Aplicar técnicas de oratória em um podcast pode garantir mais audiência aos seus conteúdos — tendo em vista que o formato em áudio está muito em alta no Brasil e já se tornou um grande sucesso. O fato é que, ao escutarmos um podcast, não é possível observar as expressões do locutor, ou seja, o foco está exclusivamente no som de sua voz. Por isso, ela deve ser impecável para prender o ouvinte e tornar claro o que está sendo transmitido.
Aplicar a boa oratória, utilizando uma voz pausada, no volume certo e em um tom de conversa representam algumas das técnicas que não podem faltar nessa modalidade de conteúdo. Neste post, vamos relacionar algumas dicas de oratória para podcasts e, assim, tornar os seus conteúdos ainda mais interessantes! Confira!
1. Adapte o conteúdo para podcast
Apesar de os conteúdos escritos e falados poderem transmitir a mesma mensagem, eles têm características diferentes na emissão. Diante disso, para reter a atenção do ouvinte, um podcast deve focar alguns diferenciais, já que a voz é o único recurso. Veja:
- busque uma linguagem simples e de fácil compreensão;
- atente para repetir alguns trechos estratégicos, de forma que facilite o entendimento do que está sendo transmitido;
- utilize frases mais curtas para facilitar a compreensão.
2. Não fale muito rápido
Principalmente em conteúdos em que a voz é o recurso principal — e, no podcast, ela é o único instrumento —, alguns mecanismos precisam ser explorados. Um deles é a velocidade do discurso. A voz deve ser emitida em um ritmo normal, de modo que facilite o entendimento para o ouvinte.
3. Faça pausas em momentos estratégicos
A pausa, nesse tipo de conteúdo, é um recurso muito importante — visto que garante para o ouvinte uma melhor compreensão do que é transmitido. Algumas pausas no decorrer do discurso, inclusive, são usadas para enfatizar os principais trechos da mensagem.
Um exemplo disso seria o momento em que o locutor transmite alguns pontos do conteúdo que requerem mais atenção, como a divulgação de estatísticas e de datas importantes. A pausa servirá para que o ouvinte se mantenha mais atento e escute com mais facilidade. Por fim, é importante prestar atenção a alguns trechos do texto que necessitam de uma pausa maior – como reticências, dois-pontos, vírgulas, pontos de interrogação e pontos de exclamação.
4. Preste atenção no volume de sua voz
O volume da voz é um elemento que deve ser muito observado em uma transmissão de podcast, afinal, é o que garantirá mais segurança e tranquilidade na emissão da mensagem. Dessa forma, o conteúdo se tornará mais agradável e atraente para o ouvinte.
Diante disso, antes de iniciar a gravação, é interessante fazer alguns testes para que a emissão da voz esteja no volume adequado. Um tom muito alto pode desagradar o ouvinte e prejudicar a audiência do canal.
5. Faça um podcast em tom de conversa
Durante um podcast, a fala em tom de conversa torna a mensagem mais agradável e desperta mais a atenção do ouvinte. Além disso, a transmissão ganha “uma cara” mais profissional, assegurando mais credibilidade ao locutor.
Imprimir o tom de conversa ao conteúdo remete a certa informalidade, o que manterá quem fala mais próximo do ouvinte. No entanto, isso pode depender muito do assunto que será transmitido, em que o tom pode ser mais ou menos descontraído.
Como você conferiu neste post, é possível enriquecer a oratória do podcast com algumas técnicas que contribuem para tornar a transmissão mais atraente e, assim, garantir mais audiência.
Além disso, nos cursos regulares, individuais e in company do Clube da Fala, ensinamos técnicas eficazes de comunicação não violenta e argumentação sob pressão. Isso torna os nossos alunos mais empáticos e resilientes!
Gostou do conteúdo? Então, confira outro artigo muito interessante sobre a programação neurolinguística (PNL) na oratória!