Ninguém está a salvo de se sentir nervoso antes de uma apresentação em público. Na verdade, isso acontece bastante, mas não precisa ser um motivo para se deixar dominar a ponto de ter outras reações notáveis, como a voz trêmula.
Então, se você vem encontrando dificuldades para enfrentar essa situação, saiba que nós selecionamos algumas dicas fundamentais que vão ajudá-lo a superar a voz trêmula. Fique de olho neste post e boa leitura!
O que é o tremor vocal?
Apesar de ser bem comum que as pessoas fiquem tão nervosas ao falar em público a ponto de sentirem “tremer a a voz“, muitas delas não sabem o que ocasiona isso. Esses tremores são movimentos oscilatórios involuntários, que acontecem de forma rítmica e que afetam os músculos da voz. É assim que os sons sofrem flutuação na sua amplitude e na frequência.
Isso pode afetar a sua laringe, a sua faringe, o seu palato, o seu diafragma, a sua parede torácica e até o seu abdômen. Ou seja, ocorre uma verdadeira bagunça interna.
Como ele se manifesta em situações de nervosismo?
A voz costuma ficar trêmula em situações de exposição em público, pois é uma manifestação corporal de desconforto e insegurança. Infelizmente, esse imprevisto físico acaba diminuindo a credibilidade do locutor e do seu discurso, o que faz o orador se sentir ainda pior.
Se considerarmos apresentações importantes relacionadas à carreira, isso pode ser desastroso, levando embora grandes oportunidades profissionais. Por isso, busque a ajuda de um profissional especializado o quanto antes.
Como superar a voz trêmula ao falar em público?
Se você não sabia, precisamos esclarecer que há, sim, como superar a voz trêmula ao falar em público. Se o problema não estiver associado a nenhuma outra condição patológica, isso pode ser trabalhado a partir do seu emocional. Veja, a seguir, algumas boas práticas!
1- Respire adequadamente
A nossa primeira dica é que você respire consciente e adequadamente. Quando somos tomados pelo nervosismo, a respiração acelera e perdemos completamente o controle. Contudo, você pode recuperá-lo com alguns exercícios respiratórios.
Além disso, uma respiração profunda pode ser bastante tranquilizante nessas horas. Por alguns segundos, puxe o ar demoradamente e, depois, solte-o, relaxando a musculatura de todo o seu corpo. Repita esse passo algumas vezes, sem pensar em nada além do ar entrando e saindo.
2- Prepare-se antes da apresentação
Outra dica fundamental para combater a voz trêmula é preparar com antecedência a sua apresentação. Quanto mais tempo você tiver para repassá-la e ensaiá-la, mais seguro tenderá a se sentir com o que precisa ser dito.
Então, se for preciso, faça a sua apresentação para o espelho, para alguém da sua confiança ou grave um vídeo para ver depois. Inclua gestos e posturas corporais distintas, além de experimentar diferentes entonações. Isso vai tornar o espaço do discurso mais confortável.
3- Invista em um curso de qualidade
Aqui no Clube da Fala, nós temos cursos que são voltados especificamente para trabalhar a sua desenvoltura e a segurança na hora de falar em público. Esse desafio não precisa ser perturbador. Pelo contrário, nossos alunos se percebem gostando de falar em público, já que temos um ambiente acolhedor, metodologia única e inovadora e os profissionais mais especializados do mercado.
Nos cursos regulares, individuais e in company do Clube da Fala, nós ensinamos técnicas eficazes de comunicação não-violenta e de argumentação sob pressão, o que torna os nossos alunos mais empáticos e resilientes.
Portanto, se você quer se sentir mais confiante e capaz de dominar qualquer apresentação, mesmo aquelas de improviso, fale com a gente! A sua carreira só tem a ganhar com isso. Supere de uma vez por todas o tremor na sua voz! Converse conosco!