de um telefonema;
· Acidente doméstico; entre outros.
Questões deste tipo marcam a vida da pessoa e, a partir daí, surge a fobia de falar no telefone, gerando a mesma reação todas as vezes em que há alguma necessidade de se comunicar via telefone fixo ou mesmo celular. Mesmo que seja para comunicar algo de muita felicidade, o medo costuma acontecer.
Como diminuir a sensação de insegurança ao falar no telefone?
Algumas dicas podem ajudar a contornar a situação, fazendo com que ela se torne mais branda e fácil de lidar. Veja cada uma das sugestões que separamos para você e procure praticá-las com calma e com o pensamento positivo de que mudanças acontecerão.
1 – Relaxe antes de uma ligação telefônica
Uma boa sugestão para relaxar nesse momento tenso é respirar fundo, vagarosamente, algumas vezes antes do atendimento. Isso tira o foco do problema e contribui para tornar a conversa mais descontraída e livre de tensão.
2 – Procure fazer ligações curtas
Ligações rápidas também podem contribuir para que, aos poucos, você se acostume com essa tarefa e se livre da fobia de falar no telefone. Na verdade, você pode treinar começando por dois minutos, em média e, progressivamente, aumentar esse tempo.
3 – Ligue semanalmente para alguém com quem tenha intimidade e goste de conversar
Esse hábito pode ajudá-lo a ver as conversas por telefone como algo normal e até muito agradável. Mantenha ligações curtas de, em média, 4 minutos. Mas, para isso, busque pessoas do seu círculo familiar e com as quais você se sinta bem à vontade.
4 – Sorria e encare como um momento saudável
Quando estamos vivenciando momentos alegres e prazerosos, costumamos sorrir porque aquilo nos faz bem. Por isso, treine a sua cabeça e os seus sentidos para sorrir todas as vezes que você estiver na situação de ter que atender ou fazer uma ligação.
Mesmo que pareça algo meio ridículo, você estará dizendo para você mesmo que aquela situação não tem tanto peso assim e que pode, inclusive, ser bastante prazerosa. Ao invés de ter medo do que será dito, tenha a sensação de que algo muito bom vai ser comunicado.
5 – Busque um curso de Oratória
O medo de falar em público, assim como a fobia de falar no telefone é uma condição que deve ser enfrentada e superada na prática. Assim sendo, buscar um local em que esses temores sejam colocados à prova e enfrentados é a melhor forma de combatê-los.
E a melhor opção para isso são os cursos de Oratória do Clube da Fala, onde você terá um atendimento personalizado, que atuará especificamente sobre o seu problema. Você ganhará mais segurança nessas ocasiões por meio de técnicas eficazes.
No Clube, você terá a oportunidade de praticar bastante, tendo o suporte de um time bastante experiente e conhecedor de todos os melhores caminhos para a superação da fobia de falar no telefone, assim como o medo de falar em público.
E, como você conferiu neste conteúdo, a fobia de falar no telefone pode ser plenamente superada. Mas é fato que, em muitas ocasiões, para combater um determinado problema, nós temos que enfrentá-lo sem medo para, assim, superá-lo e seguirmos em frente.
Todavia, vale ressaltar que a busca por um especialista se fará necessária caso o transtorno persista por muito tempo. É essencial que tenha consciência da sua necessidade e observe sua evolução ao longo do tempo. Caso o entrave não seja superado, há outros profissionais que podem te ajudar.
Gostou do post? Então, siga-nos nas nossas redes sociais e tenha acesso a outros conteúdos interessantes como este e que podem te ajudar a evoluir e superar diversos obstáculos da vida pessoal e profissional. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!
6 Comentários
Boa tarde! Na hora de falar no telefone eu simplesmente não sei o que dizer e minha voz parece que não sai mais, fico muito tensa só quero poder perder esa fobia
Esperamos que o artigo tenha lhe ajudado! Nosso curso é voltado para uma comunicação de alta performance, que vai lhe ajudar a sua vida profissional e pessoal! Fale com nossa equipe pelo link para saber mais: https://conteudo.clubedafala.com.br/blog-contato-clubedafala?utm_source=blog&utm_medium=blog&utm_campaign=blog
Olá, não me ajudou muito não. É bastante complicado isso para mim
Bom dia, May. Tudo bem? Qual seria sua maior dificuldade ao falar no telefone?
Que tipo de especialista me ajudaria a tratar disso?
Olá, Ezequias! Psiquiatras e terapeutas podem te ajudar. Nós também atendemos muitos alunos com fobia social! Esperamos que você consiga superar essa fobia.