Uma comunicação eficiente é essencial para qualquer relação, seja pessoal ou profissional. O ato de comunicar depende de diversos fatores, como a escolha da linguagem e a clareza da mensagem, mas você sabia que o tom de voz influencia na forma como a mensagem é recebida pelo interlocutor?
Neste contexto, é bem provável que você já tenha passado por momentos em que foi preciso escolher o tom de voz adequado. Conversar com crianças, por exemplo, exige uma linguagem e um tom completamente diferente de um diálogo com os seus colegas de trabalho.
Percebe a diferença e como seriam os resultados da sua comunicação se o tom de voz utilizado fosse o mesmo em todas as situações e para qualquer perfil de receptor da mensagem? Se assim fosse, surgiriam muitos ruídos e o entendimento seria totalmente prejudicado.
Por isso, é fundamental que você saiba adequar o seu tom às diferentes situações do seu dia. Quer saber mais sobre a influência da voz nas mensagens que você passa e, assim, comunicar-se melhor? A Oratória vai te ensinar tudo o que precisa para se destacar no seu ambiente de trabalho. Continue por aqui.
O que é um tom de voz?
O tom de voz é um dos itens mais importantes no processo de comunicação. Isso se explica porque existe uma série de parâmetros e características que definem e dão um determinado sentido para a mensagem que é transmitida para as pessoas com quem nos relacionamos.
É importante que você conheça quais são estes itens que mencionamos acima e que são determinantes para o sucesso da nossa comunicação, a ponto de uma mesma frase pronunciada de maneiras diferentes expressar informações distintas. Veja só:
- Intensidade do som.
- Timbre.
- Clareza.
- Projeção.
- Dicção.
A partir do momento em que entendemos a importância desses pontos para que os nossos objetivos sejam alcançados na comunicação, conseguimos concluir que cada palavra, cada frase, cada expressão mencionada tem um significado verbal e outro não verbal.
Como o tom de voz altera a mensagem?
A voz diz muito a respeito da imagem que transmitimos para as pessoas. É por meio dela que conseguimos identificar o estado de espírito, as emoções e outros aspectos psicológicos importantíssimos associados à troca de mensagens verbais entre as pessoas.
Sempre há aquele indivíduo que transmite o seu humor só pelo “bom dia”, não é mesmo? Psicólogos constatam que é possível identificar traços importantes, como passividade, liderança e sociabilidade somente pela voz emitida.
Por exemplo: vozes vibrantes são associadas a pessoas com alta capacidade de persuasão, enquanto as agudas indicam indivíduos mais frágeis. A voz também entrega o nervosismo e o que demonstra esse estado é um som trêmulo ou demasiadamente acelerado e baixo.
O timbre da voz também pode ser um fator bastante incômodo. As vozes estridentes e finas são as que mais incomodam as pessoas, segundo uma pesquisa feita pelo CPDEC (Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada).
Essa característica, em uma apresentação, pode definir se a atenção dos seus interlocutores será ou não cativada. É por isso que os grandes palestrantes se preocupam com todos esses detalhes para que sejam capazes de alcançar o maior número de pessoas.
Por outro lado, os executivos de vozes mais graves têm salários mais altos e maior estabilidade no cargo, segundo registra um estudo recente da escola de negócios da Duke University. Interessante, não é mesmo? Quem diria que a voz pudesse ser um ponto de tanta relevância para o sucesso.
Há mais um detalhe interessante: o tom de voz é a forma como as pessoas costumam discernir quando alguém está bravo, fazendo alguma imposição ou quando apenas está sugerindo algo. Um tom amigável, com certeza, torna as conversas mais produtivas e, a mensagem, mais fácil de ser compreendida.
Em outras palavras, é o tom de voz que ajuda você a ser mais ou menos enfático no que diz, além de tornar a sua argumentação e as colocações mais claras e objetivas. Isso significa dizer que mesmo que você domine completamente um assunto, se o tom de voz não estiver ajustado, muito da mensagem se perderá.
Como parar de falar tão alto?
Todos querem ser ouvidos, não é mesmo? Mas, para que isso aconteça, você não precisa gritar. É fato que algumas pessoas falam alto por natureza e quase não percebem isso, porém, há aquelas que “aumentam o volume” na tentativa de impor algo.
Por isso, é imprescindível que você alcance o equilíbrio entre falar alto ou falar baixo demais. Para isso, separamos algumas dicas valiosas. Tome nota:
1 – Escute mais, ao invés de falar sem parar. Isso vai permitir que você ouça o que as pessoas estão dizendo e evitará que comece a disputar com todos, tendo que aumentar o volume para isso.
2 – Use a linguagem não verbal, como levantar a mão, balançar a cabeça para concordar ou discordar. Isso vai impedir com que você grite e/ou “corte” a pessoa, ao mesmo tempo em que conseguirá a oportunidade de falar também.
3 – Procure ser mais assertivo. Muitas vezes, quando optamos por gritar e falar demais para nos sentirmos aceitos e respeitados, caminhamos para aquelas situações em que uma gritaria desgastante domina o contexto.
Como para de falar tão baixo?
O “falar baixo” tem um lado emocional e repressivo. Na maioria das situações, isso é um reflexo da infância, de repressões que sofremos dos nossos pais ou responsáveis (o famoso “cala a boca!”, “silêncio!”). Além disso, temos a timidez e a insegurança de não sermos aceitos ou interpretados da forma correta.
Outra situação em que percebemos que a pessoa fala baixo demais, é quando esta vive em um estado depressivo. E chegou até este ponto porque não tem/teve a força necessária para reagir em situações de pressão, em casa ou mesmo no ambiente de trabalho.
Para mudar este quadro, é fundamental que saiba de uma coisa: falar um pouco mais alto e gritar são coisas diferentes. Por isso, para deixar de lado aquela voz tímida, que “se esconde” e não transmite confiança, procure projetar a sua voz, ou seja, imagine que está direcionando o seu som para lugares específicos.
Além disso, procure articular melhor as suas palavras. Para isso, use as articulações da boca e do seu rosto para mencionar cada vogal ou sílaba. Isso fará com que você pronuncie melhor as palavras, com um tom de voz correto e um volume agradável.
Como escolher o tom de voz correto?
A escolha do tom de voz começa na respiração. Uma respiração adequada mantém a qualidade da voz. Afinal, os sons são emitidos pela passagem do ar através da laringe. É por isso que os fonoaudiólogos recomendam exercícios de respiração para melhorar a fala.
Com uma respiração inadequada, o volume da voz pode se tornar baixo e até falhar. Sendo assim, veja exemplos que preparamos para que você seja capaz de se comunicar da melhor maneira por meio de um tom de voz adequado para cada conversa.
Aprenda a definir o tom de voz ideal para cada tipo de situação
1 – Durante reuniões
Nem toda circunstância exige um tom de voz alto. Em uma reunião de trabalho, talvez não convenha utilizá-lo, pois essa pode ser uma atitude indiscreta e deselegante. Além disso, esse é o tipo de ambiente em que todos os que participam ocupam um espaço muito semelhante ao seu.
Por este motivo, a melhor opção é tornar o ambiente um local amistoso e receptivo, onde todos se sintam respeitados em suas posições profissionais. Nesse caso, falar alto demais pode acabar intimidando os presentes e afetando sensivelmente aquilo que as pessoas vão absorver da sua fala.
Por outro lado, se você for do tipo tímido e que fala de forma quase inaudível, isso também pode atrapalhar. Para superar essa situação, é interessante treinar várias vezes a forma como você se comunica e, se possível, o conteúdo da reunião; assim, você se sentirá mais seguro (a) e confortável.
Além disso, a articulação das palavras também está relacionada com uma boa comunicação, levando a uma compreensão satisfatória de todo o conteúdo que está sendo compartilhado. Sendo assim, é importante pronunciar todas as palavras com muita clareza.
Não para por aí: outro fator que também influencia a recepção da mensagem pelo interlocutor é a velocidade da fala. Quando rápida, ela pode fazer com que informações sejam perdidas; já aquela que é demasiadamente devagar, pode ser monótona e entediante.
2 – No contato com a equipe
Quem ocupa posições de liderança tem na comunicação um mecanismo que funciona como base de apoio ou a ruína da sua autoridade. Um líder precisa desenvolver a assertividade nas suas falas, o que inclui saber escolher as palavras certas, ter objetividade e clareza e usar um tom de voz adequado.
Como as relações com a equipe são mais próximas e informais do que as reuniões de trabalho, por exemplo, o tom de voz também pode ser mais descontraído. Neste caso, cabem algumas brincadeiras, bom humor e naturalidade, sempre com respeito e parcimônia.
3 – Em apresentações no trabalho
No caso de uma apresentação, falar muito baixo pode ser entediante e monótono, como já dissemos anteriormente. Nesses momentos, a atenção das pessoas precisa se voltar para você e isso pode ser conquistado com um tom de voz mais enérgico.
Em situações como essa, você pode falar um pouco mais alto, mas lembre-se de que falar alto não significa gritar. O melhor é mesclar a intensidade da fala de acordo com a necessidade de enfatizar determinados pontos importantes da sua mensagem.
Para melhorar esse aspecto, é preciso respirar fundo e manter uma postura correta, o que permite a passagem de ar dos pulmões para a laringe. Lembre-se que falar por longos períodos é como uma corrida de resistência: é preciso ter preparo físico, e isso inclui um bom fôlego e cuidado com as pregas vocais.
Qual a relação do tom de voz com os relacionamentos interpessoais?
O tom de voz comunica o tipo de relação que duas pessoas têm ou podem vir a ter. Ele nem sempre é o mesmo, podendo variar tanto de pessoa para pessoa quanto de situação para situação. No fim das contas, a maneira como você se comunica define quem você é e quem você deseja alcançar.
O fato é que grande parte das pessoas se encontra insatisfeita com sua voz. Algumas delas têm até pavor de escutar os áudios que enviam no WhatsApp, por exemplo. A boa notícia é que, atualmente, existem meios de trabalhar todos os pontos para tornar o tom de voz algo realmente impactante positivamente.
Com a ajuda de profissionais experientes, é possível aprender técnicas de Oratória e exercícios para que você possa conhecer e utilizar melhor sua voz. Dessa forma, vai melhorar não só a sua apresentação pessoal, mas também a maneira como cria vínculos com as pessoas.
Sendo assim, é preciso sempre lembrar que um tom de voz bem colocado pode, por exemplo, fazer toda a diferença em uma conversa educada ou em um insulto. Isso significa que utilizar um tom de voz errado em um ambiente pode prejudicar tanto a sua imagem profissional quanto a qualidade da sua mensagem.
Para dar um bom exemplo sobre isso, é fácil perceber que não é à toa que muitas discussões são desencadeadas pela má interpretação. Sendo assim, ficar atento à forma de falar e se policiar quanto ao tom da sua voz é algo positivo em todos os aspectos da vida.
Onde você pode aprender a usar o tom de voz corretamente?
Aqui no Clube da Fala, nós temos profissionais experientes e especializados para capacitar e transformar a sua voz por meio de técnicas inovadoras e personalizadas, onde você receberá treinamento específico para o seu tipo de necessidade vocal.
Agora que você já descobriu que é possível melhorar o seu tom de voz para falar com grandes plateias, lidar com conflitos no seu dia a dia de trabalho e também apresentar uma reunião no departamento em que você atua, é hora de investir em Oratória. É somente disso que a sua comunicação precisa para brilhar.
E antes que alguém pense que a Oratória é um dom, um privilégio de algumas poucas pessoas, precisamos te dizer que isso não é verdade. Trata-se de uma ferramenta que pode ser aprendida por todas as pessoas, sem exceção. Ou seja, dominar a arte de falar bem e com um tom de voz adequado está ao seu alcance.
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16 Comentários
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