A via de comunicação entre empresas e pessoas é um dos pontos mais valorizados pelos Recursos Humanos. Isso se explica pelo fato de que é fundamental conhecer o perfil das pessoas para, a partir disso, estabelecer laços positivos. É por isso que a Metodologia DISC não para de crescer.
Para que você tenha uma ideia inicial do que estamos falando, basta levarmos em consideração que todos os processos desenvolvidos pelo RH de uma empresa estão em constante atuação, na busca de melhorar seus resultados e construir relacionamentos que façam a organização crescer.
Percebe como isso é importante? Entende como a determinação de características de comportamentos dos colaboradores ajuda a comunicar melhor, fazer escolhas mais acertadas e desenvolver treinamentos que realmente sejam eficientes?
A nossa conversa de hoje vai trilhar por este caminho, pois a Metodologia DISC tem conquistado um espaço destacado no mundo corporativo. E como nós sabemos que você está sempre atento a tudo o que há de mais importante na carreira, te convidamos a permanecer acompanhando aqui com a gente.
O que é a Metodologia DISC?
O DISC vale ouro! Para que você tenha uma clara noção do que estamos falando, basta levar em consideração o valor de uma ferramenta que é capaz de identificar o perfil dos seus colaboradores (e dos candidatos a cargos na sua empresa) e, com isso, saber qual a melhor forma de se comunicar com eles.
Desenvolvendo esta ideia, vamos imaginar um grupo de amigos (e você faz parte). Facilmente você percebe que cada um tem um perfil diferente, uma maneira de pensar, uma formação profissional, uma história de vida e outras diversas características que diferenciam as pessoas.
Neste contexto, perguntamos: é possível se comunicar e interagir com todas essas pessoas da mesma forma? Acreditamos que a sua resposta seja “não”. E é neste momento que a comunicação é prejudicada, em especial porque algumas empresas não se preparam para lidar com estas diferenças.
Porém, no mundo empresarial, os departamentos de Recursos Humanos têm buscado a todo o tempo se preparar para atender a essa necessidade diária, que é lidar com perfis diferentes, seja num processo seletivo, num treinamento regular ou mesmo na comunicação do dia a dia.
E a melhor solução encontrada por diversas corporações é a utilização da Metodologia DISC, uma das melhores alternativas para gerar ligações mais assertivas e que realmente apresentem resultados positivos no curto, no médio e no longo prazo.
Como funciona a Metodologia DISC?
O DISC tem a sua razão de existir na busca pela evolução da produtividade de uma empresa, através da identificação do perfil comportamental de cada colaborador, entendendo os melhores caminhos para gerar interações positivas, gerando uma comunicação saudável e estimulando o trabalho em equipe.
Através da identificação de cada perfil, o RH tem à sua disposição informações valiosas para o sucesso da empresa como um todo. Para você ter uma ideia mais clara do que estamos falando, basta considerar que é feito um verdadeiro raio-x do colaborador.
Com isso, gera-se um detalhamento de quais os perfis são os mais adequados para esta ou para aquela função, gerando uma maior possibilidade de sucesso, pois cada profissional terá a possibilidade de atuar em áreas em que há relação com características e habilidades existentes e predominantes.
Ok até aqui? Então, vamos adiante. Para entendermos ainda mais sobre a DISC, vamos falar um pouco sobre esta sigla, para que fique ainda mais claro o terreno em que estamos pisando. Cada uma das letras de DISC tem um significado que se relaciona com um tipo de perfil. Vamos conhecê-los?
1 – D. Dominance (Dominância) – este é o grupo que contém as pessoas que apresentam um perfil dominante. São aquelas pragmáticas que executam tarefas, são objetivas, falam com assertividade, vão direto ao ponto, buscam sempre a evolução e procuram a todo o tempo encontrar boas soluções para os problemas do dia a dia.
2 – I. Influence (Influência) – os colaboradores que apresentam um perfil influente são aqueles que são voltados para pessoas, se mostram positivos, otimistas e são falantes. Apresentam muita facilidade para o relacionamento interpessoal. Sua comunicação é mais informal e procuram passar entusiasmo para todos.
3 – S. Steadiness (Estabilidade) – são gentis e focados em pessoas. Costumam ter uma característica bastante incomum, que é saber ouvir. O altruísmo é um traço presente neste perfil, que é bastante colaborativo. É mais observador, acolhedor e preza pela harmonia em todos os ambientes.
4 – C. Conscientiousness (Complacência) – são perfeccionistas, analíticos e gostam de pensar bastante para tomar decisões, pois realizam análises criteriosas a respeito da maioria dos assuntos. Buscam a perfeição e preferem falar somente sobre o que sabem, focando mais na consistência do que na forma.
O DISC na prática. Como executá-lo?
A aplicação do DISC é feita através de um conjunto de perguntas, num formulário ou questionário. Com isto, o RH tem à disposição as habilidades e fraquezas do profissional e quais as possíveis reações em diferentes situações, comuns ao dia a dia da empresa.
Isso permite a identificação do candidato (num processo seletivo), mostrando se ele é ou não capaz de exercer uma determinada função na empresa. Além disso, o DISC pode ser usado no cotidiano da corporação, trazendo melhorias e evolução das funções.
Sendo assim, é possível abrir o leque de atuação do DISC, utilizando-o no desenvolvimento dos profissionais e também das lideranças, nos treinamentos e nos planos de cargos e salários. E não podemos deixar de mencionar a importância desta metodologia nos feedbacks dados aos colaboradores.
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