Como você provavelmente já sabe, aprimorar a comunicação no ambiente profissional é uma constante: é necessário investir sempre no aperfeiçoamento dessa habilidade para alcançar os melhores resultados.
Tal processo de melhoria nas práticas de comunicação, contudo, envolve também conhecer outras metodologias, que podem ser aplicadas a diferentes contextos. Esse é o caso da metodologia CDP. Para saber mais sobre ela e como é o seu funcionamento, continue a leitura!
O que é a metodologia CDP?
A metodologia CDP é uma técnica comunicacional baseada em três pilares: conteúdo, design e performance. As iniciais de cada um desses conceitos formam a sigla que dá nome ao método.
Ela parte do princípio de que esses três aspectos interferem de forma direta na forma como a sua mensagem é percebida pelos seus interlocutores. Por isso, eles devem ser pensados com cuidado, aumentando a chance de os resultados esperados serem alcançados.
Como ela funciona?
Para pensar em cada um dos pilares da metodologia CDP, vale reforçar a importância deles e qual é o papel que desempenham na transmissão da mensagem. No que diz respeito ao conteúdo, por exemplo, é necessário levar em conta o que será dito, incluindo nisso os objetivos da mensagem até mesmo o público ao qual ela se destina.
Contudo, conteúdo sem forma não é nada. Por isso, é importante pensar no design daquilo que será mostrado. Nesse sentido, é preciso recorrer aos melhores recursos para que a sua mensagem impacte quem a receber, independentemente do contexto.
Isso, porém, não quer dizer que uma determinada apresentação é “bonita” ou “feia”, mas, sim, que a forma como ela está estruturada é capaz de garantir que ela seja entendida de modo ágil e eficaz. Ainda assim, você pode ter uma mensagem com o conteúdo impecável e o design perfeito, mas que não atinge os resultados esperados. Para isso não acontecer, é preciso ficar atento também à performance, o “P” dessa metodologia.
Uma boa performance demanda que o orador mantenha uma boa postura, evite vícios de linguagem e o excesso de gestos com as mãos e permaneça seguro, transmitindo a confiança necessária para o público. Por menores que possam parecer esses detalhes, eles fazem toda a diferença na forma como você é visto pelos interlocutores.
Por que é importante aprimorar sempre a sua comunicação?
Imagine, por exemplo, que, em um novo emprego, você precisa defender o seu projeto na frente de um grande público. É normal que tal situação crie insegurança, ainda mais em quem não se sente confortável para tal exposição.
Por isso, conhecer diferentes metodologias é fundamental para alcançar o sucesso na comunicação, aprimorando vários aspectos do processo, tornando a transmissão da mensagem mais precisa e eficaz e aumentando o seu poder de persuasão, independentemente do contexto.
Nesse sentido, o curso de oratória do Clube da Fala tem o potencial de otimizar ainda mais o poder comunicativo de um profissional, seja qual for a sua área de atuação, adicionando ao seu repertório técnicas de argumentação, de controle da entonação da voz e de cronologia da fala. Dessa forma, se somada a um curso de oratória, a metodologia CDP pode melhorar de forma significativa a maneira como você se comunica, aumentando as chances de alcançar os seus objetivos.
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