Você certamente sabe como é difícil convencer uma pessoa, correto? Mas não é nada que irá atrapalhar, principalmente depois que ler este nosso conteúdo de hoje. Aqui, vamos trabalhar o conceito de analogias e o quanto a psicologia da persuasão pode facilitar o seu trabalho.
Desta forma, para nos aprofundarmos na questão da persuasão, vamos conversar bastante sobre as analogias e o quanto elas têm potencial para criar conexões emocionais efetivas. Assim, você entenderá como essa ferramenta reforça os nossos argumentos e produz ideias propícias à adesão.
Em outras palavras, podemos afirmar que a maior motivação para produzirmos este conteúdo é o fato de as analogias estarem em alta nas principais Oratórias. Os grandes comunicadores sabem como utilizá-las, facilitando a compreensão e transformando as interações em algo fácil e sedutor.
Sendo assim, estamos tratando de um trunfo que pode ser usado em qualquer situação, como uma grande apresentação, uma reunião de trabalho ou mesmo nas nossas interações pessoais. Quer aprender a utilizar as analogias de maneira eficaz? Então continue por aqui com a gente.
Entenda o que são analogias
A principal característica das analogias é fazer com que haja compreensão com mais facilidade; é, pois um esclarecedor, um item essencial para a comunicação. Em outras palavras, vamos entender que ela se faz existir através de uma relação entre coisas que apresentam alguma semelhança.
Na prática, podemos dizer que as analogias são um caminho bastante assertivo. Em geral, elas utilizam algo que pode ser compreendido facilmente para explicar alguma coisa mais complexa e que possa gerar interpretações equivocadas. Há, com ela, um caminho bem mais leve de ser percorrido.
Para você ter uma ideia, imagine que a sua missão seja abordar um tema complexo, contraditório, para um determinado perfil de público e que pode “sair do seu controle”, caso não seja abordado da melhor maneira. Neste contexto, as analogias são sempre uma opção viável.
Por exemplo:
- Para tratarmos de um governo e abordar o quão difícil é estar à frente de uma população, podemos fazer algumas analogias. Uma delas é comparar um país com um navio e o governante com o capitão da navegação, que precisa enfrentar uma grande tempestade, tendo a bordo uma grande tripulação.
Veja 2 tipos de analogias
As analogias estão por toda a parte. E, como você sabe, elas podem ajudar – e muito – na sua Oratória, aumentando o seu poder de persuasão e gerando conexões muito valiosas. Indo além nesta temática, destacamos dois tipos para a sua análise e aprendizado. Veja só:
1 – Analogia Literal
Aqui você pode comparar coisas que apresentam muita semelhança entre si. É uma opção que vai direto ao assunto e não exige que as pessoas reflitam muito a respeito do que foi colocado. As colocações deste teor são bastante claras e objetivas.
Exemplo:
- Comparar o nosso cérebro com um computador. Ambos são responsáveis por processar informações e definir ações.
2 – Analogia figurativa
É uma comparação entre coisas que não são necessariamente semelhantes. Todavia, a reflexão a respeito desse jogo de ideias nos leva a algo específico e em comum entre ambos. Assim, tem a nobre missão de ilustrar ou reforçar uma ideia, gerando compreensão e adesão.
Exemplo:
- A relação entre amor e ódio pode ser entendida, de forma análoga, quando comparamos a paz e a guerra.
Benefícios das analogias
Para reforçar ainda mais a importância das analogias e demonstrar o quanto elas são essenciais para convencer pessoas com a sua Oratória, destacamos alguns benefícios. Perceba que a intenção é sempre facilitar diálogos e melhorar a sua performance na arte de falar com qualidade.
Por isso, veja bem o que você ganhará a partir do momento em que investir nas analogias e em todas as habilidades que levam a uma comunicação persuasiva:
- As analogias nos ajudam a pensar e falar de forma diferente. Aquela expressão “pensar fora da caixa” cabe muito bem quando consideramos esta habilidade. Com ela, aumentamos a nossa capacidade de impactar mais e mais pessoas com o nosso discurso.
- As analogias funcionam como um facilitador, especificamente, para a formação de um pensamento crítico. Ou seja, através desta alternativa, damos às pessoas a condições de avaliar contextos com uma maior variedade de opções. Assim, as conclusões tendem a ser mais acertadas.
- Quando investimos em analogias, potencializamos o nosso poder de persuasão, que é uma das maiores características daqueles que dominam uma boa Oratória. Em outras palavras, aprendemos a produzir discursos que facilitam a missão de ganhar a adesão das pessoas.
- As analogias têm uma grande relevância na gestão de crises e na resolução de problemas complexos. Isso pode ser explicado porque conseguimos encontrar soluções diferenciadas e bastante inovadoras para problemas de diversas naturezas.
- O grande caminho para o sucesso na atualidade vem das conexões que fazemos, seja na vida pessoal ou na profissional. E as analogias contribuem bastante para alcançarmos este objetivo, pois aproximam as pessoas das informações que estão mais próximas à realidade.
Em outras palavras, quando aprendemos a utilizar analogias de forma eficaz (falaremos sobre isso ainda neste conteúdo), temos um facilitador para nossa comunicação. Para exemplificar, conceitos considerados abstratos podem ser entendidos a partir de uma comparação com itens mais concretos.
- Temos a certeza de que, quanto mais fácil de compreender um discurso, maior a possibilidade de aderirmos a ele, concorda? Se a comunicação gera links com a nossa realidade, nos sentimos motivados e convencidos por ela. E isso se torna plenamente possível através das analogias.
Você conhece o poder das analogias?
O conceito e os benefícios das analogias já foram compartilhados nos tópicos anteriores (se ainda não leu essas considerações, retorne porque será importante para a sua compreensão). Todavia, ainda podemos acrescentar informações bastante pertinentes sobre essa temática.
Desta forma, antes de você conhecer as melhores dicas para usar analogias de forma eficaz, vamos conversar um pouco mais?
Se pedirmos para você listar 5 oradores que mais se identifica, certamente a maioria deles (ou todos) utilizam com maestria as analogias. Assim, sem perceber, as pessoas se conectam com estes comunicadores de uma forma bastante simples.
Há, em todos eles, um grande poder de persuasão que é construído a partir de algumas habilidades; e as analogias fazem parte disso. Na prática, elas tornam ideias que, a princípio, podem ser complexas em algo mais acessível e que fazem parte do cotidiano dos indivíduos.
Indo além, é válido também mencionar que as analogias facilitam a formação de conexões emocionais. Estas têm um valor indescritível, pois se constituem nos links mais profundos que podem ser gerados entre seres humanos. Forma-se uma identificação real, que leva à adesão.
Por fim, também precisamos dizer que a arte de fazer analogias contribui na construção de argumentos sólidos e difíceis de serem contestados. Sendo assim, conseguimos debater e listar opções suficientes para que as pessoas se abram e creiam em todas as nossas palavras e considerações.
E agora que você já está totalmente inserido no contexto das analogias, vamos às dicas práticas e eficientes para que consiga construir uma comunicação leve e de fácil entendimento. Tudo isso será compartilhado no próximo tópico. Continue acompanhando aqui com a gente.
Dicas práticas para usar analogias de forma eficaz
Hora de colocar a mão na massa e investir nas analogias. Elas potencializam a sua comunicação em diferentes contextos. Tome nota:
Dica 1 – Identifique o perfil do seu público
Esse é sempre o primeiro passo quando precisamos investir em algo relacionado à comunicação interpessoal. Isso se explica porque, quanto mais personalizado for um discurso, maiores serão as possibilidades de encontrar identificação e impactar pessoas.
Desta forma, para criar analogias de qualidade, identifique quem receberá a sua mensagem. Verifique o perfil e o contexto dessas pessoas. A partir disso, utilize as comparações que equivalham a experiências já vividas e que prendam a atenção do seu público. O caminho estará aberto para você.
Dica 2 – Conectivos de comparação
Para facilitar ainda mais o entendimento das pessoas e levá-las a uma interpretação correta, procure utilizar conectivos que deixem clara a sua intenção de comparar. Para exemplificar, temos:
- Tal qual;
- Como;
- Da mesma forma que;
- Assim como, entre outros.
Dica 3 – Seja sempre claro
A clareza facilita bastante qualquer nível de comunicação. Por isso, todas as vezes em que somos claros e objetivos, nos tornamos assertivos. Consequentemente, diminuímos a probabilidade de as pessoas interpretarem algo diferente daquilo que pretendemos.
Dica 4 – Comparações relevantes
As analogias se materializam através de comparações. Mas, para que alcancemos nossos objetivos, é fundamental tomarmos o cuidado para que realmente haja pontos em comum. Se isso não acontecer, o efeito pode ser contrário, gerando confusão e más interpretações do discurso.
Dica 5 – Diga “não” às analogias complexas
Quando tentamos “enfeitar o pavão”, acabamos por prejudicar o resultado final das nossas interações. O uso de analogias rebuscadas e que exijam uma profunda reflexão gera sempre o risco de interpretações equivocadas e falta de interesse por parte do público.
Dica 6 – Cuidado com o excesso
Sabemos o potencial que existe nas analogias e o quanto elas podem nos ajudar na construção de conexões emocionais duradouras. Todavia, tudo o que é feito em excesso, tende a dar errado. Por isso, escolha momentos pontuais e assertivos para fazer comparações dessa natureza.
Dica 7 – Analogias na vida profissional
A nossa carreira ganha muito quando aprendemos a utilizar as analogias de forma eficaz. Para você ter uma ideia, basta considerar a quantidade de eventos de trabalho em que temos a necessidade de comunicar e interagir com diferentes perfis de pessoas.
Reuniões de trabalho, apresentações representando a nossa empresa, contatos com fornecedores, vendas para clientes, interações do dia a dia com outros colaboradores: em todas essas situações, podemos fazer comparações relevantes e que tenham ligação com os objetivos e a missão da empresa.
Dica 8 – Exemplos de reforço
Não basta apenas escolher boas analogias. É importante também fatos e/ou exemplos para fortalecer a comparação realizada. Eles devem se relacionar com a sua comunicação e servirão como itens esclarecedores. Como consequência, você criará um discurso impactante e de fácil compreensão e adesão.
Dica 9 – Faça testes
Todo bom comunicador, para alcançar um patamar relevante, precisou fazer testes e praticar bastante. Por isso, não abra mão de demonstrar este tipo de comparação para amigos e familiares. Eles te darão um bom retorno a respeito da assertividade das suas colocações.
Dica 10 – Invista em Oratória
O caminho que diversos profissionais têm seguido nos últimos anos são as formações especializadas em Oratória. Com este tipo de curso, você terá a oportunidade de aprender com profissionais preparados e conhecedores dos melhores caminhos da comunicação.
Consequentemente, ganhará um alto poder de persuasão e um conhecimento vasto a respeito de como utilizar as analogias da melhor maneira. A partir daí, esteja certo de que a sua forma de comunicar receberá a adesão de todas as pessoas.
O lugar ideal para desenvolver habilidades de comunicação persuasiva
Você é aquele tipo de profissional que sabe exatamente onde quer chegar com a sua comunicação?
Então o seu lugar ideal é o Clube da Fala!
Aqui você terá a ajuda necessária para desenvolver a sua Oratória e, assim, adquirir uma comunicação altamente persuasiva.
Para isso, terá à sua inteira disposição uma estrutura profissional e um time de professores preparados para todas as demandas que o ato de comunicar bem exige.
E o melhor de tudo é que a sua aprendizagem será totalmente personalizada. Isso quer dizer que você não perderá tempo e nem dinheiro investindo em aspectos de que não necessita.
Melhor do que isso, nossos professores identificaram as suas principais lacunas e trabalharão com a missão de te fazer superar todos os entraves que te impedem de falar bem e persuadir o seu público.
Além disso, como o Clube da Fala sabe que a sua vida é muito corrida, disponibilizamos as opções presencial e à distância, tudo para que você aprenda dentro do seu tempo.
É hora de fazer as melhores analogias e conquistar multidões todos os dias, na sua vida pessoal e também na sua profissão.
Venha para o Clube da Fala e comece hoje mesmo a se comunicar com qualidade.
Estamos esperando o seu contato.