Toda grande palestra passa pelo desenvolvimento de uma série de fatores que, quando tratados em conjunto, têm a missão de convencer as pessoas a respeito de algo. Para usar isso em suas apresentações, entre outras coisas, você precisa aprender como usar gatilhos mentais.
Sim, os gatilhos mentais são infalíveis ferramentas que nos auxiliam – e muito – na tomada de decisões. Por este motivo, recebem muito valor por parte de palestrantes, líderes, vendedores, entre outros, pois todos querem, cada um a seu modo, convencer alguém a respeito de alguma coisa.
E não adianta forçar a barra com imposições ou estratégias mentirosas. Isto se explica porque as pessoas estão cada vez mais atentas e questionadoras a respeito de tudo o que acontece na sociedade. Por isso, é preciso seduzi-las, para que se convençam e tomem a decisão que você espera.
Percebe como isso é importante para o nosso contexto da Oratória? Você tem noção de como essa estratégia vai facilitar os seus discursos? É por isto que hoje vamos te mostrar como usar gatilhos mentais. A partir daí, você terá mais um aliado na arte de falar em público e com qualidade. Continue com a gente.
Mas, afinal, o que são gatilhos mentais?
Quando tomamos decisões, elas podem ser racionais ou não. E, diariamente, nos vemos na necessidade de decidir algo, seja na simples escolha de qual camisa usar, por exemplo, ou mesmo escolher se é melhor continuar em um emprego que não dá futuro ou sair e buscar melhores oportunidades.
Sim, as decisões são igualmente importantes, mesmo as mais simples. Todavia, muitas vezes, acabamos decidindo coisas de maneira mais inconsciente. Quando isso acontece, geralmente não somos muito racionais. Nesses momentos, podemos dizer que tomamos alguns atalhos para decidir.
Em outras palavras, quando escolhemos coisas ou situações de maneira mais prática, sem muitas análises aprofundadas e sem saber o motivo real dessa ou daquela escolha, dizemos que tudo foi decisão motivada pelos gatilhos mentais.
Sendo assim, podemos entender os gatilhos mentais como certos estímulos que geram influência no nosso cérebro e nos motivam a tomar certas decisões. Escolhas desse tipo fogem ao nosso controle e, quando percebemos, já resolvemos tudo e ponto final.
Em outras palavras, podemos entender os gatilhos mentais como motivadores de decisões quase que instintivas. É o mesmo que estarmos andando pela rua e nos depararmos com um cachorro correndo em nossa direção. Não há muito que pensar; em quase 100% dos casos, a decisão é correr e fugir.
Como usar gatilhos mentais na nossa comunicação?
Separamos aqui alguns gatilhos mentais de muita importância para a arte de falar em público. Com eles, você será capaz de gerar convencimento e motivação para que a sua plateia aja de alguma forma e tome decisões de acordo com as suas vontades. Não é hipnose! São os gatilhos mentais.
1 – Gatilho Mental da Urgência – este é o gatilho que desperta uma atitude imediata, urgente, sem pensar muito. Ele atua sobre um costume muito comum que é deixar as coisas para serem feitas depois. Há muitas pessoas que postergam tudo, e este gatilho gera o estímulo para fazer certa coisa agora.
Em suas apresentações, ele pode ser bastante utilizado, pois servirá para motivar os presentes a tomarem uma decisão que atenda ao objetivo da sua apresentação. No seu trabalho, você pode utilizar este gatilho para gerar uma ação mais focada para a finalização de algum projeto, por exemplo.
Exemplo: Temos até às 17 horas de hoje para finalizar este projeto e passarmos à frente do nosso maior concorrente.
2 – Gatilho Mental da Escassez – se você está buscando aprender como usar gatilhos mentais, este exemplo é ótimo e um dos mais utilizados pelos palestrantes, em especial se a sua apresentação tem o objetivo de vender algum produto ou serviço.
A partir do momento que você consegue ativar o Gatilho Mental da Escassez, gerará nos seus ouvintes a sensação de que aquele serviço ou produto é muito bom, mas está acabando. Por isso, é fundamental que você largue tudo e compre para não perder esta oportunidade.
Exemplo: Este produto “x” da minha empresa fez tanto sucesso que só restam pouquíssimas unidades. Sugiro que você corra, senão ficará sem o seu.
3 – Gatilho Mental antecipação – esta é uma estratégia muito utilizada na publicidade. Em sua ação, tem a missão de instigar as pessoas para algo muito bom que está por vir. Sendo assim, ele antecipa uma novidade sem deixar claro o que é exatamente. Seu público ficará com muita vontade de adquirir.
Neste contexto, é uma ótima opção para você falar de um produto ou serviço que a sua empresa está prestes a lançar. Sem falar exatamente do que se trata, mas deixando claro todos os benefícios que serão proporcionados para a vida, será acionado o gatilho da antecipação.
Exemplo: Está prestes a chegar o melhor serviço de otimização de tarefas. Ele vai mudar a sua forma de trabalhar, gerando mais tempo livre para você.
4 – Gatilho Mental do “porquê” – com este trunfo em suas apresentações, você terá sempre a possibilidade de mostrar para o seu público o porquê do seu produto ou serviço ser o ideal para eles. É uma ótima opção para facilitar o convencimento.
Sendo assim, quando estiver numa apresentação do departamento em que você atua, por exemplo, você pode usar este gatilho mental para mostrar o porquê uma ação sugerida é a melhor para o futuro da empresa ou para a resolução de um problema.
Exemplo: Esta ação conjunta entre estes dois departamentos é a solução definitiva para alcançarmos a meta semestral da empresa.
Quem pode te ensinar como usar gatilhos mentais?
Agora que você já tem a plena certeza de que os gatilhos mentais são a cereja do bolo, o trunfo que faltava para fazer apresentações surpreendentes e que gerem os melhores resultados para você, para a sua empresa e para a evolução da sua carreira, só resta conhecer o Clube da Fala.
Aqui no Clube, você terá o auxílio dos melhores profissionais de Oratória. Eles te ensinarão com muita eficácia como usar gatilhos mentais. A partir daí, você verá como conseguirá convencer com mais facilidade o seu público na tomada de decisões. Clique aqui e fale com nossos consultores para conhecer nossos cursos!