A vida de um político, seja durante o período eleitoral ou mesmo ao longo do seu mandato, é repleta de situações em que é essencial falar bem, convencer e conquistar a confiança. Ou seja, um bom político precisa dominar a arte de comunicar e, para isso, nada melhor do que um curso de Oratória para Políticos.
Neste contexto, o político é examinado, observado e tudo aquilo que faz ou diz recebe a análise das pessoas. E quando isso acontece, destacam-se aqueles que sabem falar com assertividade, que têm empatia, que sabem ouvir e mediar situações conflitantes.
Sendo assim, é fácil percebermos como a Oratória tem relação direta com o sucesso nas urnas, com reeleições e com a construção de uma imagem sólida e que desperta a confiança dos eleitores. E se você parar para pensar, certamente vai concluir que não há como abrir mão dessa ferramenta.
Percebe a importância da Oratória para políticos? Como nós sabemos do diferencial que a arte de falar com qualidade causa nas pessoas, sugerimos que você continue acompanhando esse post, pois vamos mostrar todos os recursos de comunicação que a vida política exige.
Você sabe o que é a Oratória para políticos?
Sim, existe um curso de Oratória no Clube da Fala que trata exatamente da preparação de políticos para uma comunicação bem estruturada e capaz de alavancar a sua carreira política, aproximando pessoas.
Desta forma, dominar essa ferramenta é quase que um subsídio básico de qualquer pessoa que vive da imagem, daquilo que fala e da maneira como se porta nos discursos e debates. Isso se explica porque é preciso persuadir pessoas para trazê-las para o nosso lado. E o político precisa muito disso.
E mais: a postura de um político diz muito sobre ele, transfere seu estado de espírito, sua autoestima, sua autoconfiança e tudo isso tem um peso enorme no momento em que os eleitores e as pessoas com quem ele se relaciona têm contato com a sua comunicação.
E não é à toa que costumamos nos deparar com políticos que “têm o dom da palavra”. Muitos já falam bem naturalmente, mas todos lapidaram a sua Oratória ao longo do tempo, com muito treinamento especializado. E o resultado é altamente perceptível e torna-se uma grande vantagem competitiva.
Isto se confirma quando nos deparamos com os nossos alunos de Oratória para políticos. A maneira como chegam aqui é totalmente diferente do jeito que saem, pois aprendem a fazer da Oratória a grande arma para vencer eleições e criar uma imagem positiva na memória das pessoas.
Como os políticos usam a Oratória para se comunicar?
A arte de falar em público nos oferece uma grande quantidade de possibilidades e todas elas colaboram para o sucesso do nosso discurso. E quando falamos da vida política, esses benefícios são potencializados, pois a vida pública é rodeada de discursos e contato com pessoas a todo o tempo.
Por isso, quando alguém começa a fazer um curso de Oratória para políticos, aprende a fazer uso dos melhores benefícios que somente a arte de falar com qualidade proporciona. Para você ter uma ideia do que estamos falando, veja só algumas ferramentas que adquirimos para a comunicação:
1 – Você aprende a “vender o seu peixe” – um bom político precisa convencer as pessoas, seduzi-las, conquistá-las. E como o público está cada vez mais seletivo, não é qualquer “palavra de efeito” que cativa e gera convencimento; muito pelo contrário, é fundamental usar a palavra certa na hora exata.
2 – A confiança – este é um recurso que vale ouro e que a Oratória para políticos nos ensina com propriedade. Um discurso bem realizado, estruturado e proferido por um político que sabe o que está falando transmite naturalmente a confiança necessária para que todos acreditem em suas palavras.
3 – Clareza – sabe aquelas pessoas que falam muito e pouco entendemos o que elas querem dizer? Sim, esse é um problema que deixa de existir quando o político faz uso da Oratória. Com a arte de falar, ele aprende a comunicar de forma simples, assertiva e que diga exatamente o que a pessoa precisa ouvir.
4 – Autoconhecimento – esse é um grande recurso para aqueles que precisam falar e se comunicar. Quando a pessoa aprende a se conhecer, ela consegue fazer uso das suas principais capacidades, usando delas para alcançar pessoas e superar entraves que prejudicam bastante o sucesso de um discurso.
5 – Mensagens impactantes – um político que se destaca é aquele que sabe dar a cada mensagem o impacto que elas precisam para alcançar o público-alvo e cativá-lo de alguma maneira. Este recurso ajuda o seu público a absorver a essência daquilo que você quer transmitir.
6 – Linguagem corporal – uma coisa é fato: o corpo fala (e fala muito mesmo). Por isso, a Oratória para políticos trabalha todo o lado da comunicação não verbal como, por exemplo, os movimentos do seu corpo, a postura, o gestual, a ocupação do espaço, entre outros.
7 – Empatia – essa talvez seja uma das maiores lacunas dos dias de hoje. O mundo anda tão acelerado e imediatista que as pessoas não aprendem a ouvir os outros, nem tampouco a se colocar no lugar das pessoas para entender suas dores e necessidades. Quando o político adquire a habilidade da empatia, ele ganha pontos valiosos.
Conheça um pouco mais do Curso de Oratória para Políticos do Clube da Fala
O Clube da Fala formatou um curso pensando especialmente em formar políticos de destaque, que sabem conquistar e seduzir pessoas através da comunicação. Para isso, conta com um time bastante experiente de professores, que conseguem verificar as suas necessidades e trabalhar em prol da superação.
Ou seja, com um atendimento personalizado, você ganhará o destaque e o espaço que almeja e necessita na vida política. Tudo isso se fará possível com a absorção de todo o treinamento pensado e desenvolvido pelos profissionais do Clube da Fala.
Sendo assim, elaborar discursos, falar para diferentes públicos e conquistar pessoas será uma tarefa natural. Quem ganha é a sua carreira na vida pública. Se este é o seu objetivo, clique aqui e conheça todos os principais detalhes e informações do Curso de Oratória para Políticos do Clube.