A Inteligência Artificial cresce a níveis que mal conseguimos mensurar. E, com isso, tem se envolvido em todos os segmentos profissionais e processos de produção. Desta forma, é válido conversarmos sobre o impacto da IA na comunicação e como ela auxilia na criação de apresentações automatizadas.
Neste contexto em que a tecnologia se mostra essencial no desenvolvimento de profissões e de empresas, é quase impossível não atrelar alguns movimentos. E, talvez, o principal deles tenha relação direta com a Inteligência Artificial e com os desdobramentos que surgem deste processo.
Sendo assim, como nós sabemos da importância que reside em todos os tipos de interação, é fato que há um impacto da IA na comunicação. Há, com isso, um novo olhar, sempre baseado na Oratória e na capacidade de impactar pessoas. Todavia, essas ligações têm sido cada dia menos naturais.
Isso significa dizer que as mudanças atuais que surgiram com a IA provocaram interações interpessoais que precisam ser olhadas de perto por todos. Em outras palavras, o impacto da IA na comunicação abre espaço para um novo olhar, para novas maneiras de comunicar e de produzir conteúdos relevantes. Acompanhe.
O que é Inteligência Artificial?
O impacto da IA na comunicação é um tema extremamente relevante. Por este motivo, antes de qualquer coisa, precisamos nivelar o conhecimento a fim de que todos os nossos leitores compreendam a fundo o tema. Isso ajudará você a compreender o processo de criação de apresentações automatizadas.
Dito isto, vamos entender a Inteligência Artificial como uma nova tecnologia que é capaz de criar sistemas similares aos produzidos pela mente humana. Na prática, é tão completa que possui a autonomia para cumprir solicitações e tomar decisões sem o auxílio de uma pessoa.
Para irmos além, vamos entender que este tipo de sistema é capaz de aprender a partir de dados. E, com o tempo, ele vai absorvendo e melhorando gradualmente o desempenho, de forma similar aos seres humanos. Como consequência, gera mais qualidade de vida e eficiência.
Neste contexto que estamos analisando, para exemplificar algumas capacidades que a IA vem desenvolvendo ao longo dos últimos tempos, temos:
Robótica – robôs que apresentam autonomia para interagir e aprender. Por exemplo: manutenção, exploração espacial, limpeza, entre outros.
PNL e reconhecimento de voz – O impacto da IA na comunicação é tão incrível que ela é capaz de reconhecer uma voz e trabalhar com processamento de linguagem natural (PLN). Com isso, foram criados assistentes virtuais como Alexa e Siri.
Pesquisa científica – o desenvolvimento da IA pode tornar possível a descoberta de novos medicamentos e materiais.
Aprendizado de dados – A Inteligência Artificial pode aprender com dados e identificar certos padrões. Isso facilita a tomada de decisões mais assertivas e a previsão de eventos no futuro.
Planejamento – através da IA é possível realizar planejamentos complexos, tudo feito através da interpretação de dados. Desta forma, há benefícios diretos para o gerenciamento de projetos, para o planejamento urbano e também para o segmento de logística.
Criatividade – o aprendizado a partir de dados permite que a Inteligência Artificial crie abordagens criativas, como apresentações automatizadas de slides.
Entenda como a IA está sendo integrada em diferentes aspectos da comunicação
O impacto da IA na comunicação é enorme e não para de crescer. Hoje, certamente, não podemos pensar em interações nas grandes empresas sem considerarmos as possibilidades que esta nova tecnologia tem para potencializar ações, gerar aprendizados e impactar mais e mais pessoas com qualidade.
Para você ter uma ideia do que estamos falando, destacamos, a seguir, alguns usos da IA na comunicação. Veja só:
Conteúdo personalizado – com a IA, tem se tornado cada vez mais comum a produção de conteúdo a partir de comandos. Você já deve, pelo menos, ter experimentado o Chat GPT, acertamos?
Através dele, você direcionava o seu desejo e as respostas chegavam até você, de acordo com a sua vontade. Isso auxilia na produção de materiais ricos, como apresentações automatizadas de slides, material de publicidade e de marketing, entre outros.
Isso tornou possível a criação de conteúdos personalizados e, dessa forma, foram facilitadas as interações com públicos específicos. Há, assim, mais assertividade para acertar em cheio a parcela de indivíduos que potencialmente podem dar mais retorno para os nossos negócios.
Análise de resultados em comunicação – a análise de dados que a IA é capaz de fazer, aliada ao aprendizado continuado que esta tecnologia possui permite aos profissionais de comunicação:
- prever cenários e, assim, evitar ou contornar crises com mais facilidade.
- análise qualitativa e quantitativa de forma rápida e eficiente.
Traduções – multinacionais que possuem público de interesse em diferentes países são beneficiadas com a Inteligência Artificial. Há traduções de conteúdos diversos, de forma rápida e com qualidade. Além disso, os gastos são menores e as interações se tornam mais ágeis e eficientes.
Comunicação em tempo real – o público atual está cada vez mais exigente e apresenta pouca tolerância para esperar por respostas. Ou seja, as respostas em tempo real são essenciais para fidelizar e fortalecer a imagem da empresa no mercado.
Através, por exemplo, das plataformas de chatbot e também pelo reconhecimento de voz, é possível atender às demandas com mais agilidade, produzindo respostas satisfatórias. Ações desta natureza colaboram de maneira sensível para a boa relação da empresa com seus stakeholders.
Mídias sociais de mais qualidade – tão importante quanto produzir bons conteúdos para as mídias sociais de uma empresa, o monitoramento é um processo vital. Com a Inteligência Artificial, é possível entender o sentimento dos seguidores, identificar oportunidades e antever crises.
Números e conteúdos – Outro impacto da IA na comunicação diz respeito à capacidade que esta tecnologia tem de transformar uma extensa quantidade de números em conteúdo personalizado e de fácil entendimento. Há, com isso, mais facilidade para análise da empresa e compreensão do público.
Desafios da IA quanto à qualidade e precisão do conteúdo gerado
Conforme já mencionamos anteriormente, o impacto da IA na comunicação foi (e continua sendo) muito grande. Através dela, há uma rápida interpretação de dados, aliada a um aprendizado constante. Com isso, é possível produzir conteúdo segmentado e de forma mais ágil.
Todavia, a grande questão é analisarmos a qualidade de tudo o que é produzido. Se considerarmos que a IA passa por um processo de aprendizado, é válido o questionamento a respeito da qualidade e da necessidade de aperfeiçoamento ao longo do tempo.
Isso nos permite dizer que a qualidade de um conteúdo produzido hoje pode ser inferior a algo do mesmo teor e produzido daqui a alguns meses?
A resposta é sim. E, quanto a isso, devemos fazer algumas considerações:
Por mais inteligente que seja esta tecnologia, é importante que seja monitorada e acompanhada pelo homem. Isso é importante para que as empresas cuidem de questões que firam a missão, a visão e os valores da corporação.
Como ainda falta conhecimento (a IA está em fase de aprendizado), pode haver produção de conteúdo que estejam fora do padrão, que não respondam de maneira eficaz às necessidades dos consumidores.
Muitas empresas implementam a IA em seus negócios sem fazer um planejamento adequado sobre como essa tecnologia será usada. O correto seria avaliar as vantagens e desvantagens, entender a usabilidade para o tipo de negócio que a corporação empreende e, assim, promover o aprendizado ideal.
Com relação à ética, a IA, se não for utilizada corretamente, se não analisar os dados corretos e se não for monitorada, também pode gerar conteúdo falso. Consequentemente, haverá prejuízos para a imagem de pessoas e de corporações.
Benefícios da IA na criação de apresentações automatizadas de slides
Se você trabalha em empresa, certamente já teve que produzir slides para:
- apresentar os resultados mensais alcançados.
- uma reunião de departamento.
- demonstrar um novo projeto, entre outros.
E, muitas vezes, este tipo de produção demanda tempo, poder de análise de dados, criatividade, capacidade de condensar ideias de forma que o entendimento seja quase que imediato. Além disso, como você sabe, os slides precisam ser bonitos visualmente para prender a atenção das pessoas.
Em outras palavras, este tipo de tarefa não é para amadores. Por este motivo, a IA tem sido utilizada com constância, gerando apresentações automatizadas de slides. Os resultados têm se mostrado altamente positivos. Para você ter uma ideia, destacamos alguns benefícios:
Agilidade – A Inteligência Artificial otimiza tarefas e analisa dados de forma acelerada. Isso facilita bastante a criação de apresentações automatizadas. E se você pensar no seu dia a dia de trabalho, certamente vai perceber o quanto isso pode ajudar na entrega das suas demandas.
Divisão de tarefas – você pode produzir seus slides em parceria com a IA. Ou seja, enquanto a sua missão é se concentrar no desenvolvimento do conteúdo, a Inteligência Artificial pode cuidar da seleção dos layouts que serão usados, da organização das informações e da formatação final.
Personalização – um bom layout precisa ter ligação entre o tema proposto, a imagem da empresa e as preferências do público. E esta tarefa pode ser executada de forma positiva pela IA. Os algoritmos podem sugerir opções que atendam perfeitamente a uma demanda desta natureza.
Dados relevantes – como você sabe, os melhores slides são aqueles que apresentam objetividade e são assertivos. Isso pode ser oferecido pela IA, que lê dados, analisa padrões e, com isso, consegue extrair insights que sejam relevantes para este material.
Conheça algumas ferramentas para criar apresentações automatizadas
Agora que você já sabe do poder e da capacidade que esta tecnologia possui, é hora de usufruir do impacto da IA na comunicação. Para isso, selecionamos algumas ferramentas populares que vão te auxiliar na criação de grandes slides para o seu trabalho. Tome nota e experimente todos eles:
1 – PREZI
Esta é uma ferramenta muito utilizada no mercado atualmente. Oferece uma usabilidade facilitada, de fácil entendimento. Assim, você consegue criar slides bastante dinâmicos e atraentes. Há movimentos interessantes, zoom criativo e outras funcionalidades que elevarão o nível das suas apresentações.
2 – CANVA
É provável que você já tenha usado o Canva com foco em design gráfico, certo? Mas esta ferramenta também pode ser usada para otimizar os seus slides com o auxílio da IA. Ao compartilhar o seu conteúdo, layouts são sugeridos, com elementos visuais e possibilidades diversas.
3 – POWERPOINT DESIGNER
Esta é outra ferramenta bastante popular e que utiliza Inteligência Artificial para criar apresentações automatizadas. Desta forma, você tem acesso a uma série de possibilidades para utilizar como design dos seus slides, tornando as suas apresentações mais profissionais e atraentes.
4 – SLIDES GO
Esta é uma ferramenta que permite que você produza o seu conteúdo de slides do início ao fim. Na prática, você compartilha instruções e a Inteligência Artificial produz opções baseadas no banco de imagens do Freepik. Ao longo do trabalho, é possível fazer as modificações que julgar pertinentes.
5 – GAMMA
Por fim, destacamos esta ferramenta que cria slides do zero. Você precisa responder a questões para que seja feita uma análise de dados. E, assim, sejam geradas imagens para seu slide. A única questão que pode dificultar o uso por parte de alguns usuários é que as respostas devem ser enviadas em inglês.
Aprenda a se comunicar em tempos de Inteligência Artificial
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