Uma ótima maneira de impactar sua carreira é fazer apresentações eficientes. Seja para apresentar resultados a executivos da empresa que atua, mostrar diferenciais a clientes ou motivar os colaboradores. Porém, para que esse momento tenha grande importância profissional é necessário ter noções sobre técnicas de apresentação podem deixar tudo mais fácil para atingir os objetivos.
Alguns métodos prendem a atenção dos espectadores e despertam o interesse para o que está sendo dito. Ao compreender e aplicar tais técnicas, suas apresentações, consequentemente, surtirão maiores resultados.
O que se espera de líderes é que apresentem suas mensagens com clareza, confiança e credibilidade. O momento deve ser de inspiração para os demais, de forma que sane dúvidas e crie novas perspectivas.
Continue lendo este artigo e confira como melhorar sua performance. Você vai descobrir oito técnicas de apresentação que vão fazer total diferença.
1. Estude o seu conteúdo
A melhor maneira de transmitir credibilidade ao falar é ter segurança sobre um assunto — e isso só é possível quando se tem domínio do tema. Quanto mais confortável você estiver, melhor será o seu desempenho e mais o seu público confiará em você.
E é fato que falar é algo recorrente na vida de todas as pessoas. Portanto, este não é um assunto apenas para o meio profissional. Até no seu dia a dia, quando a informalidade dá o tom para as suas conversas, é importante dominar os temas sobre os quais você conversa, sabe por quê?
Porque se entendermos que estes momentos mais leves servem como um laboratório, teremos ótimas oportunidades de treinar, com direito a errar sem maiores consequências.
Dessa forma, procure conhecer bastante sobre os assuntos que você comenta todos os dias, e faça desses momentos um treinamento diário.
Além disso, procure conhecer o máximo possível sobre sua área de atuação. Busque livros, relatórios, estudos e dados que possam acrescentar informação; quanto mais argumentos você tiver, mais possibilidades de seguir o seu discurso por diversos caminhos. Essa é uma grande arma para dialogar com diferentes públicos dentro do meio em que você atua, garantindo ainda mais as suas possibilidades de sucesso e convencimento.
A intenção é que esteja seguro, caso precise improvisar, ou seja, se for interpelado por alguma pergunta que não estava prevista. Além disso, é importante que você leve ao seu público informações relevantes e que saiam de sua apresentação com algo que tenham aprendido com você.
2. Prepare a apresentação
Por mais simples que seja a apresentação, um suporte para as informações é importante. A maneira mais fácil é criar slides em Power Point. Porém, tenha em mente que esse é apenas um recurso para guiar a explicação e ilustrar dados pontuais.
Entretanto, ao ler os slides, sua credibilidade pode decair, uma vez que este tipo de atitude demonstra despreparo, insegurança e falta de domínio do conteúdo abordado.
Os slides funcionam apenas como uma breve explanação do conteúdo. Dados, gráficos e citações curtas são exemplos que podem ser usados para conduzir sua apresentação de maneira dinâmica e eficaz.
Dessa forma, entenda que estes recursos são apenas acessórios que, além de ilustrar e chamar a atenção da plateia, também são guias importantes para que você volte ao caminho previamente traçado, caso saia dos trilhos por alguma desatenção ou questionamento de algum dos presentes na sua apresentação.
E de maneira alguma permita que isso se transforme numa muleta e você se veja numa situação em que, por exemplo, se ocorrer algum problema com o seu slide, tudo estará arruinado. É preciso saber continuar, mesmo com imprevistos.
3. Inicie de forma impactante
O início de uma apresentação é muito importante para prender a atenção de seu público e engajar os presentes. É logo na introdução que o ouvinte será preparado para o que vem no desenrolar do discurso.
Por isso, o orador precisa envolver os presentes, aguçando o seu interesse e a sua curiosidade. Uma sequência possível a seguir nesta fase pode ser:
- apresentação pessoal.
- comentar os pontos principais e os objetivos.
- explicar as regras do jogo e a metodologia a seguir.
Além disso, valorize as histórias, pois é disso que o seu público vai se lembrar daqui a algum tempo. Uma história bem contada consegue alcançar todo o conteúdo que você pretende abordar, de maneira leve e envolvente.
Utilize exemplos também que façam parte do cotidiano da sua plateia; essa é uma tática bastante eficiente para prender a atenção e gerar engajamento.
4. Cative a plateia
Os presentes devem se envolver com o orador. Isso aumenta a compreensão do tema e tem impacto positivo nos participantes. Para atingir essa condição é necessário cativar os espectadores e criar empatia.
Vários fatores influenciam para que isso seja possível. Preocupe-se com a sua imagem, explore seus recursos não verbais, como o olhar e o sorriso, e adeque o seu vocabulário de acordo com seu público.
Preste atenção também em sua postura. Você não deve parecer arrogante ou superior, muito menos deve transmitir a imagem de timidez ou despreparo. A expressão corporal transmite mensagens poderosas, capazes de causar interesse ou repulsa ao público.
Outra maneira de cativar os ouvintes é humanizar a apresentação. Brinque com seus defeitos, porém sem se expor — isso gera um clima de maior aproximação. Use exemplos que sejam familiares ao assunto que está sendo abordado e que se aproximem da experiência de seus ouvintes.
Por fim, valorize ao máximo as suas habilidades, pois elas são a sua marca e te dão um brilho todo especial. Bom humor, criatividade, animação e jogo de cintura são alguns exemplos de qualidades que sempre jogam a nosso favor quando estamos sendo vistos pelas pessoas.
Valorize isso e, com certeza, você ficará marcado – positivamente – na memória das pessoas.
5. Desenvolva bem o tema
É no desenvolvimento da apresentação que a plateia percebe exatamente o que você quer passar. Para isso, o discurso deve ser objetivo, ter uma ordem clara e precisa. Lembre-se de que a mensagem precisa fluir.
Use suas anotações para guiar a apresentação, mas não fique lendo para o público. O cérebro retém pouca informação auditiva; portanto, torne sua apresentação mais acessível e interessante.
Mantenha a linguagem simples, com frases curtas, ritmo suave e transição lógica entre os pontos. É importante prestar atenção para impostar a voz e explorar a entonação, pois um discurso em tom monótono gera desinteresse do público.
Ordene os seus argumentos e se apoie em dados ou exemplos que ajudem o auditório a compreender a mensagem da exposição. No entanto, não se alongue demasiadamente nesses aspectos.
Se for possível, tente falar sem usar anotações. Isso vai transmitir segurança e fortalecer sua oratória. Enquanto fala, se movimente com confiança e use gestos para quebrar a monotonia.
E seja o mais natural possível; isso fará com que cada ação realizada seja autêntica e tenha a sua marca. Não force a barra tentando ser quem você nunca foi.
A autenticidade é uma característica marcante na Oratória; portanto, esteja certo que as melhores apresentações são aquelas que traduzem naturalmente quem é o orador e as experiências vividas por ele com o tema proposto.
6. Olhe para sua plateia
Ao falar, não fixe seu olhar apenas em uma pessoa; isso gera desconforto. O correto é distribuir o olhar em direção a vários pontos da plateia. É importante para as pessoas sentirem que você sabe que elas estão ali e que fazem parte desse momento junto com você.
Valorize-as com o seu olhar, ao ponto de elas pensarem:
“Ele sabe que eu existo. Essa palestra é pra mim. Ele está dizendo algo que é importante para mim”.
Ao fazer contato visual, você encoraja a plateia a participar. Esse recurso é de grande valia, pois facilita a sua conexão e interação com o público.
Outra excelente técnica é quebrar o gelo por meio do humor, uma vez que esse recurso ajuda na distração e relaxamento de todos os ouvintes. Se você emplacar um bom comentário, gerará uma expectativa positiva de que, a qualquer momento, outro bom comentário poderá surgir. E, assim, a plateia não tirará os olhos de você.
7. Fale a linguagem do público
Cada plateia é formada por um público específico, que tem singularidades. É importante saber com que está falando e se beneficiar desse aspecto. As mensagens serão mais bem assimiladas quando direcionadas de forma certeira.
Há temas que envolvem espectadores que será necessário usar jargões e termos técnicos. Já outros pedem mais informalidade e será preciso fazer adequação na maneira de falar para atingir os ouvintes.
A adequação da linguagem gera o sentimento de pertencimento. Forma-se uma ligação saudável, um link entre o apresentador e cada um dos presentes. Dessa forma, o entendimento será uma consequência natural do seu discurso.
8. Conclua com excelência
A melhor forma de marcar uma boa apresentação é terminá-la bem. O encerramento deve gerar uma reflexão, fazendo com que as pessoas pensem naquilo que foi dito.
Evite dizer frases como “por hoje é só” ou “era isso que eu queria dizer” e despeça-se agradecendo pela atenção dos presentes. Você pode usar os seguintes elementos:
- faça um apelo à ação
- faça um agradecimento sincero;
- conte uma história interessante, bem-humorada e adequada ao tema;
- use uma boa citação;
- diga uma frase de efeito;
- esclareça as dúvidas da plateia.
Toda a apresentação precisa de um bom final e você deve prepará-lo com o mesmo cuidado com que procura as primeiras palavras. Quando o orador não consegue finalizar bem o seu discurso, o público sairá com uma impressão ruim. A primeira impressão é a que vale, mas é a última que fica.
O importante é que você treine para que as técnicas de apresentação se tornem algo natural em sua oratória. Um ponto importante que vai auxiliar bastante suas palestras é dominar a respiração. Veja como respirar corretamente pode deixar a sua voz adequada para transmitir aquilo que precisa ser passado.
No Clube da Fala ensinamos nossos alunos a fazerem apresentações impactantes para que ganhem mais visibilidade, passem mais credibilidade e tenham mais sucesso! Fale com nossa equipe, clique aqui!
4 Comentários
great put up, very informative. I ponder why the opposite experts of
this sector do not understand this. You should
proceed your writing. I am sure, you’ve a great readers’ base already!
Heya i’m for the first time here. I came across this board and I find
It really useful & it helped me out much. I hope to give something back and help others like you aided me.
Hello colleagues, its great paragraph on the topic of educationand fully explained, keep it up all
the time.
Hi there would you mind stating which blog platform
you’re working with? I’m planning to start my own blog soon but I’m having a tough time
selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I’m
looking for something unique. P.S Sorry
for being off-topic but I had to ask!