Quando tratamos, nos dias de hoje, de trabalho, vida empresarial e carreira, temos muitos pontos a considerar como muito importantes para o bom desenvolvimento, mas um deles merece um cuidado especial por parte de todos os profissionais: o Networking.
Sim, tudo o que envolve a nossa vida, desde o momento em que começamos a viver aquilo que imaginamos para a nossa carreira tem uma influência enorme deste termo, que agrega uma série de benefícios e possibilidade. Por isso, é impossível pensar em desenvolvimento sem considerarmos o Networking.
Dessa forma, entendemos que hoje você precisa mergulhar de cabeça em Networking, entender o porquê da sua importância e como construí-lo para que ele trabalhe em função do seu sucesso e da sua evolução profissional. E quando ele estiver totalmente implementado na sua vida, você ganhará muito.
Sendo assim, hoje vamos conversar bastante sobre Networking, a sua importância e também sobre as melhores práticas para que ele agregue bastante valor e possibilidades para a sua vida como profissional de qualquer segmento. Continue acompanhando aqui com a gente.
O que é Networking?
De maneira bem direta, vamos entender o Networking como a criação de uma rede de contatos. Estas ligações são importantes porque possibilitam que qualquer profissional consiga trocar muito conhecimento específico da sua profissão, bem como ricas experiências para a sua evolução.
Não necessariamente as pessoas que fazem parte da sua rede precisam atuar na mesma carreira que você. Muito pelo contrário, quanto mais heterogêneo for este grupo, melhor e com mais possibilidades de grandes aprendizados para você e para todos os integrantes.
Isto porque todo e qualquer tipo de colaboração gerado pelo Networking é recíproco; todos ganham igualmente com cada relação ocorrida, seja em oportunidades de novos empregos, acesso a conhecimento geral e específico, vivência de novas tecnologias, entre muitas outras vantagens.
Por fim, é importante que você tenha conhecimento de que algumas pessoas não enxergam o Networking como tão bom assim. Mas isso é um equívoco! Quem é contra esta rede de relacionamentos afirma que ela só existe porque as pessoas estão interessadas em ter acesso a oportunidades de trabalho.
Porém, não é bem por aí. Ainda que haja este referido acesso, é preciso que fique claro que ele é disponibilizado entre todas as pessoas. Ou seja, todo mundo ganha em todos os sentidos a partir do momento em que valorizam e implementam o seu Networking.
Quais os benefícios do Networking?
São tantas as vantagens que o Networking oferece para a sua carreira que é bem difícil de recusar esta possibilidade. Porém, aqueles que optam por se fecharem, acabam perdendo em todos os sentidos, pois esquecem que a vida profissional não depende somente de si, mas sim de um grupo de trabalho.
Por isso, para não deixar mais nenhuma dúvida pelo caminho a respeito de quanto o Networking é positivo para a constante evolução da sua carreira, veja só alguns benefícios. Depois disso, se você não começar imediatamente a construir uma rede, é porque quer ficar estagnado no meio do caminho.
1 – AUTORIDADE – quantos mais contatos tiver, melhor será a sua imagem profissional, tendo em vista que as suas ligações demonstrarão que você é uma pessoa bem relacionada e que vale a pena ter por perto. Essa autoridade gera uma ótima visibilidade, e você não deve abrir mão disso.
2 – ORIENTAÇÃO PARA A CARREIRA – a vida de um profissional é construída por meio do aprendizado constante. Por isso, quem acredita que já alcançou um patamar onde não é mais necessário aprender, com certeza, perderá grandes possibilidades de evoluir ainda mais.
3 – INDICAÇÕES – você já deve ter ouvido por aí algo do tipo: “os melhores empregos hoje em dia são obtidos apenas por indicação de alguém”. E há uma grande verdade sobre isso. Grandes oportunidades não acontecem APENAS por indicação, mas diversas chances surgem quando um contato te indica.
4 – CRESCIMENTO – quem está numa boa rede, deixa evidenciado para todos os componentes as suas potencialidades. Sendo assim, grandes portas se abrem, não somente de emprego (como já mencionado), mas de conhecimento que pode ser agregado ao seu currículo. Isso vale ouro!
5 – NOVAS VIVÊNCIAS PROFISSIONAIS – novas vagas, muito conhecimento. Mas não para por aí. Um bom Networking te possibilita participar de novas experiências que não necessariamente fazem parte do dia a dia da sua profissão, mas que acrescentam muito para você como pessoa.
Como fazer um grande Networking?
Existem diversas possibilidades para você começar a construir a sua rede de relacionamentos profissionais. Uma delas (ou todas) tem muito a ver com os lugares que você já transita e podem fazer parte dos caminhos que vão te levar a essa ferramenta que é fundamental para o seu crescimento. Veja algumas:
1 – LINKEDIN – nos dias de hoje, essa plataforma é uma das mais utilizadas para fazer Networking. De maneira geral, esta rede social foi criada para gerar laços profissionais, com compartilhamento de conhecimento, trocas profissionais, vagas de emprego e acesso a um mundo que espera por você.
2 – PRODUÇÃO DE CONTEÚDO – você só será percebido por pessoas estratégicas a partir do momento em que estiver em evidência de alguma maneira. E uma das formas mais viáveis é produzir conteúdo relevante. Por isso, publique coisas pertinentes nas suas redes sociais. O mundo quer te ver.
3 – PARTICIPE DE EVENTOS – você precisa estar onde as pessoas estão. Essa máxima precisa ser totalmente agregada à sua rotina profissional. E esteja certo de que os contatos físicos são tão importantes quanto os virtuais. O olho no olho ainda funciona muito bem (e vai sempre funcionar). Participe!
4 – MANTENHA A SUA REDE VIVA – não basta fazer contatos e deixá-los “guardados na gaveta”. Se fizer isso, quando precisar deles, vai perceber que eles não estão mais no mesmo lugar. Os relacionamentos precisam ser frequentes para se tornarem cada dia mais fortes. Regue a plantinha!
5 – ESTUDE – é fundamental aprender na sua profissão. Quanto mais capacitado você estiver, maiores serão as possibilidades de ser notado e contatado. E, no quesito relacionamento, saber se comunicar é fundamental. Por isso, estude Oratória, saiba como falar e se relacionar positivamente.
E por falar em Oratória, os cursos oferecidos pelo Clube da Fala te darão uma base sensacional para que você saiba falar com eficácia, ganhar visibilidade e credibilidade. O resultado? A construção de um Networking que trará diversos benefícios para a sua evolução.
Clique aqui e conheça todas as possibilidades que o Clube da Fala oferece para você!