O caminho para o sucesso de qualquer organização é gerar conexões duradouras com o público de interesse. E, como você bem sabe, prender a atenção das pessoas e envolvê-las não é algo tão simples. Para isso, uma das melhores alternativas dos dias de hoje é o Storytelling.
Neste contexto, quando pensamos nas peculiaridades das pessoas, nos diferentes perfis e níveis de exigência do consumidor, é fato que é preciso muito trabalho para chegar ao topo. E as grandes empresas já perceberam que precisam olhar para essa necessidade com bastante carinho.
É por este motivo que o Storytelling tem ganhado cada vez mais notoriedade nas estratégias de marketing. Através da criação de narrativas envolventes, é possível chamar a atenção das pessoas e gerar uma fidelização a partir da identificação de interesses em comum.
Percebe, então, o valor do Storytelling para o sucesso dos seus negócios? É por este motivo que desenvolvemos este conteúdo. Com ele, você entenderá a fundo este tema, conhecerá os principais benefícios e verá exemplos práticos de histórias eficientes. Curtiu? Então continue acompanhando aqui com a gente.
Entenda o conceito de Storytelling
Antes de qualquer coisa, é essencial compartilharmos o conceito de Storytelling. Com isso, ficará mais fácil internalizar os benefícios que existem nesta grande estratégia. Ela, na prática, transmite valores, compartilha experiências e leva conhecimento para o seu público e para as suas equipes de trabalho.
Sendo assim, vamos entender Storytelling como uma verdadeira arte de contar histórias de forma eficiente e impactante. Para isso, há uma construção de narrativas que levam as pessoas para uma verdadeira jornada de identificação, emoção e superação de temores e dramas comuns.
Em outras palavras, podemos considerar que o Storytelling é uma verdadeira arma que atinge em cheio as emoções dos indivíduos. Com isso, estabelece-se um link perfeito para motivar, sanar necessidades e fortalecer laços, sejam entre consumidores e empresas ou mesmo estas para com seus colaboradores.
Ainda, podemos considerar que as narrativas que são produzidas são uma ótima alternativa para dialogar com pessoas de uma forma mais efetiva e menos cansativa. Naturalmente, os indivíduos envolvidos vivenciam experiências sólidas, que têm um tempo de duração maior do que as opções convencionais.
Por fim, precisamos também mencionar que o Storytelling ganhou ainda mais importância com o desenvolvimento do mundo digital. Isso se explica porque, com tanto conteúdo sendo compartilhado ao mesmo tempo, estas narrativas se mostram como um grande diferencial. E não podemos abrir mão disso!
Benefícios do Storytelling
Só com o conceito de Storytelling já é possível perceber o quanto ele pode favorecer os nossos negócios. Porém, há diversos benefícios. Veja alguns deles:
1 – Uma das palavras mais utilizadas nos meios digitais atualmente é “conexão”. Antes mesmo de a Internet ganhar vida e tanta importância na vida das pessoas, todos nós sempre necessitamos de proximidade com os nossos semelhantes. E, com o advento da tecnologia, isso se tornou ainda mais forte, concorda?
Mesmo que algumas conexões que o Storytelling gere sejam, a princípio, não presenciais, elas possuem um valor inestimável, ainda mais quando pensamos em alcançar indivíduos para vender produtos, ideias ou serviços. Ou, também, para engajar equipes de trabalho em prol do sucesso nos negócios.
E quando essas conexões geram identificação, temos aí o melhor resultado possível. É isso que o Storytelling busca: atingir pessoas, fazer com que elas percebam pontos de encontro (como dores, medos e necessidades) e, dessa forma, sejam tocadas pela mensagem emitida.
2 – As narrativas produzidas pelo Storytelling criam contextos propícios para a aceitação. Funcionam como uma forma de vender implícita. Na prática, essas histórias cativam as pessoas de uma forma sutil, sem “forçar a barra”. Ou seja, quanto mais naturalidade, mais abertura e menos resistência.
Em outras palavras, a partir do momento em que os indivíduos são envolvidos pelas narrativas, equipes trabalham e se dedicam com mais afinco, metas são alcançadas (e até superadas) com mais facilidade e há mais consumo por parte do público de interesse.
3 – O Storytelling tem um formato de enviar uma mensagem de fácil compreensão. Isto quer dizer que aquilo que é compartilhado tem a ver com a vida das pessoas, tem início, meio e fim e também um objetivo realmente interessante.
Desta maneira, de forma sequencial, conseguimos contar histórias que vão envolvendo e prendendo a atenção. E cada vez mais o público interioriza a mensagem e se aproxima para gerar conversão (esta pode ser entendida como uma venda, um “espírito de equipe”, uma inspiração, entre outros).
Elementos fundamentais para criar um Storytelling eficiente
Existem diversos caminhos para criar um Storytelling. Porém, há quatro itens que nunca poderão faltar nas suas narrativas. Veja só:
1 – A mensagem
Este é o motivo de existir do Storytelling. O fundamento de toda narrativa é enviar uma mensagem para que esta gere identificação em uma pessoa ou grupo de indivíduos com interesses em comum. Para tornar isso possível, é preciso facilitar o processo.
Em outras palavras, uma boa mensagem precisa:
- Ser clara para que todos a entendam com o mínimo de dificuldade.
- Ser objetiva, pois as pessoas não têm tempo e nem paciência, em meio a um mundo tão acelerado e cheio de compromissos.
- Ser profunda, a fim de realmente marcar as pessoas, gerar identificação e movê-las em direção a um determinado objetivo.
2 – O ambiente/contexto
Para uma história se tornar relevante e alcançar o objetivo esperado, ela precisa ser desenvolvida em um ambiente especial, em um contexto que gere identificação. É uma espécie de cenário, algo capaz de fazer com que as pessoas se vejam naquela situação que está sendo narrada.
Por exemplo, vamos imaginar um Storytelling criado em uma corporação para atingir um objetivo específico em alguns colaboradores:
- Imagine que a empresa tem passado por momentos de baixa e as metas não têm sido alcançadas. É preciso construir um cenário que gere influência no trabalho dos colaboradores (uma apresentação em uma reunião, uma campanha interna ou algo parecido).
3 – O personagem
Contar uma história sem um personagem torna a missão bastante complicada, concorda? Sem ele, não embarcaremos na jornada que a narrativa nos sugere. Além disso, não teremos as nossas emoções aguçadas e não nos identificaremos com as dificuldades vivenciadas por alguém.
4 – O conflito
Se não houver um conflito, um problema, um desafio, como existirá a superação, o aprendizado e a inspiração para a nossa vida? Por isso, todo Storytelling gira em torno de uma situação desafiadora, que leva o ser humano aos extremos da vida.
E, com o desenrolar deste tipo de situação, há o surgimento do interesse por parte do público. Da mesma forma, os conflitos têm a missão de nos levar até o nosso limite e gerar lições que modificam a nossa trajetória e nos proporcionam verdadeiras superações.
Veja como o Storytelling pode ser usado
Pelo conceito que compartilhamos no início deste conteúdo, verificamos que o Storytelling é uma forma de contar histórias de maneira eficiente, a ponto de prender a atenção das pessoas, gerar identificação e movê-las em direção a algo específico.
Todavia, para sermos ainda mais assertivos e tratarmos no contexto empresarial, considere:
- O Storytelling é plenamente capaz de criar narrativas que geram engajamento eficiente no nosso público de interesse. A partir disso, há uma aproximação maior, mais “intimidade” entre a marca e seus consumidores e uma importante fidelização.
No contexto digital, o marketing de conteúdo é o formato que mais utiliza o Storytelling para se conectar com clientes em potencial. Como resultado, as corporações têm como resultados:
- mais clientes.
- mais conversões em vendas.
- mais diferenciais que fortalecem a marca no segmento de atuação.
- O Storytelling não é eficiente apenas na missão de impactar consumidores. Os parceiros comerciais e os colaboradores, igualmente, podem ser influenciados por narrativas empolgantes. Como consequência, bons negócios podem ser gerados e ocorrer um melhor desempenho entre as equipes.
Na prática, quando as narrativas empolgantes são voltadas para o público interno, temos:
- Incentivo ao aumento da produtividade dos colaboradores.
- Fortalecimento da cultura organizacional.
- Reforço da visão, missão e valores da empresa.
- Potencialização da comunicação interna.
- Desenvolvimento da sensação de importância e pertencimento por parte de equipes de trabalho.
- Implementação de treinamentos mais eficientes dos colaboradores.
- Mais proximidade e vínculos duradouros entre empresas e parceiros de negócios.
- A criação de um cenário propício para realçar mudanças de procedimentos, novas visões da marca e objetivos inovadores, entre outros.
Conheça alguns exemplos práticos da utilização de Storytelling
A seguir, compartilharemos alguns exemplos de como histórias bem contadas impactam o branding, a cultura organizacional e a motivação das equipes:
Exemplo 1 – Branding
Todo grande negócio tem como fundamento a criação de uma marca forte e que cresça constantemente. Para isso, o posicionamento deve ser pensado de maneira que gere identificação nas pessoas e as aproxime dos valores que o tipo de negócio compartilha com o mercado.
Dessa forma, o Storytelling pode contribuir de forma sensível com o branding de uma corporação. Vamos entender como? Acompanhe a sequência:
- O branding tem a missão primordial de criar uma marca forte, sólida e que tenha potencial suficiente para atrair e fidelizar pessoas.
- O Storytelling narra histórias de uma maneira tão eficiente que atingem o lado emocional das pessoas.
- Unindo estes dois conceitos, as corporações conseguem estabelecer uma forma eficaz de trazer a atenção do público para uma determinada marca. Esse olhar construído é capaz de gerar uma percepção forte, uma sinergia, uma ligação duradoura.
Exemplo 2 – Cultura Organizacional
Se analisar as empresas que são líderes no segmento em que atuam, facilmente perceberá que um dos grandes “segredos do sucesso” é que seus colaboradores são totalmente engajados com a marca. Eles entendem a importância do trabalho que executam e se sentem motivados a produzir mais e melhor.
Uma das maneiras de desenvolver esse sentimento no público interno de uma empresa é com o Storytelling. Através de narrativas deste tipo, é possível gerar inspiração nas equipes de trabalho e motivação para alcançar as metas estabelecidas.
Consequentemente, esta ação contínua de histórias inspiradoras e impacto emocional gera fidelização crescente entre marca e colaboradores. Além disso, há um natural desenvolvimento de um ambiente de trabalho marcado pela colaboração.
Exemplo 3 – Motivação de Equipes de Trabalho
Podemos considerar este item como uma consequência natural do exemplo anterior. Isso porque o resultado de uma estratégia de Storytelling na cultura organizacional tende a gerar motivação pelo trabalho, pelo desenvolvimento pessoal e pela superação das metas estipuladas.
Para exemplificar, veja algumas possibilidades em que o Storytelling pode atuar de maneira eficiente nas corporações, motivando colaboradores:
- Nas reuniões de departamento, as narrativas podem servir para realçar pontos importantes que a empresa deseja desenvolver internamente. Além disso, podem compartilhar aprendizados que ajudarão na evolução das carreiras dos envolvidos.
- Os treinamentos são ações que, além de desenvolver as atuações dos colaboradores, servem para unir equipes e potencializar habilidades específicas. E mais: servem para transmitir valores que, ao longo do tempo, ajudam a manter as pessoas focadas e voltadas para os objetivos organizacionais.
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