A oratória para líderes é algo que, indiscutivelmente, vem ganhando cada vez mais importância em ambientes corporativos. Por isso, é uma habilidade que deve ser treinada e aperfeiçoada.
Um bom líder é aquele que consegue se comunicar com sua equipe de forma eficiente, passando as informações de maneira clara, sem que reste qualquer dúvida por parte de seu interlocutor do que está sendo explanado.
Para que esse quesito seja desenvolvido, algumas habilidades devem ser potencializadas ou mesmo desenvolvidas por meio de cursos e treinamentos de oratória, que garantam discursos interessantes, com todos os atributos necessários para alcançar os objetivos.
A autoconfiança para expor ideias, o poder de persuasão para convencer o ouvinte, o controle emocional que dita o tom da fala são algumas dessas habilidades essenciais para uma boa comunicação.
Neste texto, você vai saber um pouco mais sobre a importância da oratória para líderes. Continue conosco e confira!
O que é oratória?
Podemos definir oratória como a arte de se comunicar e manter a conexão com o ouvinte de modo claro e objetivo. No entanto, para torná-la ainda mais eficaz, alguns elementos são essenciais, como eloquência, conhecimento acerca do assunto falado e a interação com os interlocutores.
Qual a importância da oratória para líderes?
É por meio de uma exposição clara e objetiva das ideias que um líder consegue transmitir o que deseja. Por isso, dominar a oratória é um dos requisitos indispensáveis para uma carreira bem-sucedida, já que muitas vezes cabe à liderança discursar em reuniões, utilizando técnicas que garantam a boa dicção, o uso adequado da projeção de voz e a persuasão.
Quais os aspectos a serem observados em uma oratória?
Para obter sucesso na oratória, alguns fatores merecem atenção para que o discurso ou a apresentação ocorra de maneira satisfatória. Veja!
Conheça seu público
Saber para quem você dará informações e transmitirá suas ideias é fundamental para adequar o discurso ao público, como vocabulário, ritmo de fala e tom de voz. Em uma reunião com empresários, por exemplo, o discurso pede uma linguagem formal.
No entanto, se os ouvintes forem adolescentes, a linguagem mais adequada na explanação deve ser a informal, com a qual esse público se identificará bem mais.
Conheça o assunto a ser tratado
Ter conhecimento amplo sobre um tema que será desenvolvido oralmente, certamente, facilitará a oratória fazendo com que ela flua sem nervosismo nem insegurança — que são os maiores inimigos de qualquer fala ou discurso.
Para facilitar esse momento, a dica é elaborar um roteiro de apresentação, com tópicos a serem abordados. Isso dará mais segurança na hora da exposição, garantindo uma oratória mais eficaz.
Estabeleça contato visual
Olhar no olho na hora do discurso transmite confiança e tende a trazer o público para você, fazendo com que ele se interesse ainda mais pelo assunto. Quando os ouvintes olham para o orador e não veem uma retribuição nesse aspecto, a conexão entre as partes esfria e o interesse do ouvinte também.
Vale ressaltar que o ideal é percorrer o olhar pela plateia e não se fixar em uma pessoa somente. A intenção é que todos os participantes se sintam incluídos.
Utilize recursos audiovisuais
Ilustrar palestras e exposições com slides ou vídeos é um excelente recurso para tornar esses momentos mais envolventes e menos monótonos para o público. Tal artifício torna qualquer evento mais interessante evitando, dispersões do ouvinte.
No entanto, é importante que a explanação seja feita sem a leitura do conteúdo exposto no Power Point, visto que isso pode dar a impressão de falta de conhecimento sobre o tema ou a pouca preparação para a apresentação.
Como você conferiu no conteúdo, liderar envolve se comunicar bem com sua equipe de trabalho. Por isso, a oratória para líderes é tão importante e deve ser aprimorada e desenvolvida para que a comunicação seja sempre a melhor possível!
Muitos líderes escolhem o Clube da Fala por termos uma metodologia única e inovadora que vai muito além da simples comunicação. Pois, utilizamos técnicas de fonoaudiologia, oratória, neurociência, teatro e psicologia.
Gostou do post? Gostaria de mais informações sobre o assunto? Então entre em contato conosco pelo site e conheça o nosso trabalho!