Os problemas de comunicação são uma preocupação constante para os gestores. Afinal, é de extrema importância assegurar que todos estejam bem informados sobre tudo que ocorre na empresa e, dessa forma, garantir eficiência e produtividade no trabalho.
Comunicar-se bem dentro de uma organização, sem que haja ruídos que interfiram na emissão das mensagens, é fundamental. Contudo, para haver eficiência, é extremamente importante que as equipes estejam conectadas e a comunicação circule de forma clara e, assim, consigam alcançar os resultados almejados.
Companhias que não tratam essa questão com a devida importância costumam ter diversos problemas recorrentes como: altos índices de rotatividade, deficiência no alcance de metas, necessidade de realizar a mesma tarefa diversas vezes (retrabalhos) e, consequentemente, uma baixa performance — daí a importância de diagnosticar as falhas nesse aspecto. Neste artigo, mostraremos os principais problemas de comunicação dentro de uma empresa e o que você pode fazer para evitá-los. Boa leitura!
1. Comunicação deficiente entre diferentes equipes
Com o quadro que vivemos hoje, com grande parte dos colaboradores trabalhando remotamente, os times precisam redobrar os cuidados referentes à comunicação — já que os resultados dependem da interação entre as equipes. Diante disso, não há como não ressaltar a importância dos cuidados quanto à clareza das informações e quanto à garantia de que todos estão interagindo de forma eficiente.
Para que os gestores tenham isso sob controle, é importante implementar um sistema de comunicação que mantenha todos integrados online, com as seguintes ferramentas:
- intranet;
- chat;
- canais de videoconferência, entre outras.
É essencial que a empresa promova ações para que todos se conheçam, propiciando reuniões presenciais e virtuais com frequência. Dessa forma, torna-se mais simples criar afinidade entre todos e garantir um trabalho em equipe com mais qualidade.
2. Falta de feedbacks (positivos ou não)
Por meio do feedback, é possível dar respostas acerca do desempenho dos colaboradores e, assim, garantir que as performances profissionais melhorem. Trata-se, então, de um instrumento essencial para aumentar o engajamento dos trabalhadores.
No entanto, é importante ressaltar que uma boa comunicação é essencial para que as informações transmitidas fiquem bem claras para os profissionais, além do fato de entenderem de que forma é possível obter uma melhora no desempenho. A dica é garantir um feedback contínuo feito no dia a dia para que os gestores exponham as suas críticas e os elogios, contribuindo para a evolução e, consequentemente, para a satisfação do quadro de pessoal.
Vale ressaltar que a falta de feedback contribui, de certa forma, para que os erros se mantenham, o que prejudica bastante a produtividade da empresa.
3. Sobrecarga de e-mails
Uma grande quantidade de e-mails desnecessários pode contribuir para uma comunicação ineficiente dentro de uma companhia. É fundamental haver um cuidado com o volume de mensagens — visto que, muitas vezes, as mais relevantes se perdem em meio a muitas sem grande importância.
Existem regras que devem ser divulgadas dentro da organização para que a caixa de entrada dos colaboradores não fique sobrecarregada. Uma delas é quanto à troca de mensagens entre os profissionais — por exemplo, eles devem saber quando e para quais grupos de interesse precisam repassá-las.
4. Ausência de investimento em ferramentas de comunicação
Uma ideia equivocada sobre a comunicação interna em uma empresa pode contribuir para que não haja investimento em ferramentas eficazes. Na verdade, elas podem garantir um bom tráfego interno de informações para todos.
Elas evitam os conhecidos “ruídos da informação boca a boca” e garantem mensagens mais precisas, mesmo para quem trabalha remotamente. Veja as principais:
- intranet;
- jornal mural;
- e-mail marketing;
- newsletter;
- TV corporativa; entre outras.
Esses são alguns dos problemas de comunicação interna que muitas empresas enfrentam. No entanto, algumas soluções, como treinamento de liderança e um curso de oratória, podem garantir que os gestores consigam mais sucesso na comunicação com as suas equipes.
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