Toda empresa que se destaca no mercado apresenta uma particularidade: existe uma relação positiva entre gestores e colaboradores. Isso significa dizer que a comunicação e a Oratória são as responsáveis pela construção de uma estrutura que realmente funciona. O dia a dia de quem vive neste contexto é muito sadio.
Sendo assim, é fato que todo tipo de empreendimento precisa investir em relações. Todavia, ainda se percebe uma resistência considerável em alguns negócios. Nestes casos, busca-se a valorização de diversas alternativas que, quase sempre, não resolvem problemas que acontecem entre as pessoas.
Ao mesmo tempo, quando gestores e colaboradores se respeitam, trabalham em conjunto e olham na mesma direção, há um crescimento regular. E essa evolução afeta em todos os departamentos da corporação. Assim, temos aí um caminho que leva ao sucesso.
Por este motivo, preparamos este conteúdo para compartilhar com você todos os segredos e benefícios de uma relação positiva. Nela, gestores e colaboradores evoluem e fazem com que a empresa cresça junto. Continue acompanhando aqui com a gente.
Vantagens para as empresas de uma relação positiva entre gestores e colaboradores
As interações interpessoais têm um peso determinante para o sucesso de qualquer tipo de negócio. Mesmo que haja alta tecnologia, grandes investimentos e muita especialização dos profissionais, se não houver uma boa comunicação, certamente haverá problemas.
Por este motivo, as empresas que lideram os segmentos têm investido pesado em Oratória. Isso acontece porque já perceberam que dominar a arte de falar vem antes de qualquer coisa. E mais: ter jogo de cintura para lidar com problemas interpessoais é um dos principais segredos do sucesso.
E não para por aí. A relação positiva entre gestores e colaboradores torna possível uma série de benefícios. Separamos alguns deles para você a seguir. Veja só:
Benefício 1 – Engajamento
Se as relações interpessoais entre gestores e colaboradores dentro de uma empresa são positivas, há um enorme sentimento de pertencimento. Consequentemente, há mais comprometimento com a missão e as metas da corporação.
Em outras palavras, quando existe um ambiente saudável e de colaboração, ações como o aumento da receita, melhoria da imagem empresarial no mercado, redução gradativa dos gastos tornam-se objetivos de todos. Diminuem-se as lutas individuais e as batalhas se tornam coletivas, em equipe.
Benefício 2 – Qualidade do trabalho
Não há nada melhor do que trabalhar em um contexto onde você se relaciona bem com todas as pessoas, concorda? Quando isso acontece, produz-se melhor e com mais qualidade, pois há satisfação em desenvolver uma atividade. Dessa forma, são criados diferenciais importantes para o negócio.
Benefício 3 – Comunicação aberta
Se existe uma relação positiva entre gestores e colaboradores, há reconhecimento de virtudes e ações para superação de equívocos. Em outras palavras, quando o dia a dia é benéfico e há uma cultura de feedbacks, os ruídos diminuem sensivelmente.
Benefício 4 – Taxa de rotatividade reduzida
Trabalhar em uma corporação em que há interações satisfatórias gera uma espécie de fidelização. Isso ocorre porque, se o colaborador está satisfeito, menores são as possibilidades de ele buscar outras oportunidades de trabalho. Ou seja, há um sentimento de pertencimento.
Benefício 5 – Resolução de conflitos
Uma empresa em que gestores e colaboradores “falam a mesma língua” é um local mais saudável e igualitário. Isso não quer dizer que não haverá desencontros interpessoais, mas sim que eles serão contornados com mais facilidade e com o mínimo de perdas.
Benefício 6 – Melhoria dos resultados financeiros
Uma coisa é fato: se as equipes de trabalho se respeitam, todos seguem na mesma direção. Isso facilita os processos, diminui a competição negativa e gera lucro e desempenho maiores e melhores. O que explica isso é que a boa comunicação aproxima as pessoas e quebra barreiras de relacionamentos.
Benefício 7 – Imagem externa
Um ambiente empresarial positivo e saudável gera gestores e colaboradores preparados e conscientes da necessidade de construir uma imagem positiva. Para isso, a Oratória tem influência destacada, pois nos ensina a falar com desenvoltura e a ter segurança e credibilidade em nossas interações.
Como uma boa Oratória pode criar uma relação positiva?
A arte de falar com desenvoltura é um dos maiores potencializadores de uma relação positiva entre gestores e colaboradores. Tudo o que é realizado em conjunto com a comunicação tem sucesso garantido; basta fazer uma rápida análise entre os líderes do mercado em que você atua.
É claro que cada corporação tem as suas particularidades. Mas, com certeza, o ponto em comum de todas elas é a capacidade de lidar com diferentes pessoas e interagir com respeito e qualidade. Neste tipo de ambiente, os envolvidos pensam sempre coletivamente.
Sendo assim, é fato que a Oratória precisa ser buscada incessantemente por todos os profissionais. Mais adiante vamos falar a respeito do Clube da Fala e de como ele pode te ajudar a criar uma relação positiva entre os gestores e os colaboradores da empresa em que você atua.
Por hora, destacamos algumas vantagens que a Oratória nos oferece e que colaboram de maneira substancial para a criação de relações efetivas. Dá só uma olhada e veja como vale a pena investir na arte de falar bem:
- A Oratória ajuda no desenvolvimento da escuta ativa. Isso significa que aprendemos a ouvir com atenção e interesse. Assim, conseguimos entender as intenções das pessoas, diminuindo os ruídos e também as interpretações equivocadas.
E quando pensamos nas relações que acontecem entre gestores e colaboradores, quando há uma escuta ativa:
- Os gestores e líderes passam a entender os anseios e dificuldades dos colaboradores. Dessa forma, conseguem encontrar soluções que favoreçam os liderados e gere melhorias para a empresa de forma geral.
- Os colaboradores entendem as diretrizes dos gestores e, como se sentem respeitados, têm motivação suficiente para dar o melhor de si em busca de todas as metas estipuladas.
- A arte de falar bem dá aos gestores e aos colaboradores a confiança e a autoestima necessárias para interagir com segurança e respeito mútuo. Com isso, todos os envolvidos se sentem capazes de externar suas opiniões, dores e satisfações.
Como resultado, o nível das interações cresce, a corporação ganha um status acima da média e a imagem que se tem é de um lugar especial. Essas vantagens atravessam “os muros” da empresa e geram um olhar de admiração por parte de clientes e parceiros de negócios.
Quando existe um investimento em Oratória, gestores e colaboradores aprendem a utilizar a linguagem não verbal. Isso gera interações ainda mais efetivas, com mais empatia e credibilidade. Na prática, quando mencionamos isso, estamos falando de:
- Postura correta.
- Tom de voz adequado.
- Contato visual.
- Gestos e movimentos da cabeça, entre outros.
Conheça os 7 segredos para manter uma relação positiva entre gestores e colaboradores
Se você chegou até aqui, certamente já percebeu que um dos maiores segredos para manter uma relação positiva entre gestores e colaboradores é a comunicação efetiva. Porém, além da Oratória, existem outros pontos que você precisa considerar. Tome nota e coloque em prática:
Segredo 1 – Proximidade
Se você é um gestor, não caia no erro de se limitar a distribuir ordens e esperar que as coisas aconteçam. Qualquer pessoa pode agir assim. Ao contrário disso, aproxime-se dos colaboradores, conviva com eles, esteja aberto ao diálogo, às sugestões e até às reclamações.
Este tipo de relação próxima e aberta gera uma corrente positiva e de mão dupla. Isso fará com que todos os envolvidos no processo trabalhem e olhem na mesma direção. Por isso, entenda as pessoas, tenha interesse pelas dores e necessidades e valorize as conquistas alcançadas.
Segredo 2 – Fomente a coletividade
Onde há respeito e colaboração, com certeza, todos os processos fluem de maneira acelerada e com uma qualidade acima da média. Por isso, seja você um gestor ou um colaborador, volte sempre para o lado da coletividade. Procure estimular e ter sempre em mente o valor do que é feito por todos.
Ao mesmo tempo em que as conquistas e o desempenho individual precisam ser valorizados, o trabalho em equipe é o grande potencializador do crescimento de todo o negócio. Assim, o dia a dia de trabalho será mais leve e as crises serão superadas com mais facilidade e menos perda de energia e de recursos.
Segredo 3 – Seja um bom exemplo
O bom gestor de pessoas tende a se tornar uma referência, um exemplo a ser seguido. Da mesma forma, um colaborador humano, eficiente e que domina a Oratória também merece ser uma inspiração para os demais. Isto é, todos os profissionais precisam se dedicar para criar uma boa imagem.
Agindo dessa maneira, toda a corporação terá ótimos exemplos para se espelhar e seguir em frente. Então, procure sempre:
- Ajudar seus colegas de trabalho na superação das dificuldades e a alcançarem metas, evoluindo como profissionais.
- Se você é o gestor, haja de maneira humana e esteja atento às necessidades de todos. A empatia é um grande diferencial.
Segredo 4 – Reconheça e elogie
Ninguém deve ser movido por elogios vazios. É claro que eles são importantes, desde que sejam contextualizados; ou seja, tem que haver um motivo concreto para valorizar o gesto ou trabalho de alguém. Mas, se existir essa oportunidade, tenha a nobreza de reconhecer o valor e o esforço de um profissional.
Ações deste tipo têm a força necessária para motivar as pessoas a buscarem ser melhores a cada dia. Por outro lado, quando alguém se dedica, alcança (e supera) expectativas, mas nunca recebe o retorno merecido, a desmotivação e o desinteresse pelo trabalho é uma consequência muito comum.
Segredo 5 – Saúde emocional
Nos dias de hoje, é muito comum as empresas conviverem com problemas de ansiedade, depressão, estafa (entre outros) por parte dos colaboradores. Os novos tempos trouxeram uma carga emocional acima da média para as pessoas. Por isso, as quedas de rendimento e afastamento são muito comuns.
Todavia, um dos segredos bastante importantes para criar uma relação positiva é dar importância para a saúde emocional dos colaboradores. Em geral, as pessoas valorizam aqueles que se importam com o bem-estar de todos. Quando isso acontece, forma-se um time coeso e preparado para a evolução.
Segredo 6 – Valorize os objetivos pessoais
Muitas empresas, na intenção de alcançar metas e chegar à liderança do segmento em que atuam, acabam esquecendo do fator humano. Em outras palavras, a impressão que passam é que as pessoas representam apenas uma força de trabalho qualquer.
Quem se sente bem e valorizado atuando em um ambiente deste tipo? Ninguém. Concorda? Para mudar essa imagem e gerar uma relação positiva com os colaboradores, as empresas precisam dar valor para o profissional e para o ser humano que está ali atuando com dedicação. Esse é o caminho.
Segredo 7 – Invista em oratória
Engana-se quem acha que a arte de falar com desenvoltura é um dom, ou seja, algo que nasce apenas com um seleto grupo de pessoas. Nada disso. A Oratória é uma habilidade que pode ser adquirida através de treinamento com profissionais experientes.
Dessa forma, gestores e colaboradores devem buscar incessantemente o conhecimento da Oratória. A partir disso, essa ferramenta se tornará um dos principais segredos para a formação e a manutenção de uma relação positiva dentro (e fora) das empresas.
Saiba onde você pode aprender a se comunicar para gerar uma relação positiva
Os segredos para a construção de uma relação positiva entre gestores e colaboradores reside na Oratória. Sim, a arte de falar com confiança e empatia é o grande diferencial das empresas que lideram o mercado. Por isso, esteja certo de que ninguém alcança o topo e se mantém por lá sem a comunicação.
Por este motivo, você precisa conhecer o Clube da Fala. Aqui é o lugar ideal para aprender as melhores técnicas de interação para fortalecer relacionamentos e gerar equipes de trabalho fortes e atuantes.
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