Os filmes têm um poder enorme de carregar multidões para lugares inimagináveis. Eles possuem um potencial para criar tendências, desenvolver modismos, influenciar gerações e marcar épocas. Isso aconteceu (e continua acontecendo) com o Capitão América.
Este personagem histórico impactou milhões de pessoas ao redor do mundo, com uma maneira muito poderosa de comunicar. Isso foi percebido tanto com Steve Rogers quanto com Sam Wilson: dois personagens fortes e representativos de uma liderança.
A imagem criada pelos dois, em diferentes épocas, difundiu uma série de mensagens, comunicando e impactando pessoas, a fim de que se tornassem seus aliados na trama do Capitão América. Dessa forma, tratam-se de produções que podem nos ajudar muito a entender a força da comunicação.
E este é o objetivo deste conteúdo: mostrar que, assim como o Capitão América, podemos evoluir e nos adaptar a diferentes contextos para comunicar com qualidade. Com isso, podemos identificar uma série de pontos que podem potencializar a nossa maneira de interagir com as pessoas. Acompanhe.
Capitão América – um resumo de Steve Rogers a Sam Wilson
O novo filme estreou no dia 13 de fevereiro de 2025. Intitulado “Capitão América: Admirável Mundo Novo”, traz como ponto alto da trama o personagem Sam Wilson (interpretado por Anthony Mackie) como o novo Capitão América. Há, ao longo da narrativa, questões políticas, reflexões e retornos de personagens.
Para começarmos do início, é importante recordarmos que o personagem principal era Steve Rogers, interpretado pelo ator Chris Evans durante muitos anos. Isso ocorreu até o ponto em que Rogers passou o seu famoso escudo para Sam.
Isso só aconteceu após Steve Rogers perceber o poder e a capacidade de Sam Wilson durante diversas ocasiões e aventuras travadas para salvar o mundo. E o desempenho de Sam foi tão surpreendente que este se tornou um dos integrantes dos Vingadores.
Dessa forma, a partir da atual trama (2025), veremos um novo Capitão América, com uma abordagem diferente e uma comunicação que representa a figura de um líder. Daí podemos tirar lições, aprendizados e inspirações para a nossa carreira e também para a vida pessoal.
A última aparição de Steve Rogers como o Capitão América ocorreu na versão do filme estrelado em 2019: Vingadores: Ultimato. A partir daquele momento, verificamos a atuação de Sam Wilson, dando seus primeiros passos com o novo personagem, em Falcão e o Soldado Invernal.
Agora, com a trama deste ano, temos um novo Capitão América, já estabelecido no “cargo” e procurando construir uma história nos próximos anos. A narrativa atual também tem como objetivo preparar o terreno para os próximos filmes dos Vingadores.
Além disso, a expectativa é que Sam demonstre que tem capacidade suficiente para dar conta de uma missão tão pesada como a de ser o Capitão América. A comunicação utilizada para este fim também será preponderante para aceitação do público frente a este novo líder nas telas do cinema.
Capitão América – conheça os estilos de comunicação de Steve Rogers e Sam Wilson
Steve Rogers e Sam Wilson são dois personagens emblemáticos e muito especiais para a história do cinema: ambos receberam o famoso escudo e se tornaram o Capitão América. Em épocas diferentes e frente a um mundo (tanto o fictício quanto o real) tão conturbado, precisam transmitir mensagens.
Isso porque os personagens cinematográficos, ou melhor, qualquer um deles, têm sempre a missão de estabelecer contato com a sociedade, lançar tendências, emitir posicionamentos, gerar debates, construir posicionamentos. Ou seja, o cinema é muito mais do que um entretenimento.
Assim, ao considerarmos o “velho” e o “novo” Capitão América, podemos apontar uma série de questões e possibilidades que nos ajudarão em diversas questões. E um dos pontos fortes é a maneira de comunicar dos personagens Steve e Sam.
Vejamos algumas considerações importantes a respeito da maneira como os personagens construíram suas mensagens:
1 – Steve Rogers
O Capitão América é um icônico personagem, que marcou épocas e gerações ao longo de muitos anos. Protagonizado por Steve Rogers, surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, onde a sua missão era combater os ataques nazistas. Mas não parou por aí e teve novos desafios com os Vingadores.
Naquele contexto de guerras e insurreições de povos, Steve tinha uma linguagem voltada para o patriotismo e para o respeito às nacionalidades. Sua postura foi fonte de inspiração para o mundo que, naquela época, vivia assombrado com os horrores do grande conflito.
O projeto para o qual a trama era direcionada era formar um exército de Supersoldados. Steve foi o primeiro a tomar um poderoso soro, mas acabou sendo o único, pois um atentado acabou dando fim ao propósito. Assim, surgiu o Capitão América, um herói que comunicava através de sua coragem.
Assim, suas ações demonstravam uma comunicação não verbal de destemor e proatividade, características de um líder nato, que serve de exemplo para os outros. Isso foi personificado em acontecimentos posteriores, quando se tornou o líder dos Vingadores.
Suas lutas sempre foram envolvidas por questões políticas e sociais da humanidade: nazistas, racistas, entre outros. Essa foi uma maneira de construir e inspirar lideranças ao redor do planeta, colocando em líderes e gestores a força de um herói, que tem a missão de cuidar de pessoas.
Ao mesmo tempo, questões pessoais também eram identificadas na vida do protagonista: Steve não conseguia se adaptar à nova realidade e passava praticamente todo o tempo “na pele” do Capitão América. Ele não conseguia viver a vida de uma pessoa comum.
Ainda, quando consideramos a comunicação de Steve Rogers, percebemos a personificação de um líder. Essa capacidade de estar à frente de um grupo de pessoas e orientá-las foi vivida em diversas situações em que liderou grupos de heróis nas tramas da Marvel.
2 – Sam Wilson
Capitão América: Admirável Mundo Novo traz Sam Wilson já estabelecido na posição do protagonista da história. Assim, ele tem a responsabilidade de agir e comunicar em meio a um problema de grande proporção, que atinge o presidente dos Estados Unidos.
Ao longo da trama, os acontecimentos convergem para um conflito que pode colocar o mundo inteiro em risco. Ao mesmo tempo, Sam precisa entender a sua nova missão e como tornará isso possível frente a um mundo cheio de desafios e perigos extremos.
Isso significa dizer que o novo Capitão América precisou se conectar com os novos tempos e alcançar pessoas de forma impactante. Para isso, adotou uma comunicação empática, que o aproximou dos problemas e das questões da humanidade. Então, ele formou conexões diversas.
Desta forma, o poder de comunicação do Capitão América atual trouxe à tona a imagem de um líder repleto de características e habilidades de comunicação:
- Empatia;
- Linguagem clara e assertiva;
- Escuta ativa, dentre outros.
E quem acompanha a série de filmes, percebeu que Sam já demonstrava grande empatia em Falcão e o Soldado Invernal. Com a trama de 2025, percebemos um protagonista que vive em meio a um cenário de crises, onde precisa se posicionar e tomar atitudes dignas de um grande líder.
Para sermos mais específicos, Sam Wilson, no filme deste ano, interage com grande intensidade com o presidente dos Estados Unidos. O contexto é de um grande incidente e o herói precisa usar de seu poder de comunicação e persuasão para resolver o problema.
Na prática, ele convive com incertezas, falta de confiança e um cenário político. Para lidar com tudo isso e ainda cumprir a sua missão, precisou ter jogo de cintura para lidar com adversidades, confiança em seus posicionamentos e um alto poder de articulação para ponderar e gerir pessoas e situações.
É, pois, um clássico cenário onde uma liderança precisa conviver e resolver conflitos e encontrar soluções para problemas interpessoais. A resolução veio por conta de uma representatividade e de uma comunicação empática. Ou seja, uma fonte de inspiração para os novos líderes e gestores de empresas.
O novo Capitão América e sua representatividade
O termo representatividade está em alta e isso é perceptível em toda a sociedade. Assim, grandes líderes corporativos são vistos como representantes de equipes, departamentos e de empresas inteiras. Para isso, precisam de uma comunicação de qualidade e de uma Oratória acima da média.
Fazendo uma relação com o Capitão América de Sam Wilson, percebemos uma liderança que vai além da representatividade do famoso escudo do protagonista. Ele é a cara e a personificação da justiça e da igualdade. Trata-se de um herói que buscou fortalecer sua autoestima para aceitar a sua nova missão.
Enfim, podemos absorver uma série de itens representativos e que servem para formar e fortalecer antigos e novos líderes. Os gestores/líderes precisam da capacidade de se mostrarem fortes e capazes de assumir missões, como liderar grupos de pessoas e atingir metas.
Assim, o Capitão América é uma fonte de inspiração e estudos de como as lideranças podem ser autênticas, comunicar com empatia e marcar a vida das pessoas.
A comunicação e a personalidade de Sam Wilson com o novo Capitão América
Apesar de assumir a missão e o posto de Steve Rogers, Sam Wilson se apresenta como um personagem com características diferentes, o que mostra que as lideranças, ainda que tenham as mesmas metas, podem alcançá-las com planejamentos e posturas diversas.
Isso pode ser comprovado quando verificamos que o novo Capitão América sucede o personagem de Steve Rogers e demonstra uma postura mais arrojada e até desafiadora. Suas ações o levaram a romper antigos laços e sempre buscavam ajudar as pessoas a superar momentos conturbados.
Dessa forma, construiu a imagem de um líder que comunicava uma luta pela justiça social e por um olhar mais dedicado àqueles que são marginalizados na sociedade. Isso o torna atual e relevante à temática dos dias de hoje, gerando identificação com as pessoas e uma importante inspiração para as lideranças.
Entenda como a comunicação de Sam Wilson ajudou na formação de novas alianças
Os caminhos adotados por Sam Wilson foram diferentes dos escolhidos pelo antigo Capitão América. Isso porque o herói atual era voltado para causas sociais, para a inclusão e para a justiça dos povos. Assim, ele foge das estruturas mais tradicionais e se dirige para uma opção mais alternativa.
Sua comunicação, com isso, voltava-se exatamente para estas temáticas e se mostrava arrojada e corajosa, a ponto de desafiar todo e qualquer tipo de abuso de poder contra as chamadas minorias. Dessa forma, atraiu para junto de si novos aliados.
Consequentemente, o Capitão América formou alianças e trouxe à tona problemas relevantes da sociedade. A ideia era mostrar um herói atual, que serve como fonte de inspiração para lideranças, mostrando que a comunicação tem o poder de conquistar imponentes conquistas.
Essa adaptação de linguagem e formatação a um tipo específico de causa e de público é uma das habilidades que a Oratória nos proporciona. É por este motivo que líderes e gestores, inspirados pelo novo filme do Capitão América, precisam mergulhar de cabeça naquilo que a Oratória nos oferece de melhor.
A melhor solução para desenvolver habilidades de comunicação e liderança
Não basta assistir ao filme Capitão América: Admirável Mundo Novo. É fundamental usar a trama como fonte de inspiração e procurar lapidar as suas habilidades de comunicação e de liderança.
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