A entonação vocal na comunicação é um ato poderoso. É notório que algumas pessoas conquistam muito mais identidade com o seu público do que outras.
No entanto, como fazer isso conscientemente e profissionalmente? Quais os benefícios para o seu trabalho? Como praticar a entonação ideal?
Essas são algumas das perguntas essenciais para as quais todo comunicador precisa ter as respostas na ponta da língua. Isso se explica porque é um detalhe essencial para a construção de discursos eficientes e que realmente conquistam as pessoas.
Percebe, assim, o valor que tem a entonação para a comunicação? Os estudos de Oratória nos permitem absorver todo o conhecimento necessário de como utilizá-la na nossa vida pessoal e, principalmente, na nossa carreira. Trata-se, portanto, de um diferencial que você não pode abrir mão.
Por isso, neste artigo, você verá, de forma focada e objetiva, os principais conceitos e as melhores dicas para fazer o seu tom de voz funcionar. Se a sua busca era como ter entonação, terá a seguir tudo o que precisa à sua disposição. Confira e comece hoje mesmo a praticar.
O que é entonação?
A entonação é uma característica poderosa e que pode mudar completamente o nosso discurso. Se bem empregada, pode conquistar multidões; caso seja utilizada de maneira equivocada, tende a colocar em risco todos os nossos objetivos, mesmo que as nossas intenções sejam as melhores.
Desta forma, para que este conceito fique bem claro e seja dado à entonação o valor que ela merece, vamos entendê-la como a forma como emitimos o som da nossa voz. Cada variação de tom pode expressar diferentes sentimentos e intenções do emissor.
É através da entonação que nós enriquecemos os discursos, impactando as pessoas e permitindo com que elas interpretem as nossas palavras da forma como desejamos, diminuindo os ruídos e alcançando o entendimento perfeito e claro.
Os recursos da entonação melhoram a nossa performance em apresentações para grandes plateias ou mesmo nas reuniões de departamento da empresa em que atuamos. E é através desta ferramenta que transmitimos credibilidade e segurança, itens essenciais para a adesão de qualquer pessoa.
Dessa forma, precisamos ter sempre em mente que a entonação regula a intensidade com que externamos as nossas palavras e frases, permitindo com que todos os envolvidos no processo de comunicação absorvam a essência, o poder, a credibilidade e o valor do discurso realizado.
Como não ter entonação pode prejudicar a comunicação?
Para deixar ainda mais claro o valor e o poder da entonação na comunicação, a Oratória nos ensina que a utilização de um tom equivocado pode arruinar os melhores discursos, mesmo que o conteúdo seja de excelência e esteja repleto de informações ricas.
Veja, portanto, algumas desvantagens de quando não utilizamos a entonação correta:
- Quando a entonação é feita de maneira equivocada, é bastante comum a ocorrência de dúvidas e más interpretações a respeito do teor e do significado do conteúdo que está sendo compartilhado pelo orador. Quando isso acontece, todo o trabalho realizado pode ser arruinado.
- Se a sua intenção é descobrir como ter a entonação ideal, saiba que a ausência deste cuidado impacta diretamente na produção das frases, no sentido do receptor e no entendimento do processo de comunicação. O tom correto é um pilar fundamental dos bons discursos.
- Ao proferir um discurso, comunicar em uma reunião ou mesmo em uma conversa informal, a entonação tem a função de alcançar as emoções das pessoas, atingir o comportamento e as reações delas e influenciar na tomada de decisões.
- O poder da entonação é tão grande que, se não for empregado com maestria, pode deixar claro para as pessoas que você está nervoso, inseguro ou que não tem a confiança necessária para comprovar todas as coisas que está proferindo no seu discurso.
- Uma entonação feita de forma correta te dá autoridade para falar e dá para as pessoas a segurança de acreditar e aderir às suas propostas. Os grandes oradores valorizam muito o tom de voz, pois sabem que ele tem o diferencial para o sucesso.
Por que a entonação vocal na comunicação é tão importante?
Para entender esse conceito, é muito relevante que você já conheça a ideia de persona, que é o perfil ideal de seu público-alvo. Aspectos centrais, como idade, sexo, segmento de atuação e rotina diária, ajudam a identificar a linguagem perfeita para se conectar com essa pessoa.
A persona é a representação ótima do cliente a ser alcançado com a sua comunicação. Conectar-se com ela é a melhor forma de ultrapassar passos fundamentais para influenciá-la na decisão final de compra de um produto ou serviço.
Além disso, a entonação não se restringe somente a esse universo de relacionamento. No ambiente empresarial, dependendo da função que você desempenha, é importante adaptar o tom de sua voz de acordo com as diferentes situações.
Sendo assim, um diálogo entre um líder e um subordinado pode exigir uma entonação mais firme do que em um atendimento ao cliente, que deve apresentar um tom mais suave e agradável a fim de demonstrar acolhimento e um bom ambiente para a interação.
Em outro cenário, no ambiente de negociação, o tom deve repassar confiança e credibilidade e permitir que o andamento flua de forma consistente para ambos os lados. Neste tipo de contexto, cada palavra precisa convencer e afastar todas as dúvidas e inseguranças.
Como se aproximar do público-alvo por meio da entonação na comunicação?
Como dito, a identificação mais precisa da persona é um dos melhores métodos para aprimorar a sua comunicação de forma geral. A entonação é mais específica quando você enquadra a mensagem para determinado perfil, personalizando-a.
A persona tende a espelhar o interlocutor; então, é preciso encontrar os termos ideais para o sucesso da sua comunicação. A compreensão das dores e dos problemas do público-alvo é outro passo essencial para criar essa conexão forte e duradoura.
Altura, impostação e linguagem compõem os principais medidores para fazer com que essa comunicação seja eficaz. A partir de agora, veremos dicas mais precisas sobre o que fazer para transformar a entonação vocal em uma ferramenta-chave para impressionar o ouvinte.
Quais as melhores dicas para melhorar a entonação na comunicação?
Ao aplicar nossas 7 dicas essenciais, você aprimora o seu ato comunicativo. Preste bastante atenção para colocá-las corretamente e conquistará muito mais credibilidade em sua comunicação. É disso que o seu discurso estava precisando para brilhar e conquistar multidões. Veja:
DICA 1 – Foque a respiração.
Algumas comunicações exigem mais intensidade e uma fala mais incisiva; porém, há casos em que a persona se conecta melhor com falas mais suaves e lentas. É preciso identificar cada caso para saber utilizar a entonação da maneira correta.
Na prática, é importante ter em mente que, nos dois casos, você deve exercitar o momento ideal para a respiração, a fim de não criar uma sensação de tensão para o espectador. Além disso, a respiração recarrega o sistema para uma entonação menos ruidosa e cortada.
DICA 2 – Tome cuidado ao escolher a altura da voz.
A entonação tem muito a ver também com o volume vocal, mas não se restringe somente a isso. Também é preciso atentar para o ritmo para que a comunicação seja mais eficaz. Sendo assim, a partir do momento que dominar estes pontos, conseguirá modular a sua voz na intensidade ideal.
A altura pode variar entre mais alto ou mais baixo, dependendo novamente do perfil da persona. No entanto, lembre-se de que os extremos sempre são danosos à comunicação. Enquanto o alto volume pode inibir, o baixo pode até causar sonolência e desatenção.
DICA 3 – Não grite.
Obviamente, os berros não representam a melhor forma de comunicação. Ambientes muito barulhentos acabam contribuindo para que isso aconteça. Em outras palavras, quando gritamos, geramos um ambiente inóspito, nervoso e repleto de ruídos.
Nesse caso, o público-alvo tende a criar bloqueios para a escuta e a transmissão da mensagem, que acaba ficando muito prejudicada. O ideal, então, é encontrar ambientes adequados e ajustar o volume para a conversa pessoal. Desta forma, deixará o caminho aberto para o sucesso do seu discurso.
DICA 4 – Não fale rápido ou devagar demais.
Outra dica é medir a velocidade da fala. Uma fala muito rápida pode transmitir a sua mensagem em um tempo muito curto, e aumenta sensivelmente a dificuldade de compreensão do conteúdo. Além disso, isso tende a deixar as pessoas mais ansiosas ou impacientes.
Por outro lado, a fala lenta em excesso tende a criar um desestímulo no cliente e afastá-lo da comunicação. Cria-se um desinteresse, mesmo que o seu conteúdo seja bom. Essa velocidade pode variar de acordo com a persona ou com o tipo de assunto abordado.
Nesse sentido, assuntos mais complexos podem exigir uma fala mais lenta para que a pessoa possa acompanhar o raciocínio e entender o máximo de informações. Já assuntos muito básicos permitem uma leve aceleração para a otimização de tempo.
DICA 5 – Esteja seguro.
Entre todas as dicas, a ideia de passar segurança sobre o que se fala é uma das mais essenciais. É claro que isso envolve um estudo prévio sobre o que se argumenta. Assim, quanto mais seguro você estiver, mais credibilidade é injetada em cada uma de suas palavras.
Então, a dica principal é que, antes da comunicação, você se cerque de todos os conhecimentos necessários para a transmissão. Dessa forma, aumentará consideravelmente a confiança para se comunicar e imprimir uma bela entonação vocal.
DICA 6 – Mantenha a postura.
A postura pode parecer não ter tanta relação com a voz, mas o excelente alinhamento corporal é fundamental para respiração e para passar mais confiança e atitude ao público. Quanto melhor você respirar, melhor será a sua entonação.
O bom alinhamento biomecânico favorece a produção vocal, além de dar mais sensação de segurança para o orador e para a plateia. A confiança contribui muito para que o falante se sinta mais à vontade para usar o melhor de sua entonação vocal..
DICA 7 – Considere o público.
Todas essas dicas são praticadas de uma forma geral para estabelecer uma comunicação de muita eficácia. No entanto, não são descartados os perfis mais particulares que aceitam distorções nessa transmissão. Por isso, a personalização tem muita importância na composição do seu discurso.
Há públicos diversos voltados para arte, humor, música e tantos outros segmentos que podem apresentar particularidades mais especiais. Então, sempre considere o público-alvo antes de ajustar a sua entonação comunicacional.
Como praticar a entonação ideal?
A prática é uma das melhores formas de aperfeiçoar sua entonação. De nada adianta haver muita teoria e conhecimento se você não testar. Por isso, a melhor comunicação é aquela que vai sendo lapidada dia a dia; agindo assim, você se comunicará cada dia melhor.
No entanto, inevitavelmente, a prática ideal passa por uma capacitação especializada em cursos e treinamentos de qualidade. Sendo assim, o ideal é não negligenciar o investimento em desenvolvimento pessoal e aplicar gradativamente de acordo com o que for aprendendo.
Será que você já conhecia todo o potencial que sua voz pode ter? No quebra-cabeças da fala de excelência, essa técnica é uma das peças mais importantes. Então, cabe a você praticar e aprimorar. E para te auxiliar nesta missão, o Clube da Fala oferece diversos cursos.
Através deles, você terá todas as informações de que necessita para usar a entonação correta nos diferentes contextos, de acordo com o perfil do seu público. Para isso, terá à sua disposição um time experiente de profissionais, que atuarão de acordo com as suas principais necessidades.
Além disso, é importante mencionar que entonação na comunicação também é peça-chave na composição de sua imagem profissional. Então, aproveite a oportunidade e complete o seu conhecimento com dicas poderosas sobre apresentação pessoal.
E não deixe de entrar em contato com o Clube da Fala. Nós teremos um imenso prazer em colaborar com a construção de uma carreira de sucesso, fundamentada em uma Oratória de qualidade e que fará toda a diferença na sua vida pessoal e também na sua carreira.
4 Comentários
Quero melhorar minha voz para atrair atencao em palestras
Ficamos contentes em saber que você está interessado em aprimorar sua voz para captar mais atenção durante palestras. Para complementar o seu aprendizado, recomendamos conferir alguns dos nossos conteúdos no blog que podem ser bastante úteis:
https://www.clubedafala.com.br/blog/6-dicas-para-nao-ter-uma-fala-monotona-e-conseguir-atrair-a-atencao/
https://www.clubedafala.com.br/blog/como-melhorar-a-diccao/
https://www.clubedafala.com.br/blog/cuidados-com-a-voz/
Olá! Como posso participar do grupo da fala? Percebi que meu jeito em falar, assusta algumas pessoas. Eu não grito. Mas meu tom de voz é alto. Meu timbre de voz é forte. Parece que depois da menopausa,ficou mais grave. Não chega a ser masculina,acho eu. Algumas pessoas acham que estou brigando. Mesmo que eu esteja contando alguma coisa sem compromisso. E sim…sou muito expressiva, e se me empolgo com algum assunto, parece que estou falando nas alturas do mesmo modo que meu entusiasmo se eleva. Não quero ficar constrangida ou ter que me superar depois, pq venho fazendo isso por toda minha vida. Buscando ajustar coisas que jogaram pra mim. E eu não me via ou sentia.Mas qto a procurar ajuda para me comunicar melhor,sem que os outros se sentissem agredidos, só caiu a ficha agora. Depois que um colega muito querido,falou por duas vezes que sente medo , inicialmente qdo falo. Minha dicção é muito clara. Mas meu modo em falar,precisa ser educado. Como faço pra alcançar esse objetivo?
Olá, Bia! O primeiro passo é falar com nossa equipe, clique nesse link e eles lhe indicarão o melhor treinamento para você: https://conteudo.clubedafala.com.br/blog-contato-clubedafala?utm_source=blog&utm_medium=blog&utm_campaign=blog