Toda apresentação, para ser inesquecível, precisa impactar o público de alguma forma. Se isso não ocorrer, dificilmente o comunicador será lembrado. E isso tem uma explicação: guardamos somente aquilo que nos marca ou o que tem uma ligação com a nossa vida. Para isso, uma boa alternativa é o humor.
Sim, a leveza do humor tem o poder de nos conectar com o apresentador, pois consegue quebrar muitas amarras que possuímos; ficamos menos reticentes, menos contestadores. E, quase sem perceber, deixamos a porta aberta para que a comunicação seja internalizada na nossa vida.
Percebe a importância do humor para uma apresentação impactante? Este é um artifício de que não podemos abrir mão, pois nos dá uma alternativa eficaz para que a nossa Oratória alcance qualquer tipo de público. Porém, de antemão, é importante ressaltar que não estamos falando de um show de comédia.
A intenção é mostrar que se soubermos dosar o humor de acordo com o tipo de público, conseguiremos resultados realmente positivos. Veremos também a força que o storytelling possui na construção de uma narrativa e como ele consegue prender a atenção do nosso público. Acompanhe tudo isso a seguir.
Qual a importância de uma boa apresentação?
Uma apresentação inesquecível é o grande diferencial para marcarmos a vida das pessoas. Isso se explica porque, diariamente, estamos expostos a uma quantidade enorme de informações e, se não houver um filtro, não conseguiremos identificar aquilo que realmente tem conexão com a nossa vida.
Trata-se, portanto, de uma ferramenta indispensável para todos os comunicadores. Com ela, conseguimos vender uma marca, um produto, um serviço, uma ideia. E esse sucesso que toda apresentação busca passa pelo conhecimento do público com o qual falaremos.
Além disso, o planejamento de cada momento ajuda na construção de uma boa história – com início, meio e fim. E não podemos deixar de mencionar que a linguagem utilizada para conectar o apresentador com o seu público tem total importância neste momento em que necessitamos conquistar a confiança.
Juntando todos esses itens, teremos uma apresentação diferenciada. E o tempero para tornar esse momento ainda mais especial é o humor, que traz uma boa dose de leveza e leva o público ao relaxamento. E isso constrói uma ponte que vai ao encontro dos interesses das pessoas.
Desta forma, podemos destacar alguns pontos fundamentais para a construção de uma boa apresentação, aquela que impacta e se torna inesquecível na vida das pessoas:
- Planejamento
- Conhecimento do público
- Linguagem personalizada
- Humor
- Uma boa história
Como utilizar o humor em uma apresentação para se conectar com a plateia?
O bom humor é um trunfo para as melhores apresentações. Se fizer uma rápida análise, certamente vai se lembrar de diversas situações em que você foi impactado pela maneira de comunicar de alguém. E, na maioria delas, a leveza e a alegria deram o tom destes momentos.
Por isso, se você deseja se tornar um orador de qualidade, daqueles que sabem como conquistar diferentes plateias, uma das melhores opções é explorar ao máximo todos os benefícios que o humor possui para gerar conexão com as pessoas. E para colocar tudo isso em prática, tome nota destas dicas:
DICA 1 – Conheça o seu público
Não caia no erro de alguns comunicadores que pensam que é o público que precisa se adaptar ao jeito de comunicar do apresentador. Muito pelo contrário: quando falamos para diferentes plateias, precisamos conhecê-la com antecedência para nos aproximarmos dela.
Por exemplo: a linguagem, o formato e a maneira de abordar um assunto para uma plateia de adolescentes é diferente do jeito que tratamos do mesmo assunto para diretores maduros e experientes de uma empresa. Ou seja, nós é que devemos nos adaptar; é sempre assim.
E este raciocínio é o mesmo quando estamos tratando da habilidade de utilizar o humor na nossa forma de comunicar. Isso significa que cada tipo de público tem uma maneira de entender uma situação pelo lado “mais engraçado”. Se isso não for levado em conta, há um grande risco de ter um efeito contrário.
DICA 2 – Foque no seu objetivo
O humor nos relaxa tanto que nos sentimos mais leves e à vontade. Se utilizarmos isso a nosso favor, nossas metas serão alcançadas de maneira simples e eficiente. Porém, se nos “empolgarmos” além do necessário, a tendência é que fujamos do tema, e isso vai interferir no raciocínio da plateia.
Desta forma, evite interromper a sua fala com uma “piada” que não seja diretamente relacionada com o tema que está sendo proposto no momento – lembre-se sempre: é bom humor e não comédia! Isso pode levar você a sabotar a sua própria apresentação.
DICA 3 – Cuidado com o improviso
O improviso bem-humorado, em alguns momentos, é ótimo. Ele ganha um destaque bastante positivo quando o apresentador consegue fazer um link com algo que aconteceu na plateia ou com uma pergunta feita por alguém. Mas isso não pode ser a tônica do seu discurso.
Pelo contrário, planeje os momentos de humor com antecedência. Se isso não for feito, a adrenalina e um possível nervosismo podem levar você a cometer deslizes que gerarão uma interpretação equivocada da plateia a respeito de suas reais intenções.
Em outras palavras, trabalhe com um roteiro e, dentro deste, reserve momentos mais descontraídos. Essa alternativa te dará mais segurança e será o seu norte caso você se perca em algum momento. Desta forma, você potencializará o humor e as suas falas nunca serão esquecidas.
DICA 4 – Nem sempre uma piada é uma boa opção
Por mais que planejar nos garanta um dose extra de segurança para aproveitarmos ao máximo as vantagens do bom humor, é preciso ter em mente que nem sempre uma piada é a melhor opção. Sendo assim, não force a barra procurando um momento para encaixar uma colocação hilária.
Dependendo do tema, do contexto e do perfil do público, é melhor seguir por outro caminho. E tenha em mente que o humor tem a sua dose de risco; por isso, precisa ser calculado e experimentado ao longo do tempo. Quanto mais você se planejar e exercitar a utilização de momentos como esse, melhor será.
E vale ainda mais uma ressalva: iniciar uma apresentação com uma “tirada” bem-humorada nem sempre terá o resultado que você espera. Se a plateia não conhecer bem o apresentador e o seu modo de comunicar, é possível que haja interpretações equivocadas quanto aos seus objetivos.
DICA 5 – Muita atenção para o teor das suas colocações
Ir com muita sede ao pote e se sentir “o comediante” é um grande risco. E, infelizmente, muitas pessoas acabam exagerando na dose de humor. Quando isso acontece, uma consequência bastante comum é a apresentação seguir para o vulgar.
Existe uma linha bastante tênue entre o humor e a vulgaridade, e isso não deve nunca ser esquecido. Desta maneira, mantenha sempre uma distância segura para que a sua imagem profissional não seja prejudicada. Desacelere sempre que perceber que a empolgação está influenciando demais as suas colocações.
Entenda qual a importância do Storytelling em uma apresentação
O storytelling tem um poder enorme nas apresentações. E cada dia mais percebemos que os melhores comunicadores utilizam desta ferramenta para encantar multidões; afinal, todo mundo sempre gosta de ouvir uma boa história, concorda?
E foi por causa dos resultados obtidos ao longo do tempo que o storytelling é hoje considerado como uma habilidade bastante importante na comunicação. Trata-se, portanto, de uma ferramenta eficiente para captar a atenção das pessoas e seduzi-las.
Desta forma, quando você aprende a usar o humor na medida certa e domina as técnicas para fazer um bom storytelling, tem em suas mãos a possibilidade de se tornar um comunicador diferenciado. E para te ajudar nesta missão, veja só os passos que você precisa dar:
- Utilize vocabulário específico para o tema e para o público em questão.
- Foque em ser objetivo em todos os momentos da sua história.
- Esteja munido dos melhores gatilhos mentais para fisgar o público.
- Lembre-se que o humor é como o sal na comida: se não for na dose certa, não cairá bem.
- Conheça a fundo o seu público (essas informações sobre o perfil da plateia valem ouro).
Quando tiver levantado todas as informações anteriores, comece a produzir o seu storytelling. Ele deve seguir a temática da sua apresentação, pois será mais uma maneira eficiente de conectar a plateia com os seus objetivos de comunicação.
E o humor caminha lado a lado com este ponto. Uma boa história, contextualizada e bem-humorada (se o tema e o perfil do público permitirem) terá um efeito grandioso para a sua apresentação. Existe na arte de contar boas histórias um grande poder de persuasão e identificação. Aproveite isso!
Portanto, colocar uma pitada de humor quando estiver contando uma história aumentará as suas chances de conquistar as pessoas. A leveza e a alegria que isto traz são muito utilizadas pelos grandes comunicadores. Mas, ressaltando: o humor não cabe em 100% das histórias. Saiba identificar este ponto.
O ponto que faz toda a diferença em uma apresentação com humor
Agora que você já sabe tudo o que há de mais importante com relação ao uso do humor em suas apresentações, a dica final unirá todas essas informações que trouxemos até aqui: é fundamental que você treine. Exercitar os momentos de humor será fundamental para refinar a sua comunicação.
Para isso, repasse a sua apresentação na frente do espelho para perceber detalhes relativos à sua linguagem não verbal. Procure perceber se o tom que você está utilizando é o ideal para o tema e para o tipo de plateia que você terá contato.
Além disso, é válido apresentar o seu conteúdo para seus familiares e amigos. Isso vai te dar ainda mais segurança e também permitirá que outras pessoas possam perceber algum ponto que precisa de ajuste. Dessa forma, você terá a certeza de que o humor utilizado alcançará o resultado que você espera.
E nunca se esqueça de que os melhores comunicadores sempre treinam as suas falas. Mesmo os mais experientes estão sempre observando o que pode ser melhorado. Além disso, as “tiradas de humor” precisam ser sempre renovadas para fazer sentido para o público.
Quem pode ajudar você a se tornar um apresentador bem-humorado?
O humor, assim como a comunicação, é uma ferramenta muito poderosa para alcançar as pessoas, formar alianças, vender produtos, serviços ou ideias. Quando feito na dose certa, consegue relaxar o público e torná-lo mais aberto às nossas colocações.
Todavia, não é qualquer pessoa que consegue ter uma boa Oratória e ainda utilizar do humor para gerar conexões importantes. Neste intuito, o Clube da Fala pode te auxiliar na meta de dominar a arte de falar com qualidade, de acordo com cada tipo de pessoa e com a intensidade ideal de humor.
Para tornar isso possível, o Clube da Fala coloca à sua disposição uma série de possibilidades, todas pensadas de forma personalizada para atuar exatamente nas suas necessidades. Isto significa que você investirá somente naquilo que vai tornar você um comunicador capacitado para falar com desenvoltura.
Dentre as opções de curso, temos:
1 – Curso de Oratória Presencial e Online.
2 – Curso de Oratória In Company.
3 – Curso de Oratória para Políticos.
4 – Curso de Oratória para Concursos Públicos.
E para tornar cada uma dessas formações uma realidade de Oratória na sua vida, o Clube da Fala conta com um time de profissionais bastante experientes na arte de falar em público. Aqui você vai encontrar especialistas em diversas áreas, e todos eles trabalham em prol da sua evolução.
Por fim, é importante que você saiba que o Clube da Fala é uma grande referência no mundo da Oratória. E isso se tornou possível graças a uma longa história de amor, de muito trabalho e dedicação constante à arte de falar em público.
Utilizamos, a fim de colocar à sua inteira disposição o que existe de melhor no mundo da comunicação, conceitos de Psicologia Positiva, Programação Neurolinguística (PNL), Fonoaudiologia, Neurociência, Técnicas de Oratória e Teatrais.
Desta forma, se você pretende realmente fazer apresentações de impacto utilizando o humor, a melhor opção é investir nos cursos de Oratória do Clube da Fala. Estamos esperando o seu contato. Clique aqui para agendarmos uma visita.