Assim como um bom tempero atribui um toque todo especial a um prato, o humor é um elemento que pode enriquecer qualquer fala. No entanto, é preciso saber como utilizá-lo para não errar a mão. Você sabe como combinar humor e oratória de uma forma atrativa?
Se não domina essa prática, você está no lugar certo! Neste post, você vai descobrir como utilizar pequenas doses de humor para abrilhantar os seus discursos e deixá-los mais descontraídos e atrativos. Quer saber como? Vamos lá!
Por que utilizar elementos para melhorar a oratória?
Se você quer ter um bom discurso e se sair bem em debates, é preciso estar preparado para buscar elementos que ajudem a melhorar a sua oratória. O humor é um recurso que pode fazer toda a diferença entre uma fala monótona e uma apresentação totalmente empolgante e descontraída.
Por isso, pesquisar e aprender a utilizar novos mecanismos de forma adequada à sua mensagem é uma maneira de transformar os seus discursos em momentos mais inspiradores, atrativos e divertidos. Para isso, é preciso saber dosar o humor na sua fala.
Como aliar humor e oratória?
O humor pode ser um ótimo aliado ao fazer discursos e debates. Por isso, se você quer utilizar esse elemento a seu favor, chegou a hora de descobrir como. Confira!
1. Utilize o seu bom senso
Se, por um lado, o humor é como um tempero, por outro, utilizá-lo em excesso pode estragar a sua “comida”. Quando o humor é usado de forma exagerada, ele pode soar como um desespero por atenção e simplesmente deixar de ser engraçado. O efeito, nesse caso, é justamente o contrário. Por isso, prefira introduzi-lo aos poucos, de maneira sutil e comedida.
2. Identifique o momento certo
Nem toda hora é hora para uma piadinha. Assim, é necessário que você se mantenha atento para utilizar o humor nos momentos certos, seja em uma sátira com algum momento corriqueiro do dia, seja em um trocadilho ou em qualquer outro recurso. O importante é não exagerar na dose e reconhecer quais são aqueles espaços que podem ser preenchidos com uma brincadeira leve.
3. Seja natural
Tão importante quanto usar o bom humor é usá-lo de forma natural. Se você tem uma fala mais séria e formal, fazer um discurso muito despojado pode nem cair bem. Nesses casos, prefira fazer brincadeiras sutis e que possam ser processadas rapidamente, para que você siga adiante com o assunto central. Já se o seu discurso for mais informal e relaxado, deixe a sua fala fluir e aproveite o gancho quando surgir oportunidade.
4. Conte fatos bem-humorados
Uma ótima forma de combinar humor e oratória é trazendo elementos da sua vida pessoal de forma engraçada. Por isso, utilize a sua história como um bônus para a sua fala. Perceba quais são aqueles acontecimentos com os quais as pessoas mais se identificam e use-os para contextualizar alguma situação de forma leve.
5. Considere as suas características
É preciso ressaltar: o humor deve ser inserido na oratória de maneira natural. Por isso, se esse não for o seu estilo de fala, tentar forçá-lo pode tornar o momento constrangedor. Isso porque o humor e as brincadeiras precisam estar alinhados ao seu tom de voz, à postura e à linguagem corporal. Portanto, se você quer desenvolver essa habilidade, comece treinando em frente ao espelho, com os familiares e com os amigos, até que se torne natural.
Mesmo que o humor não seja uma habilidade nata em você, é possível desenvolvê-lo por meio de treino e de diversas práticas. Portanto, se você realmente deseja ter um discurso mais alegre e descontraído, comece a trabalhar nisso.
Este conteúdo sobre a união entre humor e oratória foi útil? O Clube da Fala pode ajudar você com cursos que abordam técnicas de improvisação, oratória, persuasão, influência e apresentação, além de disponibilizar diversos conteúdos gratuitos para aperfeiçoar os seus discursos. Gostou da ideia? Então, converse com a gente e deixe-nos ajudar!