Todos nós, sem exceção, precisamos de mudanças constantes. É dessa forma que amadurecemos e evoluímos como pessoas e como profissionais. Porém, para que tomemos consciência dos pontos que precisam de ajustes, existe a necessidade de um feedback negativo.
Mesmo que o nome “feedback negativo” possa nos dar a ideia de algo ruim, é preciso termos em mente que se trata de um retorno que tem como objetivo levantar pontos que necessitam ser melhorados. Assim, ao pensarmos na vida profissional, isso se mostra como algo que vem de nossos líderes e superiores.
E é neste contexto que produzimos o conteúdo de hoje. Vamos conversar um pouco sobre feedback negativo, compartilhar alguns exemplos, mostrar a maneira como pode ser realizado e te mostrar onde você pode reagir a esse retorno com mais confiança e equilíbrio.
Desta forma, estamos certos de que a sua vida pessoal e a sua carreira ganharam um impulso importante. Se entendermos que esse tipo de colocação serve para nos ajudar, tiramos sempre o melhor de tudo isso. Esse é o caminho do sucesso e vamos juntos em direção a ele. Acompanhe aqui com a gente.
O que é um feedback negativo?
Para conceituar o feedback negativo de forma prática, vamos entendê-lo como um retorno que recebemos (geralmente de nossos superiores). Ele tem como objetivo principal equalizar equívocos cometidos e resolver problemas relacionados a um mau desempenho profissional.
E todos nós temos plena consciência de que ninguém gosta de ser corrigido; mas, ao mesmo tempo, sabemos que esse tipo de abordagem é necessário. Isso porque são oportunidades de identificarmos as questões que estão nos impedindo de crescer e de desempenhar o nosso trabalho com maestria.
Neste contexto de citação de pontos que precisam ser melhorados, é fundamental que o profissional tenha um olhar desprendido e sem vaidade. Se não for dessa forma, as nossas questões pessoais nos impedirão de perceber que realmente há itens que precisam ser considerados.
Ao mesmo tempo, as pessoas que são responsáveis por dar esse feedback negativo precisam saber realizá-lo. Caso contrário, realmente soará como críticas vazias ou demérito. E as consequências são uma piora de comportamento, com prejuízos diretos nos resultados mensais alcançados.
Em outras palavras, podemos afirmar que o feedback negativo (assim como o positivo) precisa de um acontecimento concreto para motivar a ocorrência deste retorno. Além disso, a objetividade e a clareza devem ser o principal norteador, pois eles evitarão as más interpretações.
Por fim, é válido realçar que esta conversa deve ser individual. Isso porque não há ganhos em levantar esse tipo de questão na frente de outras pessoas (não há a necessidade de expor ninguém). Assim, estamos falando de um diálogo privado e que tem potencial enorme para a evolução das pessoas.
Veja alguns exemplos de feedback negativo
Para deixar ainda mais claro o conceito de feedback negativo que tratamos no item anterior, vamos compartilhar agora com você alguns exemplos muito comuns. É bem possível que já tenha ocorrido com você. Tome nota:
Exemplo 1 – Objetividade
Quanto mais rodeios nós damos para ter este tipo de conversa, maiores serão as possibilidades de uma interpretação equivocada a respeito de nossas reais intenções. Por isso, vá direto ao ponto e aborda o tema que precisa de algum ajuste ou melhoria.
Para exemplificar: “Você precisa melhorar a sua Oratória para as reuniões de trabalho. Percebo uma falta de confiança e as pessoas têm sentido isso. Essa sensação prejudica a maneira como os outros recebem as suas mensagens”.
Exemplo 2 – Reconhecimento
Imagine o Exemplo 1, em que você tratou da necessidade de um maior domínio da Oratória. Agora digamos que, após a sua conversa, o colaborador mostrou mudanças sensíveis em relação aos pontos abordados. Se foi feita essa identificação, procure reconhecer.
Para exemplificar: “Percebo que, após a nossa conversa a respeito da sua Oratória, você tem se esforçado bastante para mudar. E é nítido que há uma melhora sensível”.
Exemplo 3 – Seja específico
Ainda usando o Exemplo 1, perceba que a identificação da necessidade de mudanças diz respeito às reuniões de trabalho. Isso quer dizer que este é o ponto que precisa de ajuste. Não generalize, pois isso pode dar a ideia de que você acha que o indivíduo não tem uma boa Oratória em todos os momentos.
Para exemplificar: “Na reunião de trabalho de hoje, tive a sensação de que você não estava muito seguro quanto aos dados que apresentou”.
Exemplo 4 – Traga soluções
Seria muito fácil ter a missão apenas de levantar pontos que precisam de melhorias. Ao contrário disso, o feedback negativo correto deve oferecer soluções para cada um dos pontos listados. Essa atitude mostra ao colaborador que ele pode contar com o líder ou gestor nessa busca por melhoria.
Para exemplificar: “Para te auxiliar nessa conquista de uma Oratória melhor, podemos pensar no seu ingresso em um curso que te ajude a adquirir esta habilidade”.
O que acontece quando o feedback negativo não é realizado da forma correta?
O feedback negativo tem grande importância na evolução profissional. Todavia, quando ele não é realizado da melhor maneira, tende a aumentar os danos e a criar situações de bloqueio. Por este motivo, para que isso não ocorra com você, listamos algumas consequências. Evite-as e terá ótimos resultados:
1 – Baixa autoestima – agressividade e desvalorização não ajudam em nada na construção de um feedback negativo correto. Muito pelo contrário, têm grande potencial para abalar a confiança do colaborador na capacidade de realização do trabalho.
2 – Ressentimento – um feedback negativo realizado da forma errada pode gerar um conflito interpessoal. Se a linha de conduta desta ação demonstrar que a pessoa tem a intenção de diminuir ou expor alguém, haverá uma possibilidade concreta de isso gerar um ressentimento.
3 – Desmotivação – quando um feedback negativo não é realizado de forma assertiva, geralmente as pessoas sentem uma grande desmotivação. Ainda mais se, neste contexto, houver a sensação de injustiça. Assim, há consequências também na produtividade, que é afetada diretamente.
4 – Incapacidade – imagine a situação em que alguém, no intuito de fazer um feedback negativo, acaba por te diminuir ou mesmo te expor diante de outras pessoas. Haverá, possivelmente, um grande questionamento a respeito de suas próprias capacidades e competências.
Como lidar com um feedback negativo?
O ideal é que o feedback negativo seja realizado da forma correta para que possamos identificar pontos que precisam de ajustes e, assim, consigamos evoluir constantemente. Todavia, não há garantias de que isso sempre ocorrerá; depende sempre do indivíduo que fará essa abordagem.
Sendo assim, é importante que aprendamos a lidar com este tipo de situação para que consigamos tirar proveito dele. Seja com um feedback negativo realizado de forma errada, ou mesmo quando nos abordarem da forma correta (e interpretarmos como algo ruim, um demérito).
Veja, portanto, algumas sugestões de como lidar com isso:
- Não tire conclusões precipitadas. Isso quer dizer que você não deve se empolgar demais com um elogio e nem desanimar ao extremo com uma crítica. Ao contrário disso, faça reflexões a respeito do que foi dito, perceba se tem a ver com a sua realidade.
Caso identifique que as críticas têm sentido, procure buscar as melhores soluções para resolvê-las. Transforme esses momentos em oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Não leve para o lado pessoal e entenda a situação como uma chance de ser ainda melhor do que já é.
- Procure investir em você e na sua carreira. Há formações específicas que podem te ajudar a sanar possíveis lacunas identificadas em um feedback negativo. Dessa forma, mergulhar de cabeça naquilo que vai te ajudar a resolver um problema específico é um grande bem que você faz pela sua profissão.
Por exemplo, se foi identificado que você apresenta dificuldades com comunicação, que não tem segurança para falar em público, que te falta poder de persuasão e eloquência, uma ótima saída é ingressar em um curso de Oratória. É um caminho seguro para resolver este tipo de questão.
Feedback negativo – benefícios
A partir do momento em que um gestor sabe realizar um feedback negativo, ele cria uma série de benefícios, tanto para o profissional quanto para a corporação, de forma geral. Por isso, podemos considerar que estamos tratando de um tema que colabora com a produtividade e com o desenvolvimento pessoal.
Veja, portanto, alguns benefícios do feedback negativo:
- O feedback negativo realizado da forma certa ajuda na prevenção de problemas. Ele identifica possíveis situações que podem, no futuro, evoluir para questões extremamente complexas.
- Quando fazemos um bom feedback negativo, conseguimos mapear áreas que têm potencial para evolução. Dessa forma, o profissional consegue subir degraus na carreira.
- A confiança na relação entre gestores e colaboradores é construída, também, quando o feedback negativo é realizado de forma respeitosa. Assim, todos crescem, a produtividade aumenta e os processos se tornam mais simples.
- A repetição de um equívoco acontece quando o feedback negativo não é realizado ou quando ele é feito da forma errada. Ao contrário disso, se é conduzido da melhor forma, evita que os erros ocorram novamente.
Aprenda como fazer um feedback construtivo
Se chegou até aqui, você já sabe o que é um feedback negativo e já percebeu o valor que esta alternativa tem para o crescimento profissional dos colaboradores e da empresa, de forma geral. Agora é hora de aprendermos a como conduzir este tipo de abordagem. Veja algumas informações importantes:
1 – Por mais que essa seja uma conversa que tem que soar como “leve”, você precisa de um norte para não perder a objetividade e a clareza do evento. Por este motivo, é fundamental definir uma pauta com os assuntos que você precisa abordar.
Essa ação vai te ajudar a promover uma interação positiva e rica de informações. Além disso, pense em uma maneira de falar que denote empatia e compreensão para com a outra pessoa. E não se esqueça de reservar um tempo para ouvir o que o outro tem a dizer. Não é um monólogo; trata-se de um diálogo.
2 – Não postergue o feedback negativo. Há pessoas que têm o receio de magoar os colaboradores ou gerar situações constrangedoras. Muito pelo contrário, hoje você aprendeu que esse tipo de conversa tem uma missão 100% positiva e só colabora para a evolução pessoal e profissional.
Por isso, assim que identificar um ponto que precisa de ajustes, defina a sua estratégia, prepare a melhor pauta, seja empático e construa um momento altamente saudável e de evolução para você e o seu colaborador. Transforme este momento numa situação positiva.
3 – Não envolva outras pessoas no momento do feedback negativo. Em outras palavras, escolha uma sala reservada para que não haja perda de confiança e nem desmotivação por parte do colaborador. Os elogios podem ser públicos; mas evite criticar na frente de outras pessoas.
4 – Contextualize o momento do feedback negativo para que o indivíduo não saia deste momento com a sensação de que não possui pontos positivos. Ao contrário disso, cite qualidades, acertos e boas iniciativas. Valorize a trajetória do seu colaborador.
Atitudes assim têm o poder de mostrar à pessoa que ela não é um péssimo profissional, mas sim que existem alguns itens que precisam ser ajustados para que aquilo que já é bom fique ainda melhor. Dessa maneira, você construirá uma relação de respeito, parceria e admiração.
A escola que te ensina a enfrentar o feedback com confiança
A comunicação é uma das habilidades mais importantes e determinantes para o sucesso pessoal e profissional. Por isso, você precisa investir nessa habilidade para conquistar o espaço que merece e deseja no seu segmento de atuação.
É por este motivo que o Clube da Fala oferece diversos cursos de Oratória. Com eles, você será capaz de aprimorar as suas habilidades de comunicação e, de quebra, ganhar muita confiança para enfrentar um feedback negativo.
É hora de superar de vez o medo do feedback negativo. Você é bom, não há dúvidas quanto a isso. Mas a Oratória pode potencializar ainda mais a sua carreira vitoriosa.
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