Você sabe como se comunicar bem? Quem trata a comunicação como uma competência-chave tem grandes chances de sucesso no trabalho e de realização profissional.
No entanto, como desenvolver isso? Aprender Português é suficiente? Quais os métodos mais eficientes? Neste artigo, responderemos a essas perguntas e orientaremos você sobre as melhores práticas de comunicação.
Prepare-se para entender a importância da comunicação, descobrir dicas valiosas para otimizar a ação comunicativa e aprender a como se capacitar de verdade para isso. Acompanhe!
Entendendo a importância da comunicação
A comunicação é importante independentemente da área em que você trabalhe. Transparência, concisão e coerência são alguns dos atributos de sucesso que melhoram a transmissão da informação e evitam desentendimentos.
A importância da boa comunicação vai além da boa expressão, afinal de contas, quem não teve um problema sério por falta de compreensão da mensagem? São vários os efeitos negativos disso, como retrabalho, perda de tempo, perda de recursos e, é claro, perda de dinheiro!
Portanto, saber como se comunicar bem é uma das melhores formas de manter uma boa produtividade e uma boa performance no ambiente de trabalho. Você tem que saber falar e ouvir para garantir uma boa execução da proposta de serviço.
Agora, imagine um palestrante ou um líder de setor não saber transmitir uma ordem de serviço. Os resultados são catastróficos, e são grandes as chances de esse profissional não conseguir a continuidade no cargo.
Aprendendo a se comunicar bem
Há pessoas que têm esse dom como natural e sentem muita facilidade de se comunicar, porém, também há como desenvolver essa competência e aprender como se comunicar bem.
Para isso, é importante que, além do conhecimento da Língua Portuguesa, você desenvolva algumas técnicas que contribuem para a conexão com a outra pessoa e a correta transmissão de mensagens.
1. Construa sua imagem
Construa uma imagem compreensível, desenvolva uma pronúncia audível e utilize outras técnicas, como a adequação do tom de voz e a linguagem corporal para evidenciar a comunicação.
Você deve saber transmitir seus gostos, sua personalidade e seu verdadeiro jeito de ser. Dessa forma, as outras pessoas também entenderão como se aproximar de você e os porquês de seus argumentos para a realização de trabalhos e construções de ideias.
2. Utilize as redes sociais a seu favor
Você pode utilizar as redes sociais para melhorar a visibilidade, construir relacionamentos e fortalecer o networking.
Nos canais de vídeos, como o YouTube, você pode exercitar a sua capacidade de comunicação e expressão.
Em postagens, você pode praticar a escrita e desenvolver o seu poder de comunicação com as pessoas. Alguns cuidados, no entanto, são importantes, como evitar caixa alta e atentar para a pontuação e a gramática.
Também atente para excessos em cores e formatações que prejudicarão o layout do seu texto e, por consequência, a atenção e a compreensão da mensagem a ser transmitida.
3. Ouça seu público
Você deve buscar uma maior aproximação com as pessoas e ouvir suas dores e seus sonhos. Isso contribui para a identificação e também melhora a comunicação, além de favorecer o entendimento do jeito como elas se comunicam.
Compartilhe dos mesmos sonhos e desejos e evite falar de si mesmo nesses momentos. Dessa forma, você contribuirá para a conexão, que é fator fundamental para o sucesso da comunicação. Ou seja, se você não souber se conectar com o outro, não terá sucesso na transmissão da mensagem.
4. Aprenda a falar e também a conversar
O ato de comunicação deve funcionar dos dois lados. Portanto, você também precisa aprender a conversar em diálogo. Ou seja, se você apenas falar e não ouvir, não terá a comunicação necessária.
Portanto, você também deve saber ouvir e observar a expressão do outro. Nesse ponto, a interação é fundamental, e o equilíbrio das ideias deve prevalecer para que a comunicação obtenha sucesso.
O passo depois de ouvir é saber falar. Aqui, valem a expressão e a clareza das ideias. Aprenda a se colocar e ser objetivo no que você pretende passar. Uma boa oratória é fundamental nesse caso e ajuda tanto na comunicação quanto no desempenho em eventos e reuniões, além de melhorar a credibilidade profissional.
5. Utilize o humor
O bom humor é uma excelente estratégia para a eficácia da comunicação. A pessoa mal-humorada tende a ter menos paciência em momentos de incompreensão, e o nervosismo acaba sempre prejudicando o sucesso da transmissão.
Então, você deve se mostrar animado, motivado e interessado no tema. Além disso, deve ter receptividade ao debate e às opiniões contrárias, mantendo sempre a cordialidade e a sutileza para colocar o seu ponto de vista.
6. Saiba falar sobre o seu assunto
Para passar uma boa imagem, você deve dominar o tema abordado. A falta de conhecimento implica insegurança nas colocações e só prejudica a transmissão da mensagem.
Portanto, você deve aprender bem o assunto antes de repassá-lo. Isso contribui para que você se sinta mais confortável em uma palestra e melhora as suas habilidades de persuasão para convencer sobre o que está falando.
7. Seja organizado
Procure desenvolver suas ideias com o encadeamento adequado para a compreensão. Isso envolve saber linkar os pensamentos e transmitir a informação de forma gradativa.
Uma mensagem deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. A partir dessa construção, você terá uma estratégia para a transmissão da mensagem e ajudará a criar o sentido necessário para a compreensão.
Melhore o seu vocabulário para aplicar mais termos na comunicação. Isso ajuda na clareza e na objetividade da mensagem. No entanto, lembre-se de que não se trata de ser prolixo ou utilizar palavras rebuscadas, mas termos que facilitem a compreensão.
Descobrindo o poder da capacitação em comunicação
Bom, isso tudo que foi passado até agora é crucial para você melhorar muito a sua comunicação. Agora, se você quiser essa competência profissional de verdade para o seu currículo, é fundamental realizar cursos de capacitação.
Você pode aprimorar a oratória em vários segmentos, como in company, em política, para concursos públicos etc. Além disso, é viável desenvolver a fonoaudiologia e tratar distúrbios vocais, desvios fonéticos e outras dificuldades.
Viu como a comunicação é um ato poderoso e importantíssimo no ambiente profissional? Executar essas práticas e capacitar-se é a melhor forma de agregar essa competência ao seu currículo.
Este post foi útil? Aproveite a oportunidade e aprenda como se comunicar bem com os melhores cursos de comunicação do Clube da Fala!