Existe uma tarefa que exige uma preparação especial em diferentes tipos de negócios: a gestão de equipes. Essa demanda se torna ainda mais complexa porque muitos acreditam que isso é sinônimo de distribuir ordens e esperar que os resultados venham naturalmente.
Trata-se de um grande erro e que pode causar até a ruína de diversos empreendimentos. Tal fato ocorre até quando temos à frente de um grupo alguém com carreira consolidada em uma área específica, pois a liderança não está ligada ao grau de conhecimento ou a quanto você estudou na faculdade.
A boa gestão de equipes tem a ver com uma habilidade que precisa de treinamento específico e de outras valências para dar conta de equilibrar a boa convivência de pessoas com perfis e vivências distintas. Percebe a profundidade e o tamanho da responsabilidade que este cargo requer?
Além disso, é preciso mencionar o valor da Oratória para tornar realidade tudo o que mencionamos anteriormente. Sem a comunicação, é praticamente impossível fazer com que grupos se unam e sigam o nosso comando. É sobre isso que vamos conversar hoje. Continue acompanhando por aqui.
O que podemos entender como sendo a gestão de equipes?
Uma coisa é certa: onde há pessoas, temos a possibilidade de vivenciar experiências ricas e produções diversas. Mas também existem conflitos interpessoais, dificuldade de entendimento e falta de nivelamento em função de históricos profissionais variados.
E o grande “x” da questão é fazer com que todos esses indivíduos convivam em paz, saibam superar dificuldades de maneira individual e coletiva, tenham a capacidade de lidar com conflitos e, acima de tudo, entreguem bons trabalhos para a empresa para a qual trabalham.
Enfim, a gestão de equipes é o ponto que liga todos estes contextos. Se for bem realizada, qualquer tipo de negócio tende a crescer e se fortalecer. Todavia, quando não há organização, haverá uma dificuldade considerável para o alcance mensal de metas.
Neste contexto, quando pensamos em gestão de equipes, não podemos deixar de lado pontos fundamentais como comunicação e Oratória. Sem estas habilidades, como fazer com que profissionais trabalhem de maneira organizada, respeitosa e com espírito de grupo?
A resposta é: não há como fazer a gestão de equipes quando a Oratória não está presente no dia a dia de um empreendimento. Ao mesmo tempo, quando os líderes e gestores têm consciência do papel que a comunicação exerce para o sucesso, temos aí o caminho ideal para a evolução.
Em suma, podemos dizer que a gestão de equipes compõe um grupo de ações que organizem, equilibrem e mantenham os envolvidos sempre motivados e focados nas tarefas a serem realizadas. As conquistas que surgem desta ação são as responsáveis pelo sucesso de negócios em diversos empreendimentos.
Você sabe o que é um líder?
Cada dia mais a liderança tem sido um dos pontos mais buscados nas entrevistas de emprego. Isso ocorre porque as empresas atuais tomaram consciência de que se não houver pessoas que sejam capazes de “domar” grupos de pessoas, não há a menor possibilidade de êxito.
É por isso que o papel do líder ganha importância destacada nas corporações. E antes que você pergunte, vamos nos antecipar e afirmar que essa atuação não se resume a distribuir ordens e cobrar resultados; isso é ser chefe e, realmente, é um conceito que gera interpretações equivocadas.
Muito pelo contrário, um líder é aquele agente que domina a comunicação, possui uma Oratória forte, sabe se relacionar, é visto como referência e alguém em que podemos confiar para realizar projetos e conquistar metas de maneira saudável.
Além disso, a liderança tem o poder de aproveitar o melhor de cada pessoa e utilizar cada indivíduo na função que mais se aproxima de sua formação e capacidade. E isso, como você pode imaginar, requer uma visão diferenciada, muita empatia e uma sensibilidade importante.
A somar-se a isso, o cargo de liderança carrega em si a capacidade de lidar com adversidades, conflitos interpessoais e problemas de execução de tarefas. É, pois, muito mais do que dar ordens; é gerir demandas e fazer com que a roda continue sempre girando e alcançando objetivos.
Veja como fazer uma gestão de equipes eficaz
Não existe uma “receita de bolo” para fazer com que pessoas diferentes convivam, se respeitem e atuem de maneira colaborativa na execução de tarefas. Todavia, há alguns pontos que todos os líderes e gestores podem (e devem) investir para obter sucesso em seus cargos. Veja só:
1 – Exerça uma liderança que se destaque pela organização. Imagine o caos que deve ser estar à frente de pessoas que executam tarefas aleatórias, sem um início, um meio e um fim determinados. Quando isso acontece, o sucesso é obra do acaso, e os problemas estão sempre presentes, mês a mês.
Por isso, defina funções, destaque o valor da ação de cada um, crie rotinas, estabeleça metas e saiba usar a Oratória para comunicar com qualidade, manter o nível de produtividade e, principalmente, para ser notado como uma pessoa que merece respeito, uma referência dentro do grupo.
2 – Comunique-se com qualidade em todos os momentos. Para tornar isso possível, simplifique o fluxo de informações a fim de que os ruídos não atrapalhem no bom andamento das tarefas de cada uma das pessoas que estão sob a sua liderança.
Se agir dessa maneira, haverá mais facilidade na identificação de problemas em algum dos processos, na resolução de conflitos interpessoais e desencontros de ideias, algo que é tão comum em qualquer empresa. Por isso, saiba comunicar com empatia e de maneira humanizada.
3 – Saiba se adaptar às diferentes situações e tipos de pessoas. Isso significa dizer que o caminho definido (e que deu certo) em uma empresa em que atuou no passado não necessariamente dará certo no seu trabalho atual. Por este motivo, busque sempre a capacidade de personalizar ações.
4 – Exerça uma liderança que se destaque pelo respeito para com as pessoas. Quando isso não acontece, você deixa de ser um líder, um gestor e se torna um chefe, um tirano, alguém que não tem a capacidade de enxergar as verdadeiras necessidades de uma equipe e empreender ações para superá-las.
5 – Busque sempre a unidade. Quando fizer isso, desenvolverá na sua equipe de trabalho o sentimento de que o sucesso do outro também é responsabilidade de todos os membros do departamento. É o mesmo que dizer que todos estão olhando para o mesmo lado, com os mesmos objetivos.
Qual a importância de liderar pessoas?
– Quando a liderança é exercida por alguém que sabe o valor das pessoas, há sempre uma motivação, uma energia renovada e uma vontade de fazer melhor.
– Liderar pessoas é o conjunto de ações que transformam o ambiente de uma empresa em algo saudável e satisfatório.
– Quando existe um líder preparado à frente de um grupo de pessoas, as metas são sempre alcançadas e os problemas facilmente resolvidos.
– A liderança e a gestão de pessoas devem sempre andar de mãos dadas. Essa união promove valorização, produtividade e resultados positivos.
– Um bom líder sabe identificar o seu valor e utilizá-lo da forma que vai fazer com que você e todo o processo evoluam.
– A liderança de qualidade tem na ferramenta da Oratória o seu maior diferencial. Ela sabe que comunicar bem é o requisito fundamental do sucesso.
– Um grande gestor tem sempre à frente de seus olhos a missão, a visão e os valores da empresa, e empreende ações para que estejam sempre vivos.
– A gestão, quando bem realizada, diminui a rotatividade nas empresas, pois os profissionais se sentem seguros e capazes para construírem uma carreira.
Conheça a importância da Oratória para líderes e gestores
A Oratória é, sem dúvida, a habilidade mais buscada e desejada pelas empresas atuais. Isso porque a capacidade de falar com desenvoltura e alcançar o interesse e as expectativas das pessoas tem ajudado na construção de negócios de sucesso em todas as áreas de atuação profissional.
Sendo assim, quanto mais objetiva e assertiva for a comunicação, menor será a chance de os processos não serem executados da forma correta. Em outras palavras, quando as pessoas sabem o que e como fazer, há mais fluidez e menos conflitos.
E não para por aí: a partir do momento em que líderes e gestores trazem para o dia a dia de uma empresa a capacidade de se comunicar com segurança, aproximam as pessoas e fazem com que elas confiem nas ações e direcionamentos.
Desta forma, líderes e gestores dominam as ferramentas que permitem com que conheçam os liderados, tenham consciência de suas limitações e potencialidades e, assim, saibam extrair o melhor de cada pessoa. Consequentemente, ganham o respeito e a fidelidade dos liderados.
Como uma comunicação eficaz pode impactar equipes
A comunicação realizada da forma correta torna todos os processos de uma corporação em situações mais simples de serem conduzidas e equilibradas. Os profissionais envolvidos se sentem valorizados e motivados para superar expectativas. Sabe como fazer isso? Veja algumas dicas:
– Importe-se com a criação de um ambiente saudável e acolhedor. Isso fará com que as pessoas se sintam parte daquele empreendimento e tratem o resultado do trabalho como algo que fará bem para todos os envolvidos, e não somente para os donos das empresas.
– Fomente, através de uma Oratória de qualidade, a comunicação entre as equipes de trabalho. Quando isso se torna realidade, os conflitos diminuem, o clima se torna mais leve e as diretrizes são entendidas com mais facilidade. Ou seja, todo o processo ganha com isso e evolui.
– Escolha as ferramentas de comunicação que mais se adequam ao perfil de seus liderados. Em especial, neste momento em que a tecnologia não para de crescer, não faltam possibilidades para interagir com qualidade, gerando satisfação e diálogos mais abertos e produtivos.
– Crie, no dia a dia do seu trabalho, a cultura de feedbacks. Mas não caia no erro de fazer isso apenas para pontuar falhas. Tenha a humildade de externar a sua satisfação pelos êxitos e bons resultados alcançados. Com isso, terá sempre a confiança e o respeito dos seus liderados.
– Quando uma liderança demonstra empatia para com as pessoas, há uma grande proximidade e a formação de laços fortes e duradouros. Isso se explica porque quando nos colocamos no lugar dos outros temos mais possibilidades de identificar dores e ajudar na superação destas.
– A partir do momento em que um líder ou gestor investe em cursos de Oratória para si e também para os integrantes das equipes, a evolução acontece de forma homogênea e natural. Desta forma, a comunicação será o grande diferencial e o caminho pelo qual as conquistas pessoais e profissionais acontecerão.
Conheça o curso de Oratória que vai te ajudar na gestão de equipes
Agora que você já sabe que a Oratória é o grande trunfo para que líderes e gestores mantenham as suas equipes sempre atentas e motivadas, é o momento de mergulhar sem medo nesta ferramenta e começar a construir um ambiente propício para o sucesso.
É por isso que você precisa conhecer a fundo o Clube da Fala. Aqui você terá à sua disposição todas as ferramentas necessárias para comunicar com qualidade e fazer com que as pessoas entendam as suas intenções e comandos.
Para tornar isso possível, desenvolvemos uma série de cursos para formar comunicadores competentes e preparados para impactar pessoas de diferentes perfis.
E isso se torna realidade com o auxílio de professores experientes e que conhecem com detalhes todas as possibilidades que a habilidade da Oratória oferece. De maneira personalizada, você terá acesso a nossas formações de acordo com as suas principais necessidades, sem perda de tempo.
Assim, tenha a convicção de que você dará o passo que faltava para a construção de uma carreira de sucesso, construindo grandes vitórias e mudando (para melhor) a vida de muitas pessoas. Estas, junto com você, terão o benefício de atuarem em ambientes onde a arte de falar está sempre em alta.
Venha conhecer o Clube da Fala. Estamos esperando o seu contato.