É comum haver uma grande confusão de conflitos quando tratamos de falar e de comunicar. Existem muitas pessoas que afirmam que ambos os conceitos traduzem a mesma coisa; todavia, é importante que saiba que se referem a pontos diferentes. A comunicação, em especial, precisa ser olhada com cuidado.
Enquanto falar é a uma ação natural de praticamente todas as pessoas, comunicar é um processo bem mais complexo. Quanto a este último, quanto mais entraves houver, maior será a dificuldade de interação e de entendimento por parte do público.
Além de conhecer as principais diferenças entre a fala e a comunicação, há uma relevância enorme no impacto que causamos nas pessoas, na forma como atingimos o público com a nossa mensagem e na empatia que possuímos para criar conexões importantes.
Desta forma, para tirar todas as dúvidas e permitir que você invista no que há de melhor para a sua fala e para a sua comunicação, preparamos um conteúdo que vem de encontro a todas as suas necessidades principais. Com isso, tenha a certeza de que você vai se tornar um grande comunicador. Acompanhe a seguir.
Entenda a diferença entre falar e se comunicar
Comunicação e fala são coisas diferentes. Como já dissemos anteriormente, falar é algo natural e que alcança a maioria das pessoas. Todavia, quando nos referimos à comunicação, precisamos considerar uma série de fatores, em especial àqueles que se relacionam com o entendimento das outras pessoas.
Falar se relaciona com pronunciar palavras, enquanto que, quando comunicamos, precisamos nos ater ao objetivo da nossa mensagem. Ou seja, se a nossa meta não for alcançada, a comunicação não terá sido positiva e eficiente. E é daí é que surgem os temidos ruídos e as más interpretações.
Veja como a comunicação e a fala influenciam no impacto que temos sobre o outro
De maneira bem objetiva, podemos considerar que o impacto que causamos nas pessoas tem relação direta com a nossa fala e com a maneira com que nos comunicamos. Ou seja, quanto melhor estes processos forem realizados, maior será o alcance e os resultados produzidos, e vice-versa.
Por isso, precisamos ter em mente que se houver dificuldades na fala e na forma como a comunicação é realizada, certamente estes entraves serão determinantes para o surgimento de problemas, dificultando o entendimento e a aceitação das pessoas. E, infelizmente, isso é muito comum no nosso trabalho.
É por isso que muitos dizem que falar é para todas as pessoas; já comunicar, é uma capacidade que nem todo mundo possui. Neste contexto, a Oratória surge como um grande diferencial, pois ela engloba a comunicação verbal e a não verbal.
Além disso, a arte de falar bem tem um olhar especial também para os problemas de fala, pois eles influenciam na maneira como expressamos ideias. E aqui estamos nos referindo ao tom de voz, às expressões faciais e do nosso corpo, em geral, além da dicção, da entonação, dentre tantos outros elementos.
A comunicação assertiva acaba com a má interpretação
Você já deve ter ficado chateado com algo que tenham dito, ou ainda ficou sabendo que o seu público teve uma interpretação equivocada a respeito de alguma coisa colocada em uma palestra sua. Estes são dois exemplos comuns de casos em que a comunicação não foi realizada de maneira assertiva.
Antes de qualquer coisa, é fundamental esclarecermos que realizar uma comunicação de maneira assertiva não é sinônimo de dizer que, quando fazemos isso, estamos sempre com a razão e não há como alguém contestar as nossas opiniões. Não é por aí!
Fazer uma comunicação assertiva tem a ver com diminuir as possibilidades de ruídos, de más interpretações, de problemas nas relações interpessoais, de entendimentos equivocados a respeito de uma tarefa que precisa ser realizada. É, portanto, uma habilidade fundamental e que as empresas valorizam muito.
E não para por aí: a comunicação assertiva é benéfica não somente para o nosso lado profissional, mas também para a vida pessoal. Quando dominamos esta capacidade, fortalecemos os laços de amizade e melhoramos sensivelmente as nossas relações amorosas e também familiares.
Percebe, então, como a assertividade engloba todas as áreas da nossa vida, aumenta a nossa produtividade, nos destaca positivamente em meio a tantas pessoas que falam e não conseguem se comunicar? Por isso, destacamos alguns caminhos que vão te auxiliar na obtenção desta ferramenta. Veja só:
1 – Pare de julgar as pessoas e as situações.
Um equívoco comum ocorre quando fazemos julgamentos sobre os efeitos que determinadas situações têm na nossa vida. Melhor do que isso é seguir por um caminho que mostre soluções objetivas e que visem superar entraves e dificuldades de maneira saudável e respeitosa. Veja só um exemplo:
Situação – ocorreu um imprevisto que atrasou a entrega de uma importante demanda de trabalho.
Falta de assertividade/Comunicação violenta – “Este atraso prejudica de maneira sensível todo o nosso trabalho”.
Sendo assertivos – “Precisamos readequar as tarefas para resolvermos a situação e colocarmos todas as demandas em ordem”.
2 – Seja objetivo.
Quando falamos sobre um determinado comportamento ou situação que não gostamos ou não concordamos no trabalho ou mesmo nas nossas relações pessoais, precisamos ser objetivos e nos voltarmos para o fato em si e não transparecer que estamos nos referindo às intenções das pessoas.
Situação – seu colaborador costuma se atrasar para as reuniões de trabalho.
Falta de assertividade/Comunicação violenta – “Você sempre se atrasa para as nossas reuniões de trabalho”.
Sendo assertivos – Precisávamos ter iniciado a nossa reunião às 8 horas, mas agora já são 9:30h”.
3 – Escute o que as pessoas dizem e faça perguntas.
Mesmo quando estamos cobertos de razão e por mais tensa que seja uma situação, não devemos nunca nos esquecer da importância de ouvirmos o ponto de vista de todos os envolvidos. Além disso, fazer perguntas é uma maneira de entender possíveis causas que geraram tais desentendimentos.
Isso tem a ver com a empatia. Em outras palavras, realizar a escuta ativa é uma maneira saudável de entender motivos, esclarecer más interpretações e dar aos outros a sensação de que a sua intenção não é simplesmente apontar erros, mas sim de resolver os problemas da melhor maneira possível.
4 – Adapte-se à comunicação dos outros
Não caia no erro de achar que você pode ter a mesma forma de se comunicar com todas as pessoas e em qualquer situação. Quando fazemos isso, geramos problemas regulares, pois cada um tem uma formação específica, uma maneira de entender e também de se expressar.
Ou seja, quanto mais uma pessoa for flexível e capaz de personalizar a comunicação, menos ruídos, menos conflitos e mais sintonia e interação. Percebe a importância disso quando pensamos na função de um gestor ou mesmo nas nossas relações diárias com colegas de trabalho?
E mais: quando estamos nos relacionando com os nossos clientes, é igualmente necessário que façamos uma comunicação que atinja em cheio às necessidades deles. Se não for assim, o seu público vai te descartar facilmente e irá em busca dos seus concorrentes (há muitas opções no mercado).
5 – Pratique a comunicação não violenta
A Comunicação Não Violenta (CNV) é uma das principais escolhas das empresas atualmente. Ela se traduz, na prática, na busca de interações que valorizem a conciliação entre as pessoas através de empatia e atitudes pacificadoras.
Em outras palavras, quando a comunicação não violenta é utilizada, deixa-se de lado a competição e a luta incessante para definir quem está certo e quem está errado. O objetivo principal é encontrar caminhos que levem a soluções que beneficiem a todos ou, pelo menos, a maioria dos envolvidos.
Para tornar a CNV uma realidade na sua vida:
- Argumente ao invés de simplesmente distribuir ordens. Na prática, é preciso valorizar uma linguagem positiva e que tenha um sentido objetivo. Desta forma, solicitamos e conquistamos a adesão das pessoas e, com isso, diminui-se o peso de estar apenas cumprindo ordens e diretrizes.
- Valorize o sentimento das pessoas nas diferentes situações. Você não vai ganhar nada se apenas tiver as suas vontades atendidas. Por isso, busque compreender os sentimentos que motivam os outros. Há uma razão para cada coisa e compreender isso ajudará na maneira como você se comunica.
- Observe antes de externar palavras ou sentimentos. Muitos equívocos que cometemos acontecem em função de não avaliarmos o ambiente e as pessoas. E, agindo assim, construímos discursos que não trazem benefícios para a resolução de questões e, consequentemente, para o fortalecimento dos laços.
A relação entre empatia e sucesso na comunicação
A forma como comunicamos traduz muito do ambiente que ajudamos a construir diariamente na nossa casa e no nosso lugar de trabalho. Neste contexto, a empatia tem importância destacada e precisa ser cuidada e acompanhada todos os dias, pois o sucesso mora na nossa capacidade de entender os outros.
Isso significa dizer que a empatia traduz um olhar de importância para as pessoas. Ou seja, quando utilizamos esta ferramenta, demonstramos que sabemos nos colocar no lugar dos outros e conseguimos compreender as emoções das pessoas e o ponto de vista delas acerca das situações.
Percebe, desta forma, como a comunicação empática traz enormes benefícios para as nossas relações? Veja só outros benefícios que alcançamos quando a empatia passa a fazer parte dos nossos dias:
- Redução dos conflitos relacionais e solução facilitada de equívocos e más interpretações.
- Os diálogos se tornam mais claros, abertos e respeitosos. Todos se sentem à vontade para externar ideias e encontrar soluções que beneficiem a coletividade.
- As demandas de trabalho são realizadas de maneira facilitada, pois o entendimento é melhor. Isso evita que os trabalhos e projetos tenham que ser refeitos.
- As pessoas envolvidas se sentem mais seguras e confiantes, e isso motiva a colaboração. Há um maior prazer em executar determinadas tarefas e perde-se muito do peso da obrigação.
- A incidência de julgamentos diminui sensivelmente. Ao invés disso, as conversas têm um tom de resolução que seja boa para a equipe, e não somente para uma pessoa.
Entenda como um Curso de Oratória pode cuidar da nossa fala e da nossa comunicação
Certamente, se você chegou até aqui já conseguiu perceber o valor da comunicação, a necessidade de sermos empáticos, de ouvirmos bastante antes de externar opiniões e ordens e o quão valoroso é para as nossas relações quando fazemos uso da Comunicação Não Violenta.
Você sabia que um Curso de Oratória pode trabalhar todas essas questões (e outras mais) de maneira didática e que alcance exatamente as suas necessidades pessoais e profissionais? O Clube da Fala é o lugar ideal para você aprender a não somente falar bem, mas também comunicar com qualidade.
Através de uma formação personalizada, você receberá a atenção de profissionais que já atuam neste segmento há anos. E isso garante que o seu aprendizado vai modificar sensivelmente a forma como você se porta em todas as áreas da sua vida.
Tudo isso acontece por meio de formações presenciais e online. Com certeza, uma delas tem a ver com a sua maneira de ver a vida e com o tipo de trabalho que realiza. Para conhecer melhor cada um dos nossos cursos, clique aqui.
Antes mesmo que você afirme que este tipo de formação não tem ligação com a sua profissão, pois você “fala muito pouco”, precisamos te contar que a sua área de atuação precisa realmente que você seja empático e que utilize de uma comunicação eficaz.
É importante conhecer mais a fundo o que ensinamos para os nossos alunos. Por isso, se quiser entender como um Curso de Oratória pode te ajudar não somente no seu trabalho, mas em qualquer área da sua vida, clique aqui e converse com o nosso time.
Por fim, agora você já conhece as principais diferenças entre falar e se comunicar e entende como é melhor conquistar pessoas do que obrigá-las a te obedecerem. Este é o melhor caminho e é por onde trilham os maiores comunicadores. O Clube pode te ajudar a seguir também por esta trilha. Vamos?