As pessoas se diferenciam por diversas características herdadas, assim como por aquelas adquiridas por meio da vivência de cada um, como criação, cultura e comportamento. Esse conjunto de fatores é o que forma o perfil comportamental e a personalidade dos indivíduos.
Por isso é tão importante conhecermos bem as pessoas. Esse cuidado nos proporciona entender melhor cada um com as suas próprias particularidades e competências e, dessa forma, aprimorar a convivência pessoal e profissional.
Por intermédio do perfil comportamental, torna-se possível a elaboração de uma gestão mais eficiente de pessoas com um aproveitamento mais abrangente das competências individuais de cada colaborador. Neste conteúdo, então, você vai saber mais sobre o que é perfil comportamental. Continue a leitura e confira!
Qual é a importância do perfil comportamental?
Do ponto de vista profissional, o perfil comportamental é muito considerado nos processos de contratação, uma vez que permite identificar as principais características das pessoas e o que pode ser desenvolvido em ambientes corporativos.
Dito isso, não é à toa que ele é uma ferramenta muito utilizada na gestão de pessoas. Por meio dela, é possível mapear as características de cada um, direcionando-os para as funções mais compatíveis com os seus talentos.
Diferentemente do que ocorre com testes psicológicos, quando se busca encontrar o perfil comportamental de um indivíduo, o foco predominantemente é voltado ao comportamento. Os gestores conseguem traçar o perfil de cada um diante de diversas situações simuladas.
Quais são os principais perfis comportamentais?
O teste que identifica o perfil de cada um pode reconhecer cerca de quatro mais comuns. Confira quais são eles!
Comunicador
Os indivíduos que apresentam esse perfil têm como característica principal a facilidade de comunicação — que ocorre essencialmente com pessoas, mas pode acontecer, por exemplo, com a música e com tudo que é considerado novo.
Na verdade, profissionais com o perfil comunicador costumam pensar de modo diferente e a maioria é bem criativa. Eles gostam de ser percebidos pelo outro e a gestão que envolve esse tipo deve ser próxima, visto que se torna mais fácil motivá-los.
Executor
O executor busca resultados e velocidade em suas ações para garantir logo o seu objetivo. Trata-se de um perfil que aprecia desafios, garantindo, com isso, muita competitividade. Esses profissionais são, geralmente, multitarefas e é muito importante que os gestores se mantenham atentos, estimulando-os com muitas responsabilidades.
Planejador
Pessoas desse tipo apreciam a organização, por isso, adaptam-se a trabalhos baseados em processos — que lhes garantem mais segurança. Para motivá-las, é essencial oferecer um cenário com os passos a seguir. O profissional com esse perfil gosta de se relacionar com o outro para planejar objetivos juntos.
Analista
Profissionais com esse perfil têm como foco a qualidade. São indivíduos detalhistas e percebem pormenores que, muitas vezes, os outros não conseguem identificar.
Eles se caracterizam por serem realistas e mais focados e, por isso, buscam sempre a melhoria na qualidade em tudo que fazem. Assim, apresentam uma personalidade mais introvertida e isso deve ser respeitado pelos gestores.
Como você observou, por meio do perfil comportamental de cada colaborador, é possível que os gestores direcionem cada um a atividades que tenham a ver com as suas competências, possibilitando a criação de um plano de desenvolvimento individual.
Gostou do post sobre o que é perfil comportamental? Siga-nos, então, nas nossas redes sociais e tenha acesso a outros conteúdos interessantes. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!