Não existe a menor possibilidade de alcançar sucesso quando a comunicação não caminha junto com a gente. E essa é uma verdade tão forte que não há como contestar. Para confirmar isso, basta analisar qual o ponto em comum das pessoas que chegaram aos degraus mais altos dos seus ramos de atuação.
É fácil perceber que a comunicação é o ponto de encontro de todas essas pessoas que servem como referenciais de sucesso para a nossa carreira. Todo mundo que deseja êxito na vida profissional, precisa ter em mente o poder da comunicação.
Todavia, para sermos ainda mais específicos e utilizarmos as potencialidades da comunicação da melhor maneira no nosso trabalho, é fundamental aprendermos a adaptar a nossa arte de falar com os nossos objetivos na profissão. Para cada meta, uma estratégia e muitas conquistas.
Percebe como isso é importante para você que está em busca de evolução na carreira? É exatamente para te ajudar que preparamos quatro dicas infalíveis para usar a comunicação de acordo com o segmento em que você atua e também segundo as suas metas. Continue acompanhando aqui com a gente.
Você sabe qual é a importância da Comunicação?
Engana-se quem acha que comunicar bem é somente realizar apresentações que impactem a vida das pessoas. Esse ponto é importante, sem dúvida; por outro lado, a arte de falar é tão rica que seria um desperdício limitarmos o seu alcance a apenas esta possibilidade. Comunicação e Oratória vão muito além de uma simples apresentação e precisamos aproveitar isso.
Seja na vida pessoal ou profissional, falar bem e se expressar com qualidade é um requisito essencial para a felicidade de qualquer um. E quem aprende a utilizar isso, encontra diversas vantagens e torna a caminhada mais leve e mais produtiva.
Falando especificamente da vida profissional, precisamos (e devemos) utilizar a comunicação para atingir os nossos objetivos. Desde os temidos processos seletivos, passando pelo dia a dia de trabalho, e também ao considerar as possibilidades de promoção na empresa em que atuamos, a arte de falar estará sempre presente.
Esse fator é o grande diferencial, além de ser um dos pontos que sempre é levado em consideração por nossos colegas de trabalho e superiores. Além disso, um item não pode ser esquecido: quanto mais degraus você sobe na carreira, mais terá a necessidade de se comunicar melhor.
Isso se explica porque, quanto mais importância tiver o cargo que ocupa, mais pessoas estarão atreladas a você, mais contatos terá que fazer e a exposição só deve aumentar. Dessa forma, é corriqueiro a necessidade de interagir com diferentes pessoas e vai se deparar com situações, por vezes, muito complexas.
E vamos além: antes que alguém diga que comunicar bem é um dom, ou ainda uma qualidade presente em algumas pessoas somente, precisamos deixar claro que trata-se de uma ferramenta, uma habilidade que podemos adquirir através de treinamento, como aqueles que adquirimos nos cursos do Clube da Fala.
Ou seja, nós, você e todas as pessoas, sem exceção, podem desenvolver a capacidade de falar bem no trabalho e na vida de maneira geral. Desta forma, vamos deixar de lado a ideia de que a comunicação é o seu obstáculo para o sucesso. Ela só será isso se você não treinar e se dedicar.
No que o Networking pode te ajudar com relação à Comunicação?
Devemos entender o Networking como uma importante rede de contatos para qualquer profissional. Com ele, construímos relações importantes e fortalecemos laços que são bastante estratégicos para o bom desenvolvimento das nossas funções.
Isso se explica porque a nossa rede de contatos pode nos ajudar em diferentes demandas. Quando consideramos o lado profissional, através do Networking, temos acesso a vagas de emprego, indicações de contatos, obtenção de clientes e até conseguimos ser promovidos na empresa em que trabalhamos.
Sendo assim, quanto mais relacionamentos tivermos, mais possibilidades de trabalho, mais acesso a informações relevantes, maior número de aprendizados e facilitadores para a nossa ascensão profissional irão surgindo de forma proporcional. A rede de contatos é uma via de mão dupla, e todos saem ganhando com ela.
Em outras palavras, se você fizer um exercício de análise do mercado atual, facilmente perceberá que, nos dias de hoje, os relacionamentos são o ponto mais valorizado para o estabelecimento de negócios de sucesso. E isso tende a aumentar constantemente.
Por isso, o Networking é essencial para a construção de uma comunicação estratégica. Ninguém vence sozinho ou encontra as melhores oportunidades fazendo “carreira solo”. São os contatos profissionais que abrem as portas para o nosso sucesso.
Desta forma, para deixar ainda mais evidentes as vantagens que o Networking fornece para a nossa comunicação e para o desenvolvimento do nosso trabalho, destacamos aqui alguns pontos que são realçados quando estreitamos laços e interações:
- Conhecemos melhor as pessoas, seus anseios e objetivos.
- Temos acesso às melhores oportunidades de negócios.
- Ganhamos mais destaque e proximidade com relação às pessoas estratégicas para a evolução da nossa carreira.
- Conseguimos, com um bom relacionamento, construir uma imagem positiva no nosso ramo de atuação.
Dicas infalíveis de como usar a comunicação para garantir o sucesso no trabalho
Não existe uma maneira unificada de comunicar. Em outras palavras, precisamos considerar que, para cada situação, para cada ramo profissional e para cada público, é preciso saber adaptar a maneira de interagir com as pessoas.
Cada segmento profissional tem uma peculiaridade e o perfil de cada pessoa é diferente. Por isso, conforme aprendemos a adaptar a nossa comunicação, maiores serão as nossas possibilidades de atingir o sucesso que tanto almejamos. Para isso, tome notas das dicas que preparamos para você:
DICA 1 – CONHEÇA O PERFIL DAS PESSOAS
A sua comunicação precisa estar alinhada com o perfil das pessoas com as quais você se relaciona, senão os ruídos estarão sempre presentes e você não será interpretado(a) da melhor maneira possível. Além disso, a clareza e a objetividade devem caminhar juntas com a sua comunicação.
Por isso, personalize a forma como você se comunica no trabalho. Tenha sempre em mente o grau de instrução das pessoas, os termos técnicos do segmento em que atua e a maneira como as pessoas reagem no dia a dia de trabalho. Isso te dará todo o jogo de cintura de que precisa para alcançar as suas metas.
DICA 2 – APRENDA A OUVIR AS PESSOAS
Toda adaptação requer tempo e dedicação. E uma das maiores dificuldades que todos nós temos é aprender a ouvir as pessoas do nosso trabalho com atenção e paciência. Porém, a partir do momento em que conseguimos realizar esta tarefa com naturalidade, as portas começam a se abrir para o nosso crescimento.
Sendo assim, aprenda a valorizar a opinião de todos, dê crédito aos posicionamentos e ações empreendidas pelos seus colaboradores ou colegas de trabalho. Essa adaptação fará você crescer profissionalmente e te preparará para subir degraus e ganhar demandas mais importantes.
Em outras palavras, a comunicação mais eficaz é aquela que não é imposta. Muito pelo contrário, os maiores benefícios pessoais e profissionais são obtidos a partir de quando conseguimos construir diálogos. E esses só existem quando verdadeiramente levamos em consideração a opinião dos outros.
DICA 3 – CONSTRUA VÍNCULOS DURADOUROS
Alcançar o sucesso profissional não é uma tarefa que é conquistada pela força. É, realmente, uma vitória que é construída diariamente. Portanto, preocupe-se em fortalecer os laços, a criar vínculos profissionais repletos de qualidade, confiança e respeito mútuo.
O sucesso é formado também pelo respeito que adquirimos no nosso segmento de atuação. Grandes líderes e pessoas de sucesso são admiradas pela forma com que tratam os outros e pelos meios que encontram para se aproximar e interagir no seu dia a dia de trabalho.
DICA 4 – TRAGA A ORATÓRIA PARA A SUA VIDA
Como você já sabe, não há como conquistar sucesso no seu trabalho se você não domina a arte de falar com qualidade para diferentes públicos. É somente desta maneira que aprendemos a formatar as nossa ideias e entregá-las prontas para serem interpretadas e internalizadas pelas pessoas.
Por isso, sabedor de que a comunicação não é apenas um dom, mas também uma habilidade que pode ser adquirida por qualquer um, sem exceção, é indispensável investir neste quesito para potencializar as suas metas de sucesso profissional. A Oratória vale ouro e você não deve abrir mão disso!
Quem pode te ajudar com a Oratória?
O Clube da Fala pode! Simples e objetivo como toda a comunicação deve ser, nós temos os cursos ideais para que você aprenda a adaptar a sua comunicação, levando ao tão sonhado sucesso profissional.
Tudo aqui é personalizado e pensado exclusivamente nas suas maiores necessidades. Isso quer dizer que, no Clube da Fala, você terá os melhores profissionais para identificar as suas fraquezas e empreender esforços para potencializar a sua maneira de se comunicar.
Com formações presenciais e online, desenvolvemos ao longo dos anos a melhor maneira de tornar a Oratória uma de suas maiores e melhores qualidades. Assim, você ganhará as melhores ferramentas de comunicação, aquelas que abrirão as portas do seu mercado de trabalho.
Dessa forma, o sucesso profissional será uma consequência natural da comunicação que você empreenderá. Entre em contato com a gente para conhecer mais a fundo todas as possibilidades que o Clube da Fala pode te proporcionar.