Todo mundo gosta de uma boa história, não é verdade? Ainda mais quando ela tem uma temática interessante e que prende a nossa atenção a ponto de não conseguirmos mudar o foco. E isso pode muito bem ser usado em nossas apresentações. Então vale a pergunta: você sabe como usar o Storytelling?
Você já deve ter reparado que toda boa apresentação tem, entre outros pontos importantes, uma boa história, que gera identificação e que cria um clima perfeito para o palestrante cumprir a sua missão de deixar uma boa mensagem para a sua plateia.
E foi pensando em te ajudar a construir histórias de sucesso para as suas apresentações que resolvemos produzir este conteúdo. Acredite: isso não é uma historinha para te convencer a ler o nosso texto; é uma história de sucesso chamada de Storytelling. Não saia daí e acompanhe com a gente.
O que é Storytelling?
De forma bem direta, vamos entender Storytelling como “contar histórias”. Mas é preciso deixar claro que não se trata de uma história qualquer. Quando abordamos esse assunto, precisamos pensar em enredos envolventes, que gerem interação, conexão e que prendam a atenção de um público.
Sendo assim, quando imaginamos o uso de Storytelling em palestras, temos a possibilidade de alcançar excelentes níveis de atenção e identificação. Ou seja, é perfeito para a arte de falar em público: uma arma muito eficaz e vantajosa, concorda?
Na construção de uma Storytelling, é preciso criar uma narrativa que tenha início, meio e fim; todos igualmente sedutores e que encontrem pontos comuns com o tipo de público para o qual a história será contada.
Como usar Storytelling em apresentações?
Em apresentações profissionais da atualidade, é quase que unanimidade a importância, a eficiência e o uso da Storytelling. Isso porque é fato que quando desenvolvemos uma narrativa, criamos conexões entre os assuntos principais da palestra e a plateia. O resultado? Facilidade de entendimento e interação.
Sabendo disso, preparamos algumas dicas importantes para você entender o funcionamento da Storytelling, aprender a criar uma boa narrativa e começar imediatamente a inserir histórias em todas as suas apresentações. Prepare-se para impactar o seu público.
1. Identifique onde cabem histórias na sua apresentação
Simplesmente contar uma história aleatória em um determinado momento da apresentação não irá acrescentar nada para o sucesso da sua comunicação.
Por isso, é fundamental analisar quais são os seus objetivos e verificar em que momento da sua apresentação cabe histórias (e que tipo de histórias). É como um raio-x mesmo.
Fazendo isso, você identificará momentos muito pesados, como apresentação de números e resultados ou momentos de dificuldades enfrentadas pela empresa em que você trabalha, por exemplo. Ou, ainda, momentos em que é necessário um maior apelo emocional.
Para amenizar essas situações e não perder a atenção do seu público, uma Storytelling “cairá como uma luva”. Mas, que fique claro: a história precisa ter uma temática que mantenha relação com os objetivos da apresentação.
2. Que história contar?
Passado esse primeiro momento e já identificados os pontos ideais da sua apresentação para a inserção de uma Storytelling, é hora de começar a desenvolver a história que será contada.
Você deve imaginar que esse é o momento mais difícil para diversos palestrantes, em especial porque, contar uma boa história não é algo simples, e requer técnicas e estratégias para construir um bom enredo.
Sendo assim, a primeira coisa que você deve pensar é sobre o perfil do seu público; afinal, essa informação será preponderante para a definição do tom e o tipo da história (você pode até contar uma mesma história de diferentes maneiras; o que definirá essa diferença é exatamente o tipo de público).
Para se inspirar em bons exemplos, a melhor dica que podemos dar é assistir apresentações de grandes palestrantes, ler bastante, assistir filmes, ouvir podcasts e consumir todo e qualquer conteúdo que conte uma boa história.
3. Exercite bastante
A prática constante de escrever e contar boas histórias dará a você a capacidade de construir narrativas com cada vez mais naturalidade. Por isso, é preciso praticar, fazer e refazer, mostrar para outras pessoas para que elas avaliem, elogiem e critiquem.
Esse é o melhor caminho para dominar a construção de Storytellings de sucesso. E, dentro deste exercício, existem 4 pontos que você precisa ter sempre diante dos seus olhos:
(x) a mensagem que você deseja transmitir.
(x) o ambiente onde se desenvolve a narrativa.
(x) os personagens que compõem a história.
(x) o conflito (ponto alto da narrativa, clímax e desfecho).
Exemplificando a Storytelling
Para te dar um norte nesse momento de criação de uma Storytelling, selecionamos um exemplo para ilustrar tudo o que mencionamos aqui.
Vamos usar um personagem fictício, o Marcos!
Exemplo: Marcos trabalha com publicidade e marketing e tem uma larga experiência na área. Trabalha tanto que, literalmente, leva o trabalho para casa e, mesmo quando não está desenvolvendo alguma de suas funções profissionais, mantém-se ligado a problemas e demandas a serem finalizadas. Ele não relaxa e isso tem prejudicado, inclusive, o seu desempenho diário.
(Perceba que a descrição de Marcos certamente gerará identificação na plateia porque é muito comum este tipo de profissional atualmente).
O departamento em que Marcos trabalha tem passado por diversas dificuldades, pois não está dando conta da demanda, que é extensa. O que acontecerá? Pessoas serão demitidas? A empresa entrará em falência?
(Esse é um momento de tensão porque o clima na empresa tem sido prejudicado em função dos problemas gerados pelo departamento de Marcos. Aqui temos o clímax, o ponto alto da história. É um gatilho emocional que gera identificação e impulsiona para o desenrolar da narrativa).
O “clima” na empresa em que Marcos trabalha piorou porque já foram notificados que há problemas com as entregas das demandas e já foram avisados que é urgente o planejamento e execução de estratégias para a mudança de rumos e retomada do crescimento.
(Chegamos ao momento da resolução da narrativa, que é o momento de encontrar respostas e soluções para os conflitos levantados ao longo da história).
Marcos e sua equipe se reuniram, levantaram todos os principais focos de conflito e ruídos de comunicação. Empreenderam novas maneiras de otimizar a entrega das demandas, com mais estratégias e com o uso da vasta tecnologia que hoje se encontra à disposição na publicidade e no marketing.
Ao fazer isso, perceberam que as fases de execução das demandas rotineiras estavam ultrapassadas. A tecnologia deu o tom para que as mudanças pudessem ocorrer, sem que fossem necessários novos investimentos ou desligamento de profissionais.
Viu só? Agora que você já sabe como usar o Storytelling! Quer saber mais dicas de como construir boas apresentações? Entre em contato conosco!