Comunicar é uma ação determinante para o êxito na vida e na profissão. E não há como alcançar altos patamares sem a capacidade de interagir e influenciar pessoas com nossas colocações. É por este motivo que todos precisamos conhecer os segredos da comunicação de alta performance dos grandes líderes.
Neste contexto de lideranças que impactam o mundo com uma forma de comunicar diferenciada podemos citar exemplos como Mahatma Gandhi, Malala Yousafzai e Elon Musk. Todos eles ganharam evidência por causa de estratégias arrojadas de impactar pessoas com seus discursos.
Sendo assim, como todos nós sabemos o valor que possuem essas pessoas, precisamos conhecer a fundo o que fazem. Com isso, conseguimos adaptar o que fazem para a nossa realidade, potencializando a nossa carreira. Percebe o quanto isso pode nos ajudar?
Foi por este motivo que preparamos este conteúdo. A partir disso, estamos certos de que você alcançará progressos em suas interações no trabalho e grande destaque com suas abordagens, seja em palestras, reuniões, eventos ou mesmo no contato diário com diferentes perfis de público. Acompanhe a seguir.
Benefícios da Comunicação para líderes
Grandes ícones mundiais são sempre uma ótima referência e também uma fonte de inspiração para a nossa vida e carreira. Através de suas ações, temos acesso a possibilidades que nos ajudam a crescer, como a forma de comunicar. E, quando tratamos de suas habilidades de interação, só há benefícios, como:
- Inteligência emocional – liderar pessoas é uma tarefa árdua e que exige de nós um conhecimento extra sobre o mundo, sobre as pessoas e sobre nós. Em especial, é fundamental conhecer nossos limites, potencialidades e fraquezas.
Com relação a isso, precisamos ter sempre em mente que a Inteligência Emocional nos auxilia com as nossas reações frente à pressão e a todo o tipo de estímulos. Dessa forma, ela nos prepara para lidar com as pessoas com quem convivemos de forma segura e equilibrada.
Isso significa dizer que as lideranças, quando conseguem desenvolver a Inteligência Emocional, estão preparadas para tudo. Assim, serão grandes exemplos e atuarão com maestria em qualquer tipo de contexto, em especial nos momentos de crise.
- Empatia – um líder de sucesso é aquele que consegue entender o lugar do outro e os motivos que levam as pessoas a agirem de uma determinada maneira. E essa característica é fundamental, pois considera o lado humano para empreender ações e potencializar grupos de pessoas.
É por isso que a boa comunicação traz em si a empatia, o gesto humano e o entendimento acima da média em relação às pessoas. Esse é o grande diferencial, pois permite que lideranças saibam lidar com os liderados. A partir disso, são formados grandes grupos de trabalho.
- Confiança – a comunicação realizada da maneira correta dá aos líderes a confiança necessária para gerir pessoas. Isso acontece porque a maneira de interagir demonstra a segurança que os indivíduos precisam sentir em alguém a ponto de confiar em palavras, ações e diretrizes.
Na prática, um bom líder estimula o crescimento de equipes e se mostra digno de receber a confiança das pessoas. E não há melhor combustível para a evolução do que sentir que alguém acredita nas nossas capacidades pessoais e profissionais.
- Poder de persuasão – a comunicação confere para líderes e pessoas em geral uma enorme capacidade de influenciar ações e decisões. É o que chamamos de poder de persuasão, que se traduz na condição de termos peso e influência decisiva na vida de alguém.
Ou seja, um líder de sucesso consegue persuadir os grupos que administra de maneira honesta e produtiva. E é importante mencionar que não se trata de enganar e abusar da confiança. Muito pelo contrário, ele procura utilizar desta capacidade para extrair o que há de melhor em cada um.
- Gestão de conflitos – os desencontros são muito comuns quando tratamos de relacionamento interpessoal. O grande diferencial é quando existe alguém que sabe lidar com estes acontecimentos de forma que o equilíbrio seja restabelecido.
É por isso que a comunicação é essencial para a gestão dos grandes líderes, pois esta ferramenta ensina a acabar com crises entre liderados. Com isso, as metas nunca se perdem e o ambiente criado é sempre propício para a evolução constante de todos os envolvidos.
Entenda a diferença entre líder e chefe
É bastante comum a confusão entre os conceitos de liderança e de chefia. Há, nestes pontos, grandes diferenças de comportamento e de comunicação que influenciam diretamente no sucesso de equipes de trabalho. É por isso que os grandes líderes não devem cometer os mesmos equívocos dos chefes.
Desta forma, é importante que você, que é um líder ou que deseja alcançar este patamar, entenda diferenças como estas:
- Chefe é aquele que está à frente de um determinado grupo simplesmente porque foi colocado ali pela hierarquia do local.
- Já o líder, ainda que não possua um cargo formal, tem a capacidade de influenciar as pessoas. E suas colocações não são pautadas por ordens.
- O chefe gasta bastante tempo controlando as ações dos subordinados, suas entregas e procedimentos.
- O líder dá uma importância especial para o lado humano e para os pontos fortes de cada um. Suas ações são voltadas para a evolução e para o entendimento das necessidades de cada um.
- O chefe utiliza da hierarquia para impor a sua vontade em relação às ações e procedimentos realizados pelos subordinados.
- O líder utiliza a sua condição de destaque para influenciar positivamente as pessoas. A confiança que possui e que externa leva as pessoas a agirem naturalmente.
- A relação entre chefe e subordinados é baseada em trocas, ou seja, é preciso realizar trabalhos e obedecer a ordens para ganhar um salário.
- A atuação de um líder nato é moldada pelo estímulo e pelo desenvolvimento. Trata-se de uma mentalidade que acredita que o bom desempenho de um é fundamental para o sucesso de todos.
Conheça os principais segredos da Comunicação de grandes líderes
Para que os segredos da comunicação de alta performance dos grandes líderes possam nos influenciar positivamente precisamos ter em mente o que isso pode nos oferecer. Em outras palavras, é fundamental o entendimento de que a comunicação dessas pessoas é uma ferramenta poderosa para mudar o mundo.
Desta forma, selecionamos três grandes líderes de renome mundial: Mahatma Gandhi, Malala Yousafzai e Elon Musk. Através de suas estratégias de comunicação, conseguiremos perceber como eles conseguem influenciar grandes grupos de pessoas e inspirá-las para a evolução. Veja a seguir:
1 – Mahatma Gandhi
Este grande ícone da Índia alcançou o mundo através de uma forma muito sutil e serena de interação: a chamada comunicação não violenta. Por meio dela, atuou diretamente na conquista da independência da Índia em sua luta contra o domínio colonial britânico.
Neste contexto, podemos considerar que a comunicação empreendida por Gandhi era baseada em pontos importantes, como:
- Comunicação pacífica e não invasiva.
- Respeito com os sentimentos e necessidades daqueles com quem interagimos.
- Empatia para se colocar no lugar das pessoas com quem nos comunicamos.
- Assertividade para ir ao ponto certo, sem rodeios e com honestidade.
- Serenidade em suas ações, transmitindo sabedoria e compaixão. Estes itens influenciavam as pessoas e diminuíam a resistência.
Foi desta maneira que Mahatma Gandhi marcou e influenciou grandes comunicadores ao longo desses anos. Além disso, ajudou na construção da Comunicação Não Violenta (CNV), uma forma de interação que se baseia em quatro pontos principais:
- Necessidades – o bom comunicador tem a consciência de que os nossos sentimentos influenciam diretamente naquilo que falamos. Mas a causa daquilo que sentimos é determinada por nossas necessidades. Para exemplificar, temos esta situação:
Imagine uma pessoa que se mostra bastante irritada quando, em algum momento, é interrompida em sua fala. Este é o exemplo de alguém que tem a necessidade de ser reconhecido pelos outros e ter um espaço próprio na vida e na carreira.
- Pedidos – essa é a maneira como gostaríamos de ser atendidos pelas pessoas. Trata-se, portanto, de uma maneira educada de comunicar. É, pois, uma forma objetiva e respeitosa de interagirmos com os outros, sem ordens ou exigências.
Todavia, na comunicação não violenta, a ideia central é realizar pedidos que sejam claros e objetivos. Isso porque é importante demonstramos o que desejamos, ao mesmo tempo em que externamos que isso não é uma exigência. Assim, as pessoas podem – ou não – realizar os nossos pedidos, sem receios.
- Sentimentos – o ato de externar o que sentimentos é uma maneira eficaz de interação. Através disso, comunicamos de forma clara sobre aquilo que é importante para nós. Desta forma, a nossa transparência facilita a comunicação e promove relações interpessoais mais humanas.
- Observação – quando observamos de forma correta, nos tornamos capazes de fazermos avaliações mais próximas da realidade. Assim, diminuímos as barreiras e discordâncias e conseguimos promover interações que alcancem o consenso e o bem comum.
2 – Malala Yousafzai
Ela nasceu no Paquistão e, com apenas 17 anos, ganhou o Prêmio Nobel. Neste contexto, cresceu em meio ao Islamismo, onde as mulheres têm a missão somente de casar e de procriar. Todavia, por influência do pai, desenvolveu-se através de muito estudo.
Tornou-se um grande exemplo de superação e fonte de inspiração por sua coragem. Isso se comprova pelo fato de ter sido vítima de um ataque realizado pelo Talibã, no ano de 2012. Na ocasião, foi brutalmente atingida por um tiro na cabeça. Mesmo assim, recuperou-se e continuou firme na sua missão social.
Além disso, destacou-se por sua forma de comunicar, sempre bem-humorada, com muita inteligência e grande repercussão social. Trata-se, dessa forma, de um exemplo importante de comunicação para todos os líderes e gestores de pessoas.
Assim, para que você compreenda as estratégias e os segredos de comunicação de alta performance dos grandes líderes, veja alguns destaques de Malala Yousafzai:
- Apresenta uma maneira clara e objetiva de se comunicar, o que facilita o entendimento de diferentes níveis de pessoas.
- É eloquente em suas abordagens, construindo mensagens poderosas e que geram grande impacto por todo o mundo.
- Suas interações têm um forte impacto emocional que, apesar da simplicidade, geram debates e reflexões importantes.
- Comunica e trata de temas fundamentais para o desenvolvimento do mundo, como a luta pelo respeito e libertação das mulheres.
3 – Elon Musk
Este homem é considerado um dos empreendedores mais ricos do planeta. Nascido na África do Sul e com cidadania norte-americana e canadense, ganhou relevância mundial por fundar grandes empresas, como SpaceX, Tesla, Neuralink e X (antigo Twitter).
Neste contexto de expansão e visibilidade mundial, Elon Musk desenvolveu algumas estratégias de comunicação. Estas servem como referência e fonte de muita inspiração para diversos líderes, como você. Acompanhe, a seguir, quatro importantes referências:
– Domine seus erros – trata dos equívocos, limitações e acidentes com naturalidade. A intenção disso é mostrar que, quando nos responsabilizamos por nossas falhas, as pessoas com quem interagimos se tornam mais pacientes, atentas e passam a confiar em nós.
Dessa forma, a comunicação de um grande líder não deve parecer sempre perfeita. Ao contrário disso, precisa se mostrar confiante em meio às adversidades a fim de que os liderados confiem nas ações empreendidas para superar crises.
– Mire nas estrelas – Musk trata o sucesso de seus empreendimentos como ações que, a princípio, podem parecer impossíveis de serem realizadas. Todavia, ao contrário de serem patéticas, como alguns consideram inicialmente, são geniais e inspiradoras, como devem ser as ações dos grandes líderes.
– Equilíbrio entre o louco e o prático – um líder inteligente é capaz de empreender ideias que, inicialmente, podem ser contrárias às tendências do mercado. Todavia, se as suas estratégias de comunicação forem exóticas, isso chamará a atenção das pessoas e gerará interesse por você e seus negócios.
– Seja apaixonado pelo que faz – aqueles que exercem liderança em uma empresa devem sempre demonstrar verdadeira paixão pelo trabalho que desempenham. Essa é a maneira mais genuína de comunicar e inspirar pessoas, construindo a imagem de um líder que merece ser seguido pelos liderados.
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Por isso, agora que já conhece os principais segredos de comunicação de alta performance dos grandes líderes, é o momento de investir na sua carreira e evolução. E tudo será feito com a ajuda de nossos professores, em cada um dos cursos que oferecemos para você e sua empresa.
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