Você certamente já deve ter ouvido algo do tipo: “é essencial ter bons contatos”. Essa afirmação resume exatamente o maior diferencial das grandes corporações, que é o Networking. E ainda mais quando pensamos nos tempos atuais, a Comunicação Digital é uma ferramenta que potencializa tudo isso.
E não estamos falando da quantidade de pessoas com quem você mantém contato e muito menos do seu número de amigos. O que nos interessa, neste momento, é focar em QUEM você conhece, QUEM faz parte do grupo estratégico que possibilita com que seus negócios cresçam constantemente.
Percebe a diferença? Temos certeza de que sim. E mais: procuramos hoje trazer para você todas as informações que vão fazer os seus empreendimentos decolarem, em especial porque a comunicação digital está repleta de ferramentas capazes de nos ajudarem e fechar grandes negócios.
É por este motivo que hoje vamos falar da importância da comunicação digital no mundo corporativo e como isso pode ser usado para aumentar a qualidade do nosso Networking. Dessa forma, a partir disso, você entenderá quais caminhos trarão os melhores resultados para os seus negócios. Acompanhe.
O que precisamos entender sobre o Networking?
Antes de qualquer coisa, precisamos estabelecer um bom conceito para a expressão Networking. Isso porque é daqui que vamos partir em direção aos novos tempos, onde a comunicação digital abrirá portas, referendada pela potência de nossos contatos profissionais.
Dessa forma, vamos entender que Networking é uma boa rede de relacionamentos. Todavia, a diferenciação entre ter amigos e colegas de trabalho e fidelizar contatos estratégicos precisa estar bem clara para nós, neste momento.
Em outras palavras, não basta ter milhões de amigos no Facebook, LinkedIn, Instagram, entre outros, se uma grande parcela deles não contribui de maneira sensível para a evolução da sua carreira e para o sucesso dos seus negócios. É, portanto, muito mais do que ter muitos amigos.
É, sim, estabelecer relações fortes e duradouras com importantes parceiros comerciais, fornecedores e até com bons colaboradores. Isso quer dizer que eles não precisam ser seus amigos íntimos, mas sim que eles podem dar (e receber) contribuições voltadas para a sua empreitada profissional.
E para que o seu Networking seja formado de maneira sólida, é fundamental que você saiba manter esses contatos. Talvez até seja algo mais simples se aproximar de pessoas que possam gerar bons negócios; todavia, fazer com que permaneçam junto a você é sempre a questão mais complicada.
Como estabelecer um Networking duradouro?
Essa é a tarefa mais difícil (mas plenamente possível) quando o assunto é Networking. Agora que você já sabe que não estamos tratando de quantidade, mas sim da qualidade dos seus contatos, precisamos aprender a conquistá-los e torná-los parceiros fiéis.
Para isso, veja algumas dicas importantes:
- Procure frequentar lugares comuns. Em outras palavras, compareça a eventos que tenham a ver com a sua profissão, como palestras, congressos, cursos, fóruns de discussão, entre outros. Lá estarão os potenciais contatos para a formação da sua rede. Procure se aproximar dessas pessoas.
- Saiba fazer uma boa apresentação pessoal. E isso pode ser treinado previamente (evite improvisos!). Aqui estamos nos referindo à preparação de uma breve descrição sobre você e sobre as suas melhores ideias profissionais. Isso pode ser feito em apenas 1 minuto. Simples e objetivo!
- Faça das ferramentas online o seu grande aliado. Em todos os lugares há contatos importantes; porém, quando falamos de redes sociais, o LinkedIn é potencialmente o melhor lugar para estabelecer contatos profissionais. “Use e abuse” disso.
- Deixe a timidez de lado e “se jogue” neste mundo de contatos profissionais. Por mais difícil que seja a aproximação com pessoas que você mal conhece, a prática vai tornar isso um hábito na sua vida. Seja pessoal ou de maneira virtual, essa abordagem precisa ser feita.
- Não deixe a chama apagar. Aqui estamos nos referindo a manter a porta sempre aberta para os seus contatos, estar sempre em sintonia com eles. Há pessoas que só se lembram de seus contatos profissionais quando têm uma necessidade específica. Esses, geralmente, ficam pelo meio do caminho.
O que é Comunicação Digital?
De maneira bem objetiva, vamos entender a comunicação digital como um conjunto de ferramentas de comunicação e de métodos utilizados nas redes sociais, nos dispositivos móveis e na Internet, de maneira geral. É, portanto, a tecnologia trabalhando para potencializar a maneira como mantemos contatos.
Sendo assim, o ambiente digital se torna o caminho através do qual empreendemos as nossas ações e estratégias comunicativas. E o melhor de tudo é que este formato é totalmente personalizado e você pode defini-lo de acordo com o seu público e com as suas necessidades.
Ao mesmo tempo, a rapidez com que as coisas acontecem no mundo digital exige dos profissionais uma constante atualização, jogo de cintura, criatividade e flexibilização para que seja possível se adaptar às mudanças. Feito isso, a capacidade de alcance no meio digital se torna algo inimaginável.
Mas é preciso deixar claro que não devemos utilizar de todas as possibilidades que a comunicação digital nos oferece. Quem pensa estar em todos os lugares do meio digital, acaba por estar em nenhum lugar. Por isso, entenda o seu tipo de negócio, conheça o seu público e, com isso, defina as suas ferramentas.
O que estamos querendo dizer é que você precisa ter uma estratégia definida e um público-alvo. Essa formatação vai permitir que sejam dados “tiros certeiros” para atingir as pessoas certas. É dessa maneira que fazemos o melhor Networking e utilizamos o que há de melhor no quesito comunicação digital.
A importância da Comunicação Digital
Grandes e pequenas empresas têm na comunicação digital a melhor opção da atualidade para gerar grandes negócios, estabelecer contatos profissionais estratégicos e alcançar o público-alvo que vai fazer com que os negócios tenham muito êxito.
E não existe mais possibilidade de sobrevivência no mundo corporativo sem a Comunicação Digital. Ainda que haja alguma resistência, quem não se abrir a essa realidade vai seguir por um caminho contrário ao dos lucros e do sucesso profissional.
Por isso, precisamos diariamente lembrar que não há como conter os avanços da tecnologia (e isso é muito bom!). Quanto mais ela se desenvolve, mais possibilidades de impactar pessoas, fidelizar contatos e manter as nossas empresas sempre vivas e atuantes, concorda?
Neste mundo digital, as distâncias foram encurtadas, e isso possibilitou que alcançássemos pessoas distantes geograficamente. Além disso, a expansão do formato de trabalho home office também foi potencializado pela eficiência das ferramentas de comunicação.
Dessa forma, o mundo inteiro está conectado quase que instantaneamente. E isso é uma das maiores vantagens, pois se tornou possível atrair novos clientes, conquistá-los e torná-los fiéis, além de melhorar o engajamento entre os colaboradores.
Entenda por que é tão importante pensar também na sua comunicação digital no mundo corporativo no século XXI
O mundo corporativo precisa ter sempre na frente dos seus olhos a comunicação digital. Em pleno século XXI, é praticamente impossível pensar em evolução, lucros, sucessos e importantes conexões sem fazer uso da tecnologia. Brigar contra isso é o mesmo que caminhar na direção da falência.
Sendo assim, se a sua empresa ainda insiste em não fazer uso das melhores opções de comunicação digital, é preciso empreender mudanças urgentes. As inovações do mundo digital batem à porta dos seus negócios, oferecendo facilidades e um potencial de alcance que você não tem como evitar.
Mas não caia no erro de levar a comunicação digital apenas para atingir os seus clientes. Essa mudança precisa vir de dentro para fora; em outras palavras, espalhe essa novidade por toda a sua empresa, modifique os processos, atualize os seus colaboradores.
É somente desta maneira que você será capaz de extrair o que existe de melhor em matéria de tecnologia. Portanto, se até hoje a comunicação digital era algo distante do seu dia a dia, é hora de mergulhar de cabeça neste novo mundo, pois o mundo corporativo já percebeu que realmente vale a pena.
Formas de fazer Networking através do ambiente digital
Agora que não existe mais nenhuma dúvida a respeito do valor do Networking para o sucesso profissional e de como a comunicação digital pode potencializar a formação da sua rede, preparamos algumas dicas infalíveis para sair da teoria e começar hoje mesmo a formar ligações duradouras no ambiente digital. Veja:
DICA 1 – Uma das suas primeiras ações de Networking no ambiente digital é definir quais veículos serão utilizados para estabelecer contatos. Não caia no erro de tentar estar em todos os lugares; isso vai diminuir o seu foco e o tempo que você terá para se dedicar para estabelecer ligações importantes.
Por isso, invista naquilo que tiver mais afinidade com o seu negócio e com a maneira como você se porta como profissional. Há diversas opções como o LinkedIn, Facebook, Instagram, Blogs, Canais no YouTube, Fóruns, Podcasts, além do e-mail, que segue com força na arte de estabelecer contatos.
DICA 2 – Extraia da Internet o máximo que puder. Sim, a web veio para ficar e você precisa saber tirar proveito disso. Antes era preciso mandar cartas e esperar dias para que um contato fosse estabelecido. Hoje, com poucos cliques, você atinge pessoas do outro lado do planeta.
Todavia, é essencial que você crie uma imagem profissional para os seus contatos de trabalho. Isso quer dizer que é preciso saber diferenciar a maneira com que aborda os seus contatos pessoais e os profissionais. A sua rede de trabalho precisa enxergar em você um perfil profissional.
DICA 3 – O que você realmente quer com a sua comunicação digital? Essa pergunta é bastante estratégica e vai nortear todas as suas ações de Networking. Não basta simplesmente estar presente; você precisa ter uma meta, um motivo para seguir nesta ou naquela direção.
Sendo assim, defina o que você pretende. Para exemplificar algumas das metas mais comuns quando fazemos Networking no ambiente digital, temos: gerar oportunidades de negócios; aumentar a sua rede de contatos dentro do segmento em que você atua; melhorar a sua imagem profissional, entre outros.
DICA 4 – Agora que você já definiu as suas metas e já tem o caminho definido para seguir, é hora de encontrar as pessoas que tenham importância para os seus objetivos. Isso porque você precisa usar as cartas certas; senão, fará muitos contatos e a maioria deles não dará o retorno de que você precisa.
Portanto, para ser mais assertivo nas suas ações de Networking no ambiente digital e conectar as pessoas certas, utilize a rede de contatos que você já possui e identifique ligações em comum para conseguir uma aproximação específica. A partir daí, construa algo duradouro e que tenha qualidade profissional.
O Networking e a arte de saber falar com qualidade
Por fim, sabedores de que a Comunicação Digital é uma realidade e que a construção de uma rede de contatos profissionais é o grande segredo para a evolução da sua carreira e da empresa em que você atua, é fundamental dominar a base de tudo: a arte de falar.
Neste contexto que estamos abordando, você perderá muito se não tiver a oratória na frente dos seus olhos. Em outras palavras, você pode até seguir todos os passos que compartilhamos anteriormente, mas se não souber se comunicar, não vai chegar a lugar algum.
É por este motivo que o Clube da Fala atua há anos com a missão de trazer para os seus alunos as melhores experiências na arte de falar com qualidade e impactar as pessoas certas (e isso é tudo o que você precisa para fazer Networking através de uma boa Comunicação Digital, concorda?).
Desta forma, você precisa conhecer os cursos que o Clube da Fala oferece. Há modalidades presencial e online, cursos de Oratória In Company, formações voltadas para quem atua na área política e também para aqueles que estão construindo uma carreira pública.
E para tornar tudo isso uma realidade na sua vida profissional, o Clube da Fala conta com profissionais de muita experiência no mercado de trabalho, além da utilização de conceitos de Fonoaudiologia, Psicologia Positiva, Neurociência, Técnicas de Oratória e Teatrais, entre outros.
A Comunicação Digital não para, e você também não deve ficar estagnado (a). E sua evolução profissional passa pela capacidade de fazer bons contatos e saber se comunicar com qualidade. E nisso nós podemos te ajudar. Estamos esperando o seu contato .