Você já passou pela situação de conhecer bem um determinado assunto, mas não teve êxito no momento em que precisou falar em público sobre isso? Sim, esse é um problema muito comum e que gera grandes prejuízos para as pessoas, em especial para aquelas que atuam no mundo dos negócios.
Falar bem é sempre uma grande necessidade, em especial quando precisamos estabelecer parcerias, fechar contratos e atuar no mundo dos negócios de maneira geral. Isso se explica porque, neste segmento, temos a necessidade de “seduzir” pessoas, gerando o convencimento de que algo é realmente bom.
Percebe a importância de saber falar em público neste meio em que os interesses são enormes e onde tudo parece estar alinhado a um determinado objetivo: o lucro? O grande problema é que algumas pessoas ainda não se conscientizaram a respeito desta necessidade. Mas este não é o seu caso!
É por isso que hoje vamos compartilhar informações importantes para que a arte de falar em público seja uma carta na sua manga, pois você pode ser um grande negociador, uma figura importante na sua área de atuação. Vamos conversar sobre isso? Então continua acompanhando aqui com a gente.
Por que você precisa da Oratória no mundo dos negócios?
A Oratória é o elemento que nunca pode faltar quando pensamos no mundo dos negócios, em especial porque você precisa causar uma boa impressão para as pessoas que possivelmente negociarão com você algum produto, serviço ou implementação de ideia.
Além disso, a boa comunicação é requisito essencial para fechar negócios, pois a todo o tempo você tem a obrigação de fazer ponderações pertinentes, argumentar e ter muito jogo de cintura para mudar situações adversas e convencer as pessoas a respeito de algo.
Desta forma, para ficar ainda mais clara a importância da Oratória para falar em público e fechar grandes negócios, listamos aqui alguns exemplos de situações em que a comunicação é preponderante para gerar links importantes em negociações. Lembre-se: onde há pessoas, há algum tipo de negócio!
1 – VENDAS
O mercado das vendas ferve, e você precisa ter o domínio da situação para inspirar pessoas, transmitir segurança e credibilidade, que são pontos determinantes para vender serviços, produtos ou ideais. Tenha sempre em mente que convencer pessoas não é uma tarefa das mais fáceis.
Por isso, a Oratória dá a capacidade de manter a situação sob controle, te dando a condição de conduzir diálogos, criar narrativas coerentes, lógicas e sedutoras, além de te garantir um status de alguém que sabe o que está falando. Isso é essencial para vender bem e – melhor – para vender sempre.
2 – REUNIÕES DE NEGÓCIOS
Estamos na época das videoconferências. Não somente em função deste período de pandemia, mas também como uma consequência natural da evolução da tecnologia, estamos envolvidos a todo o momento com vídeos. A comunicação se voltou bastante para este formato.
Por isso, você precisa estar bem preparado para aparecer no vídeo e também para falar. Sendo assim, a Oratória te auxilia no processo de ter uma postura correta, um tom de voz satisfatório, um diálogo agradável e envolvente. Se faltar o olho no olho dos encontros presenciais, isso precisa ser compensado.
3 – FORTALECIMENTO DA MARCA
No mundo dos negócios, a sua missão não é fechar apenas um contrato. A necessidade diária é construir laços duradouros e que gerem novas oportunidades para a marca que você representa. Desta forma, a arte de falar em público vem sempre à sua frente, te ajudando a conduzir esse cenário.
Olhando por este lado, você só tem benefícios quando dá valor a uma boa comunicação. Sabe por quê? Porque você constrói uma boa imagem como especialista no segmento de negócios, fortalece a sua marca e aumenta a confiança que as pessoas têm em suas palavras e ações.
Como falar em público e com segurança no mundo dos negócios?
Tome nota de algumas dicas valiosas para se destacar positivamente no mundo dos negócios. Você pode, com toda a certeza, criar ao seu redor uma atmosfera propícia para as grandes negociações, o que te dará uma ótima imagem no segmento e te ajudará a evoluir na carreira. Veja só:
1 – Conheça bem o seu público. Procure fazer o dever de casa e levantar informações como perfil, necessidades de consumo, sonhos e tudo aquilo que puder jogar a seu favor no momento em que você estiver vendendo algo da empresa que você representa.
2 – Estude bastante a respeito do tema que você irá falar. Isso se torna fundamental pelo simples fato de que as pessoas só se deixam convencer por alguém quando sentem verdade, credibilidade e segurança em cada palavra ou gesto compartilhado.
3 – Gere conexões, crie vínculos e busque pontos em comum entre você e o seu público. Isso abre portas para fechar negócios. Neste segmento, é preciso criar uma atmosfera onde as pessoas se sintam identificadas com alguma coisa. Uma história pessoal ou um case de sucesso são boas opções.
4 – Seja o mais objetivo possível e escolha as palavras mais simples. Sua missão é fazer as pessoas entenderem que aquilo que você está negociando é realmente bom e não que você domina todas as palavras difíceis do seu idioma. Seja simples e o mais natural possível. Isso aproxima as pessoas.
5 – Seu tom de voz vai dizer muito sobre você. Module de acordo com a sua posição profissional e com o perfil do seu público (leia novamente o item número 1). Você precisa criar uma imagem de profissionalismo e não cair no erro de parecer arrogante ou que pretende impor algo.
Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios
A Literatura é rica em materiais que podem nos auxiliar na evolução da nossa carreira. Os livros, em especial, costumam formar e informar pessoas a respeito de caminhos que levam ao sucesso. E uma ótima indicação para este tema que estamos tratando é o livro do famoso autor Dale Carnegie.
Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios é uma daquelas obras que merece ser lida e relida de tempos em tempos, pois traz dicas pertinentes e que realmente nos levam a alcançar sucesso no concorrido mundo dos negócios. Vale a pena conferir!
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