Todas as carreiras exigem que seus profissionais se destaquem e deem o melhor de si para conquistar objetivos. E uma das maiores necessidades é ter segurança. Por isso, destacamos o conteúdo de hoje com a temática “construindo confiança para os profissionais do setor de energia”.
Sim, o assunto de hoje é para você que trabalha (ou deseja ingressar) no setor de energia. A confiança, a firmeza, a determinação traduzem a postura de um profissional que tem grandes possibilidades de obter sucesso, subir degraus e conquistar as melhores oportunidades de trabalho no segmento.
Neste contexto, procuramos analisar, a seguir, a importância da Oratória na conquista da confiança. Além disso, destacamos a relação que a comunicação possui com o bom desempenho no setor de energia e também selecionamos estratégias eficientes para obter esta habilidade tão fundamental.
Sendo assim, aprofunde-se neste conteúdo e, assim, estará construindo confiança nos profissionais do setor de energia, como você. A partir disso, é certo que a sua carreira mudará de patamar e a sua comunicação abrirá portas importantes para a sua carreira. Continue acompanhando aqui com a gente.
Entenda a importância da confiança no setor de energia
Uma recente pesquisa realizada pela KPMG destacou que 87% dos CEOs de empresas de energia, entrevistados em 2023, acreditavam que o segmento cresceria consideravelmente em 2024. A taxa registrou um aumento, quando comparada com os 81% do ano anterior.
Este é um dado bastante importante, em especial porque trata-se de um meio rodeado de incertezas na economia global, tensões geopolíticas e Inteligência Artificial (IA) Generativa. Isso significa dizer que a instabilidade atual requer profissionais confiantes e seguros das oportunidades de negócios.
Ainda, em relação ao estudo mencionado, é importante detalhar que se tratou de uma entrevista envolvendo 127 CEOs globais de energia e serviços públicos, petróleo e gás, energia renovável, mineração e produtos químicos. A perspectiva levantada traça um norte em relação aos próximos três anos.
Além disso, o trabalho realizado pela KPMG ressalta ainda mais a importância da confiança por meio de líderes, gestores e colaboradores do setor de energia. Com ela, haverá segurança para desenvolver o segmento, expandir negócios e compartilhar ideias que sejam produtivas e rentáveis para os envolvidos.
Neste cenário, é vital também considerar que quando estamos construindo e desenvolvendo a confiança nos profissionais do setor de energia, devemos considerar aspectos como:
- Oscilações de preço, que criam instabilidade no segmento e incertezas quanto ao futuro do mercado consumidor.
- O ambiente do setor de energia, que é desafiador a todo o momento. Os profissionais deste segmento precisam ser fundamentados em ações éticas e seguras para a legalidade das ações e negociações.
- O desempenho empresarial do setor de energia precisa da confiança de seus colaboradores para a construção de uma reputação sólida e livre de qualquer tipo de suspeita.
A confiança, enfim, é uma habilidade fundamental tanto para quem a possui quanto para aqueles com quem interagimos. Ou seja, precisamos estar confiantes para comunicar, gerar negócios, convencer pessoas, lidar com conflitos e adversidades.
Ao mesmo tempo, necessitamos transmitir essa confiança para as pessoas, a fim de que elas se sintam seguras para desenvolver trabalhos e negócios conosco. É, pois, uma espécie de troca e de um requisito de muita relevância não somente para o setor de energia, mas sim para todas as áreas.
Por fim, é válido ressaltar que os profissionais que mais se destacam nos seus segmentos de atuação são os que possuem/transmitem confiança. Por mais conhecimento técnico e experiência prática que possuam, se a comunicação não for segura, haverá diversos ruídos que irão prejudicar as atividades.
Estratégias infalíveis para construir confiança no setor de energia. Veja exemplos práticos
Se já percebeu o valor que a confiança tem para o sucesso do seu trabalho no setor de energia, o que resta é ir em busca desta habilidade, concorda? Para isso, você não precisará ir muito longe, pois separamos para você algumas estratégias eficientes e que vão ajudar bastante.
Com elas e com os exemplos práticos que destacamos, você entenderá como se sentir seguro para atuar e como transmitir segurança para todos aqueles com quem interage. No fim, terá à disposição informações pertinentes para o seu treinamento regular.
Ainda, no final deste conteúdo, destacaremos o lugar especializado em desenvolver a Oratória e, com ela, a confiança que todos os profissionais precisam para atuar. Em outras palavras, prepare-se para ter a determinação que te levará ao sucesso. Vamos ao trabalho?
Estratégia 1 – Treine com antecedência.
Para que a confiança se torne um traço natural da sua conduta, você terá que treinar bastante para isso. Até chegar ao ponto em que você se comunicará e impactará sensivelmente as pessoas. Consequentemente, quando perceber esta adesão, mais confiante se tornará. E assim sucessivamente.
E, saiba: as pessoas percebem quando alguém está confiante para falar. Isso gera nos ouvintes a segurança e a predisposição para acreditar em tudo aquilo que está sendo compartilhado. Desta forma, se você atua no setor de energia, precisa treinar especificamente para isso.
Para exemplificar:
- Imagine que você terá uma reunião importante do departamento em que trabalha no setor de energia. Na ocasião, deverá apresentar um projeto sobre algo relevante para a empresa. Para estar mais seguro e transmitir essa confiança para as pessoas, treine a sua apresentação.
Na prática, encene em frente ao espelho, grave para assistir depois e perceber o que pode ser melhorado. Ouça com atenção as suas palavras para verificar a entonação e a dicção. Agindo assim, tenha certeza de que você terá a tranquilidade e a firmeza de que precisa para realizar um bom trabalho.
Estratégia 2 – Mantenha contato visual.
Quando olhamos para as pessoas, conseguimos transmitir confiança. Ao conseguir fazer isso, demonstramos que não estamos com medo, receio, que não estamos mentindo. Além disso, o contato visual demonstra que não nos sentimos inferiores aos outros.
Dessa forma, as pessoas passam a confiar em nós. Porém, é importante mencionar: manter o contato visual não é o mesmo que ficar olhando fixamente para os outros; isso intimida as pessoas e acaba tendo um efeito contrário, gerando um constrangimento desnecessário.
Para exemplificar:
- Imagine que você foi designado para falar sobre números alcançados pela sua empresa, que atua no setor de energia. Procure olhar naturalmente para a plateia, levando seu olhar não somente para um indivíduo, mas sim na direção de todos. Estabeleça, assim, um vínculo importante para o sucesso da palestra.
Estratégia 3 – Tenha alinhamento de postura.
Se hoje estamos construindo a confiança nos profissionais do setor de energia, não podemos deixar de mencionar que o nosso corpo tem função importante nesta missão. Ele fala – de verdade – e transmite exatamente quem somos e como estamos.
Por isso, tenha uma atenção especial para a sua postura nos seus momentos de interação. A posição do seu corpo, sua cabeça, braços, a posição das pernas; tudo isso compõe imagem e uma mensagem. E isso é transmitido para todos, colaborando de maneira sensível com a percepção que temos das pessoas.
Para exemplificar:
- Treine em casa a sua postura e imagine que você está realizando uma palestra no setor de energia em um palco grande, que permite a sua circulação e é visto por muitas pessoas. Assim, procure manter o seu corpo ereto, os ombros retos, a cabeça voltada para cima e as pernas distanciadas (não muito).
Essa posição corporal traduz a segurança que você sente e a confiança que possui para estar ali e fazer a diferença. E mais: evite fazer movimentos bruscos, aja com leveza e o máximo de naturalidade. Essas ações são fundamentais para a confiança que você deseja ter e transmitir para as pessoas.
Estratégia 4 – Emposte a sua voz.
A sua voz diz muito sobre a confiança que você possui. É, dessa forma, mais um dos itens que merecem a sua atenção e cuidado constantes. Falar alto demais ou muito baixo não são as escolhas ideais quando desejamos nos sentir confiantes e transmitir isso para as pessoas.
Para exemplificar:
- Para projetar a sua voz de maneira acertada, procure treinar isso nas suas interações com amigos e familiares. Peça para eles avaliarem o que sentiram em relação à sua voz, se perceberam verdade em suas palavras e também segurança e confiança.
Dessa forma, procure não gritar e nem falar baixo demais. O correto é fazer a projeção vocal, que consiste em falar um pouco mais alto (mas, lembre-se: sem gritaria). A intenção dessa ação é demonstrar para as pessoas que você possui a confiança necessária e que realmente acredita naquilo que está transmitindo.
Estratégia 5 – Dê ritmo à sua voz.
Quando estamos nervosos, ansiosos, tensos, inseguros e sem confiança, a tendência é que falemos aceleradamente. Essa postura, além de transmitir desconfiança nas pessoas, atrapalha a interpretação em relação àquilo que estamos dizendo. Por isso, fale mais pausadamente.
Para exemplificar:
- Você precisa se acostumar a falar mais devagar, pausadamente. Não se importe se o seu ritmo é mais lento do que o das outras pessoas; isso vai demonstrar que está calmo, tranquilo e confiante. É claro que não estamos dizendo que é necessário falar “se arrastando”, pois isso gera impaciência.
Estratégia 6 – Use aperto de mão ao abordar as pessoas.
Transmitir confiança no setor de energia é uma tarefa que não é simples, mas extremamente necessária para o bom andamento do seu trabalho. Se agir da melhor maneira, estará construindo uma história de sucesso e reconhecimento profissional.
Desta forma, vamos considerar uma ação habitual no mundo dos negócios: o aperto de mão. Ele faz parte de reuniões, encontros e fechamentos de negócios. Sendo assim, se antes considerava esta atitude como mera formalidade, passe a encará-la como um item importante na geração de confiança.
Para exemplificar:
- Apertar a mão das pessoas diz muito sobre você e sobre os outros. Na prática, quando uma pessoa aperta a sua mão de maneira solta, frouxa, leve, está demonstrando medo, insegurança ou sentimento de inferioridade em relação a você ou à situação.
Por outro lado, quando realizamos um aperto de mão com segurança e firmeza, entre 2 e 5 segundos, estamos compartilhando que existe confiança em nossas ações e tranquilidade naquele momento. Todavia, lembre-se: não “esmague” a mão dos outros, pois isso transmite intimidação e vontade de se impor.
Estratégia 7 – Mantenha bom posicionamento das mãos e gesticule.
A confiança é sentida em aspectos bastante sutis. As nossas mãos são um bom exemplo disso. O movimento e o que fazemos com elas diz muito sobre a nossa confiança em momentos de apresentações e interações interpessoais. Por isso, dê uma atenção especial para este ponto.
Para exemplificar:
- Imagine uma apresentação realizada pelo gestor do setor de energia da sua empresa. Ele, com constância, mantém as mãos escondidas. O que ele transmite? A resposta é insegurança, falta de confiança naquilo que fala, nervosismo e um sentimento de incapacidade.
Todavia, se ele mostrasse as mãos e mantivesse as palmas voltadas para cima, estaria demonstrando confiança para expor ideias. É o poder que a linguagem não verbal exerce em todos os processos de comunicação. Não podemos diminuir a importância deste fato.
Estratégia 8 – Aprimore a sua Oratória.
O melhor caminho para aqueles que desejam construir uma postura de confiança em profissionais que atuam no setor de energia é investir em Oratória. Esta é uma ferramenta que acompanha todos aqueles que se destacam no mercado de trabalho.
É por isso que cresce, cada vez mais, o número de pessoas que buscam as formações em Oratória. É através deste estudo aprofundado que aprendemos a comunicar, interagir, alcançar, impactar e convencer pessoas com muita confiança.
O lugar ideal para desenvolver a confiança nos profissionais do setor de energia
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