Quando se fala de gerenciar equipes, não se trata apenas de aplicar os conhecimentos adquiridos nos anos de experiência, pelo contrário, são emergentes as necessidades de se atualizar e se adequar aos novos perfis. Afinal, para liderar diferentes gerações é preciso reconhecer suas limitações e buscar novas possibilidades.
Bons líderes estão sempre em busca de novos conhecimentos, são confiantes e conseguem visualizar as oportunidades antes mesmo que elas cheguem, e o mais importante: valorizam o capital humano, considerado o principal elemento para o progresso de grandes negócios.
Dessa maneira, é preciso estar ciente das mudanças no mundo do trabalho, principalmente no que se refere as diferentes gerações e suas principais características. Por isso, no texto de hoje explicaremos quais as possibilidades para liderar diferentes gerações mantendo a excelência nesta tarefa. Continue a leitura e saiba mais!
O que é necessário para ser um bom líder?
Saiba como gerir recursos humanos
A gestão dos recursos humanos pode ser desafiadora, mas se torna gratificante quando realizada da maneira correta.
Gerir recursos humanos não se trata apenas de criar benefícios para os colaboradores, envolve compreendê-los dentro da complexidade humana. É preciso entender a subjetividade de cada pessoa e quais suas implicações nos ambientes onde se insere.
Por isso, é fundamental identificar as competências e habilidades dos colaboradores para melhor direcioná-los dentro da organização.
Aprenda com os erros
Muitos gestores têm medo de errar. No entanto, um bom líder sabe que os equívocos fazem parte do aprendizado e auxiliam no processo de mudança e aprimoramento.
Os erros desacomodam e nos fazem ir em busca de novos modos de agir e se relacionar. Se você falha no trabalho, por exemplo, qual seu próximo passo? Buscar recursos diferentes para aplicar em uma situação semelhante, ou acreditar que a forma como procedeu é a melhor e única possível? Bons líderes ficam com a primeira opção.
Ignorar os pontos que podem ser melhorados causa acomodação e consequentemente trará sempre os mesmos resultados. Portanto, encare os erros como maneiras de provocar mudanças e progredir.
Inspire confiança
Ter confiança é algo fundamental para líderes que buscam melhorar seu desempenho.
Aqueles que se sentem confiantes nas relações estabelecidas e nas atividades desenvolvidas acabam atraindo seguidores e admiradores. Portanto, seja a inspiração de alguém pelo seu modo de ser.
Domine a comunicação
A gestão de pessoas e o crescimento profissional apresentam uma ligação direta com a forma como nos expressamos. A linguagem pode ser utilizada como uma grande aliada, desde que seja empregada corretamente.
Nesse sentido, a comunicação se torna atributo indispensável para se destacar como líder. Comunicar-se não é sinônimo de falar. Diz respeito a transmitir mensagens claras e objetivas, sabendo utilizar os melhores recursos da sua voz e linguagem corporal. Explorando, assim, o máximo do que a comunicação oferece.
Pense a longo prazo
Líderes aprimorados valorizam o presente, mas estão sempre visualizando o futuro.
Por isso, tenha objetivos claros, saiba de onde partir e onde quer chegar. Assim, poderá cativar os colaboradores para caminharem juntos, engajados e motivados, sempre buscando o melhor para alcançar o que se almeja.
Crie ambientes saudáveis de autonomia e responsabilidade
Excelentes líderes sabem como construir espaços onde é possível ser responsável e descontraído ao mesmo tempo.
Assim, incentivam a autonomia e valorizam a responsabilidade. Além disso, mesmo diante de situações conflituosas, primam pelo diálogo, ouvindo a todos na busca de soluções justas e amigáveis.
Atualize os conhecimentos
Estar em constante busca por aprendizado é uma das principais características de bons líderes.
Contudo, não basta apenas reconhecer que precisa se atualizar e aprender, é preciso ir atrás de novas fontes de conhecimento. Seja por meio de cursos, treinamentos, leituras e até mesmo no seu dia a dia de trabalho. Todas as vivências são possibilidades para você aprender algo novo, principalmente no que tange as pluralidades de ideias e opiniões encontradas nos ambientes organizacionais.
Quais são as diferentes gerações e suas peculiaridades?
A propósito, com o passar das décadas as mudanças no mundo do trabalho alterou os estilos dos recursos humanos acolhidos pelas organizações. Nesse sentido, além de ter as habilidades e competências já citadas, um bom líder precisa conhecer os diferentes perfis das pessoas para pôr em prática a provocante tarefa de liderar diferentes gerações.
Nesse sentido, elaboramos uma lista com as principais gerações e suas particularidades para auxiliar os gestores que se preocupam com o desenvolvimento de suas equipes. Confira mais abaixo.
Baby Boomers
A geração conhecida como Baby Boomers, nascida após a Segunda Guerra Mundial até o ano de 1960, sofreu forte influência do modelo de trabalho adotado durante a Revolução Industrial. Ou seja, trabalhar é fazer o essencial da melhor maneira possível com o objetivo de poder usufruir dos benefícios advindos do trabalho no futuro.
Com uma carga horária bem-estabelecida e muitas responsabilidades individuais, o trabalho não se confunde com a vida pessoal. Por meio de atividades mecânicas e repetitivas, a produtividade e o tempo de dedicação são sinônimos. Quanto mais tempo eles estiverem no trabalho, maior a entrega.
Geração X
A geração X, nascida entre o início dos anos 60 e fim dos anos 70, acompanhou as mudanças no campo tecnológico. Com uma visão criativa e questionadora, essa geração valoriza o currículo, ou seja, as especializações e cursos, por exemplo, descentralizando o foco do trabalho como voltado para a execução de tarefas apenas.
Além disso, o período depois do expediente passou a ser valorizado e, consequentemente, as relações interpessoais, ambos são meios de estabelecer redes de contato, dando surgimento ao famoso “happy hour”.
Geração Y
Esta geração corresponde aos indivíduos nascidos entre os anos 80 e início dos anos 90, tem como principal característica o desenvolvimento em meio ao mundo globalizado, além de uma gama de informações e o acesso a elas disponível a todos. Assim, há a possibilidade de formações informais, em que não existem hierarquias, e o conhecimento é construído em conjunto. Essa mentalidade ajudou a fortalecer a cultura das “startups”, por exemplo.
Devido ao aprendizado compartilhado, a vida pessoal e profissional dessa geração passou a se misturar, e é comum que pessoas da Geração Y sejam adeptas ao “home office”.
Geração Z
Por fim, a geração Z, nascida a partir do ano de 1995, traz como características principais: a forte influência tecnológica — isso inclui a velocidade das informações. Além do mundo do trabalho, essa geração veio revolucionar o campo das comunicações e das mídias, afetando as formas de viver em sua totalidade.
Profissionais que dominam os computadores desde cedo, além de muito rápidos, eles têm uma capacidade peculiar de aprenderem sozinhos. Como consequência dessa emergência, é uma geração imediatista e com foco no futuro.
Como se pode perceber, atualmente, os líderes precisam aprender a gerir essa pluralidade de gerações. No entanto, apesar de desafiador, não encare isso como algo negativo. Pelo contrário, equipes que podem contar com o multiculturalismo apresentam muitas oportunidades, pois, os projetos se constroem a partir de diferentes pontos de vista, e o ambiente organizacional se torna um lugar de crescimento. Portanto, encare o fato de liderar diferentes gerações como uma chance para crescer profissionalmente.
Gostou do nosso conteúdo sobre liderança? Que tal conferir outro artigo a respeito do tema? Então, não deixe de ler o post com 7 passos sobre como liderar equipes.
2 Comentários
Um bom líder deve entender e como lidar com os diferente líderes de gerações, reconhecendo suas limitações e conciliar as várias possibilidades de oportunidades para ter hesito nos projetos.
Concordamos com isso, José! Obrigado por compartilhar seu Feedback. Toda contribuição é bem vinda.