Você já ouviu falar em comunicação não violenta? Essa estratégia de conversação tem por objetivo permitir que você se comunique de forma mais eficiente, conciliadora e pacífica.
A comunicação não violenta é baseada em competências de linguagem e de comunicação que ajudam na formulação da expressão pessoal para que as mensagens de um diálogo sejam transmitidas com mais clareza e compreendidas por todos os envolvidos. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!
O que é a comunicação não violenta?
Essa comunicação é uma estratégia encontrada para que as pessoas possam se expressar de maneira mais afetiva, fortalecendo os seus laços e construindo bons relacionamentos. Por trás dessa lógica, toda mensagem emitida carrega em si uma reivindicação, seja feita com gritos, seja por meio de julgamentos, seja com ofensas, seja com amor.
Na realidade, ela entende que a violência na comunicação não é nada além de um resultado da cultura dominante. Quem vive ou passa muito tempo em ambientes com competitividade acirrada, pressão e cobranças tende a reagir negativamente, sempre na defesa.
Tanto é verdade que, em ambientes acolhedores e leves, as pessoas costumam se comunicar mansamente, de forma dócil e gentil, ainda que haja opiniões divergentes. Isso vai ao encontro da ideia de que, em um diálogo, não é só a mensagem que importa, mas também a forma como ela é transmitida.
Por que ela é importante?
A prática da comunicação não violenta ajuda a evitar mal-entendidos no trabalho e na vida social. Isso tudo porque ela proporciona uma quantidade enorme de benefícios, como:
- a resolução pacífica de conflitos;
- o aumento da empatia;
- a redução de agressões verbais e de situações estressantes;
- a gestão de relacionamentos saudáveis;
- a humanização das relações;
- a construção de ambientes acolhedores.
Com tudo isso, mesmo que ocorram momentos mais desafiadores, é possível estabelecer um diálogo aberto, sem ficar na defensiva, assumindo algumas vulnerabilidades e chegando a acordos vantajosos para todas as partes.
Como se comunicar de forma não violenta?
Atingir uma comunicação não violenta é um exercício constante, principalmente de autoconhecimento e de empatia. É preciso se manter atento para identificar suas reações e o que está por trás delas. Além disso, é necessário ter coragem para reconhecer os seus julgamentos e dissociá-los da realidade e dos fatos.
Um julgamento sempre vem acompanhado de preconceito e tira-nos desse lugar de empatia que deveríamos ocupar. Isso atrapalha a nossa percepção e a compaixão, fazendo com que nos tornemos mais agressivos e violentos do que precisaríamos.
Nesses momentos, você pode utilizar uma voz firme, sem tornar a sua mensagem desconfortável. Para isso, procure manter uma conversa construtiva, deixando claro como determinadas situações o afetam e de que forma elas podem ser melhoradas.
Depois, utilize a escuta ativa com o outro, criando notas mentais sobre os pontos mais relevantes. Juntos, vocês terão condição de elaborar um acordo informal sobre o que deve ou não ser feito para que aconteça a resolução do conflito.
A comunicação não violenta é uma das formas mais eficazes de fortalecer os nossos relacionamentos, tanto com os colegas de trabalho quanto com os familiares, com os amigos ou até mesmo com os vizinhos da rua. A falta de assertividade e de empatia na comunicação pode gerar conflitos graves e, dificilmente, criará soluções satisfatórias para as necessidades de ambas as partes envolvidas.
Portanto, procure lembrar-se das dicas que você acabou de conferir e comece a testar esse novo recurso com as pessoas com quem você convive! Em pouco tempo, você verá como a qualidade da comunicação entre vocês tende a melhorar.
Nos cursos regulares, individuais e in company do Clube da Fala ensinamos técnicas eficazes de Comunicação Não Violenta e argumentação sob pressão. Isso torna nossos alunos mais empáticos e resilientes!
Agora que você já sabe como não confundir a voz assertiva com a agressividade e descobriu mais sobre a comunicação não violenta, entenda a importância do tom de voz!
2 Comentários
Parabéns por também serem divulgadores da COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA!
Ficamos felizes em saber que você gostou do conteúdo ❤