Certamente você conhece diversas pessoas que sabem falar e impactar todo mundo, não é verdade? Porém, estes indivíduos não conseguiram fazer isso da noite para o dia. Houve muita dedicação para aprender a preparar um discurso que inspire mudanças e impulsione resultados.
Neste contexto, este aprendizado tem utilização prática em todas as áreas profissionais e mesmo no nosso dia a dia. Isso porque interagimos a todo o tempo com colegas de trabalho, gestores e líderes. Ao mesmo tempo, lidamos com clientes para vender e resolver problemas.
E não para por aí: ensinamos em diversas situações, trocamos informações, apresentamos reuniões e palestras, mediamos conflitos. Em todas essas situações, precisamos falar bem a ponto de inspirar mudanças, convencer e impulsionar resultados.
Percebe a importância de saber fazer um bom discurso? Acreditamos que sim! Por isso, para que você prepare bem este tipo de interação, inspire mudanças e impulsione resultados é fundamental que acompanhe até o fim este conteúdo. Continue aqui com a gente e, depois, coloque tudo em prática.
O que é um discurso?
Vamos começar pelo início? Por mais que este conceito seja compreensível na vida prática, é importante que destaquemos as principais informações a respeito deste tema. Assim, todos nós teremos à disposição tudo o que é necessário para preparar aquele momento ímpar em que falamos e impactamos pessoas.
Sendo assim, vamos entender o discurso como sendo um momento que envolve comunicação. Neste contexto, podemos destacar a presença de uma situação específica, de um assunto e de, pelo menos, duas pessoas: uma que fala e outra para quem se fala.
Além disso, é importante mencionar que o discurso pode ocorrer de três formas diferentes: discurso direto, indireto e indireto livre. Quando verbalizamos algo que escrevemos previamente, podemos mencionar aquilo que nós falamos, reproduzir a fala de alguém ou, ainda, mesclar estas duas possibilidades.
Mas engana-se quem imagina que o discurso se faz presente apenas em situações como palestras, comunicados da diretoria ou afins. Podemos considerar que esta situação de comunicação se dá em todos os momentos em que uma pessoa fala com um determinado objetivo.
E pode ser traduzida de diversas maneiras, como:
- Uma força especial para gerar mudanças em um departamento corporativo.
- Impulsionar melhores resultados mensais de uma equipe de vendas.
- Servir de inspiração para que uma ou várias pessoas superem expectativas, vençam medos, conquistem algo na vida e na profissão.
Em outras palavras, podemos entender o discurso como uma ferramenta vital para todas as pessoas. Isso porque, em algum momento da nossa vida, teremos que usar as palavras para inspirar, chamar a atenção, motivar e impulsionar melhorias.
Seja você um gestor de pessoas, um líder de equipes ou um colaborador, certamente terá que realizar discursos em algum momento. Por isso, não é uma possibilidade saudável para a sua carreira deixar este tema de lado. Ou seja, vamos continuar acompanhando este conteúdo que preparamos?
Como um discurso pode impactar pessoas e carreiras?
Agora que temos a certeza de que todos aqui já conhecem o conceito de discurso, o momento é entender como ele pode impactar, inspirar e impulsionar. Estamos, pois, falando de um artifício valioso para todos os segmentos. Independente do lugar em que você atue, sempre há pessoas e interações.
Neste contexto, podemos considerar que há uma distância relevante entre falar e fazer um bom discurso. Este último consiste na difícil tarefa de fazer abordagens pertinentes e que tenham potencial para chamar a atenção das pessoas.
E antes que alguém mencione que é de um dom fazer um discurso que inspire mudanças e impulsione resultados, afirmamos que não é por aí. Trata-se de uma habilidade que está diretamente atrelada à Oratória e à comunicação. Ou seja, estamos falando de uma capacidade que pode ser aprendida.
No final deste conteúdo, nós vamos te apresentar quem pode te ajudar a dominar as melhores técnicas para a produção de discursos impactantes. Por enquanto, vamos mergulhar ainda mais no potencial que este tipo de comunicação tem para alcançar pessoas.
Sendo assim, vamos deixar combinado que não existe uma receita única para a preparação de discursos eficientes. Há, sim, diversas maneiras de construir abordagens capazes de prender a atenção, conquistar pessoas e gerar adesões. Para exemplificar, separamos dois grandes oradores e suas características:
1 – Michelle Obama
Famosa por sua capacidade ímpar de conquistar diferentes pessoas com a sua abordagem altamente talentosa, Michelle é um grande exemplo de bom discurso. Isso é traduzido na sua maneira simpática e cortês de tratar as pessoas, algo que gera uma aproximação natural.
Apresenta empatia em suas abordagens, acena para as pessoas, sorri e conhece a fundo cada tipo de público com o qual interage. Ao mesmo tempo em que demonstra alegria, gera acolhimento com um contato visual único. Assim, consegue a façanha de fazer com que milhares de pessoas se sintam únicas.
E não podemos deixar de mencionar que a linguagem não verbal de Michelle Obama “conversa” perfeitamente com cada palavra mencionada. Aliado a isso, o uso de pausas permite com que as pessoas compreendam as colocações e tenham a oportunidade de dar feedbacks a todo o momento.
2 – Clóvis de Barros Filho
Ele é um renomado palestrante, mas já foi professor universitário, lidando com diferentes perfis de pessoas a todo o tempo. E, em todas essas situações, a sua Oratória sempre se destacou. Por isso, fica fácil perceber que a grande capacidade de preparar grandes discursos vem da arte de falar bem.
Sim, a Oratória está presente fortemente nos discursos de Clóvis, e o domínio desta habilidade é traduzido em uma voz cheia de energia e vitalidade. Além disso, a linguagem não verbal é utilizada da melhor maneira possível, gerando uma composição perfeita e capaz de descontrair plateias e conquistar a todos.
Ainda, podemos destacar como características importantes do discurso de Clóvis de Barros Filho:
- Empatia.
- Palavras e frases simples e de fácil entendimento.
- Bom humor.
- Originalidade.
Veja algumas áreas que podem ser beneficiadas por um bom discurso
Se você perguntar em que áreas especificamente podemos utilizar um bom discurso, a resposta será um sonoro “todas”. Sim, boas e cativantes interações têm potencial necessário para inspirar mudanças e impulsionar pessoas. E estas se encontram em todos os segmentos de atuação profissional, concorda?
Todavia, selecionamos 3 segmentos em especial para fazer uma abordagem a respeito do nosso tema de hoje. Veja só:
– Liderança – um bom líder está à frente de muitas pessoas. Mas a sua atuação não se resume a simplesmente distribuir ordens e esperar que elas sejam atendidas. Ao contrário disso, ele precisa extrair o que há de melhor em cada pessoa e usar das qualidades de cada um para o sucesso de todos.
Isso quer dizer que a função da liderança e dos seus discursos é levar os liderados pelo caminho da conquistas e da superação. Por isso, o discurso precisa ser inspirador a fim de que as pessoas se sintam motivadas a produzir mais e melhor, a dar novas ideias, a serem mais colaborativas, etc.
– Vendas – quando uma pessoa tem a função de vender alguma coisa, não estamos somente nos referindo à comercialização de produtos. Isso também pode ser considerado quando falamos de serviços e de ideias. Em todas essas possibilidades, precisamos convencer.
E, como você sabe, conquistar pessoas não é uma tarefa fácil. Mais ainda quando o ato de vender vem seguido da necessidade de fidelizar. Ou seja, pode até ser fácil vender uma vez; a dificuldade reside em fazer com que essa venda gere outras futuras.
Para isso, é preciso construir discursos que demonstrem que um determinado produto, serviço ou ideia pode resolver as dores e necessidades de alguém. Em outras palavras, a abordagem precisa conhecer o público, entender o que ele espera e oferecer a melhor solução.
Isso só um bom discurso é capaz de realizar, concorda?
– Educação – ensinar é um dom. Mas a habilidade da Oratória é algo que pode ser aprendido através de treinamento (falaremos mais especificamente disso no final deste conteúdo). Na prática, um discurso bem elaborado por parte de um professor, por exemplo, é aquele que reúne clareza, precisão e didática.
Essa questão se justifica a partir do momento em que imaginamos, por exemplo, uma sala de aula de uma universidade. Lá encontramos pessoas que apresentam diferentes históricos escolares e capacidade de apreensão distinta. Isto quer dizer que o discurso, para ser eficiente, precisa ser claro para todos.
E se você parar um pouco e lembrar dos melhores professores que já teve até hoje, certamente vai encontrar um ponto em comum: a Oratória. Sim, o grande diferencial deles é o discurso e a capacidade de prender a atenção, gerar acolhimento e empatia e, assim, compartilhar conhecimento.
Conheça 4 dicas fundamentais para estruturar um discurso impactante.
Se você chegou até aqui, certamente não possui mais nenhuma dúvida a respeito do valor de um discurso para o sucesso na sua vida profissional e pessoal. Sendo assim, a nossa missão agora é te mostrar as ferramentas para que prepare um discurso que inspire mudanças e impulsione resultados.
Para isso, destacamos 4 importantes dicas. Elas vão te acompanhar em todos os momentos e em cada interação que você tiver com uma ou mais pessoas. Tome nota e comece hoje mesmo a colocar em prática:
Dica 1 – Conheça o seu público
Não caia no erro de achar que um discurso que funcionou para um perfil de pessoas será capaz de impactar qualquer plateia. Tem gente que pensa dessa maneira e acaba se perdendo. Isso porque os indivíduos são diferentes, têm gostos e dores distintos.
Por este motivo, tenha sempre a paciência e a disposição necessárias para entender quem são as pessoas com as quais você está interagindo. Quanto mais informações levantar, mais possibilidades de abordar aquilo que vai tocar, inspirar e impulsionar os outros.
Dica 2 – Treine para se sentir seguro
É normal sentir nervosismo (lembre-se: estamos vivos!). Porém, quanto melhor preparado estiver, mais seguro estará; assim, haverá menos insegurança e maior controle. É por isso que as pessoas que fazem os melhores discursos estão sempre buscando alternativas para falar melhor.
A eficiência de um discurso está diretamente ligada à intensidade do seu treinamento, ao conhecimento do público e ao domínio da Oratória. Por isso, nunca duvide que a sua dedicação à comunicação fará com que você inspire mudanças e impulsione resultados na vida das pessoas.
Dica 3 – Simplicidade e clareza
Um discurso que é inspirador não está condicionado à força das palavras empregadas. Ao contrário disso, se estas não forem bem escolhidas e não tiverem relação com as pessoas, irão afastar o público de você e dos seus objetivos.
Por isso, simplifique, seja claro e bem simples; você precisa “apenas” dar uma mensagem. Para que ela se transforme em inspiração e combustível para um grupo de pessoas, precisa ser bem interpretada por elas. Se não for assim, não vai adiantar de nada ter um grande conteúdo e muita vontade de comunicar.
Dica 4 – Não abra mão da linguagem não verbal
Cuidado para não gastar todo o seu tempo e energia com a preparação das melhores palavras e expressões. Elas irão perder muito de sua força se não forem acompanhadas de um gestual sincronizado. Ele é responsável por completar os ingredientes fundamentais de um discurso inspirador.
Por isso, invista em questões do tipo:
- Mantenha a coluna ereta. Isso te dará mais confiança e fará com que o seu público também confie em suas ideias e colocações.
- Gesticule de maneira tranquila, sem excessos. Além disso, evite ficar com os braços cruzados ou com as mãos no bolso. Isso dá a sensação de insegurança ou impaciência.
- Faça contatos visuais. Isso faz com que as pessoas se sintam importantes para você e acolhidas. Como consequência, estarão mais propensas para aceitarem o seu discurso.
- Sorria e faça pausas. Essas ações farão com que as pessoas gostem de você e tenham tempo para pensar a respeito das suas colocações. É preciso gerar um ambiente agradável para a construção de um discurso que inspire e impulsione.
Saiba onde você pode aprender a preparar discursos inspiradores
Todas as considerações que fizemos até aqui servirão para fazer com que você compreenda o valor de um bom discurso. Todas as áreas da nossa vida são impactadas e beneficiadas quando nos tornamos capazes de preparar uma comunicação que consiga inspirar e convencer pessoas.
Porém, além das dicas que compartilhamos, podemos te ajudar a mergulhar fundo nas melhores técnicas de discurso e Oratória. Para isso, o Clube da Fala coloca à sua disposição diversas formações personalizadas.
Cada um dos nossos cursos oferece todas as ferramentas de que você precisa para ser um grande comunicador.
Entre em contato com a gente e aprenda a fazer os melhores discursos da sua vida.