1- Voz
A voz é a ferramenta de comunicação mais primária e mais imediata de que dispomos para interagir na sociedade, pois ela não requer qualquer acessório nem mecanismo especial para ser utilizada.
A voz é um elemento de fundamental importância, porque por meio dela observamos as emoções, sensações, intenções e se as pessoas estão alegres, tristes, apressadas, ou seguras.
É por intermédio dela que as pessoas também revelam seu entusiasmo, cansaço, ansiedade, estado de humor, interferindo de modo decisivo na eficácia de nossa comunicação social ou profissional e determinando a própria personalidade e o estado de espírito de quem fala, pois a voz sofre muita influência de hormônios e de nossas emoções. Além disso, a voz pode indicar a região em que você nasceu ou recebeu educação.
Sendo assim, a voz tem uma força incrível, por ser um dos instrumentos de influência mais eficazes nas comunicações humanas. Conhecer a própria voz é conhecer um pouquinho da própria alma.
Aspectos da voz:
- Tonalidade (timbre): característica vocal própria;
- Intensidade: volume da voz;
- Projeção: alcance preenchimento da voz no espaço;
- Entonação: colorido da voz.
2 – Fala
Fala é a capacidade mecânica de emitirmos sons. Denota clareza e compreensão. Para falar ou cantar movimentamos, aproximadamente, cerca de uma dúzia de músculos da laringe, em especial, as pregas vocais. Chegando a boca, o som é articulado graças à ação da língua, dos lábios, dos dentes, do véu palatino e do assoalho da boca. Nós, seres humanos, aprendemos a usar a respiração para a fala. Falar requer um fluxo de ar expiratório capaz de ativar a vibração das pregas vocais. É comum apresentarmos um certo desequilíbrio entre a respiração e a fala, pois essa coordenação é complexa, porém podemos capacitá-la ao máximo através de exercícios de articulação (dicção).
3 – Linguagem
A linguagem é um sistema de comunicação natural, artificial, humano ou não humano. Constitui a base de todas as nossas relações sociais, políticas, afetivas, culturais e históricas.
O uso da linguagem tornou-se profundamente enraizado na cultura humana para comunicar e compartilhar informações, mas também como expressão de identidade e de estratificação social, para manutenção da unidade em uma comunidade e para o entretenimento.
A linguagem tem um papel imprescindível na oratória, pois a utilizamos para transmitir o pensamento em palavras eficazmente. Para isso, é necessário coesão e coerência. A coesão trata basicamente das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir uma boa sequenciação do conteúdo. Já a coerência, aborda a relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou lexical, e no conhecimento compartilhado entre os usuários da língua.