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    Quer saber como aprimorar a sua gestão de pessoas na empresa? Veja!

    • Foto de clubedafala clubedafala
    • 5 de junho de 2019
    • Liderança
    gestão de pessoas na empresa

    A gestão de pessoas tem sido muito enfatizada pelas empresas. Isso porque ter uma equipe de funcionários satisfeitos, felizes e motivados traz benefícios para todos os resultados empresariais.

    Independentemente da estrutura organizacional ou da área de atuação da empresa, a gestão de pessoas se relaciona ao desenvolvimento e atuação dos profissionais. Gerir vai desde os processos relacionados com a contratação até a motivação para reter o colaborador e melhorar os resultados.

    Neste artigo, você vai entender a importância da gestão de pessoas, além de receber dicas valiosas para garantir melhores resultados para sua equipe e empresa. Confira!

    Gestão de pessoas na empresa

    Diversas características definem perfis de liderança. Há maneiras distintas de trabalhar com colaboradores e gerir equipes. O gestor ideal é aquele que consegue manter a motivação do time, delegar funções de maneira adequada, oferecer suporte e treinamento.

    O gestor contrata pessoas com potencial e ajuda a desenvolver talentos individuais e coletivos. Dessa forma, a gestão eficiente potencializa competências para que as metas da empresa sejam alcançadas.

    É fundamental que as organizações se preocupem com os colaboradores e o local de trabalho. Um ambiente estimulante motiva e fortalece a coletividade. Aprimorar a gestão trará resultados positivos para todos. Veja abaixo excelentes maneiras para se aperfeiçoar.

    Desenvolva uma boa oratória

    Líderes e gestores precisam ter domínio da comunicação.Para ser ouvido com atenção é necessário saber se expressar com eloquência. Com uma boa oratória, o líder se torna mais eficaz, crível e influencia ainda mais seus colaboradores.

    Vários fatores interferem na boa oratória. A comunicação congruente envolve voz, corpo, expressões faciais, entonação vocal e gestos em uma mesma sintonia. A capacidade de boa argumentação e clareza na fala podem ser desenvolvidas e aprimoradas através de técnicas de oratória.

    Valorize feedbacks

    Todo colaborador precisa saber se o seu trabalho está sendo satisfatório. É importante que ele seja direcionado e receba as críticas necessárias para que realize melhorias profissionais. É por meio do feedback que o gestor vai conduzir os seus colaboradores para que desempenhem o melhor dentro da empresa.

    O feedback é uma poderosa ferramenta de gestão e não deve ser confundida apenas com críticas. Serve como orientação e também para elogios. Quando o gestor dá um feedback positivo para o funcionário, isso o motiva a buscar por mais resultados bons.

    Por outro lado, é importante que o gestor também esteja aberto para ouvir o feedback dos funcionários. Saber como é visto por sua equipe e conhecer seus erros e acertos, de acordo com seus liderados, ajuda a fortalecer ainda mais sua gestão.

    Priorize a comunicação

    A comunicação clara e objetiva é um elemento que auxilia na gestão de pessoas na empresa. Para que funcione, o líder precisa estabelecer canais de acesso e estar sempre acessível aos seus liderados. Meios de comunicação virtuais podem ser úteis em muitas situações. Use e-mail e aplicativos de mensagem.

    Porém, a comunicação presencial nunca deve ser negligenciada. Reuniões para planejamento e apresentação de resultados precisam ser organizadas periodicamente. Esses momentos são importantes para integrar a equipe, esclarecer dúvidas e traçar metas.

    Incentive a participação

    Busque abrir espaço para que os liderados deem suas opiniões, sugestões, críticas e ideias. Gerir é também dar liberdade para que os talentos da equipe se destaquem dentro do ambiente profissional.

    O gestor ao permitir que todos estejam envolvidos na solução dos problemas, buscando por novas alternativas, garante maiores ganhos para a empresa. Os colaboradores que se sentem incluídos nos processos organizacionais se sentem motivados e atuam com melhores resultados.

    Identifique talentos

    As pessoas são diferentes e têm habilidades distintas, e no meio profissional isso não seria diferente. Saber identificar e direcionar os talentos é uma função do gestor. Ao analisar cada membro como um indivíduo único, ajuda a descobrir as especificidades da equipe, o que favorece o direcionamento dos membros para as funções ideais aos seus talentos.

    O bem mais precioso que uma organização contém é o capital humano. O crescimento organizacional e o alcance dos resultados só é possível com o trabalho em equipe. Por isso, valorizar e direcionar talentos resulta em menor rotatividade e resultados mais duradouros.

    Gerencie conflitos

    É comum haver conflitos internos no ambiente de trabalho. Há situações que não precisam de mediação e se resolvem sozinhas. Porém, em alguns momentos o gestor precisa intervir, pois o conflito pode desestabilizar a equipe.

    Para atuar com eficiência e restabelecer a harmonia do ambiente, busque entender todos os lados envolvidos — tente se colocar no lugar do outro e agir com empatia. É importante buscar uma solução que seja razoável para ambas as partes envolvidas no conflito.

    Delegue tarefas

    A gestão eficiente diz respeito a não centralização de tarefas. O líder precisa compreender que é necessário delegar para que todos façam um bom trabalho, afinal, além de tirar a sobrecarga, isso passa a mensagem aos colaboradores de que o gestor confia em suas capacidades.

    Ouse e acredite que os talentos identificados por você são capazes de desenvolver funções com êxito — esteja aberto a ajudar e orientar, se for preciso. Estipule metas e confie na capacidade do colaborador.

    Renove conhecimentos

    É importante criar um ambiente corporativo no qual todos possam crescer e se destacar. Para isso, o gestor deve sempre buscar por atualização de seus conhecimentos e capacitação.

    Da mesma maneira, precisa proporcionar para a equipe uma constante renovação de informações e treinamentos. Crie processos de crescimento e aperfeiçoamento contínuos para a equipe, seja de maneira presencial ou até mesmo online.

    Saiba argumentar

    A capacidade de argumentação é uma habilidade importante para qualquer profissional. Para quem ocupa funções de gestão de pessoas na empresa ajuda na defesa clara de ideias.

    Argumentar não é emitir uma opinião, mas embasar um ponto de vista em boas razões. Por meio de uma oratória desenvolvida será possível argumentar sem que, para isso, se torne arbitrário.

    É possível que o gestor desenvolva sua habilidade de argumentação, bem como a sua oratória, para que consiga atingir com maestria objetivos profissionais. Quanto mais bem preparado, maiores são as chances de ser ouvido e ter suas opiniões aceitas.

    Por isso, dominar a oratória é tão importante. Se você quer melhorar a gestão de pessoas na empresa, entre em contato com o Clube da Fala e aprenda técnicas para melhorar o seu desempenho.

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