Lugar de mulher é em todos os lugares, inclusive no mercado de trabalho. E, melhor ainda: as mulheres na liderança têm uma relação direta com a evolução da sociedade, com a igualdade e com a normalidade das coisas. Homens e mulheres, ambos precisam ter condições de mostrar o valor que possuem.
Quando o sexo feminino recebe condições de mostrar o talento, fica evidente a capacidade das mulheres de se destacarem. É um misto de formações profissionais solidificadas com a intuição que as diferencia. Elas se mostram totalmente preparadas para comunicar e liderar com qualidade.
Percebe, assim, a importância de termos cada dia mais mulheres na liderança? A sensibilidade que elas apresentam para lidar com situações conflitantes, aliado a uma grande empatia dá a elas uma Oratória diferenciada e que traz para si grupos heterogêneos.
Foi por este motivo que selecionamos este tema de grande relevância para o momento que estamos vivendo, com a ascensão do sexo feminino, gerando disputas profissionais mais equilibradas com os homens. Tudo isso vai lhe dar um panorama importante para a sua formação. Acompanhe aqui com a gente.
Por que as mulheres na liderança é um tema tão relevante?
O mundo corporativo mudou completamente a partir do momento em que verificamos as mulheres na liderança. Este novo cenário, que é mundial, coloca de vez o sexo feminino na ativa, com posições de destaque e de grande relevância em empresas de pequeno, médio e grande porte.
Isso é maravilhoso, não apenas pelo lado da igualdade, mas também pela rica contribuição que elas podem dar para a evolução do mundo. Em outras palavras, a vida profissional só tem a crescer e gerar novas possibilidades para todos os segmentos.
Além disso, a pauta “mulheres na liderança” está em alta em toda a sociedade e em todas as rodas de debates de diferentes níveis. Apesar de ainda haver certa resistência, as empresas já começaram a perceber que vale muito a pena contar com o trabalho delas à frente de seus negócios e não podemos deixar de evidenciar a representatividade que esta liderança tem para o restante das pessoas. Mulheres que se destacam influenciam outras mulheres a buscarem o mesmo caminho, estudando mais e desenvolvendo as suas potencialidades. É um crescimento que não cessa.
Mulheres na liderança no Brasil
No Brasil não é diferente. As mulheres têm ganhado cada dia mais espaço e importância no mercado de trabalho, criando novas possibilidades e gerando inspiração para todos. Essa é uma demanda que está em alta e que é extremamente importante para a formação de uma sociedade justa, todavia, apesar desta evidente evolução, percebemos que ainda existe um caminho longo a ser percorrido. Há desequilíbrio, mas que tende a diminuir com o passar dos anos. É o que se espera, levando-se em consideração o destaque que as mulheres têm conquistado em todas as áreas em que atuam.
Para que você tenha uma ideia do que estamos falando, vamos considerar uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o estudo, realizado em 2021, 63% dos cargos de liderança são ocupados por homens, enquanto as mulheres equivalem a 37%.
Também podemos considerar, para efeito de comparação, uma pesquisa realizada pela Grant Thornton, que verificou o crescimento das mulheres na liderança; isto é comprovado pelo fato de que, em 2019, a porcentagem de atuação do sexo feminino em cargos de destaque era de apenas 25%.
E não para por aí. Este estudo da Grant Thornton comparou os dados do Brasil com outros países. Veja: África do Sul (42%), Turquia e Malásia (40%) e Filipinas (39%) estão à frente do nosso país naquilo que se refere à atuação do sexo feminino, contudo, o Brasil não está tão mal em relação à média dos países da América Latina (35%). Assim sendo, percebemos que existe sim um crescimento satisfatório, ainda que insuficiente para considerarmos que já há uma igualdade de condições.
As mulheres e a comunicação
Como você sabe, a Oratória é sempre o melhor caminho para comunicar com qualidade, pois nos torna capazes de lidar com diferentes perfis, de maneira clara, assertiva e com a possibilidade de diminuir sensivelmente o percentual de ruídos que geralmente acontecem.
Quando juntamos a arte de falar bem com o mercado da comunicação, percebemos um ótimo destaque das mulheres. Para você ter uma ideia, de acordo com um levantamento produzido em 2019 pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), temos muito destaque para elas:
- As mulheres equivalem a 69% dos cargos de liderança no segmento de comunicação corporativa.
- O sexo feminino representa cerca de 45% dos cargos de direção e de vice-presidência nas empresas em que atuam.
Isso é inspirador! Perceber que as mulheres têm encontrado importante destaque na área de comunicação abre espaço para que invistam ainda mais nesta área e também em outras. Nós, do Clube da Fala, sabemos exatamente onde as mulheres podem chegar com o seu talento, dedicação e sensibilidade.
A importância da Oratória para a evolução das mulheres
Já sabemos que as mulheres na liderança é um assunto solidificado e que é inevitável o seu crescimento constante, mas é essencial que elas invistam na comunicação, pois este ponto é um grande diferencial em qualquer área de atuação.
Por isso, uma ótima opção para você que é mulher ou para você que tem uma mulher na sua vida e que está quase pronta para brilhar é conhecer os cursos oferecidos por nós aqui do Clube da Fala. São diversas opções para falar bem.
Além disso, nós possuímos colaboradores bastante experientes, que vão realizar um atendimento personalizado em cada uma das nossas alunas. Dessa forma, será possível atuar nas maiores dificuldades, potencializando-as e gerando lideranças preparadas para crescer constantemente.
Desse modo, conseguiremos colocar mais e mais mulheres na liderança. Essa também é uma das missões do Clube. Acreditamos no potencial delas, na capacidade de falar com qualidade, empatia, jogo de cintura e uma intuição que alcança as necessidades de todos ao redor. Viva as mulheres líderes!