É bastante comum encontrarmos pessoas que pensam que quando nos referimos à comunicação estamos tratando apenas da maneira como usamos as palavras, as frases, o tom de voz, a eloquência, etc. Porém, a arte de comunicar é bem mais do que isso, em especial porque temos a linguagem não verbal.
Sim, a arte de falar com qualidade é o resultado de uma série de técnicas que, juntas, constroem um discurso que realmente alcança as pessoas, mexe com a emoção de grandes plateias e desenvolve uma credibilidade para aquele que faz da arte de comunicar a sua maior qualidade.
Além disso, não podemos nos esquecer que o mercado de trabalho, nos dias atuais, valoriza demais as características relativas à linguagem dos candidatos, à forma como cuidam da aparência e à capacidade de lidar com diferentes pessoas nos mais diversos contextos.
Percebe o valor que a linguagem não verbal (e a verbal também) possui para o desenvolvimento de uma Oratória no dia a dia de qualquer profissão? É por este motivo que hoje vamos tratar deste tema e de todos os principais cuidados que devemos ter para refinar esta habilidade tão importante. Acompanhe a seguir.
Para começar, você sabe mesmo o que é Linguagem Não Verbal?
É possível que já tenha ouvido a expressão “o corpo fala”. E essa é uma das maiores verdades que temos quando pensamos no ato de comunicar. A linguagem é uma ferramenta riquíssima e repleta de detalhes que, apesar de sutis, fazem toda a diferença para a conquista e compreensão das pessoas.
Apesar da fala ser importantíssima e indispensável, a linguagem corporal deve receber a mesma atenção. Isso porque uma não vive sem a outra. Ou seja, por melhor que seja a qualidade da sua fala, ela será incompleta se não estiver acompanhada de uma linguagem não verbal coerente.
Mas, antes de qualquer coisa, é preciso destacar que não estamos falando da linguagem escrita. Estamos nos referindo à linguagem que se faz existir através da fala. Ao mesmo tempo, é possível considerar que, em muitas situações, o não verbal comunica, mesmo se não houver algo falado ou escrito.
Desta forma, precisamos considerar como linguagem não verbal aquela que se faz existir por meio da nossa postura, do nosso olhar, nossos toques, os gestos, comportamentos, as expressões faciais, o tom de voz, entre outros. Cada um destes itens ajuda na construção sensível de um discurso.
E vamos além: também podemos considerar como constituintes da linguagem não verbal alguns aspectos físicos. Veja só:
- Acessórios.
- Roupas.
- A distância entre o emissor e o receptor.
Neste sentido, precisamos também considerar que a modificação de qualquer um destes aspectos mencionados pode alterar quase que completamente o sentido de algo que desejamos comunicar. É por isso que precisamos tomar muito cuidado com a nossa linguagem corporal.
Uma simples vestimenta pode dizer muito sobre nós e também sobre a maneira como encaramos o momento da comunicação. Por exemplo, se estivermos falando em um congresso onde é esperado o uso de roupas sociais e optarmos pela utilização de uma bermuda, mandaremos uma mensagem não verbal.
E esta pode ser interpretada como, por exemplo:
– A pessoa não se importou com o tipo de público com o qual estaria se comunicando.
– O falante não deu o devido valor ao ambiente e, por isso, há uma perda de credibilidade deste para com o público.
– O descuido de uma pessoa que não se veste adequadamente pode gerar nela, ao perceber o equívoco, uma instabilidade que interferirá diretamente na fala, na emoção compartilhada, entre outros.
– A aparência de um comunicador é um dos itens que são mais levados em consideração quando as pessoas estão avaliando se vale ou não a pena dar crédito ao que está sendo comunicado.
Conheça os principais tipos de comunicação não verbal
A Oratória trata da comunicação como uma arma eficaz para conquistar pessoas de maneira honesta e qualitativa. É por meio disso que a arte de falar em público tem alcançado cada dia mais importância para todos os segmentos de atuação profissional.
Neste contexto, um curso de Oratória trata de todos os componentes que constroem uma comunicação capaz de gerar entendimento, convencimento, credibilidade e interação entre as pessoas. E no que diz respeito à linguagem não verbal, a arte de falar ensina que ela pode ser dividida da seguinte forma:
1 – Atributos Físicos
Trata-se de roupas, acessórios e organização de ambientes e que são considerados para o processo de comunicação e interpretação das pessoas. Aqui podemos considerar, por exemplo:
– Vestuário.
– Corte de cabelo.
– Acessórios, como colares, anéis, brincos.
– Organização do ambiente onde ocorre a apresentação, entre outros.
Para que a Oratória obtenha o resultado esperado, é preciso que todos estes detalhes estejam em sincronia com a sua fala, ou seja, a linguagem verbal e a não verbal precisam estar “dialogando” para não gerar rupturas e ruídos que são decisivos no processo.
2 – Paralinguagem
Neste tipo de linguagem não verbal, consideramos aspectos relativos à voz do comunicador. Por isso, aqui se enquadram fatores como o tom de voz, a velocidade da fala, o ritmo da narrativa, a inflexão empregada, o volume, a emoção, entre outros.
Sendo assim, cada um desses detalhes pode modificar totalmente o entendimento e prejudicar de maneira decisiva a interpretação das pessoas. Para exemplificar, vamos imaginar que você terá que apresentar os resultados semestrais obtidos pelo departamento em que você é o (a) gestor (a).
E, ao iniciar o seu discurso, você menciona que está muito feliz e realizado (a) com o resultado do trabalho de todos os colaboradores. Mas comete o erro de externar isso com uma voz triste e uma expressão facial que denota desânimo e má vontade.
O resultado? Ao invés de transmitir satisfação e realização para os presentes, a sua linguagem não verbal contribuirá para o entendimento de que você está sendo irônico (a) ou que, na verdade, os resultados obtidos não são os esperados pela corporação.
3 – Proxêmica
É a função que o espaço desempenha na composição da comunicação verbal e demonstra o grau relacional e social das interações. Desta forma, podemos considerar:
– Espaço pessoal – vai de dezoito polegadas a quatro pés e traduz conversas em que há um alto grau de intimidade entre os participantes, como os diálogos que construímos com amigos de longa data.
– Espaço social – distância que vai de quatorze a doze pés. É muito utilizado para comunicações em grupos restritos como, por exemplo, uma conversa com amigos ou um jantar de negócios para poucas pessoas.
– Espaço público – a distância aqui utilizada ultrapassa os três metros e é usada em momentos em que a fala é destinada para a interação com um público numeroso.
4 – Cronêmica
É quando consideramos o tempo para interpretar pessoas. Em outras palavras, nos referimos à maneira como todos lidam com o tempo para descrever os outros e fazer considerações a respeito. Isso impacta diretamente no respeito e na credibilidade que o comunicador conquista.
Para exemplificar, imagine a imagem comunicada por uma pessoa que está constantemente atrasada para os compromissos de trabalho. Ao mesmo tempo, a pontualidade de alguém impacta diretamente no valor que damos para este tipo de atitude. Essa é mais uma das facetas da linguagem não verbal.
Cuidados que devemos ter ao usar a Linguagem Corporal
Agora que você já sabe o que é linguagem não verbal e tem consciência de como ela é fundamental para a construção de discursos de qualidade, o momento é de internalizar todos os principais cuidados que todos devemos ter para que possamos encantar multidões com a nossa comunicação. Veja:
DICA 1 – A POSTURA
A nossa postura comunica muito mais do que você possa imaginar. A maneira como nos sentamos pode demonstrar desleixo para com as pessoas ou situações. Além disso, ombros retraídos podem transparecer que estamos tensos ou inseguros.
E não podemos deixar de mencionar que a coluna ereta e a cabeça sempre erguida demonstram segurança, confiança e interesse por aquele momento. Enfim, atitudes como essa são interpretadas pelas pessoas e interferem diretamente na maneira como nos veem.
DICA 2 – O OLHAR
O contato visual tem uma grande importância quando tratamos da linguagem não verbal. Quando olhamos para aqueles com quem nos comunicamos, demonstramos atenção para o momento e também para aquilo que estão nos falando.
Ao mesmo tempo, é preciso ter moderação quanto a este aspecto. Isso porque quando olhamos fixamente para alguém podemos gerar intimidação e um grande desconforto. Soa como uma espécie de intimidação, e isso prejudica bastante a sua linguagem.
DICA 3 – SORRIA
O sorriso demonstra afirmação, conformidade e satisfação para com as pessoas e para com as situações em que estamos envolvidos. Por isso, tenha sempre em mente que, por mais séria que seja a situação, um sorriso (ainda que discreto) sempre soa como uma espécie de concordância.
Desta forma, ao sorrir, conseguirá transmitir simpatia, segurança, educação e respeito pelos outros. Ao mesmo tempo, quando nos mantemos sérios a todo o momento, geramos desconforto, insegurança e criamos uma barreira entre aquilo que desejamos comunicar e aquilo que interpretam a nosso respeito.
DICA 4 – AS ROUPAS
A maneira como você se veste para as diferentes situações da vida pode ajudar bastante na sua comunicação. Porém, se isso não for bem utilizado pode arruinar todo um esforço de interação. Em outras palavras, quando a linguagem verbal e a não verbal estão em sintonia, tudo será satisfatório.
Assim, dê bastante atenção para sua vestimenta. A roupa deve equivaler ao grau de formalidade/informalidade do momento, além de ser determinante para o sucesso do encontro onde ocorrerá a interação. Por exemplo, você não vestirá um terno para falar com crianças em um encontro no parque.
DICA 5 – OS GESTOS
O gestual é um dos indicadores mais importantes para a eficiência da linguagem não verbal. Ao mesmo tempo em que podem demonstrar nervosismo e insegurança, podem, se utilizados da maneira correta, transmitir segurança e a credibilidade necessária para o sucesso da sua fala.
Sendo assim, tome bastante cuidado com alguns pontos que o nosso gestual costuma sugerir. Por exemplo:
- Roer unhas e morder a tampa da caneta tendem a demonstrar que você está nervoso (a) e inseguro (a).
- Cruzar e descruzar os braços constantemente pode gerar nas pessoas a sensação de que você não está satisfeito (a) e nem à vontade.
- Ficar com as mãos nos bolsos o tempo inteiro durante uma conversa ou apresentação transmitem que você não tem certeza daquilo que está falando.
- Cruzar e descruzar as pernas a todo o momento dão a mesma sensação de quando fazemos o mesmo com os braços. A insatisfação e o nervosismo ficam evidentes.
- Mexer muito no cabelo, nos colares ou pulseiras também são gestos que incomodam as pessoas e geram certa tensão no ambiente.
- (Gesticular demais (o popular “falar com as mãos”) dão a sensação de que você está acelerado (a), ansioso (a), e isso pode evidenciar que não há domínio sobre o assunto que está tratando.
Onde você pode aperfeiçoar a linguagem não verbal?
Se você identificou uma série de equívocos que já comete há tempos com relação à linguagem não verbal, é preciso ligar o sinal de alerta e começar a refinar esta habilidade. Mas, tenha calma! Isso não é nenhum bicho de sete cabeças e o Clube da Fala pode te ajudar.
Através do nosso Curso de Oratória você terá o auxílio de profissionais muito experientes e capazes de identificar todas as suas necessidades referentes à linguagem corporal. E, a partir disso, receberá um atendimento personalizado.
E mais: o Clube da Fala oferece diversas opções de curso de Oratória Online e também presencial, tudo pensado para te atender de acordo com a sua dinâmica de vida e com o seu tempo disponível. Desta forma, você tem tudo para se tornar um comunicador capaz de interagir com o corpo, os gestos e as palavras.
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