As empresas têm diversificado o mercado de trabalho e os formatos de execução de suas tarefas. Dentre algumas opções, um dos modelos que está em alta nos últimos anos é o home office. Os resultados alcançados demonstram que se trata de um caminho que tende a continuar crescendo nos próximos anos.
Neste contexto, pensamos na viabilidade de fazer com que equipes inteiras trabalhem à distância, com foco, responsabilidade e dedicação. E o que temos observado é que há mais benefícios do que problemas, demonstrando um cenário que caminha lado a lado com o desenvolvimento da tecnologia.
Além disso, é importante mencionar a pandemia como um marco importante para a solidificação do modelo home office. A partir daquele momento, não houve muita escolha a não ser investir no desenvolvimento de atividades remotas. Hoje, não é mais novidade e nem mesmo uma tendência; é uma realidade.
Por este motivo, preparamos este conteúdo para te apresentar:
- Um panorama deste formato de trabalho;
- Vantagens de trabalhar remotamente;
- Práticas importantes para aprimorar o home office;
- Ferramentas que ajudam na gestão à distância;
- A escola que vai aprimorar as suas habilidades de comunicação para liderar equipes remotamente.
Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando aqui com a gente.
O conceito de home office
O contexto da pandemia e a necessidade de isolamento físico acelerou o processo e gerou a percepção de que esta seria uma boa alternativa para sobreviver naquele momento. E, ainda que muitas pessoas encontrassem dificuldades ou demonstrassem resistência, era bastante viável.
E o tempo demonstrou que o home office era muito mais do que algo temporário, mas sim um formato de trabalho que não pararia mais de crescer. Assim, diversas empresas perceberam o quão vantajoso seria ter equipes inteiras atuando distante do escritório.
Desta forma, podemos compreender o home office como um modelo de trabalho em que as pessoas podem trabalhar em suas próprias casas ou em qualquer lugar que não seja o escritório da empresa. Para isso, foi fundamental o desenvolvimento da tecnologia e da Internet.
Assim, as jornadas de trabalho se mostraram mais flexíveis, com menos gasto de tempo com deslocamentos, estresse com trânsito e engarrafamentos. Além disso, a qualidade de vida aumentou sensivelmente, impactando diretamente nos resultados mensais encontrados.
Ao mesmo tempo, ainda é possível encontrar empresas e pessoas que nutrem certa desconfiança em relação ao home office. Isso acontece principalmente por receio de que os colaboradores não tenham a mesma concentração que teriam se estivessem atuando na empresa, sob os olhares dos líderes e gestores.
Porém, apesar disso, este formato de atuação tem se mostrado altamente eficiente. Por isso, é essencial que os gestores busquem aprimorar suas habilidades de comunicação para que se tornem capazes de cuidar de um grande número de pessoas que estão distantes fisicamente.
Veja quais são os principais desafios para trabalhar em home office
Apesar de o home office já ser uma realidade mundial, ele teve (e tem) que enfrentar uma série de desafios para se estabelecer e mostrar sua validade:
1- Ausência física do gestor
É fato que a proximidade de um líder ou gestor em relação aos colaboradores é muito importante. Isso porque é a pessoa responsável por manter os indivíduos focados, por resolver problemas rapidamente e também por ser a referência, a figura que representa a corporação.
Quando isso não é possível, precisamos considerar que muitas pessoas acabam diminuindo o desempenho. A ausência da figura representada pelo chefe pode gerar certo acomodamento. E as consequências são sentidas mês a mês, com a queda dos resultados.
2- Estímulos externos
Trabalhar em casa, apesar de bastante confortável, é um desafio que precisa ser empreendido com bastante maturidade e profissionalismo. Isso pode ser explicado porque o nosso lar (ou o local em que desempenhamos o nosso home office) pode estar repleto de estímulos que atrapalham a nossa concentração.
Para sermos mais claros, é preciso considerar que, quando moramos com outras pessoas, estas têm suas próprias vidas e rotinas diárias. Se não houver diálogo e consenso, muitas coisas podem interferir sensivelmente na nossa atuação profissional.
Para exemplificar:
- Barulho da televisão ou rádio;
- Pessoas falando ou crianças chorando;
- Cachorro latindo;
- Som de eletrodomésticos, entre outros.
3- Local inadequado
Esse desafio tem relação direta com o anterior. Se mesmo quando temos um escritório dentro da nossa casa, os estímulos externos podem nos prejudicar, imagine quando esse espaço físico não existe. Quando isso acontece, as pessoas trabalham na sala de casa, no quarto ou até na mesa da cozinha.
Além de desconfortável (trabalhar sentado na cama, por exemplo) e dos ruídos normais de uma residência, falta aquela imagem que remete ao trabalho. Por isso, o grande desafio é impedir que a nossa cabeça se sinta relaxada demais e leve a uma queda do nosso desempenho.
4- Flexibilidade de horário
Essa é uma das vantagens do home office. Porém, só traz benefícios para a empresa e para a vida dos colaboradores se isto for realizado com responsabilidade. É fundamental que haja disciplina para entregar as demandas dentro do prazo estabelecido.
Neste contexto, encontramos uma série de problemas. O fato de não ter um chefe por perto e a possibilidade de flexibilizar o horário de atuação leva muitas pessoas a uma atuação abaixo do esperado. Isso impacta na qualidade do serviço, no alcance das metas e, consequentemente, no futuro da corporação.
5- Comunicação inadequada
É fato que a comunicação presencial é mais dinâmica que a remota. O olho no olho impede que certos atrasos e ruídos interfiram nos resultados alcançados. Além disso, as respostas tendem a ser mais rápidas e assertivas, otimizando os processos.
Dessa forma, quando os líderes e gestores não investem em treinamentos que aprimorem a forma de comunicar, temos um grande problema. Para combater este entrave, existem cursos de Oratória específicos para superar este tipo de desafio (falaremos mais sobre isso no último item deste conteúdo).
Conheça os benefícios do home office
Para reforçar ainda mais o conceito de home office e o quanto ele pode agregar para o sucesso dos negócios, destacamos alguns benefícios:
1 – Independência – o formato home office permite que tenhamos mais descanso (mais horas de sono) e menos tempo perdido com deslocamentos e engarrafamentos. Em outras palavras, é maravilhoso quando podemos acordar com calma, tomar um café e iniciar o expediente, correto?
Além disso, é possível “tirar um cochilo” depois do almoço para recuperar as forças e iniciar o trabalho novamente. Há, ainda, muitas empresas que, além do home office, permitem que os colaboradores façam os próprios horários, não estando presos somente ao horário comercial.
2 – Relações familiares – muitos problemas surgem em decorrência do pouco tempo de convivência com a nossa família. Diversos profissionais saem muito cedo de casa e retornam tarde, reduzindo as oportunidades de momentos felizes.
3 – Redução de custos – o home office reduz sensivelmente os gastos com transporte, alimentação, aluguel, dentre outros. Esse também foi um dos grandes atrativos para muitas empresas, que perceberam uma economia considerável.
4 – Horário de trabalho diferenciado – já mencionamos isso anteriormente, mas é válido reforçar que o home office também possibilita que muitos colaboradores atuem em horários alternativos, como a madrugada ou após chamado “horário comercial”.
Dessa forma, além de abrir espaço para outras atividades, convívio com familiares e descanso, existe a chance de atuarmos em horários em que nos sentimos mais produtivos. Por exemplo, há indivíduos que não produzem bem pela manhã e preferem trabalhar à tarde e à noite.
5 – Economia – se somarmos tudo o que gastamos quando precisamos nos deslocar até o escritório da empresa, perceberemos que há um gasto considerável. Todavia, quando atuamos no formato home office, temos menos encargos.
Dicas práticas para otimizar o seu home office
Separamos, a seguir, algumas dicas práticas que vão tornar o seu home office melhor do que já é. Tome nota e coloque em prática hoje mesmo:
1 – Prepare o ambiente para que ele tenha “uma cara de trabalho”. Isso significa que você precisa ter um escritório ou escolher um espaço exclusivo na sua casa para desempenhar o seu trabalho. Para isso, invista em itens que ofereçam qualidade para a sua atuação e lhe mantenha focado, como:
- Boa iluminação;
- Cadeira apropriada;
- Internet de qualidade;
- Mesa com a altura ideal para o seu tamanho, entre outros.
2 – O modo home office exige que seja estabelecida uma rotina de trabalho. Caso contrário, há um grande risco de você confundir as suas atividades pessoais com as profissionais. Em outras palavras, é essencial definir um horário para iniciar e terminar o serviço.
Atitudes como essa permitem que você tenha mais tempo para descanso, lazer com a família, qualidade de vida, etc. O gerenciamento do seu tempo fará com que não haja atrasos nas suas entregas e permitirá que a sua vida não gire em torno do seu trabalho.
3 – Ainda que você não esteja atuando nas dependências da empresa, não é indicado que você fique, por exemplo, trabalhando de pijama. É fundamental vestir-se de forma adequada para que o seu corpo e a sua cabeça tenham sempre o foco no trabalho.
E mais: não fica bem, quando em uma reunião online, os seus colegas de trabalho e o seu chefe perceberem que você não está vestido de maneira adequada para o trabalho. Isso denota desleixo e uma grande falta de profissionalismo.
4 – A motivação deve ser constante. Muitos profissionais, quando estão atuando em suas casas, acabam se sentindo desmotivados por não terem um contato físico com outras pessoas. Por isso, foque nas metas, celebre conquistas e procure aprender a todo o tempo para melhorar o seu trabalho.
5 – Procure se comunicar bem com seus colegas de trabalho e com os seus gestores. Para isso, seja objetivo nas mensagens enviadas para evitar interpretações equivocadas, tenha uma boa Internet e evite manter contato fora do horário de trabalho.
6 – A tecnologia precisa ser bastante explorada para o sucesso do trabalho home office. E uma das alternativas mais eficientes que existe são as ferramentas. Há uma série delas que otimizam as ações e organizam as demandas. Destacamos algumas no próximo tópico. Continue acompanhando a gente.
Algumas ferramentas que ajudam a potencializar o seu home office
Existem muitas ferramentas que podem melhorar e profissionalizar o nosso home office. Destacamos algumas para te ajudar. Veja só:
1 – Google Drive
Essa é uma ótima plataforma para armazenar e compartilhar em nuvem. Além de ter muito espaço para uso, ela mantém todos os arquivos em um só lugar e com mais segurança. E não para por aí: o Google Drive também oferece a opção de várias pessoas editarem um conteúdo ao mesmo tempo.
2 – Trello
Temos aqui uma ótima ferramenta para gerenciar diversos projetos que estão sob a sua responsabilidade. Através dela, podemos dividir as demandas em quadros e, nestes, criar listas específicas de trabalhos que precisam ser realizados.
3 – Google Meet
Ótima opção para a realização de reuniões com a participação de muitas pessoas. A qualidade audiovisual é muito grande e permite compartilhar telas, gravar encontros, enviar mensagens e alinhar demandas com mais facilidade. É, pois, um grande potencializador e agregador de processos e colaboradores.
4 – Teams
O Microsoft Teams é uma ferramenta bastante segura e que tem ótimo potencial e qualidade para a comunicação. Através dela, é possível realizar reuniões, fazer treinamentos, gerir equipes e acompanhar o desenvolvimento das demandas diárias de cada colaborador.
Aprenda a gerenciar equipes remotamente
Você tem a missão de gerir equipes em formato home office? Então o seu lugar é o Clube da Fala.
Com os cursos oferecidos pelo Clube da Fala, você terá um treinamento personalizado para aprimorar as suas habilidades de comunicação.
Com isso, conseguirá liderar seus colaboradores e ajudar grandes equipes de forma remota.
A estrutura oferecida pelo Clube da Fala é composta de um time de profissionais com vasta experiência no mercado. Eles te ajudarão a lapidar a sua Oratória, permitindo com que você se comunique de forma assertiva e eficiente.
Venha conhecer o Clube da Fala! O trabalho home office da sua equipe ganhará muito com isso.
Estamos esperando o seu contato.