A comunicação organizacional é o ponto determinante para o sucesso das empresas, em qualquer segmento de atuação. Por isso, trata-se de um item que precisa receber a importância devida, seja por líderes ou mesmo pelos colaboradores de uma empresa.
Desta forma, quando tratamos de todas as interações e processos de trocas de mensagens de uma corporação, estamos garantindo que haverá êxito. Assim, o tema comunicação organizacional tem o potencial necessário para definir o grau de importância do seu negócio, compreende?
Neste contexto, há grandes e complexos desafios para manter este tipo de processo equilibrado, assertivo e propício para que os negócios ocorram da melhor maneira possível. As empresas que mais se destacam no mercado sabem disso e dão a este tópico uma atenção bastante especial.
Este é o grande motivador do conteúdo de hoje. Além de mostrar a você que desafios são estes, destacamos estratégias eficientes para superá-los. Ou seja, ao mesmo tempo que você conseguirá identificar estes problemas no seu trabalho, poderá resolvê-los. Continue acompanhando aqui com a gente.
O que é Comunicação Organizacional?
Vamos começar pelo início? Por isso, é importante conceituarmos a comunicação organizacional para que você entenda com clareza de detalhes este item que determina o sucesso das interações e processos que ocorrem interna e externamente no seu negócio.
Desta forma, vamos entender a comunicação organizacional como o processo fundamental que norteia as interações dentro de uma empresa e estas para com o mercado externo. Isso significa dizer que, se não for realizado da forma correta, haverá ruídos entre líderes, colaboradores e mercado consumidor.
Ou seja, problemas consideráveis impedirão que a corporação tenha sucesso e lucros. Da mesma forma, quando este tópico recebe a atenção e a importância devidas, todo o restante é beneficiado. E, se investigar, perceberá que a comunicação organizacional é o segredo do sucesso dos líderes do segmento.
Com ela sendo realizada de maneira profissional e adequada à missão, visão e valores da empresa, diversos benefícios auxiliarão a corporação, como:
- Formação de um ambiente de trabalho saudável, respeitoso e propício à inovação e boas ideias.
- Fortalecimento da imagem da corporação, gerando uma presença forte e respeitada no mercado de atuação.
- Geração de uma atmosfera colaborativa, com menos problemas, onde a tomada de decisões é mais tranquila.
- Maior satisfação dos colaboradores, que se sentem respeitados em sua atuação na empresa.
- Os departamentos da corporação são vistos de forma mais horizontal, diminuindo as diferenças e gerando uma sensação maior de importância.
O contexto da comunicação organizacional nos dias de hoje
O contexto atual da comunicação organizacional está diretamente ligado à evolução da tecnologia e desenvolvimento do mundo digital. Dessa forma, as interações foram pulverizadas e, assim, existe um sem-número de possibilidades, todas bastante eficientes.
Isso significa dizer que precisamos explorar ao máximo as alternativas e utilizar aquelas que mais se adequam ao segmento em que atuamos. Além disso, a comunicação organizacional de uma empresa deve adotar formatos que melhor funcionem com líderes, colaboradores e com o mercado em que atua.
Tudo o que é feito e realizado com sucesso passa muito pela qualidade dos canais de comunicação. Se estes estiverem bem definidos e se as pessoas estiverem aptas a usá-los da forma correta, metas serão alcançadas com tranquilidade e haverá menos problemas a serem resolvidos.
É neste contexto que a Oratória reside. A arte de falar bem e de interagir com confiança, segurança e poder de persuasão mostra-se como um importante diferencial para as empresas. Então, não podemos deixar de considerar a importância desta habilidade para este conteúdo e para o seu trabalho.
Falaremos mais sobre Oratória ao longo deste texto. Isso te ajudará a perceber contextos, prever problemas e encontrar a melhor alternativa para mergulhar de cabeça no mundo da comunicação de alto nível. Trilhando por este caminho, a comunicação da sua organização auxiliará na sua conquista de mercados.
A importância dos líderes e colaboradores na comunicação organizacional
Os líderes e os colaboradores são os grandes responsáveis pelo êxito ou insucesso da comunicação organizacional de uma empresa. Isso pode ser explicado porque eles são os principais atores que participam das interações diárias.
E este conteúdo tem também a missão de ajudar estes agentes a encontrarem o caminho ideal para colaborar com este processo no exercício de seus trabalhos. É por este motivo que investir em Oratória tem sido um caminho bastante comum de diversos profissionais.
No final, falaremos sobre a escola que pode te ajudar a potencializar a comunicação organizacional do lugar em que você atua. Por hora, vamos tratar separadamente da missão que colaboradores e líderes têm no contexto das interações das empresas. Veja só:
Colaboradores – por mais que os líderes tenham a responsabilidade de estar à frente de grupos de pessoas, são os colaboradores que “põem a mão na massa”, que entregam as demandas, que se relacionam entre si para o desempenho do trabalho e que são os grandes divulgadores da marca.
Por isso, a comunicação organizacional precisa que estes atores tenham uma Oratória destacada e uma capacidade de interação que seja clara, objetiva e segura. Quando isso acontece, há menos problemas e a atuação das equipes e dos líderes é facilitada.
Líderes – os líderes, além de responsáveis pelas equipes de trabalho, têm a missão de transmitir com clareza a visão, a missão e os valores da corporação. E quando estes pontos são compartilhados da forma certa, haverá menos obstáculos ao longo da trajetória.
E mais: quando a comunicação organizacional é realizada corretamente pelos líderes para com os colaboradores, o clima interno se torna satisfatório. Além disso, as relações se tornam mais respeitosas e o desempenho dos colaboradores é, consequentemente, potencializado.
Conheça os 7 principais desafios na comunicação organizacional
Sabemos que a sua intenção é implantar uma comunicação organizacional favorável na sua empresa. Para tornar isso possível, antes de qualquer coisa, é preciso ter ciência dos desafios que existem no contexto deste tipo de interação. Para te ajudar, separamos 7 deles. Tome nota:
Desafio 1 – Equipes desunidas
Unir pessoas em prol de um mesmo objetivo, não é uma tarefa fácil. E este é um dos grandes desafios para a comunicação organizacional. Quando as equipes não são integradas, engajadas e não são parceiras temos aí um cenário perfeito para o insucesso.
Isso porque uma consequência natural deste fato são os conflitos interpessoais, os ruídos, metas mensais não alcançadas, entre outros. Em outras palavras, quando a comunicação não é positiva e efetiva, todo o processo é grandemente prejudicado.
Desafio 2 – Missão, visão e valores da empresa desequilibrados
A missão, a visão e os valores da empresa funcionam como um norte, uma direção para onde todos devem seguir. Se isto for feito, haverá um caminho facilitado e os objetivos serão plenamente alcançados. Mas, quando há desequilíbrio neste ponto, teremos muitos obstáculos.
Assim, podemos entender por que muitas corporações apresentam problemas com a imagem, com informações equivocadas e com diversos conflitos internos e externos. Haverá, dessa forma, a necessidade constante de um esforço ainda maior para que os objetivos sejam alcançados.
Desafio 3 – Comunicação não horizontal
Este é um desafio que afeta muitas corporações. Trata-se das relações que existem entre líderes e colaboradores. Neste formato (vertical), há muita dificuldade para que as interações sejam saudáveis e haja um clima interno satisfatório para a boa realização das metas.
Desafio 4 – Tecnologia
A evolução da tecnologia trouxe, sem sombra de dúvidas, diversas vantagens para todas as empresas e para todos os profissionais. Porém, para que possamos absorver o que há de melhor em cada uma delas, é preciso usar o que mais se adequa às nossas necessidades.
Uma corporação, para ter sucesso, precisa usar as ferramentas de comunicação mais adequadas. Só assim haverá êxito nas interações entre colaboradores, destes para com seus líderes e também da empresa para com o mercado consumidor.
Desafio 5 – Pouco investimento
Você já deve ter vivenciado ou tido acesso a informações que mostram que, em momentos de crise, a primeira verba que as empresas cortam são aquelas destinadas à comunicação. Além disso, diversos negócios destinam a maior parte dos investimentos às áreas que julgam dar mais lucratividade.
Todavia, esse é um grande equívoco, pois é exatamente uma comunicação organizacional bem estruturada que manterá a empresa de pé nos momentos ruins. E não podemos deixar de mencionar que investir nas interações é uma estratégia acertada de sucesso e de lucro.
Desafio 6 – Assertividade
Em todo o tipo de interação a que estamos sujeitos, os ruídos são sempre o principal obstáculo para o perfeito entendimento entre os envolvidos. E isso acontece também na comunicação organizacional. Este tipo de obstáculo é capaz de gerar conflitos entre equipes e uma imagem negativa para a empresa.
Ao contrário disso, quando a comunicação é assertiva, ela atinge em cheio os destinatários. Por isso, há uma grande necessidade de investimentos em Oratória, pois esta habilidade nos ajuda a produzirmos interações que vão direto ao ponto. Ainda mais nos tempos de comunicação à distância.
Desafio 7 – Carência de Oratória
A falta de domínio na arte de falar com desenvoltura é um dos maiores problemas quando estamos tratando de comunicação organizacional. Se esta habilidade não fizer parte da vida das equipes de trabalho, teremos conflitos, ruídos, insatisfação, baixa produtividade, entre outros.
Isso acontece quando as empresas visam apenas o lucro e esquecem o processo. Assim, convivem a todo o tempo com atrasos, insucessos e baixa expectativa dentro do mercado em que atuam. Essa questão não ocorre nas organizações que valorizam a Oratória entre seus líderes e colaboradores.
Aprenda as melhores estratégias para superar os desafios da comunicação organizacional
Agora você já sabe tudo sobre a comunicação organizacional, entende a importância dessa ferramenta e também já conhece os principais desafios. Então, é hora de ter acesso às estratégias mais eficientes para superar as dificuldades encontradas por este tipo de interação. Vamos a elas?
1 – Escolha o canal mais apropriado.
Por melhor que seja seu conhecimento de comunicação e Oratória, só terá um bom processo produtivo se utilizar os canais mais adequados para a realidade da sua empresa. Há, para isso, uma série de opções, como intranet, e-mail, redes sociais corporativas, apps de videoconferência, material impresso, etc.
Desta forma, explore ao máximo todas as possibilidades, mas estabeleça regras para o uso consciente, a fim de que o objetivo do trabalho esteja sempre em primeiro lugar. A tecnologia evolui e você precisa aproveitar seus benefícios para se comunicar mais e melhor.
2 – Seja transparente
A transparência de uma empresa gera uma sensação de satisfação e pertencimento entre todos os colaboradores. Quando isso acontece, há mais engajamento e menos ruídos nas interações, levando a um favorecimento de todos os processos da corporação.
3 – Feedbacks
Quando os líderes estabelecem uma cultura de feedbacks regulares, há um alinhamento natural dos processos de comunicação. Isso porque esta atitude tem a missão de valorizar acertos e corrigir equívocos, sempre buscando o melhor para todos.
4 – Valorize as conquistas e potencialidades
Quanto mais valor um líder dá para o bom desempenho de um colaborador, mais ele se motivará a produzir mais e melhor. Essa é uma estratégia eficaz de comunicação; as pessoas se sentem importantes e valorizadas e passam a buscar soluções eficientes para as demandas.
5 – Invista em comunicação e Oratória
Essa é a melhor saída para superar dificuldades com a comunicação organizacional. Quando os profissionais passam a dominar a habilidade da Oratória, aprendem a ser mais assertivos, objetivos e a terem jogo de cintura para lidar com conflitos e perfis diferentes.
É por este motivo que as formações em comunicação e Oratória não param de crescer e de receber pessoas ávidas por interações qualificadas. Dessa forma, escolas como o Clube da Fala têm feito parte da formação de profissionais de diversas áreas.
Entenda como o Clube da Fala pode ajudar a melhorar a comunicação organizacional da sua empresa
Se você deseja promover uma comunicação organizacional que realmente atenda às necessidades do lugar em que você trabalha, precisa conhecer o Clube da Fala.
Temos o curso ideal para fazer com que você adquira a habilidade da Oratória e, assim, saiba entender e impactar diferentes pessoas. E o melhor de tudo é que as nossas formações são personalizadas, ou seja, darão exatamente o que você necessita.
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