Você sabia que as interações são um traço de grande relevância para o sucesso de qualquer empreendimento? Isso é o que podemos interpretar a partir de recentes estudos. Para você ter uma ideia, recentes pesquisas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostram o valor das estratégias de comunicação.
Sendo mais específicos, de acordo com a FGV, temas como inovação tecnológica e interdisciplinaridade são motivadores dos atuais avanços da comunicação. Personificados nas redes sociais e no avanço das plataformas digitais, a comunicação ganha corpo e se torna cada dia mais essencial.
Trazendo o nosso tema para algo prático e didático, podemos perceber diversas estratégias de comunicação em séries de sucesso. Mesmo que você não curta muito este formato, certamente já ouviu falar de uma dessas que escolhemos para compartilhar, este conteúdo.
Enfim, usaremos como pano de fundo as séries. Elas demonstrarão o poder que uma comunicação realizada de forma acertada tem na potencialização da vida pessoal e profissional. Aliada aos benefícios da evolução tecnológica, você poderá se destacar no mercado através de boas interações. Vamos juntos?
O que podemos aprender com o conceito de estratégias de comunicação?
Tudo aquilo que um indivíduo ou empresa planeja para se conectar bem com pessoas de interesse pode ser considerado como estratégias de comunicação. Esse é um requisito de que não podemos abrir mão, principalmente porque as interações é o que constroem relações duradouras.
Por este motivo, trata-se de uma conexão segura entre pessoas (entre si) ou entre marcas e seu público de interesse. Nesta relação de ligações benéficas, podemos incluir diversos ramos como alvo: clientes em potencial, fornecedores, acionistas, governos e pessoas, em geral.
Neste contexto, é fácil concluir que não se trata de uma tarefa simples gerar bons relacionamentos com tantos públicos diferentes, concorda? Para obter êxito, as estratégias de comunicação são sempre a melhor opção, o caminho para o sucesso.
Em outras palavras, independente de considerarmos um profissional que busca crescimento ou uma grande empresa que precisa se relacionar bem, ambos precisam se comunicar. Porém, ainda que haja um dose especial de talento próprio, todo esse planejamento e execução pode ser aprendido.
Falaremos , no final deste conteúdo, sobre uma ótima opção para aprimorar as suas habilidades de comunicação de forma prática e estruturada. Por enquanto, vamos conversar um pouco mais sobre os benefícios que temos ao investirmos em estratégias de comunicação. Acompanhe a seguir.
Por que as estratégias de comunicação são um requisito para o sucesso?
Para reforçar ainda mais o valor que existe nas estratégias de comunicação, destacamos alguns benefícios que existem para a nossa vida pessoal e profissional. Antes de visualizarmos alguns exemplos deste tipo de planejamento nas séries de sucesso, é válido aprofundar ainda mais este tema.
Tome nota de algumas vantagens que as estratégias de comunicação nos proporcionam:
1 – Quando baseamos as nossas interações em estratégias de comunicação, aprendemos a nos posicionar da melhor maneira possível. Ações deste tipo tendem a beneficiar a nossa imagem, a forma como as pessoas nos olham e as conclusões que tiram a nosso respeito.
2 – As pessoas que sabem o valor que existe nas estratégias de comunicação pensam no perfil das pessoas com quem se relacionam. Dessa forma, encontram o tom mais adequado e as formas de abordagem mais eficientes para gerar conexões saudáveis.
3 – As estratégias de comunicação são itens essenciais para a construção de uma Oratória de sucesso. Isso pode ser explicado porque, quando planejamos as nossas ações, conseguimos trazer uma nova realidade para os nossos dias, para as nossas interações.
Desta forma, conseguimos melhorar o nosso poder de persuasão, a nossa empatia, nossa capacidade de improvisar em momentos inesperados. Consequentemente, conseguimos nos conectar bem em todos os momentos. Ou seja, estratégias de comunicação e Oratória são o nosso norte ideal.
4 – Boas estratégias de comunicação potencializam o nosso marketing pessoal e profissional. Assim, ganhamos uma imagem cada vez mais sólida e positiva e alcançamos pessoas. Quando pensamos na nossa carreira, isso se torna ainda mais relevante, pois as empresas valorizam muito este tópico.
Conheça 11 estratégias de comunicação que encontramos em séries populares
Você já sabe o que são as estratégias de comunicação e viu o quanto são benéficas para a nossa vida pessoal e para a nossa evolução profissional. Por que, então, não visualizarmos essas vantagens em séries de sucesso? O que acha?
Para te ajudar com esse exercício, destacamos algumas de grande sucesso. Você verá que realmente fazem toda a diferença. Veja só:
1 – Mad Men
Essa série mostra o dia a dia de uma agência de publicidade. Neste contexto, além de muita criatividade, espera-se que as pessoas entendam bem a respeito do que pode ser usado para gerar conexões entre marcas e clientes em potencial.
Para isso, valoriza-se uma comunicação positiva e assertiva, para acertar em cheio as aspirações dos clientes da agência. E é através destes exemplos que conseguimos perceber o quanto uma comunicação estruturada e personalizada pode impactar exatamente as pessoas que desejamos.
2 – House Of Cards
Essa é uma série famosa e que fala da busca pelo poder. Para isso, alguns fatores são essenciais; dentre eles, as estratégias de comunicação. Ainda que as atitudes do protagonista (um político chamado Frank Underwood) sejam pouco honestas, é possível perceber itens importantes, como poder de persuasão.
Neste contexto de vida política, as interações com o público e com pessoas de interesse são uma constante (e são essenciais). Isso nos permite concluir que, se não forem bem estruturadas, não contribuirão para a formação de conexões verdadeiras. Vale a pena conferir!
3 – Scandal
Essa é uma série que trata de comunicação e, neste contexto, podemos absorver alguns itens essenciais para a nossa percepção sobre estratégias de comunicação. Assim, ao acompanhar os episódios, nos deparamos com temáticas como:
- Construção e fortalecimento da imagem pública.
- Gerenciamento de crises.
- Relacionamento com a imprensa e com pessoas, de forma geral.
- Construção de discursos, entre outros.
4 – Suits
Este exemplo tem como temática o cotidiano da advocacia. No desenrolar dos episódios, percebemos diversos planejamentos idealizados pelos protagonistas para vencer casos (em alguns momentos, até ações ilegais). Em suma, a trama nos permite identificar tópicos importantes para comunicar de forma eficiente:
- Desenvolvimento de estratégias para convencer pessoas, impactá-las.
- Formação de liderança através da construção de uma imagem que comunica de forma assertiva.
- Investimento na habilidade da improvisação, o que é ideal para momentos adversos de interação com o público.
- Fortalecimento da comunicação verbal, adaptada ao perfil do público.
5 – Community
Essa é uma ótima série para identificarmos traços importantes das estratégias de comunicação. Nela, encontramos a história de alguns jovens que, no tempo da universidade, se destacam por seus discursos. Desta forma, conseguimos perceber o valor de:
- Poder de persuasão para convencer pessoas em diferentes situações.
- Importância da linguagem não verbal, como o tom utilizado e o sorriso cativante e envolvente.
- Comunicação assertiva e formatada para cada tipo de público, entre outros.
Vale muito a pena conferir!
6 – La Casa de Papel
Essa é uma das séries de maior sucesso na atualidade. Bastante envolvente, trabalha diversas estratégias ao longo dos episódios. E um dos principais planejamentos que percebemos em praticamente todos os capítulos está voltado para a forma de comunicar do protagonista.
Tudo o que é compartilhado é fruto de muita estratégia e planejamento:
- O tom do discurso.
- A escolha das palavras.
- A empatia para gerar interações envolventes.
- Construção de narrativas que “prendem” a atenção das pessoas e geram interesse pelo discurso, entre outros.
É bem possível que você já tenha assistido a essa série. Mas vale a pena repetir!
7 – Os Bastidores do Poder
Essa série, cuja trama ocorre no dia a dia da Casa Branca, também serve como inspiração para planejarmos bem a nossa comunicação. Nela, a protagonista (Olivia Pope) tem a nobre e difícil missão de fazer o gerenciamento de crise do presidente dos Estados Unidos.
Assim, podemos perceber itens de grande relevância em cada um dos episódios, como:
- Valorização do discurso, sempre planejado e pensado para persuadir sua equipe de trabalho.
- Empatia e inteligência emocional para interagir com pessoas poderosas que mantêm ligações com o presidente.
- Postura corporal correta e bem pensada, denotando liderança e segurança em suas ações.
8 – The Morning Show
Essa é mais uma série que pode nos ajudar a entender o valor das estratégias de comunicação. Isso se mostra relevante quando consideramos o contexto em que ocorre a história: um jornal de tv matinal que alcança milhões de pessoas todos os dias.
Nela, podemos observar:
- Preparação prévia para a construção de narrativas assertivas, que gerem entendimento facilitado e afastem a possibilidade de interpretações equivocadas.
- Inteligência emocional para controlar toda a pressão de ser o mensageiro de notícias que podem modificar o dia e a vida de milhões de pessoas.
- Estratégias de comunicação voltadas para a construção de um discurso centrado nos fatos, gerando credibilidade para a imagem dos personagens.
9 – Doctor Who
Temos aqui o exemplo de uma série muito antiga (1963), mas que faz sucesso e serve de referência até os dias atuais. Isso porque a sua temática nos proporciona um rico material de estudo para aqueles que, como você, estão interessados nas estratégias de comunicação.
O protagonista, um cientista de um planeta distante, apresenta uma enorme habilidade de comunicação. Essa ferramenta é bastante utilizada para unir pessoas, convencer e conquistar. Trata-se, portanto, de uma inspiração para todos nós que valorizamos a Oratória e as interações interpessoais.
10 – Emily in Paris
Essa é uma série que tem uma temática bastante atual: tecnologia, redes sociais e estratégias de comunicação para construir interações com a audiência. Em todas essas situações, o planejamento é o pano de fundo para o sucesso de todas as ações da protagonista, que vive em uma cultura diferente da sua.
Para isso, precisou adaptar hábitos e discursos para se comunicar bem através das redes sociais. Como consequência, vive dilemas e conquista vitórias, fruto de uma maneira de interagir e comunicar com qualidade. Essas habilidades ajudaram Emily tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Trata-se, pois, de uma grande inspiração, em especial porque transita em uma atmosfera que alcança a todos nós, na atualidade.
11 – Cosmos
Por fim, destacamos esta série que trata do tema astronomia. Ainda que a temática, a princípio, não nos remete a questões de estratégias de comunicação, podemos perceber pontos importantes na apresentação:
- Percebe-se um claro planejamento, por parte dos apresentadores, para desenvolver raciocínios lógicos e que facilitem o entendimento da audiência.
- Utilização de uma linguagem assertiva e clara.
- Estudo aprofundado sobre o tema, denotando credibilidade nas colocações e abordagens.
Enfim, falar de um tema como astronomia requer um plano de ação focado em habilidades de Oratória. A partir disso, é possível formatar o discurso de acordo com o perfil daqueles que terão acesso ao conteúdo, ou seja, um claro exemplo de estratégias de comunicação bem realizadas.
Quem pode te ajudar a aprimorar suas habilidades de comunicação?
As séries são uma ótima fonte de estudos para entendermos a temática das estratégias de comunicação. Porém, você pode ir mais fundo no desenvolvimento da sua habilidade de falar bem.
Para isso, você pode contar com o Clube da Fala.
Através da estrutura que oferecemos e dos cursos que preparamos ao longo dos anos, você tem à sua disposição o lugar certo para se tornar um orador preparado para se destacar na vida pessoal e profissional.
Com formações presenciais e à distância, você receberá o auxílio de um time de profissionais experientes na arte de falar bem.
Na prática, identificamos as suas principais necessidades e, a partir daí, desenvolvemos uma formação que tem a sua cara.
Além disso, tudo o que será personalizado para você é fundamentado em:
- Comunicação verbal e não verbal.
- Controle do nervosismo para falar em público.
- Psicologia positiva.
- Argumentação sob pressão.
- Improviso.
- Persuasão.
- Voz, entonação e dicção.
- Respiração para falar, entre outros.
É hora de investir nas melhores estratégias de comunicação. A sua vida e a sua carreira vão ganhar muito com isso.
Conte com o Clube da Fala. Nós temos tudo o que a sua comunicação precisa.
Entre hoje mesmo em contato.