Muitas vezes, ficamos perdidos em meio às nossas emoções, especialmente quando envolvem nervosismo, medo de falar em público e irritação. Mas você sabia que existe uma técnica muito útil para firmá-lo em sensações positivas? Trata-se da técnica de ancoragem.
Vinda da Programação Neurolinguística (PNL) e muito utilizada na área de vendas, a ancoragem tem uma aplicação muito mais vasta. O que você conquistaria ou que barreiras quebraria se pudesse acionar gatilhos positivos toda vez que uma situação tivesse tendência a pará-lo? Chegou a hora de descobrir como usar essa ferramenta a seu favor. Vamos lá? Aproveite!
O que é a técnica de ancoragem?
De acordo com o dicionário, ancorar é, sobretudo, firmar algo em alguma coisa. Isso proporciona maior estabilidade e segurança para o seu uso. Como exemplo disso, temos os navios, que são ancorados para carga e descarga de materiais ou passageiros ou ainda quando estão em meio a uma tempestade, por exemplo.
Além disso, a PNL também se apropriou do conceito para fazer menção à técnica de provocar uma resposta a partir de um estímulo específico. Mas como assim? É exatamente o mesmo mecanismo que é acionado quando você escuta uma música e fica triste ou feliz. A diferença é que, na técnica de ancoragem, você utiliza outros gatilhos para se manter em determinados estados.
Em outras palavras, as âncoras são os atalhos que o seu cérebro pega, com base nas suas memórias, para não ter que decidir detalhadamente sobre tudo. Então, o que ele faz é buscar outras referências no seu “banco de dados” sobre um determinado assunto, compará-las e jogar uma escolha para você.
Quais são os benefícios que ela pode gerar?
Como você viu, a técnica de ancoragem está diretamente relacionada à capacidade de tomar decisões. Logo, quando você domina esse conceito, começa a utilizá-lo a seu favor, seja por meio da sua fala, seja provocando reações em outras pessoas, seja para as suas próprias escolhas. Quer saber de que outras maneiras ela pode ajudar? Confira!
Controle emocional
Assim como uma embarcação pode ser levada em meio a uma tempestade, você também pode acabar se perdendo frente a um descontrole emocional. A âncora é útil em ambos os casos. Quando você está em uma conversa difícil no trabalho, por exemplo, ter uma boa âncora pode ajudar a dominar suas emoções e evitar discussões piores. O mesmo é válido para situações de estresse ou de baixa motivação.
Autoconfiança
É praticamente impossível conquistar o sucesso se você não confiar em si mesmo. E, para ajudar nessa missão, as âncoras desempenham um papel importante, fazendo com que você enfrente os momentos mais difíceis com a nítida memória das suas lembranças positivas e que o deixam mais forte. Assim, mesmo ao enfrentar algo desconhecido, você conseguirá sentir confiança nas próprias habilidades.
Capacidade de atingir metas e objetivos
Pode não parecer, mas a técnica de ancoragem ajuda, inclusive, no alcance de metas e objetivos. Isso tudo porque ela faz com que você se mantenha focado e motivado naquilo que quer alcançar. Sempre que estiver pensando em desistir ou quando faltar ânimo, você pode acionar uma âncora, como um discurso motivacional ou aquela memória de um desafio árduo que você superou com garra e determinação.
Como ela pode auxiliar no desenvolvimento da oratória?
Você viu quantos benefícios podem ser conquistados com o uso da técnica de ancoragem? Pois é, ela também é ótima para quem precisa desenvolver sua oratória, principalmente para aqueles que se sentem inseguros ou com vergonha de falar em público.
Nesses momentos, é comum se sentir tão agitado a ponto de sofrer com os temidos “brancos”, aqueles lapsos de memória em que você simplesmente esquece o que vai falar. Para superar esse tipo de situação, a sua ancoragem pode ser feita por meio de um exercício simples:
- feche os olhos e respire bem fundo algumas vezes;
- imagine um círculo mental bem na sua frente;
- dentro dele, coloque algumas das coisas de que você gosta (músicas, pessoas, sensações);
- depois disso, dê um passo e “entre” no círculo, deixando seu corpo experimentar todas as emoções;
- saia e depois retorne novamente;
- repita isso algumas vezes até se sentir mais confortável.
Isso é interessante para tirar do seu corpo os padrões de reação ao nervosismo e à ansiedade. Assim, você consegue relaxar e a sua fala fluirá com muito mais leveza e naturalidade.
Além de aumentar a autoconfiança, a ancoragem também pode ajudar você a se manter calmo e tranquilo, mesmo em situações que o colocam em exposição. Sentir seu pulso, respirar profundamente por três vezes e pressionar seus dedos dos pés contra o chão é um dos métodos que podem ser usados para acionar aquela sensação de paz interior, muito útil nesses momentos.
Com as técnicas e dicas de hoje, você está muito mais preparado para encarar suas próximas apresentações em público e se sentir mais confiante com a sua oratória. Agora, basta desfrutar dos benefícios disso.
Nos cursos do Clube da Fala online ao vivo e presencial utilizamos técnicas de PNL, neurociência, psicologia, fonoaudiologia, oratória e teatro para capacitar a comunicação dos nossos alunos. Se você gostou do conteúdo e quer se aprofundar ainda mais no assunto sobre técnica de ancoragem e melhorar a sua fala em público, conheça o Curso de Oratória Presencial do Clube da Fala! Você não vai se arrepender.