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    Como as TED Talks mudaram a forma de comunicação nas apresentações?

    • Foto de clubedafala clubedafala
    • 13 de abril de 2020
    • Técnicas de Apresentação
    ted talks

    Mais do que melhorar a comunicação, desenvolver técnicas e habilidades poderosas eleva o patamar de qualquer profissional.

    Nesse sentido, o ato comunicativo só é potencializado quando criamos oportunidades de se expor em público e adquirimos técnicas eficazes para impactar e inspirar o nossos interlocutores através das nossas apresentações, e o TED Talks veio para mostrar que isso é possível.

    Mas como tornar tudo isso realidade? Será que isso tudo é apenas teoria ou pode ser concretizado em ações? Descubra as respostas neste artigo e agregue mais um excelente conhecimento de valor ao seu currículo. Veja!

    O que são TED Talks?

    TED Talks ou falas de TED representam, um site de compartilhamento de palestras sobre diversos assuntos. A sigla significa Tecnologia, Entretenimento e Design e através de sua página, você tem a oportunidade de receber, em seu e-mail, apresentações incríveis de pessoas renomadas e com vasta experiência no mercado.

    Segundo as próprias TED Talks, o objetivo é disseminar ideias por meio de conversas curtas e poderosas. Desde 1984, a organização sem fins lucrativos compartilha conhecimento ao redor do mundo.

    É interessante porque o espectador consegue visualizar abordagens diferenciadas e muitas técnicas para atrair a atenção do público e transmitir mensagens de forma muito especial.

    Em palestras de até 20 minutos, é possível agregar muito conhecimento e vislumbrar novas formas de comunicação. Além disso, é possível obter inspirações, insights e ideias mais criativas sobre a fala em público.

    Como as TED Talks revolucionaram a comunicação?

    O compartilhamento de experiências, vivências, derrotas e vitórias escancara um espírito de colaboração que tem um objetivo nobre de repassar conhecimento e criar conexão com as pessoas.

    Nas palestras TED Talks, grandes mestres, mentores, empresários e idealizadores de grandes negócios dão um verdadeiro show de comunicação e espalham conhecimentos extraordinários sobre diversos assuntos.

    As palestras TED Talks trazem uma série de abordagens. A revolução comunicativa pode ser verificada na apresentação sobre como colocar em prática os seus conhecimentos e habilidades e alcançar mais eficácia e excelência.

    Mais à frente, veremos habilidades essenciais em apresentações e outras falas únicas em TED Talks que agregam muito ao nosso conhecimento sobre a atuação em público.

    Como definir o formato ideal de TED Talks?

    O sucesso das palestras TED Talks não ocorre por acaso. Acontece que os palestrantes aplicam técnicas especiais que transformam as apresentações em incríveis falas. Isso tudo segue um formato especial.

    O Clube da Fala identificou algumas das principais práticas que também são ensinadas em seus treinamentos. Sendo assim, um formato ideal de TED Talks deve, principalmente, aplicar as técnicas elencadas a seguir.

    Desenvolvimento de ideia

    Uma das principais técnicas é concentrar-se em uma grande ideia. Você terá menos de 20 minutos, então, deverá ser conciso e objetivo. Quando se é um especialista, pode ser tentadora a possibilidade de compartilhar tudo nesse tempo, porém você deve escolher um tema específico e desenvolvê-lo de forma especial.

    Como o tempo é extremamente curto, o ideal é testar a cronologia dos temas e verificar utilidade e impacto, conferindo se o assunto é realmente interessante, entre outras coisas.

    Por fim, resuma em poucas palavras, aplique exemplos e situações práticas, além de usar histórias complementares. Faça uma linha do tempo e monte um esqueleto de base.

    Uso de conceitos familiares

    Elimine termos muito técnicos. Você precisa aplicar uma linguagem mais universal e de fácil aceitação e compreensão. Caso a menção de um termo muito específico seja necessária, o ideal é compartilhar uma explicação breve e eficaz para não perder o andamento da palestra.

    Esse não é o passo principal para a conexão com o público, porém contribui para que esse estágio não seja perdido no meio da palestra, por exemplo, em caso de uma incompreensão.

    Criação de conexão

    A palestra começará de verdade quando você conseguir estabelecer uma conexão com o público. Cada minuto é precioso, então, você deverá fazer isso logo no início.

    As principais recomendações estão em buscar um tom enérgico, mas acolhedor e admitir erros pessoais. A ideia está em intimar o encontro e melhorar a aceitação. Na mente do espectador, ocorrem as seguintes percepções:

    • “Essa pessoa é agradável!” (criação de empatia);
    • “Essa pessoa também erra como eu!” (quebra de objeções).

    Exploração de sentidos

    Por mais que você seja especialista no que está falando, reter a atenção pode não ser tão fácil. Para isso, você deve diversificar as formas de expressão, explorando os outros sentidos, além da visão e da audição.

    No vídeo de Jinsop Lee, por exemplo, você aprende a trabalhar de forma multissensorial e vislumbra formas incríveis para esse tipo de exploração em uma palestra de apenas 9 minutos.

    Quais as melhores dicas de aplicação de TED Talks?

    Nos próprios vídeos de TED Talks, você encontra conteúdos muito especiais sobre a fala em público e uma apresentação diferenciada. Veja dois exemplos que separamos a seguir.

    No vídeo de Rachel Botsman — A moeda da nova economia é a confiança — você absorve formas valiosas de falar melhor em público e realizar grandes apresentações.

    O vídeo é de 2012 e Rachel compartilha o valor de serviços colaborativos à época. A confiança e a influência são conceitos fundamentais explorados para apresentar a economia colaborativa.

    Já no vídeo de Howard Rheingold — O novo poder da colaboração —, por exemplo, o palestrante faz um convite de abandono à visão darwinista social. De uma forma geral, o objetivo é repreender a ideia de competitividade, guerra e concorrência e vencer pelo espírito de colaboração, que é exemplificado na caça aos mastodontes.

    O palestrante acumula impressionantes competências de artista, designer, escritor e professor. Todo esse conhecimento convergiu em um excelente conteúdo, que foi transmitido em 2005 e tem relevância até hoje.

    O Clube da Fala tem um treinamento voltado para a geração de palestras como as que acontecem nesses tipos de eventos. Certamente, você terá o perfil de um profissional com potencial para palestras TED Talks.

    Agora, você já sabe que a aplicação de técnicas observadas em TED Talks é algo incrível para o aperfeiçoamento da comunicação. Neste artigo, fomos além e compartilhamos um conhecimento especial para formatar suas falas.

    O Clube da Fala é uma empresa especialista em habilidades usadas em palestras TED Talks e em muitas outras técnicas de comunicação. Entre agora mesmo em contato e conheça os nossos melhores cursos e treinamentos!

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