Apesar de muitas pessoas pensarem o contrário, falar bem não tem nada a ver com utilizar palavras rebuscadas e de difícil entendimento. Considerando que o objetivo da comunicação é fazer com que as pessoas entendam o que você diz, é fundamental na oratória saber simplificar.
Desta forma, se você parar um pouco e lembrar das melhores palestras e discursos, mesmo que os temas abordados sejam totalmente diferentes, há um ponto em comum que é o bom uso da linguagem. O que aproxima os melhores comunicadores é a forma como alcançam as pessoas.
Por isso, podemos concluir que quanto mais acessível for a linguagem, melhor o entendimento. Assim, hoje precisamos entender como selecionar as palavras certas, pois o objetivo maior de um comunicador é fazer com que as pessoas compreendam o que é falado.
Com isso, preparamos hoje um conteúdo para compartilhar com você sobre oratória e de como devemos utilizar palavras e expressões para alcançar o maior número possível de pessoas dentro de uma platéia heterogênea. Isso vai te ajudar a se comunicar cada vez melhor. Continue acompanhando a gente.
O que podemos entender da expressão “palavras certas”?
Definir uma coisa como certo ou errado não é uma tarefa simples e é necessário pesar uma série de fatores. No caso da oratória, dizer que essa ou aquela palavra é correta tem relação direta com a adequação do discurso, ou seja, aquilo que verbalizamos tem que fazer sentido para o nosso público.
Para efeito de comparação, vamos imaginar uma palestra sobre o tema “x”. Essa apresentação será realizada por dois comunicadores diferentes. Um deles voltou o discurso para o entendimento de que quanto mais rebuscada fosse a sua comunicação, mais admiração das pessoas ele teria.
O outro norteou o diálogo no sentido de que quanto mais pessoas entendessem o teor daquilo que ele estava falando, melhores seriam os resultados e mais pessoas seriam realmente alcançadas. Neste contexto, quem utilizou as palavras certas? O segundo, concorda?
Por isso, precisamos deixar bem claro que a melhor oratória é aquela que sabe como selecionar as palavras, ou seja, é o discurso que escolhe elementos que façam sentido para o segmento de atuação da platéia e para o grau de formação do receptor.
E isso nos leva a crer que, além de dominar o tema a ser abordado, o comunicador precisa escolher com bastante detalhamento as palavras que utilizará. Se não for assim, o seu discurso fará sentido apenas para você, deixando de lado todos aqueles que podem aderir às suas ideias.
A importância da Oratória para a escolha das palavras certas
Quando mergulhamos no mundo da arte de falar em público, descobrimos milhões de possibilidades, pois aprendemos a comunicar com mais qualidade, a lidar com ambientes onde transitam pessoas diferentes e a alcançar o entendimento de todos, em qualquer situação.
E isso só se torna possível quando entendemos que a oratória passa pela condição básica de que precisamos ser o mais simples possível para gerarmos conexões com as pessoas. Dominar essa ferramenta é um diferencial para todas as fases da nossa vida profissional e para as nossas relações sociais.
Além disso, saber que palavras usar, influencia diretamente na segurança que conquistamos para falar, com tranquilidade e certos de que as pessoas compreenderão o nosso discurso. E, quanto mais seguros, melhores nos tornamos, pois passamos a ser boas referências.
Em outras palavras, o termômetro para sabermos se estamos usando as melhores palavras no nosso discurso é quando percebemos que as pessoas se sentem num bate-papo informal conosco. Quando há entendimento, há interesse por aquilo que está sendo proferido. E isso vale ouro na comunicação.
Por fim, guarde sempre o entendimento de que o grande orador não tem que demonstrar ser uma pessoa inteligente, mas sim alguém que é compreendido em qualquer situação. Esqueça o peso das “palavras difíceis”, pois quanto mais simples, mais assertivo e mais impacto nas pessoas.
Dicas valiosas de como selecionar as palavras certas
A hora de preparar o discurso é o momento decisivo para construir algo que realmente vai fazer sentido na vida da sua platéia. Por isso, além de dominar o tema e saber para quem você falará, é essencial definir o que você comunicará. Como escolher bem as palavras do seu discurso? Veja algumas dicas:
1 – Defina os objetivos do seu discurso – muitos comunicadores pensam mais em si do que no público. Isso é um grande equívoco e você não deve pensar assim. Para escolher as melhores palavras, é fundamental que você valorize quem vai receber a sua mensagem.
2 – Pense naquilo que todo mundo vai entender – talvez seja quase impossível que, numa platéia heterogênea, 100% dos presentes vão entender a totalidade do seu discurso. Todavia, o seu objetivo principal deve ser alcançar o máximo de pessoas com uma linguagem compreensível.
3 – Atualize-se sempre, mas tome cuidado com o modismo – esteja sempre antenado com aquilo que as pessoas têm falado, com a moda. Usar expressões atuais pode ser um conectivo importante, mas desde que faça algum sentido para o tipo de plateia para o qual você esteja falando.
4 – Encontre conexões – o bom discurso precisa gerar identificação entre o orador e a plateia. Se não houver essa conexão, não haverá interesse e, muito menos, entendimento. Em outras palavras, a interação só acontece quando todos falam “a mesma língua” e possuem pontos em comum.
Para tornar isso possível, estude sobre o seu público, pesquise os gostos, as preferências e todas as informações que possam ajudar a encontrar links entre você e as pessoas. Se conseguir isso, a porta estará sempre aberta para entrar e se comunicar com muita qualidade.
5 – Invista em Oratória – a arte de falar em público nos dá o suporte necessário para falar bem e encontrar conexão com todo o tipo de pessoa. Por isso, quando a nossa busca é como selecionar as palavras certas, encontramos na oratória um bom caminho para esse entendimento.
E o Clube da Fala pode te ajudar com isso. Através dos nossos cursos e dos nossos professores, você aprende a utilizar as palavras mais adequadas para criar discursos impactantes e que realmente façam sentido para as pessoas. Entre em contato e torne-se o comunicador das palavras certas.