Uma das principais missões da mensagem é captar a atenção das pessoas e fazer com que compreendam algo. Todavia, em especial nos dias de hoje, é cada vez mais difícil impactar alguém. E uma das soluções mais efetivas ocorre com o storytelling na comunicação.
Neste contexto, certamente você já foi alcançado por um enredo que prende a sua atenção e te conquista, correto? É bem provável que todo este caminho, desde a produção até chegar ao destino, foi desenvolvido a partir de uma história com início, meio e fim muito bem elaborados.
Isso realmente faz a diferença neste momento em que o mundo digital trouxe informações em grande quantidade. Assim, para que seja possível encontrar destaque e adesão, é fundamental que a narrativa seja interessante a ponto de se sobressair em relação às demais.
Em outras palavras, estamos nos referindo ao poder do storytelling na comunicação. Ele é tão importante que desenvolvemos este conteúdo para que você tenha todas as informações a respeito deste tema. Então, poderá praticar e colher os frutos. Continue acompanhando aqui com a gente.
Você sabe o que é Storytelling?
Antes de qualquer coisa, é importante compartilhar com você o conceito do storytelling na comunicação. Desta forma, vamos entender esta estratégia como sendo uma maneira eficiente de compartilhar uma informação a partir de um enredo rico em informações.
Por meio do storytelling na comunicação, conseguimos envolver as pessoas e prender a atenção delas. E tudo isso é realizado através de palavras envolventes, recursos audiovisuais ricos e interessantes e uma formatação que mexe com todos os nossos sentidos.
Em outras palavras, podemos entender o storytelling na comunicação como uma contação de histórias de forma persuasiva. Por meio deste recurso, a televisão, a publicidade e o marketing, por exemplo, produzem conteúdos ricos e que atingem um determinado objetivo.
Na prática, o storytelling é construído a partir de elementos específicos, como personagem, ambiente, conflito, mensagem e vitória final. Ao longo da narrativa, são desenvolvidas situações que alcançam o emocional do destinatário, tornando-se impactante e inesquecível.
Conheça a importância do Storytelling
O storytelling é tão importante e eficiente que profissionais de diversas áreas têm investido neste tipo de narrativa. Há, neste contexto, motivos suficientes para acreditar que este formato se destaca em meio a tantas opções no mundo da comunicação. Quer saber o porquê de tanto sucesso? Veja:
1 – Contar histórias promove identificação
Para que alguém escolha um conteúdo “x” em meio a tantas opções, é indispensável que haja alguma informação que faça sentido e que gere identificação. E, quando isso acontece, o indivíduo vai ao ponto de se colocar no lugar do personagem.
Assim, o leitor se prende ao protagonista, sofre com ele, torce pela sua vitória e fica totalmente focado em cada detalhe narrado. Ou seja, o storytelling na comunicação tem todas as características necessárias para impactar pessoas, prender a atenção e enviar uma boa mensagem.
2 – Contar histórias promove uma jornada
O encadeamento de ideias consegue levar o seu leitor para uma jornada com você. Ele começa a seguir o caminho traçado e se apega a cada detalhe criado. E mais: o vínculo criado é tão sólido que estará lado a lado com a sua história até o momento final.
Desta forma, independente da dor e do sofrimento que o personagem passar, ele não será abandonado pelo leitor. Muito pelo contrário, a manutenção da atenção funcionará como uma forma efetiva de apoio, de torcida pela vitória, pelo êxito final.
3 – Contar histórias mexe com as emoções
O lado emocional é atingido de maneira muito forte pelo storytelling na comunicação. O apelo que este recurso é capaz de criar é tão intenso que leitor e personagem acabam se confundindo, pois há identificação, união. Trata-se, portanto, de algo sólido e verdadeiro.
4 – Contar histórias seduzem o leitor
O storytelling não é um “golpe baixo”. Muito pelo contrário, ele é responsável por grandes ensinamentos e por uma experiência enriquecedora por parte do leitor. Assim, a cada passo dado, um aprendizado é internalizado e levado para a vida prática.
5 – Contar histórias tem eficiência comprovada
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, cerca de 70% das pessoas têm a capacidade de lembrar de uma história contada por até 24 horas. Todavia, quando a narrativa é construída a partir de dados concretos, a percepção dos indivíduos cai para 10%.
Ao mesmo tempo, segundo a Universidade de Harvard, o nosso cérebro consegue lembrar de informações visuais até 60 mil vezes mais rápido do que quando nos deparamos com textos. Desta forma, os recursos visuais utilizados pelo storytelling têm muito mais poder de convencimento e conquista.
6 – Contar histórias aumenta o poder da comunicação
Um comunicador de sucesso não pode abrir mão do storytelling. Isso se explica porque o alcance é extremamente profundo e duradouro quando utilizamos uma história recheada de recursos visuais. Há, neste tipo de enredo, envolvimento, sedução e vínculos duradouros.
Veja os elementos principais de um Storytelling – A Jornada do Herói
Até aqui, compartilhamos o conceito fundamental do storytelling na comunicação e o porquê desta ferramenta ser tão eficiente para a nossa vida profissional e pessoal. Certamente, você não tem mais dúvidas a respeito da eficiência de uma narrativa deste tipo, correto?
Então, resta você conhecer o storytelling mais a fundo, entendendo cada uma das etapas de criação deste enredo tão utilizado nos dias de hoje. Tome nota e, depois, comece logo a praticar. Com isso, perceberá facilmente que a adesão ao seu conteúdo aumentou sensivelmente.
Mas, de antemão, é preciso deixar claro que existem diversas formas de criar um enredo. A mais utilizada atualmente é a conhecida como Jornada do Herói. Vamos entender um pouco mais sobre suas 12 etapas?
1 – Mundo comum
Este é o momento de dar um norte para o seu público; é preciso situá-lo no universo em que o enredo será contado. Assim, será possível entender quem é o personagem da narrativa e o contexto no qual está inserido. Com isso, você conseguirá gerar uma ligação forte através da empatia.
E isto é conseguido porque a narrativa parte de um mundo comum, onde o protagonista vive uma vida normal. Por este motivo, há elementos suficientes para as pessoas se identificarem naquele contexto e se aproximarem da história, como se realmente estivessem vivenciando.
2 – Chamado à aventura
É aqui que o personagem principal recebe uma nobre missão, um aviso, uma mensagem decisiva. Há, neste momento, um fator decisivo: esse chamamento precisa gerar identificação nos leitores, senão eles abandonarão a narrativa, não irão até o momento final.
3 – Recusa ao chamado
Esse é o momento em que o protagonista encara o seu primeiro desafio e reluta em aceitá-lo. É o conflito que ocorre pelo fato de ter que abandonar a sua vida normal (zona de conforto), aceitar a mudança e seguir na direção de uma determinada missão.
4 – Encontro com o mentor
Este momento é marcado por um encontro fundamental para o cumprimento da missão. O protagonista e seu mentor se encontram e, a partir disso, o personagem principal tem a certeza de que é possível resolver o problema principal da narrativa. Assim, ele segue a jornada com mais confiança.
5 – Cruzamento do limiar
A partir do momento em que o protagonista aceita a missão e ganha uma força extra com o encontro com o mentor, é hora de seguir o destino. Então, ele enfrenta os primeiros desafios e precisa demonstrar força e capacidade suficientes para vencer e seguir adiante.
6 – Testes, aliados e inimigos
Nesta etapa temos mais uma série de desafios que servem de preparação para o protagonista alcançar a conquista final. Assim, ele conhece aliados que o fortalecem, e inimigos que o desafiam e causam enfrentamentos importantes para a construção de um enredo sedutor.
7 – A Caverna profunda
O contexto vivenciado nesta etapa é de grande profundidade. Isso porque o personagem principal se depara com seus medos e com todos os questionamentos que fez no momento inicial. Há, então, um conflito interior e um aumento considerável da necessidade de superação para chegar à vitória.
8 – Provação
Esse é um momento vital para a sobrevivência do protagonista, pois ele precisa de um poder de superação ainda maior. Para isso, é necessário que haja uma mudança substancial, uma transformação psicológica, pois a exigência é muito grande e pode levá-lo à derrota ou à morte.
9 – Recompensa
Após passar pela provação da etapa anterior e sobreviver a um desafio tão grande, o herói recebe uma grande recompensa: torna-se uma nova pessoa. É uma dádiva que o faz mais forte e mais capaz, e pode ser algo como uma grande sabedoria ou um poder especial.
10 – O Retorno
Até aqui, houve um processo de grande profundidade. E é hora do protagonista retornar ao seu lugar comum; todavia, ele não é mais a mesma pessoa, pois as vivências que teve o modificaram. Além disso, para a surpresa do leitor, o personagem principal é surpreendido com uma ameaça final.
11 – A Ressurreição
Temos aqui um momento de muita tensão, pois o herói vive a sua batalha final. E a importância é ainda maior porque não haverá outra chance: se perder, não alcançará o seu objetivo. Assim, há um compartilhamento de sensações entre o protagonista e o leitor, que se identifica ainda mais com o personagem.
12 – O Retorno
Vencida a batalha, o herói já pode retornar ao seu mundo comum. E a recompensa por toda a luta e coragem pode ser um prêmio real ou algo metafórico. Assim, o leitor consegue entender, de fato, o significado da jornada e o que todo o processo significou para a vida de cada pessoa.
O que é preciso para um bom Storytelling na comunicação?
A formação da narrativa deve seguir uma ordem lógica e que se constrói a partir de um sentido estabelecido. Assim, você conseguirá alcançar as pessoas certas, mexer com a emoção delas e criar a adesão necessária. Para isso, é importante responder a algumas questões, como:
- Para quem eu desejo contar essa história?
Aqui é definido o público-alvo do storytelling. Que tipo de pessoa você precisa alcançar com a formação deste enredo? Essa definição é fundamental para o desenvolvimento da jornada, pois para cada tipo de perfil há sempre um detalhamento específico.
- O que exatamente eu pretendo contar?
Defina a história que será contada. Ela precisa ser bastante clara e objetiva a fim de não se perder em vários assuntos ao longo da sua jornada. Por isso, escolha um único tema e avalie com cuidado a eficiência que ele possui na conquista do seu público.
- Qual o objetivo deste Storytelling?
Neste momento, você precisa destacar o porquê da criação da narrativa. Qual a sua missão no enredo? Você quer vender um produto? A sua vontade é deixar um ensinamento para a vida prática das pessoas? Trata-se de uma tentativa de convencer alguém a respeito de um determinado posicionamento?
- Através de qual meio você contará a sua história? Blog, Redes sociais, e-mail marketing?
A escolha do meio através do qual a sua narrativa será desenvolvida é uma definição de grande relevância. Isso porque existem diversas opções, e cada uma delas oferece vantagens e desvantagens. Por exemplo: um vídeo nas redes sociais pode oferecer mais opções de audiovisual do que um email.
- Como você pretende contar a história para conquistar o leitor?
Existe uma jornada que precisa ser percorrida e, para isso, existem diversos caminhos. Todavia, é preciso definir uma rota para que a sua história não se perca ao longo do caminho. Sendo assim, escolha a melhor maneira, aquela que tenha a ver com o protagonista e com o público-alvo.
Saiba onde aprender a fazer um Storytelling de qualidade
Você já teve noção da eficiência do Storytelling na comunicação? Percebeu a capacidade que este tipo de narrativa tem para o convencimento das pessoas? Então, não restam mais dúvidas de que você precisa aprender a se comunicar com as pessoas de diferentes maneiras.
E uma delas é a Oratória, a arte de falar bem, de saber contar histórias sedutoras e que impactem diferentes perfis de pessoas. Para isto, o Clube da Fala se apresenta como uma escola ideal para o aprendizado de comunicação.
Através de um atendimento personalizado, você aprenderá tudo o que realmente precisa para dominar o Storytelling na comunicação, impactar multidões, convencer pessoas e alcançar o entendimento ideal de diversos temas e interações.
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