Todos nós concordamos que melhorar a produtividade, evoluir na carreira, aproveitar a vida e realizar sonhos não são tarefas muito fáceis, em especial no mundo atual, em que as coisas acontecem numa velocidade surpreendente. É por isso que hoje nós precisamos falar sobre gestão do tempo.
E você já deve ter tido a sensação de que os dias têm passado mais depressa e a gente tem menos tempo para realizar todas as nossas demandas. Além disso, é bem provável que não tenha tempo para descansar, se divertir e fugir um pouco do estresse do dia a dia.
Sim, esse sentimento de que não existe tempo suficiente é uma das nossas principais reclamações. E, se pararmos para analisar, perceberemos que muitas pessoas estão passando por isso. Sendo assim, torna-se urgente a gestão do tempo para que seja possível trabalhar, evoluir, viver e ser feliz.
Percebe a importância disso? Então é hora de comentarmos um pouco mais sobre a gestão do tempo e trazer aqui para você algumas dicas infalíveis para organizar melhor o seu dia, as suas demandas e a sua felicidade. Continue acompanhando tudo isso aqui com a gente.
O que é gestão do tempo?
Como a gente sabe que o seu tempo é curto, vamos direto ao ponto: gestão do tempo é o conjunto de estratégias utilizado para otimizar a realização de nossas tarefas, sejam pessoais ou profissionais. Como consequência, é possível ser eficiente e ter a produtividade esperada.
E para tornar isso possível, é fundamental trazer para a nossa vida diversos processos, ferramentas e também a tecnologia a fim de que consigamos cumprir prazos, entregar demandas, evoluir como pessoas e como profissionais e ainda encontrar tempo para desfrutar dos prazeres da vida.
Lendo isso, é possível que você reflita: “dá tempo de fazer isso tudo?”. Sim, é possível e todos, sem exceção, têm a chance de adotar essa prática. Por mais atarefada que seja a nossa agenda, com organização, bom senso e força de vontade nós conseguiremos fazer a melhor gestão do tempo. Acredite!
Por que a gestão do tempo é tão importante?
O que mais vemos são pessoas totalmente dedicadas à profissão, enquanto a vida pessoal está uma bagunça. Porém, ao contrário do que muitos afirmam, se o pessoal não estiver equilibrado, o profissional também não irá bem, e vice-versa.
Já tinha refletido sobre isso antes? Sim ou não, o importante agora é darmos o devido valor à gestão do tempo e àquilo que poderemos conquistar a partir do momento em que consigamos estabelecer prioridades, colocar cada coisa no seu devido lugar e no devido tempo.
A consequência de uma boa gestão do tempo é que a nossa produtividade aumentará, nosso desempenho será percebido em todas as áreas da nossa vida, nossa autoestima decolará, uma satisfação enorme tomará conta da nossa vida e viveremos dias melhores.
Bom demais isso, concorda? Então, agora que você já sabe o que é uma gestão do tempo e o quanto ela é importante e eficaz para a garantia da nossa felicidade, é hora de colocar em prática através das dicas que separamos para você. Tome nota!
Dicas para gerir melhor o seu tempo.
Hora de otimizar cada minuto do seu dia. Coloque em prática cada uma dessas dicas e prepare-se para desfrutar de uma maior produtividade e até de um tempo livre para respirar, aproveitar os prazeres da vida e se tornar uma pessoa ainda melhor e mais vencedora.
Dica 1 – Planeje-se
É bem provável que você já tenha tido a sensação de que tem compromissos demais e tempo de menos, certo? Isso é consequência de uma rotina de vida sem planejamento. Quando nos planejamos, conseguimos hierarquizar compromissos e responsabilidades.
Sendo assim, faça uma lista, num papel ou numa planilha e coloque todas as suas obrigações, pessoais e profissionais. Depois, separe por importância e prazos de entrega/realização. Essa é uma maneira bem didática de você perceber tudo o que é urgente e o que não precisa ser feito imediatamente.
Dica 2 – Quais são as suas metas?
Não existe a possibilidade de você ter tempo disponível se você levanta da cama e, só então, decide o que precisa ser feito. Quando falamos da gestão do tempo, precisamos ter em mente que se as nossas metas não forem definidas, dificilmente conseguiremos cumprir as demandas.
As metas organizam melhor o nosso tempo, nos permitem visualizar o que precisa de mais ou menos atenção e mantêm a nossa motivação sempre em alta (a autoestima agradece). Por isso, defina metas possíveis de serem realizadas; nada de loucuras, pois você não é uma máquina.
Dica 3 – E os prazos?
É chato demais ter prazo para tudo, concorda? Mas, infelizmente, essa é uma realidade que não temos como evitar. Dessa forma, a melhor dica é ter a consciência de que se você conseguir estabelecer prazos suficientes para concluir as tarefas, dificilmente sentirá a frustração de não ter dado conta.
Dica 4 – Antecipe-se aos imprevistos
Não tem como fugir dos imprevistos, mas é possível se preparar com antecedência para não sucumbir nas adversidades. E a melhor maneira de sobreviver em meio aos problemas é deixar tempo livre entre uma tarefa e outra. Quando vierem os obstáculos, terá como superá-los sem prejuízos.
Dica 5 – Diga não! Aprenda a fazer isso
É preciso saber negar algumas situações. Por exemplo: se você precisa estar focado em uma tarefa, não precisa responder imediatamente todos os e-mails ou mensagens do WhatsApp. Não reaja às situações quase que em tempo real. Se a meta é estipular prioridades, vamos manter o plano dessa forma.
Dica 6 – Adeus, reuniões intermináveis
Você já deve ter passado pela situação de precisar suportar reuniões de trabalho que pareciam não ter fim. Se o seu chefe determinou este formato, converse com ele, caso tenha abertura suficiente para isso, e procure otimizar este momento.
Mas se o encontro for organizado por você, a sugestão é que defina uma pauta e um tempo máximo de duração para este momento. Isso vai ser primordial para a gestão do tempo, e verá que seus colegas de trabalho ficarão ainda mais motivados e satisfeitos.
Por fim, se o problema da demora de suas reuniões é que você sente muita dificuldade para se comunicar e, com isso, acaba se perdendo nos diálogos e aumentando o tempo, a melhor alternativa é investir em um curso de Oratória do Clube da Fala. Nossos profissionais identificarão aquilo de que você precisa.
Clique aqui e conheça tudo o que temos preparado para você!