A comunicação é a base para qualquer relação de sucesso. Quando pensamos no mundo dos negócios, onde lidamos com pessoas a todo momento, é essencial interagir com qualidade. Para te ajudar com essa habilidade, destacamos 10 dicas essenciais de como dar feedback nas empresas.
Neste contexto de pessoas, relacionamentos, cargos e hierarquias, quanto melhor for a linguagem empregada, mais sucesso para a organização, de forma geral. Isso porque a mensagem é entendida com mais facilidade e menos ruídos. Com isso, há mais facilidade para o alcance de metas e correção de rotas.
Desta forma, é ótimo quando as empresas aprendem como se dirigir a seus colaboradores para dar um retorno sobre suas ações. Há, nestes ambientes, uma sensação de importância, valorização e um contexto propício para a evolução profissional de cada pessoa.
É provável que você considere tudo isso essencial, acertamos? Por este motivo, destacamos a seguir tudo o que precisa saber a respeito de como fazer um feedback construtivo. A partir daí, esteja certo de que os processos internos da sua corporação melhorarão sensivelmente. Acompanhe tudo isso a seguir.
Você sabe o que é um feedback construtivo?
Para falarmos deste tema tão importante e decisivo para o sucesso nas relações e nos negócios, precisamos começar pelo conceito de feedback. Em especial, vamos trabalhar o construtivo, pois este vale muito a pena para o bom andamento das suas ações enquanto gestor ou colaborador.
Sendo assim, vamos entender o feedback construtivo como uma maneira que gestores e colaboradores observam e avaliam o trabalho, a postura e o comportamento dos colegas de trabalho. Tudo, nesta ação, é considerado por dois lados: o positivo e o negativo.
A partir daí, é possível melhorar o relacionamento interpessoal, o desempenho pessoal e da equipe de trabalho. Além disso, consegue-se dar a todos os envolvidos a possibilidade de perceber oportunidades de melhoria e de evolução profissional.
Na prática, quando o feedback é realizado da maneira correta, ou seja, de forma construtiva, o colaborador tem a oportunidade de perceber como os outros o enxergam. E mais: ele tem a chance de descobrir equívocos que não estava percebendo. A partir disso, há a chance de evolução.
E não podemos deixar de mencionar que quando as empresas realizam um feedback construtivo, os gestores conseguem se aproximar dos colaboradores. Essa também é uma chance de ouro para criar estratégias de evolução, de alcance de metas ou de correções diversas.
Entenda a importância do feedback construtivo para o crescimento individual e organizacional.
Agora que já compartilhamos o conceito de feedback construtivo, ainda precisamos te mostrar alguns benefícios que esta prática traz para a relação entre gestores e colaboradores. Essas vantagens também favorecem o crescimento das empresas de forma geral.
Isso acontece porque, quando todos se ajudam e se sentem valorizados, é natural que o trabalho seja realizado de forma mais tranquila e com mais naturalidade. Então, veja só outros benefícios que o feedback construtivo pode nos oferecer:
- As empresas que realizam feedback construtivo formam um ambiente extremamente favorável para o crescimento e evolução, seja individual ou das equipes de trabalho.
- A prática do feedback construtivo funciona como uma espécie de “luz” para a nossa carreira. Com ela, percebemos nossos equívocos e também podemos demonstrar para os outros os pontos que podem ser melhorados.
- O feedback possibilita aos gestores implementarem estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional, além de treinamentos para toda a equipe de trabalho.
- Quando a comunicação e a relação interpessoal é saudável e sempre voltada para o bem-estar de todos, há um ganho natural da produtividade. As metas são sempre alcançadas mensalmente (e até superadas).
- O feedback acaba com os ruídos na comunicação, que são um grande obstáculo para o sucesso de muitas corporações. Quando a construção da mensagem é realizada de forma correta e respeitosa, a evolução é certa.
- Quando as empresas praticam o feedback e isto se torna uma rotina saudável da empresa, as pessoas têm a possibilidade de conhecerem suas qualidades e fraquezas. Essa é uma construção que favorece o autoconhecimento.
- O feedback é uma “injeção de ânimo” para os colaboradores. Isso acontece quando você tem clareza sobre seus pontos fortes e fracos. Assim, é possível manter o que está correto e mudar o que está dando errado.
- Quando o feedback passa a fazer parte das relações das empresas, isso se torna uma ferramenta que potencializa a comunicação interna. Aos poucos, os colaboradores se sentem mais à vontade para interagir de forma saudável.
- A partir do momento em que as lideranças adotam o feedback construtivo nas empresas, passam a construir um vínculo forte e duradouro com os colaboradores. Consequentemente, há um aumento da confiança.
- A cultura de feedbacks valoriza profissionais e cria vínculos duradouros entre gestores e colaboradores, e entre estes e a empresa. Dessa forma, há mais satisfação com o trabalho e, com isso, menos rotatividade de pessoas.
- Como você já sabe, o feedback reduz os ruídos na comunicação e oferece a oportunidade de verificar erros. Assim, com menos equívocos, diminui-se a necessidade de retrabalho.
Feedback destrutivo: saiba por que ele não serve para você.
O feedback destrutivo é um grande equívoco e que, infelizmente, ainda acontece em diversas empresas. O resultado é o pior possível e não há possibilidade de que este tipo de ação traga algum benefício para o bom andamento dos processos produtivos.
Isso porque, geralmente, este tipo de ação soa como desrespeito, exposição, humilhação, entre outros. Esse retorno, dado por gestores ou mesmo por outros colaboradores, é feito na frente de outras pessoas e de uma maneira pejorativa e agressiva.
Neste contexto, é fácil perceber que as consequências são exatamente opostas aos benefícios oferecidos pelo feedback construtivo. Há uma desmotivação crescente, atrasos nas entregas, rotatividade de colaboradores e um tipo de competição nada saudável para o crescimento individual e coletivo.
Veja 10 dicas essenciais de como dar feedback nas empresas.
Você já sabe o que é um feedback e como ele pode mudar sensivelmente as empresas de patamar. Muito mais do que isso, entendeu que as relações entre os profissionais são potencializadas e a motivação cria um ambiente totalmente propício para novas ideias.
Agora, então, é hora de aprender como colocar tudo isso em prática. Para te ajudar, selecionamos 10 dicas essenciais de como dar feedback construtivo nas empresas. Tome nota e coloque hoje mesmo em prática.
Dica 1 – O planejamento
O feedback não é um momento qualquer; afinal, você se comunicará com uma pessoa, abordará pontos a respeito dela e do desempenho profissional. Por isso, é essencial planejar esse encontro para que os resultados sejam totalmente positivos para os envolvidos e para a empresa.
Dessa forma, faça um levantamento dos pontos fortes e das fraquezas da pessoa. Monte uma estratégia de discurso com início, meio e fim. Após isso, procure se colocar no lugar do outro e perceba se suas colocações fariam bem ou não. Caso positivo, você estará no caminho certo.
Dica 2 – O momento ideal
O feedback não é uma conversa qualquer, um encontro casual nos corredores da empresa. Trata-se de um momento que pode mudar o comportamento, a produção e a motivação de um colaborador. Portanto, planeje, marque o encontro e procure agir com naturalidade.
Dica 3 – O motivo do encontroI
Procure deixar claro para o colaborador o motivo de vocês estarem ali reunidos e conversando a respeito de comportamentos e realização do trabalho. É fundamental que ele entenda que não se trata de uma exposição ou de uma situação apenas de correção.
Para facilitar, após esta explicação, expresse as qualidades da pessoa. Depois, mostre os pontos fracos e explique o porquê de isso estar prejudicando o desempenho e o desenvolvimento. Seguindo este passo a passo, as pessoas se tornam mais receptivas e propensas a aceitar as colocações.
Dica 4 – Sugira algumas soluções
Simplesmente citar pontos fracos de uma pessoa é uma tarefa rasa e incompleta. Agir assim não acrescenta em nada no crescimento dos colaboradores. Quando é feito dessa forma, temos aí um clássico exemplo de feedback destrutivo e isso não faz parte da nossa conversa, concorda?
A postura ideal é citar as qualidades, os pontos fracos e, em seguida, sugerir e mostrar algumas soluções para resolver o problema. Além disso, deixe o caminho aberto para que o colaborador comente as suas colocações, discorde e sugira outras ideias que possam ajudar na resolução do problema.
Dica 5 – A frequência
O feedback não pode ser um evento que acontece raramente. É fundamental que haja uma frequência, com intervalos regulares, para que se torne algo natural e esperado. Assim, haverá uma melhor adaptação a este processo e mais motivação para a superação dos problemas, que sempre surgem.
Dica 6 – Construção de uma mentalidade
Para que o resultado dos feedbacks seja sempre o melhor, você precisa construir entre os participantes uma mentalidade de crescimento e evolução constantes. Assim, além do respeito e do sentimento de acolhimento, todos estarão voltados para a superação de suas metas e capacidades.
É dessa maneira que os times vencedores são formados e, com isso, as empresas crescem e se solidificam no mercado. Ou seja, não é à toa que uma corporação se destaca. Tenha certeza de que o sucesso de uma organização começa pela satisfação e crescimento dos colaboradores.
Dica 7 – Promova ações positivas
A conversa que você precisa ter com o seu colaborador deve ser encorajadora. É preciso mostrar que uma determinada ação é repleta de pontos positivos e que só farão bem para a pessoa, para a carreira dela e para a empresa. Por isso, impulsione os indivíduos na direção da subida de degraus.
Para exemplificar, vamos imaginar que você está buscando fazer com que um colaborador pare de esquecer das tarefas que lhe são pedidas:
- “Eu te convido a começar a anotar as diretrizes que fazemos nas reuniões. Isso vai te ajudar a manter a sua rotina de trabalho em ordem e com as entregas sempre em dia”. Perceba que, de maneira educada, você mencionou a falha do colaborador e o convidou a modificar este equívoco.
Dica 8 – Linguagem não verbal
Além das palavras certas, construídas com frases objetivas, claras e assertivas, a linguagem corporal tem importância destacada no entendimento do feedback construtivo. Por este motivo, nunca se esqueça de alguns detalhes, como:
- Mantenha os braços e o corpo relaxados para afastar toda a sensação de tensão entre você e a outra pessoa.
- Mantenha contato visual, mas não fique o tempo todo “olhando nos olhos” da outra pessoa; isso é intimidador.
- Sorria sempre.
- Mantenha um tom de voz agradável e que sempre deixe claro que não é um encontro para cobranças, mas sim para a evolução da carreira.
Dica 9 – Dê suporte
Seria cômodo para um gestor destacar os pontos que precisam de melhorias e mandar o colaborador encontrar as soluções sozinho. Agindo assim, os resultados dificilmente serão favoráveis. Ao contrário disso, ofereça recursos e suporte para o alcance das metas.
Em outras palavras, além de pontuar questões que precisam de modificação, ofereça ferramentas para ajudar nas mudanças, treinamentos e também coloque os outros colaboradores (em especial, os mais experientes) à disposição para ajudar.
Dica 10 – A arte de falar bem
O feedback construtivo é construído a partir de uma linguagem clara, objetiva, assertiva. Para realizá-la, é preciso inteligência emocional, empatia e uma capacidade especial para entender o perfil das pessoas. Tudo isso só é possível a partir do momento em que dominamos uma ferramenta chamada Oratória.
Com ela, aprendemos a comunicar de maneira mais humana, respeitosa e com foco nos resultados. É preciso facilitar o entendimento, gerar interesse e levar as pessoas a uma aceitação facilitada. Para tornar tudo isso possível, existem formações específicas em Oratória, e você precisa conhecê-las.
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