Falar em público, expor ideias e fazer uso de justificativas que convençam outras pessoas a respeito de algo pode ser um verdadeiro desafio! Quando se está em uma posição de liderança em uma empresa, a situação pode se tornar um pouco mais complicada, e é fundamental fazer uso de recursos que ajudem a melhorar a argumentação.
Desenvolver a habilidade de elaborar uma argumentação convincente é essencial, principalmente em debates, uma vez que esse requisito pode ajudar — e muito — a pessoa que o domina bem.
Neste post, você vai conferir ótimas dicas que vão contribuir para melhorar a sua argumentação. Continue a leitura do artigo e comece agora mesmo a desenvolver as suas habilidades nesse sentido!
Utilize dados e estatísticas
A primeira dica para melhorar a argumentação é certeira! Ao expor a sua opinião ou ao tentar mudar a opinião do outro em relação a um determinado assunto, embase o seu ponto de vista utilizando números.
Lembre-se de que é indispensável coletar as informações em fontes reconhecidas, confiáveis e atualizadas para, de fato, melhorar a argumentação. Dados e estatísticas retirados de fontes duvidosas, além de prejudicar o desempenho, podem colocar em xeque a sua credibilidade.
Procure compreender as necessidades de cada cliente
Entenda que cada cliente é único e, muitas vezes, aquilo que é interessante para um não será para o outro. Por esse motivo, é muito importante que você compreenda o que cada consumidor necessita, oferecendo soluções vantajosas para todas as partes envolvidas.
Saber quais são as expectativas do outro ajuda você a elaborar argumentos sólidos e convincentes, que realmente façam sentido para o cliente.
Foque os benefícios e as vantagens da solução apresentada
Outra ótima dica para melhorar a argumentação é colocar em evidência os benefícios de aceitar as justificativas apresentadas. Ouça o que o outro tem a dizer e, considerando que você já sabe o que a outra parte espera, não vai ser difícil elaborar e apresentar argumentos que realmente a convençam. Mostre as vantagens que serão adquiridas no longo prazo e não apenas as imediatas.
Ouça o outro e fale de forma educada e gentil
Em algumas situações, nas quais há divergência de opiniões, é comum que os ânimos fiquem exaltados. Não leve para o lado pessoal. Mesmo que seja difícil, mantenha a calma, ouça o que o outro tem a dizer e faça as suas colocações de forma educada e gentil.
Fazer uso de comunicação não violenta e agir de forma racional é uma das atitudes que ajudam você a expor argumentos de maneira respeitosa e clara.
Melhorar a argumentação é algo muito válido, tanto na vida profissional quanto na pessoal. Contudo, no meio corporativo, é especialmente importante saber apresentar argumentos sólidos, transmitindo-os da melhor forma possível. Vale lembrar que os aspectos verbais e não verbais da comunicação também devem ser considerados para que você possa se aperfeiçoar na arte da argumentação.
No Clube da Fala ensinamos técnicas de comunicação eficaz, argumentação sob pressão e comunicação não violenta. Participe dos nosso cursos para transformar sua comunicação!
Este conteúdo foi útil para você? Então, que tal ajudar os seus amigos? Compartilhe o nosso post nas suas redes sociais para que outras pessoas também conheçam as nossas dicas e desenvolvam a habilidade de argumentar bem!